Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Nossas dicas para meditar trabalhando os sentidos

De Joseane, publicado dia 27/04/2019 Blog > Esporte > Yoga > Como praticar a Meditação Transcendental?

“Aquilo em que colocarmos a nossa atenção crescerá forte em nossas vidas.”  -Maharishi Mahesh Yogi-

A meditação é a principal forma para encontrar a paz interior e atingir o autoconhecimento, ela é uma prática ao qual utilizamos técnicas para elevar nossa mente a pensar com grande concentração, em busca de alcançar um estado de clareza emocional e mental.

A origem da meditação é antiga, acredita-se que seja herança das tradições orientais. No entanto, o termo também pode designar as práticas adotadas por diferentes religiões, como o budismo e o cristianismo. Em comum, todas essas religiões acreditam que a meditação seja um instrumento que conduz à libertação da mente e do espírito.

Veja como meditar utilizando as técnicas do yoga.

Meditar se tornou tão importante quanto respirar, aliás meditar envolve aprender a respirar também. Tudo com a finalidade de relaxamento e bem-estar.

O curso de meditação é a melhor maneira encontrada para aprender a lidar com as angustias e prevenir os males da vida cotidiana, como  a ansiedade, o estresse, problemas de concentração entre outros problemas.

No Brasil, as pessoas estão fadadas ao esgotamento físico e mental.  A relação de trabalho estão a cada vez mais estressante, a faculdade  deveria vir com um kit de tratamento psicológico, os relacionamentos a cada dia mais angustiante.

Nesse contexto, a meditação nos parece a solução mais eficaz para prevenir os males que a vida atribulada pode proporcionar a qualquer pessoa.

Hoje iremos nos ater na meditação transcendental, como veremos mais detalhadamente a seguir!

Confira aulas de yoga para iniciantes!

O que é meditação transcendental?

É uma técnica que consiste em dedicar alguns minutos de nosso tempo diário com a meditação. Esse método de meditação surgiu em 1958, com o Maharishi Mahesh Yogi, um famoso guro da década de 60.

A meditação transcendental são técnicas com o uso de sons, chamados mantras, com a finalidade de acalmar e proporcionar paz ao corpo e a mente, ela se diferencia das outras meditações por não precisar de muito esforço para se alcançar os resultados almejados.

Como ter paz praticando yoga A meditação leva a sabedoria (Budha)

São práticas de meditação naturais e profundas, com o objetivo de se elevar a mente a um nível maior de concentração. A técnica consiste em mergulhar dentro do seu eu interior e compreender ativamente o seu próprio reservatório de energia. Em outras palavras, a meditação transcendental é um aprofundamento de si mesmo.

“A plenitude é alcançada através de nossas conquistas, nossas conquistas são alcançadas através de nossos atos, nossos atos estão estruturados em nossos pensamentos, nossos pensamentos estão estruturados em nosso conhecimento e nosso conhecimento está estruturado em nossa consciência.” -Maharishi Mahesh Yogi-

Esse mergulho profundo será percebido no momento em que chegamos em um estado de alerta e de repouso ao mesmo tempo, isto é, transcender até atingir ao estado de vigilância.

Você sabia que é possível meditar durante sua aula de yoga em casa com um de nossos superprofessores?

De onde vem a meditação transcendental?

Tudo o que somos é o resultado do que pensamos. A mente é tudo. O que pensamos, nos tornamos. “- Maharishi Mahesh Yogi

A meditação transcendental é uma técnica de meditação mais profunda, onde se tem como foco a imersão total no autoconhecimento até transcender ao estado de vigilância.

Ela surgiu em 1958, com Maharishi Mahesh Yogi, sua meditação envolve o uso mental de sons chamado mantras. De acordo com o criador as propriedades psicoativas do mantra permite que a nossa mente transcenda.

A meditação transcendental- MT- é uma técnica milenar oriunda da Índia, ela não tem ligação com religião ou filosofia. Sua base apresenta respaldo científico. São centenas de publicações científicas abordando os benefícios dessa técnica.

Maharishi teve o papel importante de democratizar a meditação transcendental pelo mundo. Seu jeito de meditar ganhou o mundo e se popularizou pelo grande número de pessoas, desejando autoconhecimento e buscando entender tudo que está acontecendo no seu eu interior.

A meditação incorporada ao cotidiano é uma maneira de diminuir a inquietude mental, a tensão e o estresse. O importante é que essa técnica pode ser feita por diferentes faixas etárias, tanto crianças quanto idosos.

Você sabia que dar pra meditar com a ajuda dos tutoriais de meditação no youtube?

Os motivos para fazer meditação transcendental

É possível a todo homem penetrar profundamente e saturar sua mente consciente com a infinita felicidade que habita a fonte do pensamento. “- Maharishi Mahesh Yogi

A meditação transcendental é uma técnica de imersão profunda que nos possibilita a sensação de alerta em repouso, esse método reduz o estresse do dia a dia, desenvolve a sensação de bem-estar, o foco e fortalece a comunicação entre as diferentes áreas do cérebro.

meditar é um estado de elevação da alma Mude sua vida para melhor meditando diariamente

A pratica de meditação transcendental todos os dias melhora a nossa capacidade de ter respostas emocionais mais equilibradas para as situações do dia a dia e saber tomar decisões mais acertadas.

Veja os principais motivos que nos levam a praticar a meditação transcendental diariamente:

Saúde

Apesar de ser uma técnica mental, a meditação transcendental faz com que o praticante esteja em estado único de alerta em repouso. Há estudos científicos que afirmam que essa técnica de meditação acarreta o bem-estar, pois promove o dilatamento de alguns dos vasos sanguíneos, isso reduz os hormônios associados ao estresse. A pratica do estado de repouso profundo, tanto o mental quanto físico, garantido pela meditação Transcendental traz muitos benefícios à saúde:

  • Redução da hipertensão
  • Diminuição da pressão arterial
  • Relaxamento muscular
  • Redução do Estresse …

Foco

A quietude promovida pela meditação é o momento em que nós podemos focar, em um ambiente sem distrações e ruídos na mente. A meditação transcendental tem esse poder de trabalhar a nossa quietude e com isso o foco. Além de melhorar:

  • O desempenho escolar
  • O rendimento na faculdade
  • A produtividade
  • A criatividade

Felicidade

Estudos comprovam que praticar regularmente a meditação auxilia no equilíbrio emocional, proporcionando ao praticante sensação de bem-estar e felicidade. Além de:

  • Melhorar a qualidade de vida
  • Trazer a sensação de paz e plenitude

Melhore sua qualidade de vida com aula de yoga bh!

Quais são os benefícios da meditação transcendental?

Meditar é o caminho mais curto para alcançar a paz interior. A meditação transcendental nos garante o equilíbrio mais profundo do  nosso emocional.

Quando colocamos o nosso corpo em sintonia com o que existe mais profundamente dentro de nós, percebemos melhor o que nos cerca e tomamos as decisões mais acertadas. Meditar nos ensina a lidar com as diversas situações do dia a dia e a pensar de maneira positiva.

Medite e seja mais feliz Acredite em seu poder pessoal, seja mais positivo graças a meditação

A meditação transcendental nos propícia concentração e relaxamento e:

  • Alívio das tensões diárias
  • Alivia o desgaste físico e emocional
  • Aumento na concentração
  • Minimizar as preocupações
  • Combate ao estresse
  • Proporciona o autoconhecimento
  • Autocontrole
  • Favorece o equilíbrio emocional
  • Favorece a automotivação

A meditação transcendental também tem a vantagem de proporcionar a redução de problemas emocionais, como:

  • Síndrome do pânico
  • Depressão
  • Insônia
  • Angústia

O grande fundador da meditação transcendental, Maharishi, acreditava que promover o desenvolvimento do estado do despertar em repouso, resultaria automaticamente em paz inteior, equilíbrio e plenitude.

O autoconhecimento encontrado através da meditação seria um forte aliado no controle do estresse e nos tornaria mais consciente do momento em que estamos vivendo.

É quase unânime entre os estudiosos que a meditação transcendental reduz o estresse, promove o bem-estar, melhora qualidade do sono, reduz a ansiedade entre outras tantas vantagens.

A autoconsciência transmitida através do curso de yoga melhora nossa qualidade de vida. Segundo Maharishi a técnica que desenvolve o estado de despertar em repouso, como consequência nos teremos uma sensação de relaxamento do corpo e da mente.

O grande propósito da meditação transcendental é estar mais consciente do que está acontecendo.

Pratique a meditação transcendental com um professor

Descubra os maravilhosos benefícios da meditação transcendental com um professor de ioga. Só assim você saberá claramente tudo sobre essa prática.

Encontre serenidade praticando yoga Pratique meditação com o seu professor de yoga

A meditação é a técnica de relaxamento que não necessita de muito esforço, em qualquer lugar nos podemos meditar e sentir o poderoso resultado da meditação transcendental.

Graças as aulas de meditação nos deparamos com pessoas mais equilibradas emocionalmente. Nesse sentido, o professor assume um papel importante de guiar ativamente seus alunos para aproveitar ao máximo as aulas.

Os professores estão habilitados a atender dos alunos mais novos aos mais idosos, todos tem a mesma oportunidade de se beneficiar do curso de meditação, yoga. O importante é seguir todas as orientações.

A vantagem de ser guiado por um profissional é a facilidade de chegar ao estado de vigilância mais rapidamente. Quanto melhor for o profissional, mais rápido os alunos aproveitarão todos os benefícios das aulas.

Aqui daremos uma excelente dica para você, na plataforma Superprof disponibilizamos professores com excelente perfil profissional.

Os professores oferecem aulas de meditação baseado na busca do autoconhecimento, da paz interior e o equilíbrio entre o corpo e a mente. Na startup quem escolhe o profissional que atenda as suas necessidades e você!

A meditação é a maneira mais rápida de se chegar ao autoconhecimento

É importante frisar que com o auxílio de um professor teremos todas as instruções necessárias para se chegar efetivamente ao autoconhecimento. É o professor que ensinará as técnicas de meditação. Desde aprender a recitar o mantra, a forma de relaxamento através da respiração.

Recitar o mantra é parte importante no processo para se chegar a autoconsciência na meditação transcendental, e assim se chegar ao estado de vigilância.

O acesso ao professor particular de meditação significa um comprometimento real nosso com as aulas. E mesmo sabendo que normalmente a meditação não precisa de muitos materiais, apenas o corpo e a mente, é sempre de grande valia ter um professor nos guiando em cada aula.

Não importa a técnica de meditação escolhida, todas as técnicas de meditação trazem a vantagem de proporcionar o relaxamento e previnem uma série de males.

É importante e fundamental que nesse processo de busca por autoconhecimento você seja guiado por um profissional que atenda todos os requisitos necessário para  que você possa transcender.

O que significa conhecer a si mesmo?

Basta alguns momentos de meditação para que você descubra a resposta para essa pergunta. Continue conosco!

Onde fazer um estágio de meditação transcendental e Yoga?

Muitas pessoas não conseguem sozinhas se dedicar a prática da meditação. Estas pessoas precisam de um orientador, facilitador, mestre yogi que possa ajudá-las a se concentrar e encontrar o estado de relaxamento ideal para realizar a meditação ou o yoga.

Como realizar a MT Meditar é se conectar com o seu eu mais profundo

Questões que vagam na mente e impedem uma pessoa de se concentrar para meditar:

  • Será que estou meditando corretamente?
  • E se eu pensar em outra coisa na hora de meditar?
  • Será que estou utilizando a postura correta?
  • Quanto tempo mais até chegar ao ápice da concentração?
  • Como posso atingir a serenidade, sendo uma pessoa extremamente ansiosa?

Fique tranquilo, esses questionamentos são completamente normais e não impedem em nada que você atinja o estado de meditação.

Muitos professores particulares de yoga oferecem estágio de yoga e meditação. Geralmente, esses estágios acontecem durante o tempo de um fim de semana ou mais, em algum lugar mais afastado dos grandes centros urbanos, onde o participante possa se desligar mais facilmente de suas realidades, suas atividades do dia a dia, todas as coisas que contribuem para ocupar a mente.

Algumas pessoas preferem viajar. partir para bem longe em busca de encontrar o equilíbrio mental e espiritual necessários para uma vida equilibrada e plena. A Índia, país berço da yoga e da meditação recebe anualmente milhares de pessoas interessadas em praticar yoga e meditação.

Os turistas e estudantes de yiga chegam em grupos ou sozinhos, todos com o mesmo objetivo: se desconectar e encontrar a paz interior.

Os metres yogi acolhem os interessados nos estágios de yoga em espaços conhecidos com ashram. Nesses locais é possível se hospedar, fazer trabalho voluntário, encontrar outros participantes, porém tudo no mais profundo silêncio. O objetivo é silenciar a mente e viver o momento presente.

No Brasil, os estágios de meditação costumam acontecer em sítios, fazendas, locais onde se possa ter um contato mais próximo com a natureza. Livre dos telefones, do barulho do trânsito, dos ecos das grandes cidades. Um espaço para se concentrar em si mesmo por completo, relaxar e encontrar um estado mental de paz e serenidade.

A meditação guiada como solução para quem não pode fazer um estágio de meditação:

A meditação guiada é sempre uma ótima alternativa para as pessoas que não dispõe de muito tempo para estar fisicamente com um professor, quem tem como meta ser feliz, quem sofre de ansiedade, tensões do dia a dia e que sofrem de insônia.

Esse tipo de meditação pode ser feita em qualquer momento do dia, sem a necessidade de estar preso a um determinado grupo de meditação.

Justamente por isso, os praticantes de yoga devem estar sempre buscando sites confiáveis para aprender novos exercícios de meditação.

Também podem solicitar exercícios de meditação nas aulas presencias com seu guia.

Aqui no Superprof você pode encontrar o professorde yoga e meditação que pode te apresentar com os melhores exercícios de meditação!

Como praticar a meditação transcendental no seu dia a dia?

Se você se apaixonou pelo tema da meditação transcendental mas não tem a oportunidade de fazer um estágio de yoga e meditação com um professor particular ou com um mestre de yoga e meditação, não se preocupe.

Na verdade, o estado de meditação precisa somente de você e da sua capacidade em estar presente no agora. Estar no momento presente, livre de pensamentos aleatórios, livre do barulho da mente, relaxado e conectado consigo mesmo, é isso que chamamos de estado meditativo.

Como praticar a MT Se permita desconectar e relaxar com a Meditação Transcendental

A Meditação Transcendental, por sua vez, é um processo mental simples, natural, sem esforço e agradável. É uma forma eficaz de experimentar o estado puro da consciência.

Na meditação transcendental você tem autonomia uma vez que você aprende e fica independente para praticar em qualquer lugar. Não precisa de um ambiente preparado. Se tiver um lugar para se sentar por 20 minutos poderá praticar, independente do ambiente externo.
Com a prática, você atinge o estado de transcendência, no qual o corpo cria as condições ideais para se autorregenerar de forma prazerosa e relaxante. Problemas de origem psicossomática como:
  • Ansiedade,
  • Insônia,
  • Depressão e Estresse são reduzidos de forma muito satisfatória.

Como consequência, você atinge a autorreferência : por ativar o córtex-pré frontal (parte mais desenvolvida do cérebro) os praticantes narram mais foco, melhores tomadas de decisão, mais felicidade, alegria e realizações. A técnica de meditação transcendental fornece ao indivíduo a experiência de um estado único, o quarto estado de consciência (distinto dos estados de consciência de vigília, do sonho ou do sono) – um estado mental caracterizado por um profundo relaxamento fisiológico e um alerta mental elevado.

A prática da técnica de meditação transcendental não envolve religião, filosofia ou mudança de estilo de vida. Trata-se de uma prática sem vínculos religiosos. Padres, Monges e Evangélicos praticam.

Efeito da meditação transcendental no combate à problemas de ansiedade:

A meditação transcendental promove um profundo estado de relaxamento, de acordo com a investigação, a técnica de Meditação Transcendental reduz o stress agudo de forma muito mais eficaz do que outras técnicas de meditação ou relaxamento existentes.

Por exemplo, numa meta-análise de 142 artigos científicos publicados que estudam vários métodos de meditação e relaxamento, a técnica de meditação transcendental mostrou-se duas vezes mais eficaz do que outros métodos na redução da ansiedade permanente e produz um estado correspondente mais profundo de relaxamento fisiológico.

Confira abaixo o passo a passo de como fazer a meditação transcendental de Maharishi.

Passo 1. Primeiro encontre um lugar tranquilo, desligue o celular, o ambiente ideal deve ter silêncio.Sinta-se confortável.
Passo 2. Sente-se da maneira  mais confortável e feche os olhos.
Passo 3. Preste atenção em sua respiração. Procure inspirar profundamente e expirar lentamente.
Passo 4. Repita mentalmente o seu próprio mantra. Caso você não o conheça, a repetição do clássico “Om” também serve.
Passo 5. Tente não desviar o pensamento , caso aconteça, procure concentrar-se novamente em sua respiração e no mantra.

Nota: Para obter bons resultados com a Meditação Transcendental, o ideal é praticá-la duas vezes ao dia, durante 20 minutos.

O que é um mantra e como usá-lo durante a meditação transcendental?

Muitas pessoas encontram realmente bastante dificuldade para parar se concentrar durante a prática da meditação. Para que a mente se acalme sem esforço, na meditação transcendental usa-se um mantra, que é pessoal e confidencial. Um mantra é um som ou uma palavra usada em silêncio, que não tem significado e tem sempre uma frequência positiva.

Quanto custa uma ula de yoga? Você pode praticar a MT de qualquer lugar

Este mantra é geralmente dado por um professor treinado em meditação transcendental. A técnica é ensinada em quatro dias consecutivos e durante a primeira entrevista, o professor vai lhe dar o mantra que servirá como um veículo a partir de agora. Esse mantra deverá ser repetido continuamente cada vez que você começar o seu processo de meditação, ele vai te ajudar a ter foco e a entrar mais rapidamente em estado meditativo.

Como fazer para transcender?

Transcender utilizando a técnica da meditação transcendental é mais simples do que parece. Na meditação transcendental, acredita-se que o estado de espírito calmo já existe dentro de nós de forma inata, não precisamos criá-lo, porque a mente se deixa levar por aquilo que é mais satisfatório.

Por exemplo, você está em um determinado ambiente e participa de uma conversa que não lhe interessa em nada, no entanto, não muito longe de você algumas pessoas estão falando sobre algo de que você gosta. Onde você acha que a sua atenção está fixada? Este fenômeno ocorre espontaneamente, da mesma forma que a nossa mente relaxa quando meditamos.

Durante a meditação transcendental nós permitimos que a mente flua naturalmente até o nosso interior, e automaticamente a mente se acalma, proporcionando não só o relaxamento físico, mas também mental.

Tudo é questão de se interessar. Se você educa a sua mente para se interessar pela paz e pela calma, sua mente vai resgir assim cada vez que você dar esse comando.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar