"A respiração é o berço do ritmo."
Rainer Maria Rilke

Nosso corpo é uma verdadeira ferramenta, capaz tanto do melhor quanto do pior para nossa saúde. Muitos o usam para aumentar seu bem-estar através de exercícios respiratórios, relaxamento da caixa torácica ou exercícios de ioga, por exemplo. Estes últimos permitem combinar exercício físico, respiração e meditação, trabalhando o inspirar e o expirar da melhor forma possível.

Conseguir administrar nossa respiração nem sempre é tarefa óbvia. Por exemplo, pesquisadores estimam que 30% a 45% dos adultos roncam regularmente durante o sono, e tudo isso é devido ao mau controle da respiração. Tal problema pode ser sanado, dentre outros, com a prática regular de aulas de yoga online ou presenciais, com um professor particular ou em sessões em grupo.

Você quer mais dicas sobre como melhorar o controle da respiração através do curso de yoga?  Então você veio parar na matéria certa!

Confira nosso guia sobre como fazer yoga em casa ou na academia da melhor maneira possível!

A importância de conjugar ioga e respiração

A ioga é uma disciplina apreciada pelos brasileiros que, com o passar dos anos, se dedicam cada vez mais à sua prática. Entre técnicas de respiração, alongamentos e o trabalho da plena consciência, a prática durante as aulas de yoga envolve um autoconhecimento preciso, especialmente em se tratando da respiração.

Dominar a respiração durante a aula de ioga é fundamental na hora de explorar a eficácias das poses desenvolvidas, assim como na hora executá-las corretamente. Por incrível que pareça, muitas posturas dependem mais de uma respiração correta e sincronizada com o movimento do que de flexibilidade e força.

Caixa toráxica, músculos abdominais, ritmo da respiração, coluna... Todos esses elementos são influenciados de maneira positiva quando se respira bem.

Respirar bem durante a prática da yoga requer estar atento e ouvir o corpo, as sensações e as dores (abdominais ou não). Para se acalmar e relaxar ao respirar profundamente, é preciso estar atento à eficácia da sua própria respiração. Porque sim, a respiração é uma ferramenta - e às vezes até uma arma - contra a ansiedade e o estresse. A respiração consciente ajuda a acalmar o sistema nervoso, tudo graças ao ar de nossas narinas.

O controle da respiração aumenta os benefícios da prática da yoga.

Diminuir o estresse, desempenhar melhores posturas e tornando-as ainda mais eficazes: esses são alguns dos objetivos de um bom controle da respiração durante a aula de ioga. Em plena consciência, cabe a nós relaxar o esterno, inspirar pelas narinas e expirar pela boca para obter um controle ideal do estresse. Isso porque, ao controlar a respiração torácica, a tensão muscular acaba sendo aliviada, beneficiando o corpo como um todo.

Veja ainda dicas sobre as poses de yoga mais empregadas durante as aulas.

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Aprenda a respirar melhor na yoga ouvindo seu corpo

Respirar é uma oportunidade de ouvirmos nosso corpo. Para tal, é preciso aprender a dominá-la - inspiração e expiração -, chegando a ser capaz de nos dedicarmos a uma respiração profunda. Às vezes nos esquecemos, mas nosso corpo e nosso metabolismo são muito bons indicadores da nossa saúde geral e de como a tratamos. Para sentir menos estresse, ansiedade ou ter pensamentos mais positivos, lembre-se, antes de mais nada, em respirar!

Quando temos dor em alguma parte do corpo - na clavícula, nas costas ou nos pés, por exemplo - podemos encontrar na respiração uma boa aliada para aliviá-las e acalmá-las. É preciso aprender também a ouvir seu corpo, pois ele irá dizer que funciona e o que não funciona.

O corpo também precisa de um tempo dedicado só para ele, e isso não tem nada a ver com o trabalho ligado à sua aparência. Assim como ter uma boa forma física (e aqui falamos de saúde e bem-estar e não de peso), ele também precisa de uma boa técnica de inspiração e expiração para ficar saudável. Ter um corpo saudável é sinônimo de se sentir melhor e a yoga é uma das atividades físicas que te ajuda a compreender e a dominar sua respiração!

Entre alongamento, meditação, foco, posição sentada e posição em pé, muitos são os atos diários que nosso corpo realiza e que exigem uma respiração adequada. Cabe a nós aprender a observar nosso corpo e a decifrar o que ele nos diz: se está tudo bem ou se existe uma dor em algum lugar.

Quer fazer aula de yoga para iniciantes?

Lembre-se sempre de respirar corretamente na hora fazer exercícios como a prancha durante as aulas de ioga.

Uma respiração através das narinas, um pouco como Darth Vader, irá promover a calma e a descompressão, contribuindo para o afastamento do estresse em tempos sombrios.

