O São João é uma das festas mais importantes da cultura brasileira. Não é à toa que as festas juninas atraem milhares - e até mesmo milhões - de pessoas durante o mês de junho, principalmente em Caruaru e Campina Grande.
Você quer conhecer as danças de São João e aprender um pouco mais sobre a origem dessa dança? Acompanhe o nosso artigo para saber mais sobre esse assunto!
Festa junina: aprenda a dançar quadrilha
A quadrilha é uma das danças mais importantes de uma festa junina. Afinal, ela é obrigatória em qualquer evento junino! Para dançar a quadrilha junina é necessário ter um par - e, se quiser, vestir uma roupa caipira, com vestido/camisa quadriculada e chapéu de palha.
Há várias coreografias que podem compor essa dança, sendo possível adicionar alguns passos e excluir outros, conforme a sua preferência. Veja, a seguir, o passo a passo de como realizar uma quadrilha com perfeição:
- Caminho da festa: formação da fila pelos dançarinos para entrar no local onde será realizada a dança. As damas devem ficar à direita dos seus pares;
- Casamento dos noivos: antes de iniciar a quadrilha "em si", os dançarinos realizam o casamento dos noivos. Esse é um momento de muita descontração;
- Anarriê: momento em que os pares formam duas filas para iniciar a dança;
- Cumprimento às damas: os cavalheiros cumprimentam os seus pares;
- Cumprimento aos cavalheiros: as damas cumprimentam os seus pares;
- Balancê: movimento o qual os dançarinos balançam os seus braços;
- Preparação do grande baile: cada dama vai ao encontro do seu cavalheiro para fazer as coreografias da dança;
- Grande passeio pela roça: nesse momento, os dançarinos fazem um círculo. As damas devem fazer um círculo menor, ficando no centro do círculo dos cavalheiros. Esse é um dos passos mais conhecidos da dança quadrilha festa junina!
- Túnel: as damas dão as mãos para os cavalheiros, posicionando-as para cima e formando um túnel. Dessa forma, os outros pares passam por debaixo desse túnel
- Olha a chuva: já passou: os dançarinos formam um "trenzinho", e quando o narrador da festa grita "olha a chuva", todos se protegem com as mãos - como se a chuva estivesse "caindo" - e trocam de posição;
- Olha a cobra: é mentira: os dançarinos se posicionam como na coreografia anterior. Quando o narrador grita "olha a cobra: é mentira", todos pulam - como se estivessem com medo da cobra - e trocam de posição;
- Grito do "viva": quando o narrador grita "viva", os dançarinos devem levantar os seus braços e gritar a mesma frase;
- Formação do caracol pelos casais: os dançarinos formam uma fila, de modo a deixá-la parecida com um caracol;
- Coroação de cavalheiros e damas: ao final da dança, ocorre a coroação dos dançarinos pelos seus pares;
- Despedida: finalização da dança. Os dançarinos se retiram em fila e saúdam o público.
Para dançar uma bela quadrilha, você pode encontrar um professor particular para ter aulas de dança. Assim, ele pode dar as melhores indicações e preparar uma maravilhosa coreografia para o seu grupo. Se você está em Curitiba, aproveite as aulas de dança em curitiba para aprimorar suas técnicas.
Quais as danças mais populares da festa junina?
Algumas danças são bem populares nos festejos juninos, como as que constam nesta lista a seguir. Conheça as principais danças de festa junina com a nossa explicação abaixo.
- Arrasta-pé: como essas danças, no início, eram realizadas em locais de terra batida, as pessoas se movimentavam sem tirar os pés do chão para não levantar a poeira. Esse estilo de dança é de "dois para lá e dois para cá";
- Forró: essa dança é realizada em pares. Os parceiros ficam de frente um para outro, formando um abraço fechado, e se movimentam conforme a coreografia;
- Quadrilha: existem várias coreografias de quadrilha, e alguns exemplos são: anarriê, balancê, túnel, preparação do grande baile, etc. É possível conhecer cada uma dessas coreografias na nossa lista acima;
- Baião: alguns passos do baião são: rodopio, balanceio e passo de calcanhar;
- Dança de fitas: as pessoas dançam em torno de um mastro;
- Xaxado: os seus movimentos são parecidos com os do sapateado, já que os passos são laterais e realizados com o arrastar dos pés;
- Xote: é uma dança com movimentos calmos e realizada em pares. Alguns dos seus passos são troca de lugar com giro e básico frente e trás.
Qualquer um desses estilos de dança traduz a rica tradição nordestina do nosso país. Isso porque todos esses estilos são carregados de história. Além disso, os seus movimentos e passos são muito bonitos!
