Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O traje da meditação para homens

De Marcia, publicado dia 18/08/2018 Blog > Esporte > Yoga > Como escolher roupas masculinas de yoga?

“Cuide do seu corpo para que sua alma queira viver nele.” (Provérbio chinês)

Quando pensamos em roupas para a prática esportiva, normalmente costumamos associá-las às mulheres, afinal a indústria da moda é, em sua maior parte, voltada para elas. Entretanto, os homens também precisam de roupas adequadas para as aulas de yoga, já que o conforto é importante na hora de realizar as posturas.

Meditação de corpo e alma Homens também são vítimas do estresse e recorrem à yoga.

Ao que tudo indica, os homens estão vencendo preconceitos e dedicando-se, a cada dia mais, à práticas que trazem bem-estar e melhor condicionamento físico. Trata-se de uma tendência também em outros países. Com isso, o mercado de roupas masculinas adaptadas para a yoga também tende a crescer.

Entretanto, se você, homem, ainda se sente inseguro na hora de escolher essas peças, continue lendo. O Superprof preparou algumas dicas que podem ajudá-lo a fazer a escolha certa.

O que usar para as aulas de yoga?

Assim como acontece com as mulheres, você pode acreditar que aquela camiseta da campanha eleitoral do ano passado é o melhor traje para as aulas de yoga. Especialmente quando se pratica em casa, tende-se a pensar que uma camiseta velha e aquela cueca samba-canção confortável compõem o uniforme ideal.

Entretanto, fazer um apanhado de roupas velhinhas e transformá-las em traje de yoga não é o melhor caminho. Primeiramente, porque durante uma sessão de yoga você vai suar. Uma camiseta pode fazer com que você se sinta desconfortável na região das axilas. Ficar molhado de suor não é nada agradável, e é por isso que o melhor a fazer é usar tecidos que permitam que esse suor evapore.

Traje adequado é a solução Ficar de ponta cabeça pode fazer com que certas roupas incomodem.

Nas sessões de yoga, você também vai realizar alongamentos, que ajudam a tornar o corpo mais flexível. Você vai se dobrar, esticar, ficar de pernas para cima: é por isso que aquele shorts de ginástica pode não ser o suficiente.

Mesmo que você seja um mero iniciante no mundo da yoga, o melhor a fazer é ir à lojas esportivas e procurar por roupas adequadas à prática. Ainda que homens não usem sutiã, é importante pensar também no que vestir na parte de cima do corpo.

  • Shorts de ciclismo, que se mantêm mais próximos ao corpo são uma boa pedida. Ou então, você pode optar por calças de yoga, que permitem maior flexibilidade, sem provocar desconforto na virilha;
  • Camisetas de manga curta ou aquelas apropriadas para ginástica são aceitas. Porém, o tecido deve ser antitranspirante, para mantê-lo livre de constrangimentos durante a sessão.

Roupas soltas demais não costumam surtir bons efeitos, já que a sua camiseta pode deslizar para o seu rosto durante uma postura que exige que você fique de ponta cabeça. Shorts largos demais também podem mostrar mais que o necessário, dependendo dos movimentos das pernas. Isso sem contar que essas peças podem atrapalhar o professor, na hora de avaliar a correção dos seus exercícios.

O importante é sentir-se confortável durante a prática. Isso é válido também para as mulheres, na hora de escolher suas roupas. Quanto aos pés, não há por que se preocupar, já que a melhor maneira de praticar yoga é descalço, sobre o tapete específico.

Confira o site do Superprof e encontre uma boa aula de yoga para iniciantes!

O que levar em conta na hora de escolher roupas para yoga?

Como já dissemos, um dos itens de maior importância para levar-se em conta na hora de escolher roupas para a prática de exercícios é o conforto. Isso porque a aula de yoga não é um lugar para onde vamos meramente nos exibir. É importante focar em realizar a saudação do sol, e manter a postura e a respiração corretas. Só assim é possível usufruir de todos os benefícios que vêm com o tempo.

Entretanto, isso também não significa que você deve abrir mão totalmente do estilo. Lembre-se de que o mercado oferece peças que permitem dosar conforto e estilo de maneira equilibrada.

Para a parte de baixo, existem no mercado calças sem costura, que oferecem maior conforto. Além disso, por serem justas, permitem que o professor observe atentamente seus movimentos e possa corrigí-lo. Entretanto, uma camiseta justa não deve ser sinônimo de dificuldades para respirar e relaxar.

Lembre-se de que o objetivo da yoga é fazer as ásanas, e manter-se nelas por um tempo. Respirar é muito importante para não “cair” na metade do tempo. É por isso que o tamanho das roupas também deve ser adequado às suas medidas: nada de roupas pequenas ou grandes demais.

O material é importante para garantir a respiração da pele e o tempo de secagem do suor. Camisetas de algodão orgânico e calças em elastano costumam funcionar bem nesses casos. Lycra e viscose são opções que devem ficar de fora. Não se pode economizar na qualidade.

A yoga, assim como a natação ou qualquer outra atividade física, requer peças adequadas. Da mesma forma que você não vai jogar futebol com seu par de tênis de basquete ou não entra na piscina sem a sua sunga, você não deve ir às aulas de yoga sem as roupas específicas.

O que fazer então para escolher as peças corretas?

Ao determinar que roupas usar durante a sessão de meditação, é importante checar alguns itens básicos e funcionais:

  • Olhe-se no espelho e verifique se as roupas estão ajustadas ao seu corpo;
  • Teste algumas posturas simples, envolvendo tanto a parte superior do corpo quanto a inferior: as roupas estão muito largas? A camiseta desce pela sua cabeça quando você faz algumas posições? Você sente as roupas “enrolarem” de tão justas? O ideal é encontrar o equilíbrio;
  • Certifique-se de que você pode se movimentar tranquilamente sem precisar reajustar suas roupas: corra, levante os braços, agache-se… se elas não saem do lugar, isso é um bom sinal;
  • Se as lojas que você frequenta parecem não oferecer o produto que você precisa, é possível ainda pedir algumas dicas para o professor de yoga sobre onde encontrá-las;
  • Evite capuzes, sobreposição de tecidos e escolha materiais respiráveis.

Normalmente, a escolha é mais restrita para os homens do que para as mulheres. Além disso, ainda existe o fator preço. Ao contrário do que acontece com elas, eles não contam com um departamento específico para yoga nas sessões de lojas de roupas esportivas. Entretanto, você pode se surpreender ao visitar a sessão geral de roupas masculinas. Se for o caso, converse com um atendente.

Comprar pela internet nem sempre é seguro nesses casos. Só o faça se você conhecer a loja e tiver realmente certeza de que está escolhendo as peças adequadas.

Quantas roupas de yoga é necessário ter em casa?

Dependendo da frequência semanal das suas aulas de yoga, você precisará contar com mais de uma roupa para praticá-las. O ideal é ter cerca de três opções:

  • Uma em seu guarda-roupas;
  • Uma na mochila que normalmente você usa para ir às aulas;
  • Uma coringa, já que nem sempre é possível lavar as roupas usadas antes da próxima sessão.

Materiais sintéticos costumam secar mais rápido que o algodão: o ideal é pensar também nas lavagens ao escolher a roupa ideal para yoga.

Caso vá praticar em casa, você precisará também de um tapete. O ideal é optar por um modelo antiderrapante e com capacidade para absorver umidade. Usar uma toalha durante as sessões ajuda a manter a peça higienizada.

Que acessórios de yoga providenciar?

Além das calças (ou shorts) e camiseta, você pode optar por mais alguns itens que vão ajudá-lo durante a sessão:

Tomar líquidos é fundamental Uma garrafa de água ajuda a manter o corpo hidratado durante a yoga.

  • Garrafa de água para manter seu corpo hidratado;
  • Meias esportivas, que previnem o deslize;
  • Polainas, que mantêm os tornozelos aquecidos no inverno e, portanto, ajudam a evitar lesões;
  • Moletom, para caso você sinta frio;
  • Toalhinha, para enxugar a transpiração;
  • Almofada para meditação, a fim de garantir o conforto nessa importante parte da aula;
  • Lenços, caso você esteja resfriado.

O importante é que todos esses itens fiquem próximos a você durante a sessão. Ainda que as aulas sejam feitas em sua própria casa, pela modalidade online, sair para procurar por eles em caso de necessidade certamente atrapalhará a sua concentração em termos gerais.

Para entender melhor, você pode acompanhar blogs relacionados à yoga ou pedir conselhos a professores e amigos que já aderiram à prática.

O que é uma “roupa de yoga para homens”?

Yoga não é mais uma exclusividade feminina. Os homens também, muitas vezes se sentem estressados diante da rotina e buscam atividades para sentir-se melhor consigo mesmos.

A postura savásana, conhecida como “posição do cadável” é uma maneira de relaxar profundamente. Nela, o praticante permanece deitado no chão do estúdio, buscando manter todos os músculos em posição confortável e relaxante. Trata-se de apenas um exemplo de posição que traz conforto e bem-estar.

É por isso que tanto homens quanto mulheres buscam na yoga uma forma de compensar as pressões que sofrem, especialmente no ambiente corporativo.

Para os homens, conforme dissemos, a roupa ideal consiste em uma calça (ou shorts) específico para yoga e uma camiseta preferencialmente de tecido antitranspirante. Essa combinação costuma funcionar muito bem, desde que não seja larga ou apertada demais. E as cores podem ser escolhidas de acordo com suas preferências.

Saiba escolher as peças Você pode praticar yoga com conforto e elegância.

E então? Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre roupas para praticar yoga? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas perguntas e opiniões.

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar