Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como se equipar para as sessões de yoga?

De Marcia, publicado dia 20/08/2018 Blog > Esporte > Yoga > Quais são os acessórios usados na yoga?

Yoga é muito mais que uma atividade física: trata-se de uma filosofia que envolve meditação, respiração, concentração e conexão entre corpo e mente. Tudo isso parece inspirador, não é mesmo? É por isso que tantas pessoas sentem o desejo de envolver-se na prática.

A cada dia, a yoga ganha mais e mais adeptos. Isso acontece porque aderir a ela significa, de certa forma, adotar um estilo de vida mais saudável. Você verá como, após começar, também sentirá vontade de trocar alguns hábitos antigos por outros mais saudáveis.

O Dia Mundial da Yoga, comemorado oficialmente em 21 de junho, vale para lembrar a todos nós da importância dessa atividade. Entretanto, devemos levar em conta que todo dia é dia para iniciar-se na yoga e colher todos os benefícios que ela proporciona aos seus praticantes. Para praticá-la, porém, será necessário providenciar alguns acessórios.

Definindo expectativas e objetivos na yoga

Muitas vezes, vemos a yoga como um momento de relaxamento, ou até mesmo um hobby. Entretanto, o conceito vai muito além disso. A yoga surgiu na Índia, há cerca de 5.000 anos, mas passa por modificações até hoje e já se encontra bem adaptada ao nosso estilo de vida.

Há uma infinidade de cursos presenciais e online, diversas subcategorias e até mesmo modalidades específicas combinadas com outros esportes: yoga pilates, yoga nidra, yoga dinâmica, yoga para crianças, e muitas outras. Basta encontrar a que mais combina com seu perfil.

Cada um dos termos que você ouvir na hora de fazer essa escolha, engloba valores, pensamentos e benefícios. E estes podem ser alcançados a partir da nossa dedicação e entrega: alongamento, tonificação muscular, definição do abdômen, alívio das dores nas costas, diminuição do estresse, dentre outros.

A yoga pode ser considerada um exercício completo, já que trabalha diversas partes do corpo ao mesmo tempo, e ainda as integra com a mente, estabelecendo harmonia entre pensamento e movimento. É por isso que é importante escolher a modalidade de acordo com suas necessidades e expectativas.

Dentre as milhares de opções de esportes postas à nossa frente, escolher a yoga significa mergulhar em um submundo cheio de novidades e aprendizado. E, assim como em diversas outras modalidades, alguns acessórios poderão se tornar companheiros inseparáveis durante a prática, promovendo conforto e precisão nos movimentos. Por que fazer yoga então?

Melhore sua postura O fortalecimento da coluna está entre os principais benefícios da yoga.

  • Para trabalhar os músculos, especialmente cintura, abdômen e coxas;
  • Par alongar-se;
  • Para melhorar a postura;
  • Para preparar sua mente para meditar;
  • Para fortalecer a coluna;
  • Para ganhar condicionamento físico;
  • Para ter mais flexibilidade.

A partir daí, fica mais fácil escolher a modalidade de yoga que mais se adequa à sua necessidade e providenciar os acessórios necessários para praticá-la. Entretanto, apesar de certas diferenças, há exercícios e posições que são comuns à todos os ramos da yoga e existem roupas específicas para mulheres e outras para os homens, além de alguns acessórios básicos que devem ser adquiridos independentemente da escolha.

Tapete de yoga

Está aí um item que não pode faltar ao praticante de yoga, em qualquer modalidade: o tapete de yoga. As variações ficam por conta dos tamanhos, cores e materiais, que permitem uma compra mais personalizada, também de acordo com os seus gostos e perfil.

Na hora de escolher o seu, entretanto, existem alguns fatores que precisam ser levados em conta:

Conforto e segurança O tapete de yoga é indispensável para quem deseja aderir à ela.

  • A espessura, que é o que garante o seu conforto durante a prática;
  • A leveza, já que ele não deve ser um “peso” que você precisa carregar ao início e término de cada sessão;
  • O material, de acordo com o seu gosto e a modalidade escolhida;
  • O preço, já que é possível adquirir um tapete de qualidade, sem que seja necessário um investimento exorbitante.

Existe toda uma indústria relacionada à yoga e hoje em dia ela se tornou mais acessível, com itens disponíveis para todos os bolsos. Espumas, antiderrapantes, tecidos antitranspirantes, laváveis e fáceis de transportar… nunca se viu tantas opções para um tapete de yoga.

Leve em conta que você, muitas vezes, vai carregá-lo em sua mochila e desdobrá-lo no local onde fará uma saudação ao sol ou uma posição de lótus. Comprar um tapete é uma questão muito mais séria do que você imagina, afinal, quem disse que iniciar-se na yoga seria fácil?

Cintas de yoga

A cinta não será necessariamente um dos primeiros acessórios que você precisará usar assim que começar a praticar yoga, entretanto, trata-se também de um item importante. Ela poderá permitir que você capriche nas posturas, ganhando maior equilíbrio e proteção para a coluna.