No curso de dança, o aluno pode aprender todas essas danças populares de festa junina. Portanto, se você tem interesse em realizar uma aula de dança, recomendamos que fale com um tutor do Superprof!
Qual a origem da festa junina?
A origem da festa junina se deu no século XVI. Isso porque era comum a realização de festas juninas em Espanha e Portugal. Ela chegou ao Brasil somente quando os portugueses colonizaram o nosso país.
Essa festa tinha forte conotação religiosa, sendo uma celebração a São João. Vale ressaltar que, por isso, o evento se chamava "festa joanina". Porém, quando essa passou a ser comemorada em junho no Brasil, o seu nome mudou para "festa junina".
No Brasil, a festa junina ganhou "outra cara", sendo adicionados aspectos culturais indígenas e afro-brasileiros a esse festejo popular. Apesar de ter mantido a conotação religiosa, também podemos perceber fortes tradições caipiras nos festejos juninos.
Ela se popularizou, principalmente, no Nordeste do Brasil, onde podemos curtir os maiores festejos juninos do mundo: em Caruaru - PE e em Campina Grande - PB. Além disso, também ocorrem festas juninas no Ceará, Maranhão, Piauí, Bahia, Sergipe, etc.
Esses festejos juninos são maravilhosos. Podemos assistir às quadrilhas, saborear comidas típicas feitas de milho e dançar muito forró. Portanto, vale a pena comparecer aos melhores eventos juninos do Brasil.
5 melhores festas juninas do Brasil!
Muitas pessoas não imaginam, mas as melhores festas juninas ocorrem no Brasil. Inclusive, as duas maiores do mundo são de Caruaru e Campina Grande. Essas atraem milhões de pessoas durante o mês de junho.
As festas juninas mais conhecidas ocorrem em Caruaru, Campina Grande, São Luís, Aracaju e Teresina. Porém, o nordeste inteiro fica em festa durante o mês de junho. É possível acompanhar eventos em Fortaleza, Aracati, Maracanaú, Recife, Salvador, etc.
Se você quer conhecer os melhores festejos juninos do Brasil, veja a nossa lista que separamos, a seguir. Assim, você pode conhecer um pouco mais cada um desses eventos e fazer uma boa escolha para curtir essa época do ano!
- Caruaru (Pernambuco)
O São João de Caruaru ocorre durante o mês de junho, havendo eventos todos os dias. Vale ressaltar que esses maravilhosos festejos se iniciam no dia 1 e terminam somente no dia trinta. Portanto, durante esse período, toda essa cidade pernambucana respira festa junina!
Em Caruaru é possível ver bandeirinhas e fogueiras por todos os lugares. Além disso, há várias barraquinhas de comidas típicas, as quais o visitante pode saborear canjica, pamonha, milho verde e cuscuz.
- São Campina Grande (Paraíba)
Assim como o de Caruaru, o evento junino de Campina Grande também é grandioso. Ele é conhecido por ter vários shows de artistas de forró e festivais de melhores quadrilhas. Portanto, é uma diversão e tanto conhecê-lo.
Vale ressaltar que esse festejo é muito popular, e por isso há uma infraestrutura grandiosa para a realização dos eventos e para receber pessoas do Brasil e do exterior. Já que o índice de turismo aumenta nesse período, a cidade volta sua atenção totalmente para a realização dessa festa.
- São Luís (Maranhão)
A festa junina de São Luís possui uma característica específica: lá ocorre a comemoração do bumba meu boi, o que torna esse evento ainda mais bonito e surpreendente. Nos festejos juninos maranhenses também ocorrem vários shows e quadrilhas e há várias barracas de comidas típicas!
- Aracaju (Sergipe)
Esse evento também pode ser chamado por outro nome: Forró Caju. Durante o mês de junho, a capital sergipana oferece vários eventos para todos curtirem bastante, como shows e quadrilhas. Além disso, é montada uma cidade cenográfica que remete à região caipira.
- Teresina (Piauí)
Em Teresina e diversos municípios do Piauí ocorrem festejos juninos - incluindo a cidade de São João do Piauí. Isso porque esses eventos já se tornaram tradição na capital piauiense. Portanto, esse é outro local muito recomendado para curtir esses festejos!
E aí, gostou de conhecer esse guia completo sobre a festa junina? Se curtiu o nosso conteúdo, deixe um comentário e compartilhe. E se você quer aprender quadrilha, faça aulas de dança com um professor particular do Superprof!


