Confira algumas dicas de meditação na ioga a serem colocadas em prática no seu dia-a-dia.

Siga as poses de yoga e respire melhor

Ao exalar conscientemente todo o ar de nossos pulmões pelas narinas durante as aulas de yoga (e também fora delas), conseguimos apreender a dominar nossa respiração.

Saber respirar corretamente, como dissemos antes, contribui enormemente para uma melhor execução de posturas de ioga. No entanto, algumas delas exigem uma respiração específica. É exatamente nesse momento que devemos fazer uso da nossa capacidade de observação e adaptabilidade, pois é preciso entender a maneira de se respirar para conseguir executá-las.

Uma sequência de posturas pode rapidamente nos cansar. É exatamente nesse momento que o movimento dos exercícios precisa ser associado à maneira como se respira: deixe-se levar pela energia e pelo fluxo da sequência de poses que a respiração acabará por fluir.

Como a maioria das posturas de yoga é estudada para nos fazer trabalhar uma parte muito específica de nossa respiração, precisamos saber como aproveitar essa oportunidade para aprofundar nossos conhecimentos e habilidades sobre o assunto.

Dominar a respiração significa dominar o modo de vida que se leva, pois e maneira como respiramos influencia - e muito - no nosso bem-estar, interferindo diretamente em nossas atividades diárias. As posturas de yoga são um meio muito bom para se trabalhar o domínio e o conhecimento da sua própria maneira de respirar.

Uma saudação ao sol, uma posição do cachorro e um nidra: tudo é reunido para trabalhar completamente a respiração!

Baseado no princípio de que cada postura é benéfica para a nossa respiração, precisamos confiar nos benefícios da yoga, deixando as sequências de posições fluírem juntamente com a respiração durante as sessões de prática da modalidade. Permitir o corpo a se dedicar aos exercícios de ioga o deixará mais leve e mais fluido. Se você anda ficando sem ar enquanto executa suas poses de yoga, então fique atento, pois elas foram feitas para nos relaxar e não nos exaurir. Ou seja, você deve estar fazendo alguma coisa que não está totalmente certa.

A prática da ioga nunca estará completa sem um bom domínio da respiração.

Aprender a respirar: este é um dos ensinamentos da ioga. Através de variados exercícios, esta modalidade de atividade física tem a qualidade de diminuir, e até mesmo combater, vários males, principalmente quando eles estão associados ao estresse. Sendo assim, precisamos aprender a respirar corretamente em cada tipo de exercício: ao curvarmo-nos para trás, adotamos um tipo de respiração; sentados, outra; em pé, outra ainda. No final de uma sessão bem executada podemos perceber o quanto um bom domínio do seu corpo passa sempre pelo domínio da sua respiração!

Ouça o conselho do professor de yoga para controlar a respiração

São vários os exercícios que nos permitem aprender a controlar nossa respiração. No entanto, participar de uma aula da yoga, individual ou coletiva, é uma aposta segura, já que um professor está presente para nos orientar e ajudar na hora de respirar corretamente.

Se hoje o professor é um expert no que diz respeito à ioga, é porque um dia ele já foi um aluno que inevitavelmente encontrou os mesmos problemas que você enquanto tentava relaxar durante suas primeiras aulas. Sendo assim, ele entende perfeitamente suas dificuldades, sendo capaz de te orientar em como respirar bem da melhor maneira possível. A ele deve ser dada plena confiança na hora de observar, avaliar e corrigir os exercícios para que eles sejam bem feitos, pois assim somos capazes de progredir.

Fazer aulas de yoga com um professor experiente é uma mistura de educação e bem-estar!

Seja qual for sua ambição, aprender a dominar sua respiração na ioga não faz parte do "jogo". O professor está lá para mostrar o caminho certo a seguir, auxiliando o aluno a adquirir total compreensão e adequação de si mesmo e do seu corpo.

Além de uma boa respiração, é preciso também pensar em trabalhar na tonificação muscular, nos exercícios de aquecimento e na prática de meditações. O conjunto de elementos que compões uma boa sessão de yoga é o que permite evitarmos ataques de pânico e estresse brutal. Respiramos instintivamente desde que nascemos. Agora, chegou a hora de respirarmos conscientemente, nos beneficiando ainda mais dessa habilidade vital com a qual todos somos dotados.

Descubra como ter um bom alinhamento no yoga.

Respirar conscientemente é uma tarefa a ser aprendida por todos na aula de ioga.

Resumindo...

A ioga parece ter se tornado uma disciplina simples e acessível. No entanto, a verdade é que ela é muito mais complexa do que imaginamos quando não a praticamos. Ela nos permite pensar e administrar nosso corpo de maneira diferente, como um conjunto de elementos constituintes de nosso ser, e tudo isso começa pela respiração! Graças a diferentes elementos, aprendemos a dominá-la, passando a executá-la de maneira mais eficiente.

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Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.