Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Fortaleza: descubra os melhores locais para tocar piano

De Fernanda, publicado dia 05/08/2019 Blog > Música > Piano > Estude teclado na capital do Ceará

A cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, e 5ª maior do País, é a capital brasileira mais próxima da Europa (5.608 km de Lisboa, em Portugal) e está a apenas 5.566 km de Miami (Estados Unidos). Sua posição geográfica estratégica fez com que despontasse como principal ponto de transferência (entrada e saída) de dados de alto tráfego de informação do Brasil para os demais quatro continentes. Hoje, toda a comunicação entre a América Latina e o resto do mundo passa por Fortaleza: isso também significa que a cidade é responsável por conectar o Brasil ao mundo.

Com mais de 2.452.185 habitantes, Fortaleza reúne natureza, história e cultura em uma pluralidade que atrai turistas e estudantes em busca de conhecimento.

Se você se pergunta onde pode aprender a tocar piano, sem dúvida está no lugar certo! Não importa qual modelo do instrumento que você deseje tocar.

Na verdade, você tem milhares de opções à sua disposição: sejam elas através de aulas gratuitas, pagas, com nível de graduação, cursos livres, oficinas…

Você pode procurar um conservatório ou escola de música, centros culturais, instituições, faculdades e ainda pode optar por fazer aulas de teclado ou piano em casa, com um professor particular. As possibilidades são praticamente diversas!

De acordo com o quanto você quiser e puder pagar e sua disponibilidade, saiba como escolher o local mais adequado para você praticar piano ou teclado – não importa qual o seu estilo.

Aprofunde os estudos de piano: Instituições de Ensino Superior

Está em São Paulo e quer aprender a tocar piano? Descubra onde!

Se você deseja seguir uma formação musical mais aprofundada, as Instituições de Ensino Superior em Fortaleza são uma boa opção. As aula de teclado ou piano oferecem diversas possibilidades nos níveis de graduação, licenciatura ou bacharelado, pós-graduação, especialização e extensão, em áreas diversificadas da música: do erudito ao popular, do canto à composição, da interpretação à produção musical.

Algumas instituições ofertam, paralelamente, cursos livres e oficinas. Conheça as principais Instituições de Ensino Superior e seus cursos:

Universidade Federal do Ceará (UFC)

O Instituto de Cultura e Arte da UFC oferece o curso de graduação em música na modalidade licenciatura. Criado em Fortaleza no ano de 2006, atualmente são ofertadas 40 vagas para turma única. A graduação possui tempo ideal de permanência do aluno de quatro anos, ou seja, oito semestres. A permanência máxima é de sete anos. Trata-se de uma formação diurna, que integra o Instituto de Cultura e Arte (ICA).

Confira a matriz curricular do curso:

  • Formação Instrumental: Madeiras I a VII; Metais I a VII; Violino/Viola I-VII; Violoncelo/Contrabaixo I-VII; Violão na Música Popular I-VII; Teclado I-VII; Práticas de Conjunto de Sopros I a VI; Práticas de Conjuntos de Cordas Friccionadas I a VII; Prática de Conjunto I-II; Prática de Conjunto de Choro; Canto na Música Popular I-III; Percussão Brasileira I e II.
  • Formação Pedagógica: Arranjo Musical I; Arranjo Musical: Linguagem harmônica da MPB e Jazz;Composição de Canção para Educação Musical; Composição Musical; Gravação e edição de Áudio Digital; Introdução à Linguagem Musical; Instrumentação e Orquestração; Ludicidade e Educação Musical I-II; Metodologia do Ensino e da Aprendizagem Musical II; Música na Educação Infantil 1;Musicografia Braille, Musicoterapia;Pedagogia do ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas; Pedagogia do Violão;Tecnologias Digitais e Educação Musical.
  • Formação Estética: Correntes Estéticas da Música Brasileira II;Etnomusicologia; Estéticas Sonoras II; Música Barroca; Musica Contemporânea; Música medieval e Renascentista; Trilha Sonora.

Para os cariocas: já descobriram onde estudar piano em sua cidade?

Universidade Estadual do Ceará (UECE)

A UECE também oferece o curso de licenciatura em Música, com duração mínima de 4 anos e meio.

Conservatórios e escolas particulares para aprender piano

Quer aprender piano em Salvador? Descubra aqui!

Os melhores conselhos para pianistas iniciantes. O que fazer quando estamos começando as aulas de piano?

Tudo depende do quanto você quer gastar e qual a sua disponibilidade para fazer suas aulas de piano. As escolas de música particulares e os conservatórios são uma boa opção em função do seu tempo, do seu dinheiro e do estilo musical que deseja seguir, já que as mesmas são mais orientadas e baseadas em metodologias testadas.

Apesar de não serem reconhecidas pelo MEC, as escolas e os conservatórios reúnem ótimos profissionais de música, com formação e experiência de qualidade. Muitas têm reconhecimento nacional e são pontos de encontro de músicos, pianistas e futuros tecladistas. Elas também são palco de eventos e festivais musicais esporádicos.

  • Conservatório de Música Alberto Nepomuceno: referência de ensino musical no Ceará, o Conservatório foi fundado em 1938 e aborda arte musical com maestria, contemplando os gêneros erudito, folclórico e popular.
  • A Bravo! Escola de música: criada em 2016, oferece aulas individuais e em grupo de diversos instrumentos, inclusive o piano.
  • A Cf Aulas de música oferece cursos de violão, teclado, canto, guitarra e contra baixo. As aulas são individuais, teóricas e práticas.
  • Viva Escola de Música: atuando desde 2003, a Viva oferece aulas dos mais variados instrumentos, além do piano. A escola faz eventualmente uma seleção para atribuição de bolsas.

Agora, se você mora em Brasília, gostaria de conferir algumas dicas sobre onde estudar piano?

Centros culturais para descobrir o piano em Fortaleza

Como capital cultural, Fortaleza oferece um leque rico de centros culturais, associações e instituições que propõem cursos, aulas livres e oficinas a baixo ou zero custo. Isso, no entanto, não significa que a qualidade do conteúdo teórico e dos profissionais seja pior do que em escolas de música particulares, pelo contrário: algumas delas têm reputação nacional e internacional pela competência e na formação de excelentes músicos.

Por serem mais acessíveis em questão de preço, esses locais também têm a vantagem de serem locais multiculturais, pois os alunos que os frequentam têm origens sociais e econômicas diversas. Nada mais rico para a sua formação musical, não?

Nesses locais, aulas teóricas e práticas de piano são ofertadas para todas as idades.

Descubra e confira também onde tocar piano em BH!

Uma das iniciativas é promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que oferece o curso de extensão de iniciação musical em instrumento nas modalidades teclado, canto popular e cavaquinho. Os cursos de iniciação musical propõem a iniciação musical por meio de uma formação básica, procurando democratizar o acesso ao ensino da Música mediante a prática instrumental, buscando atender à comunidade cujo acesso à música é bastante restrito em nossa cidade. Requisitos: idade mínima de 14 anos. Os candidatos das habilitações teclado e acordeão precisam possuir o instrumento, mas não é necessário trazê-lo para suas aulas

Cursos particulares de piano e teclado em Fortaleza

Recife também dispõe de diversas instituições que oferecem aulas de piano.Você gostaria de descobrir mais as melhores? Venha dar uma espiada!

Aprender desde cedo é melhor Tanto crianças quanto pessoas na terceira idade podem ter suas primeiras lições de piano.

Enfim, há ainda uma outra alternativa para você que quer aprender a tocar piano em Fortaleza (ainda mais se a sua disponibilidade for reduzida): contratar um professor de música para aulas particulares em casa.

Os professores particulares são profissionais apaixonados pelo que fazem, seguem métodos reconhecidos e oferecem aulas de alta qualidade, que vai desde aula de teclado para iniciantes até aulas mais avançadas.

Mais do que simplesmente praticar, com um professor você vai pode realizar trocas de conhecimento sobre a música, descobrir segredos do seu instrumento e conseguir finalmente tocar aqueles acordes de sua música preferida à perfeição.

Você sabia que Porto Alegre tem excelentes locais para se aprender música?

Estrutura básica das aulas de piano

O piano é, sem dúvida nenhuma, considerado um excelente instrumento para exercitar a criatividade, de uma forma em geral. E, lembre, tocar qualquer tipo de instrumento é considerado, segundo a maioria dos especialistas, não somente uma forma de expressão artística como, também, uma forma de terapia.

Ainda no nosso país, infelizmente existem poucos programas públicos de ensino de música, se comparado aos países desenvolvidos. Aqui no Brasil, quem estiver interessado em aprender piano terá que investir dinheiro para bancar os cursos na área, a aquisição de um bom instrumento para prática ou terá que disputar vagas nos raros programas públicos de ensino do instrumento.

É por essa e outras razões que os cursos online presentes na internet ganham cada vez mais força entre os estudantes brasileiros. Vamos começar com um modelo de curso básico, no qual os alunos poderão aprender os primeiros passos, conseguindo compreender como o instrumento funciona e também como se dá o processo de criação de uma canção.

Esse é um curso básico modelo, desenvolvido pelo professor Alysson Ângelo, com previsão de duração de apenas 6 horas. O curso de piano conta com 24 aulas, todas em vídeo, sendo que cada uma contempla os seguintes temas:

  • Aula 01 – Corpo e instrumento
  • Aula 02 – Noções rítmicas
  • Aula 03 – Ritmo e melodia nas duas mãos
  • Aula 04 – Dinâmica
  • Aula 05 – Signos do Compasso
  • Aula 06 – Pauta e Claves
  • Aul 07 – Intervalos
  • Aula 08 – Pausas e Ligaduras
  • Aula 09 – Intervalos de 4ª e 5ª
  • Aula 10 – Anacruses, crescendo e diminuindo
  • Aula 11 – Sustenidos e bemóis
  • Aula 12 – Sustenidos e bemóis parte 2
  • Aula 13 – Notas acentuadas e Staccato
  • Aula 14 – Colcheias, Andamentos, Fermata e Retardando
  • Aula 15 – Sustain e outos sinais de repetição
  • Aula 16 – Pausas de Colcheias, Tons e Semi Tons
  • Aula 17 – Escalas Diatônicas
  • Aula 18 – Intervalo de 6ª
  • Aula 19 – Escala Fá Maior
  • Aula 20 – Semicolcheias
  • Aula 21 – Acordes primários C G
  • Aula 22 – Acordes
  • Aula 23 – Tonalidades menores
  • Aula 24 – Arpejos

Já os pianos verticais têm armação e as cordas colocadas verticalmente. A armação pode ser feita em metal ou madeira.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar