Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Belo Horizonte: descubra os melhores locais para tocar piano

De Fernanda, publicado dia 26/09/2017 Blog > Música > Piano > Onde aprender piano na capital mineira

A capital mineira possui mais de 2,5 milhão de habitantes e também é conhecida pela qualidade de vida que oferece. Berço histórico-cultural, Belo Horizonte conta com uma oferta rica de instituições e iniciativas que promovem o estudo gratuito ou a baixo custo de música. Os gêneros de maior destaque são rock, chorinho, samba, erudito e jazz. Mas você certamente encontra espaço para seu estilo musical preferido.

Independentemente de sua idade, de seu nível de estudos, de seus objetivos com o piano, não tenha dúvidas: você vai encontrar o seu lugar ideal para tocar em BH.

Hoje em dia há um número considerável de instituições profissionalizantes que podem ajudá-lo em seus estudos. A boa notícia é que muitas delas são bem acessíveis em questões de preço e de localização.

A Internet e os tutoriais do Youtube certamente ajudam nesse começo: eles dão suporte para que você desperte sua curiosidade e aprenda um pouco de teoria e de prática.

Mas, e afinal, onde estudar piano?

Quais as vantagens de tocar música para seu filho? Piano: uma terapia relaxante?

Instituições de Ensino Superior

Se você quer seguir uma formação musical ainda mais sólida ou então, quem sabe, se tornar em breve um professor particular de música ou um profissional experiente, as Instituições de Ensino Superior em Belo Horizonte atendem seus objetivos. A vantagem dessa categoria é o reconhecimento e a tradição: as universidades públicas reúnem professores de qualidade e geralmente desenvolvem iniciativas variadas no campos da música: conservatórios, museus, centros de pesquisa, orquestras, entre outros. Na maioria das grandes capitais existem boas opções de cursos universitários. Já pensou nas aulas de piano no Rio de Janeiro?

Além de formação acadêmica, muitas instituições oferecem cursos livres, palestras e oficinas de temáticas diversas e de instrumentos com preços acessíveis. Uma excelente oportunidade!

Escola de Música – Universidade Federal de Minas Gerais 

A Escola da UFMG está no topo do ranking dos melhores cursos universitários do país. Fundada em 1925, agrega o renomado Conservatório Mineiro de Música.

Oferece atualmente cursos nos níveis graduação (licenciatura e bacharelado), pós-graduação e extensão. Na pós, há mestrado, especialização e doutorado. Tanto os interessados em música erudita como em popular são contemplados. Na extensão, são oferecidos outros cursos de curta duração como: encontro com a música na maturidade, percepção musical e apreciação, além de aulas de instrumento e canto, individuais e em grupo (guitarra, violão popular, viola de orquestra, violão erudito e outros). Os cursos de extensão da UFMG são pagos e há processo seletivo.

Além das atividades de ensino, são realizados concertos e recitais de professores, músicos (funcionários), estudantes e dos grupos musicais, além de gravações de CDs, publicações diversas nas revistas da Unidade e em outros periódicos, dentre outras (Av. Antônio Carlos, 6627.Tel.: 31 3409-4700)

Conservatório Mineiro de Música

Inaugurado em 1926, durante décadas foi também sede da Escola de Música da UFMG. Reinaugurado em 2000 após uma longa restauração, o Conservatório é referência para os amantes da música erudita e instrumental, com uma das melhores salas de concertos de BH. O Conservatório tem também como proposta a oferta de cursos livres de música, todos de graça e com temáticas diversas (piano popular, história da música ocidental, entre outros). Apresenta toda semana, com entrada franca, projetos musicais como Conexões musicais, Concertos didáticos, Palco livre, Prato da casa, Performare e outros. Desde 2006, abriu também suas portas para apresentações da música popular com samba, chorinho e outros. (Av. Afonso Pena, 1.534. Centro. Tel.: 31 3409-8300)

ESMU – Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais

Criada em 1954 como Universidade Mineira de Arte, a ESMU oferece cursos de graduação em instrumento ou canto (bacharelado e licenciatura), além de uma licenciatura em Educação Musical Escolar. Oferece pós-graduação lato sensu em Didática do Instrumento e Canto, Educação Musical Escolar e Música Brasileira. Há também possibilidade de seguir mestrado e doutorado. Entre os cursos de extensão, musicalização infantil e curso básico de música entre outros. A Escola mantém seus grupos estáveis, entre eles a Orquestra Sinfônica, Big Band, Grupo de Choro e Grupo Experimental de Ópera (Rua Riachuelo, 1351. Padre Eustáquio. Tel.: 31 3479-8303)

Centros e projetos municipais

A Prefeitura, o Governo do Estado e diversas associações e centros culturais trazem opções diversificadas para suas aulas ou curso de teclado ou piano.

Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart)

Gerenciado pela Fundação Clóvis Salgado, entidade vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, o Cefart foi criado em 1986 e oferece à comunidade cursos de teatro, dança e música, desempenhando papel fundamental na formação de crianças e jovens no campo da arte. O Centro tem dois tipos de curso: o primeiro deles, o Curso Básico de Música, forma músicos – cantor ou instrumentista – e tem duração de 3 anos.

A Fundação Clóvis Salgado também gerencia outros importantes equipamentos culturais na cidade e é responsável por dois grupos musicais reconhecidos nacionalmente: o Coral Lírico de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro. Tel.: 31 3236-7307).

Brasília é outra cidade onde você descobre muitas opções de aula de piano.

Fundação de Educação Artística (FEA)

Criada em 1963, a Fundação é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de democratizar o ensino da música. A oferta é de Cursos Livres e Formação instrumental, no campo erudito e popular, para crianças a partir de 4 anos, jovens e adultos, sem caráter seletivo. Há aulas de piano, canto, violão, guitarra, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, entre outros. As disciplinas teóricas são Inicialização Musical, Musicalização, Coro, Apreciação, Criação e Estruturação Musical. As mensalidades são pagas, mas há programas de bolsas. A Fundação de Educação Artística ainda organiza eventos como encontros de músicos, recitais, concertos e interseções, além de manter seus grupos estáveis (Rua Gonçalves Dias, 320. Funcionários. Tel.: 31 3226-6866).

Moacir Santos: onde estudar piano em BH Uma prática de conjunto da FEA, em Belo Horizonte.

Programa Música na Escola

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza desde 2013 o projeto em parceria com escolas de música particulares credenciadas e universidades como UFMG e UEMG. O objetivo é oferecer cursos qualificados de música a estudantes de 1o ao 9o ano (6 a 14 anos) de escolas municipais, que já participam de oficinas dentro do Programa Escola Integrada, da Secretaria Municipal de Educação. As inscrições são voluntárias e os alunos podem frequentar aulas dos mais variados instrumentos: de piano, teclado, violão, guitarra, contrabaixo, bateria, canto popular, canto coral, flauta doce e cajon. Alunos das universidades e músicos também realizam palestras e encontros nas escolas. As crianças, ao final do ano, fazem apresentações em locais públicos e festivais especiais.

Outras prefeituras também oferecem programas educativos: já sabe onde estudar piano no Recife?

Escolas particulares de música

Informe-se sobre a metodologia, os instrumentos disponíveis, a formação de cada professor, fale com os responsáveis ou diretores. Confira algumas dicas de escolas particulares em Belo Horizonte:

  • Escola Minueto: há 16 anos no mercado, com 25 professores, a Minueto oferece aulas de piano, canto, bateria, teclado, guitarra, violão, saxofone, baixo, violino, além de cursos de Canto-Coral, Teoria Musical e Ensaio-performance incluídas nas mensalidades. Há também aulas preparatórias pré-vestibular. Além disso também oferece locação para estúdio de ensaio (Av. Prudente de Morais, 76. Cidade Jardim. Tel.: 31 3227-5203).
  • Escola Pro-Music: com unidades nos bairros São Pedro, Buritis e Gutierrez, atua desde 1994. A Escola Pro-Music oferece cursos regulares para diversos instrumentos (piano acústico e digital), cursos especiais (harmoniza, jazz, improvisação, sonorização, harmonia em violão, preparatórios), aulas em domicílio, prática em conjunto e musicalização (infantil e teen). Também conta com estúdios para gravação. (Av. Senhora do Carmo, 550. São Pedro. Tel.: 31 3221-3400).
  • Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical: criada em 1971, a escola Villa-Lobos possui material pedagógico próprio e oferece cursos de musicalização para bebês, crianças, adolescentes e adultos, aulas de instrumento, bandas de Rock e mpb, cursos de formação de professores em Educação Musical, preparação para o vestibular de música e estágios para universitários (Rua Padre Rolim, 201. Santa Efigênia. Tel.: 31 3241-4177).
  • Escola Cavallieri: licenciada pela EM&T (Escola de Música e Tecnologia), a escola Cavallieri é boa opção para amantes de rock. Oferece formação para diversos instrumentos:piano/teclado, violão, guitarra, baixo, bateria, violino, cavaco, acordeom, sax, trompete, flauta doce e transversal, gaita e percussão, além de musicalização infantil, aulas de performance, teoria e percepção musical e pré-vestibular. A escola possui uma boa infraestrutura com estúdio, palco e equipamentos e organiza eventos diversos. (Rua Outono, 559, Anchieta. 31 2535.1234)
  • Melody Maker Escola de Música: há mais de 20 anos no mercado, a escola Melody oferece aulas de violão, guitarra, contrabaixo, bateria, teclado, violino, canto e percussão, além do curso Home Studio. (Rua Professor Pimenta da Veiga, 928. Cidade Nova. Tel.: 31 3484-1217)

Quer saber onde estudar piano em Porto Alegre? 

Onde estudar teclado na capital mineira. Não importa qual a sua preferência musical: em BH existem muitas alternativas para quem pretende aprender piano!

Professores particulares

Seja bem criterioso na hora de escolher o seu professor particular: na verdade, nem todos os profissionais vão corresponder às suas necessidades pessoais. Se em BH já é difícil de escolher, imagine quando o assunto é aulas particulares de piano em São Paulo?

Converse com outros alunos, informe-se sobre a formação de cada professor, procure lojas de música especializadas e peça conselhos aos vendedores – eles são bons conhecedores do assunto. Só então faça sua decisão.

Mas escute também o seu feeling. A música também é uma ciência de emoções, de sensações e de valores: é fundamental que o profissional que irá acompanhar seus estudos compartilhe dos mesmos princípios que você. Essa relação entre professor e aluno precisa se desenvolver de maneira espontânea, natural, para que você realmente se divirta enquanto absorve todas as técnicas e conteúdos teóricos que vai aprender.

Os valores da hora aula costumam variam de 50 a 100 reais, em função do estilo, da experiência e da metodologia. Belo Horizonte certamente tem o professor ideal para você: aquele que depois das primeiras aulas já faz você sonhar que está tocando como um profissional de verdade. Em breve, você será!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar