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Descubra as vantagens da meditação!

De Joseane, publicado dia 07/08/2018 Blog > Esporte > Yoga > Como praticar yoga

Obviamente, todos nós temos momentos em que buscamos soluções para nos proteger das tensões do dia a dia.  Quem aqui nunca ouviu falar de meditação? É ela que noa jauda quando procuramos soluções práticas para nos desligar dos problemas.

Existem diferentes motivos que levam uma pessoa a procurar a meditação como prática: aliviar o estresse, prevenção de alguns doenças ocasionadas pela pressão do dia a dia, estar em contato com si mesmo, silenciar uma mente inquieta, encontrar a paz, encontrar seu verdadeiro eu, se conectar com a fé entre outras coisas.

Os benefícios da meditação são sempre mencionados por alunos que praticam com certa regularidade. A prática de meditar tem elementos que promovem a sensação de bem-estar coletivo.

O que é meditação?

A meditação é classificada como uma prática ao qual a pessoa utiliza técnicas para elevar a sua mente a pensar com grande concentração, em busca de alcançar um estado de clareza emocional e mental.

 Origem da meditação

Acredita-se que a meditação tenha origem bem antiga, das tradições orientais, em especial da yoga.  Porém o termo meditação também pode se designar as práticas adotadas por algumas religiões, como o cristianismo e o budismo. Porém, é de grande relevância saber que todas essas religiões consideram a meditação como um instrumento que conduz em direção à libertação da mente e do espírito.

Meditação da atenção plena

Uma forma de meditação que tem se destacado no mundo é a famosa mindfulness – atenção plena – é a prática de focar a atenção no momento presente e aceita-la tal como ela é e sem os julgamentos.

Essa técnica reúne práticas para melhorar o bem-estar emocional e físico das pessoas e tem sido considerada por muitos como um elemento importante para se chegar a felicidade.

Aprenda a meditar e fique tranquilo Paz de espírito gera felicidade!

Entre as vantagens da prática da Atenção Plena, destacamos:

  • A concentração no presente
  • O gerenciamento da insônia, depressão, estresse
  • O relaxamento corporal através da meditação
  • A liberdade mental dos pensamentos negativos
  • Maior atenção as emoções do dia a dia
  • Reencontrar a paz interior

Alguns pontos importantes sobre a prática de mindfulness:

  • A atenção plena é uma técnica de meditação muito respeitada pela ciência
  • A mindfulness tem origem milenar
  • É possível praticar a atenção plena em qualquer lugar
  • Acredita-se que atenção plena promove modificações de circuitos neurológicos

Poderíamos passar horas mencionando os numerosos benefícios da meditação plena. Mas gostaríamos de assegurar que sua prática regular traz resultados significativos ao corpo e a mente de quem pratica.

Isso porque a atenção plena volta-se para as questões básicas de quem pratica: o que está acontecendo, o que a pessoa está passando, e em como solucionar o problema mantendo a estabilidade emocional. Essas são as chaves para o Mindfulness.

Ao iniciar a meditação plena somos orientados a estar em contato com si mesmos independente da maneira que vamos meditar, ou seja, a posição: deitada, de olhos fechados, sentada ou na posição de lótus, o importante é se sentir bem.

No momento da meditação, vamos tomando consciência de ações simples como respirar, o movimento do ar saindo e entrando de nossas narinas, o posicionamento de nosso corpo. E nos certificando de que estamos nos sentindo relaxada naquele momento presente.

Os resultados acontecem de maneira gradativa, pouco a pouco nos deparamos com a sensação de que do nada chegamos a plenitude, tornando nos conscientes do que estamos vivendo aqui e agora.

O mais interessante nesse ramo da meditação é que não precisamos de mais nada, além de nosso corpo e  da nossa mente para chegar a grandes resultados. E são essas duas ferramentas nossos gigantescos aliados na nossa evolução diária, elas são indispensáveis na hora da meditação.

O sentido da atenção plena é estar ciente das nossas emoções, ações e do que o presente nos representa. Essa prática fornece uma abordagem simples e eficaz na ação de meditar, porque é baseado no atual momento em que estamos vivendo, sem julgamento.

Em caso de dificuldade na hora da prática meditativa, existe a possibilidade de realizar a meditação guiada, como veremos a seguir.

Meditação guiada para iniciantes

A meditação guiada para iniciante é uma das melhores técnicas para equilibrar o corpo e a mente, afastando doenças como depressão, insônia, ansiedade, estresse entre outras.

Meditar deixa a vida mais leve A prática da meditação contribui para uma vida mais plena e feliz

No entanto, equilibrar o âmbito emocional não parece tarefa fácil para muitos iniciantes da meditação, muitos consideram uma tarefa complicada e acabam desistindo na primeira aula por acreditar que não consegue se concentrar o suficiente.

A grande realidade é que para algumas pessoas começar a prática da meditação sem ajuda de um profissional parece muito desafiador. E nesse momento que se faz necessário a orientação de um profissional, para auxiliar o iniciante nesse processo de conhecimento dos fundamentos da meditação.

A prática da meditação guiada está a cada vez mais presente na vida de muitas pessoas. Pelo simples desejo de manter o equilíbrio do corpo e da mente de maneira satisfatória. O professor será nosso “guru” nesse processo de autoconhecimento e evolução.

É ele que nos conduzirá ao entendimento teórico e prático da meditação, à autoconsciência, à contemplação ativa,  à viver melhor, à saborear a cada momento como se fosse o último, o pensamento positivo, à saber aproveitar a cada vitória.

A medida que a nossa mente será guiada por um profissional especializado, os benefícios da meditação serão melhores aproveitados. A ajuda profissional poderá ser feita fisicamente através de aulas individuais em grupos, ou também, virtualmente. Existe a possibilidade aprender sobre meditação com livros  ou aplicativos.

Certamente, a tecnologia avançou a tal ponto que graças aos aplicativos, livros vídeos ou vídeos do Youtube é possível iniciar prontamente os estudos sobre a meditação. No entanto, é sempre de grande valia o acompanhamento de um professor.

Aula de yoga com professor particar Encontrar a paz interior é possível graças a yoga!

Entre as vantagens que a meditação poderá proporcionar diariamente, destacamos:

  • Vontade consciente de relaxar
  • Diminuir a crise de ansiedade
  • Reconhecimento da gratidão e da bondade
  • Se desligar dos problemas, mas ter consciência de que é possível resolvê-los
  • Esvaziar a mente e estar presente ao mesmo tempo
  • Diminuir o nível de estresse cotiano
  • Gerenciar com responsabilidade a própria vida
  • Sensação de bem-estar
  • Aliviar o estado depressivo ( Obs: não se esqueça que a depressão é uma doença e que precisa ser acompanhada por uma equipe médica)
  • Pensar positivamente em você e nos outros.

Mais uma vez poderíamos passar horas falando sobre os numerosos benefícios da meditação. Mas observamos que muitos participantes procuram encontrar na meditação a paz interior.

E por esse motivo, os cursos de yoga que é associada as práticas meditativas estão a cada vez mais lotados de pessoas buscando meditação e relaxamento.

O relaxamento através da yoga é ideal para levantar questionamentos, aprender a respirar de maneira satisfatória, melhorar a postura, a aprender a viver o presente sem julgamentos entre outras coisas.

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Os tutoriais de meditação no Youtube

A prática da meditação tem como principal objetivo buscar o equilíbrio emocional, assim como encontrar um novo jeito de lidar com os desafios do cotiano de maneira equilibrada, como a ansiedade, angustia, a tensão e o estresse.

A meditação é o melhor jeito de se conquistar a paz interior

As técnicas de meditação também podem ser  facilmente encontradas na internet através de tutoriais do youtube. São inúmeros tutoriais de meditação, com aulas teóricas e práticas, alguns até muito didáticos.

Quanto pagar por uma aula d yoga? Meditar é encontrar o seu equilíbrio interior

Existe uma lacuna muito grande entre o curso de meditação iniciante e o curso de meditação avançado. Entre essas pessoas que estão aprendendo a meditar e os praticantes que buscam progredir é aconselhável que busque aulas de meditação em sites confiáveis, em aulas de meditação guiada ou em cursos presenciais. Pois sabemos o quanto é trabalhoso encontrar uma plataforma com tutoriais que atendam a cada necessidade especifica de meditação.

Nessa busca por aulas de meditação, podemos encontrar plataformas com uma visão mais ampla sobre o assunto.  Mas é interessante ter estabelecido que a meditação é um grande passo para uma vida mais saudável.  É o caminho mais curto para o cultivo da autoconfiança.

O caminho da meditação nos conduz para a conexão o nosso eu interior, saber recuar dos pensamentos negativos e não transmitem paz, mas estar consciente do momento, aqui e agora.

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Como praticar a meditação transcendental?

Uma outra modalidade de meditação é a meditação transcendental que consiste em praticar em torno de 15 a 20 minutos diariários. A técnica surgiu em 1995, com Maharishi Mahesh Yogi.

A meditação transcendental se diferencia das outras por não necessitar de muito esforço físico para alcançar os resultados, são técnicas práticas, naturais e profundas, com a finalidade de se elevar a um nível ainda maior de concentração e controle.

Esse tipo de meditação é uma prática que consiste em mergulhar de cabeça dentro de si mesmo. É compreender o seu próprio reservatório de energia, ir além dos pensamentos é conhecer tudo o que nos cerca.

Nós perceberemos no momento da prática que ficaremos em um estado de alerta ao mesmo tempo que em repouso. Resumindo, a meditação transcendental é um aprofundamento de si mesmo.

Para o grande fundador Maharishi, o propósito da meditação transcendental é permitir que a nossa mente transcenda até atingir o estado de vigilância.

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