Assim como acontece com o tapete, você vai encontrar diversos modelos no mercado, devendo escolher de acordo com o material, o tamanho, o fecho, dentre outros detalhes.

Pense que, ainda que você considere a yoga um hobby, a cinta também permitirá um melhor alongamento e potencializará os benefícios que a prática traz ao seu dia a dia.

É claro que é possível praticar algumas posições sem esse acessório, mas por que não aproveitar os itens que o mercado oferece para tornar a atividade mais prazerosa e confortável? Exercícios de yoga podem se tornar ainda mais estimulantes quando utilizamos esses itens de apoio.

Bloco de yoga

Embora o nome não seja nada glamouroso, trata-se de um acessório muito útil para progredir na yoga e melhorar algumas posturas e desempenho nos exercícios. O bloco pode substituir uma almofada nas sessões de meditação, mas deve ser escolhido com cuidado, de acordo com as ásanas que você pensa em praticar.

Em cortiça ou madeira, leve ou pesado… muitos modelos estão disponíveis no mercado e prometem tornar as aulas muito mais dinâmicas e funcionais.

Mesmo os mais simples, permitem aprimorar a postura e manter o equilíbrio durante algumas posições. Em lojas especializadas, você certamente encontrará uma grande variedade de estilos e preços. Basta fazer a escolha de acordo com suas preferências e prioridades.

Toalha para yoga

Ainda que você diga que não se incomoda com o suor que cai sobre o seu tapete de yoga, as bactérias podem adorar essa ideia. Para ser mais higiênico e diminuir o desconforto de ter um tapete sempre “molhado”, basta utilizar uma toalha durante as sessões.

O suor pode ser considerado um inimigo do atleta. Entretanto, trata-se de algo inevitável durante qualquer prática esportiva. É por isso que devemos buscar meios eficazes para enxugá-lo. O tecido, o tamanho e o preço são os fatores que você precisa levar em conta na hora de adquirir sua toalha.

Há quem acredite até mesmo que é prudente levar sempre duas toalhas para a aula de yoga. Pode ser que a essa hora você esteja se perguntando: para quê tanto? Simples: uma para ser colocada sobre o tapete e outra para enxugar o suor excedente. Pessoas que costumam transpirar em grandes quantidades, podem adotar esse sistema.

Trata-se de uma peça compacta que, embora pareça tão simples, pode contribuir para o seu conforto, saúde e higiene durante os exercícios de meditação.

Roupas de yoga

Talvez você nem tenha parado para pensar nisso, mas as roupas são um fator de grande influência em seu conforto e progresso na yoga. De fato, elas passarão o tempo todo em contato com nosso corpo, permitindo que avancemos (ou não) em determinados movimentos e posturas. Daí a importância de escolhê-las com cuidado.

Escolha peças adequadas As roupas de yoga não devem impedir o movimento.

Para encontrar a opção ideal, você pode se basear em alguns critérios, como conforto, respirabilidade, preço e estilo. Quanto a esse último, você é livre para escolher o que gosta, já que o bem-estar é tão importante quanto os demais critérios de escolha.

Por outro lado, conforto e respirabilidade são os itens que vão condicionar a sua aula de yoga. Um material leve, e ao mesmo tempo resistente permite que você se movimente livremente e seca rápido quando você suar. Parece simples, não é mesmo? Entretanto, na prática, a escolha pode não ser tão fácil assim. Imagine encontrar um tecido elástico, transpirável e em cores que nos agrade… trabalhoso, não é mesmo?

O algodão, embora não seja dos mais respiráveis, pode ser o suficiente. Além disso, existem diversas outras opções que vão desde reciclados até sintéticos. E há ainda os chamados tecidos tecnológicos que permitem que a pele respire e o suor evapore.

O tamanho das roupas também é importante: uma calça larga permitirá menos movimentos que uma legging, por exemplo, assim como um top é bem melhor que uma camiseta solta. Sentir-se livre e confortável é o grande segredo para alcançar seus objetivos na yoga. Ah… e não se esqueça de remover seu relógio, pulseiras e quaisquer outros objetos que possam incomodá-lo durante a sessão.

Outros acessórios de yoga

Além desses que citamos, existem ainda alguns outros acessórios que podem tornar a prática da yoga mais confortável e prazerosa.

  • Bola – Assim como no pilates, a bola pode ser usada em alguns exercícios. Por não ser estável, ela exige maior esforço dos membros para manter-se nas posições e, portanto, ajuda a desenvolver a força, o equilíbrio e a concentração;

Não é só no pilates A bola pode ser usada na yoga para aprimorar o equilíbrio e a concentração.

  • Bolsa – A bolsa de yoga pode se tornar uma companheira inseparável nas sessões. Algumas contam com um compartimento extra para guardar o tapete de yoga. O ideal é escolher um modelo que permita acomodar também o tijolo, as roupas, as toalhas, a garrafa de água, dentre outros itens.

A yoga é uma disciplina completa, que combina movimento e serenidade, corpo e mente, e os acessórios são ferramentas que auxiliam em seu progresso na prática. Portanto, prepare seu tapete e seja feliz!

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar