Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda as maneiras de desenhar

De Carolina, publicado dia 07/02/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Quais são as diferentes técnicas do desenho?

Um artista completo pode usar todos os tipos de técnicas. Mas, para chegar lá, muitas vezes leva longas horas de trabalho atrás de seu cavalete ou folha branca.

Carvão vegetal, sanguínea, grafite, lápis de cor, giz preto, canetas, pintura a óleo e assim por diante… Os desenhistas não deixam de explorar todos esses recursos para ter o melhor resultado possível com o desenho (conhece o industrial?)!

Enquanto alguns preferem desenhar um retrato em carvão, outros vão gostar de reproduzi-lo com lápis de cor.

Isso depende de você, desenhista e artista!

Então, você prefere uma caneta ou grafite?

Carvão para esboços

Podemos progredir após algumas semanas de pintura?

Você já começou a desenhar com seu curso de desenho online ou presencial?

Desenhar a natureza é fazer bem para si mesmo Um dia, seu muro vai estar assim com seus desenhos e pinturas

Seu professor começa apresentando as muitas técnicas que um pintor pode usar para começar seu desenho.

Entre essas técnicas, encontramos o carvão vegetal. É como se fosse um bastão de carvão vegetal do arbusto que leva o mesmo nome.

É uma das primeiras ferramentas utilizadas pelos seres humanos para representar a realidade em uma superfície plana. Ele é utilizado desde muito tempo como lápis para traçar os contornos de um desenho e até mesmo colorir.

Com carvão, você se diverte realizando traços finos ou grossos em função da  inclinação que você dá a sua ferramenta. Isso que é um companheiro de desenho incrível! Não é necessário tomar uma paleta de lápis: um único carvão pode ser suficiente para fazer um desenho.

Apenas algumas variações de carvão podem ser usadas para desenhar. Ele permite que você avance seu estilo de aprendizagem no desenho (caricatural?).

O carvão pode ser macio ou mais seco e, portanto, mais duro.

Quando o carvão está seco, é fácil de usar para desenhar linhas claras para fazer um esboço, por exemplo.

Durante o meu curso de desenho, alguns dos meus colegas utilizaram esse estilo de carvão para desenhar as linhas de seus desenhos na tela. É uma maneira de colocar as primeiras linhas sem que isso seja definitivo.

De fato, o carvão é fácil de desaparecer e, portanto, de apagar!

Em falar nisso, nunca use a borracha que usa normalmente para apagar o carvão… Para isso, prefira o esfuminho, aquela borracha macia que parece uma massa. Ela torna possível apagar aos poucos os traços indesejados no desenho para evitar manchas.

O carvão que é flexível e muito macio é utilizado no desenho afim de contrastar os traços e a sombra. Ele permite fazer algumas variações e trazer algumas sombras e luzes.

Encontre um bom curso de pintura em tela no Superprof!

Carvão vegetal, grafite tudo serve para desenhar Tão realista que nem parece de verdade!

Com carvão, é muito mais fácil obter lindos degradês que com uma lápis de grafite. Ele esfumaça para dar áreas borradas a seu desenho. Além disso, também permite fazer traços finos e grossos, como quiser!

Cuidado! Ele é frágil e difícil de fixar ao longo do tempo. Então, pense em proteger seu desenho com um vidro para eles não desaparecerem.

O carvão também suja muito: é carvão! Preste atenção a sua roupa, especialmente aos dedos e às mãos, quando estiver trabalhando para que você não estrague tudo e manche seu desenho.

Para aprender o desenho, o carvão vegetal não é necessariamente a ferramenta mais fácil. Mas, depois de algumas horas desenhando com o lápis, você é capaz de dominá-lo! O carvão vegetal é uma boa ferramenta para desenhar rostos, personagens, corpo humano. Com ele, você faz um desenho realista e com profundidade.

Então, ele se trata de uma ferramenta para colocar em todos os bolsos dos desenhistas!

Descubra também o que o desenho de imprensa

A pedra negra para paisagens

Como usar lápis de chumbo? Aprender novas técnicas pode melhorar seu desenho!

A pedra negra é uma ferramenta que não pensamos necessariamente no primeiro desenho.

No entanto, ela dá uma nova dimensão aos desenhos porque ela permite de fazer desenhos brancos no papel colorido.

A pedra preta é feita de carbono e argila. Ela é macia, resistente e fosca. A cor preta é intensa e aveludada. Mas você se pergunta como é essa pedra?

Nas prateleiras das lojas de arte, você pode encontrar a pedra negra na forma de um lápis ou giz retangular. E a vantagem é que ela está disponível em cores brancas, pretas ou outras. Você pode encontrar lápis  H, HB, B, 2B ou 3B.

É possível usá-la como único material para o seu desenho.

Meu conselho é usar uma folha colorida, sépia ou até mesmo preta. Os lápis de pedra negra branca dão originalidade aos seus retratos.

Você também pode notar que, ao lado dos lápis de pedra preta, encontramos regularmente lápis estranhos todos brancos nas lojas. Esses lápis são os esfuminhos, como falamos mais cedo. Diferente da massa macia, podemos encontrá-lo também em forma de lápis. Essa ferramenta, como o nome sugere, ajuda a esfumaçar os traços feitos com a pedra.

Assim, a pedra negra é um pouco semelhante ao carvão vegetal. Pode ser usado em qualquer meio, mas suja menos que o carvão vegetal. Também é mais precisa que o carvão (mas menos que o lápis de grafite).

O material adere melhor ao papel que o carvão vegetal e assim se estabelece melhor no tempo. O preto permanece intenso mesmo quando se usa o borrão, mas também é fácil fazer gradações. Por outro lado, muitas vezes é necessário apontar o lápis da pedra preta.

Descubra as diferentes técnicas para desenhar Desenhos como este são feitos com os materiais que citamos aqui

Essa técnica de desenho requer um pouco de treinamento, mas permanece ao alcance de todos os desenhistas aprendizes. A principal dificuldade é que é mais fácil corrigir erros em tons claros que em tons escuros. Assim, é possível “apagar” com um borracha e um esfuminho tradicionais, mas o papel não volta a cor branca original.

Várias etapas podem ser seguidas para aprender a desenhar melhor com a pedra negra:

  • Coloque seu desenho em uma superfície: a técnica mais rápida e fácil é, claro, a da mesa iluminada. Mas se você não tem essa ferramenta, não entre em pânico, é possível fazer uma grade na sua folha. Em seguida, fazemos um pouco o contorno do desenho a lápis,
  • Desenho com a pedra: o verdadeiro trabalho começa agora. Nós desenhamos grosseiramente com a pedra,
  • Esfumaçar: é a maior parte do trabalho. Isso é para unificar os traços pretos com o esfuminho. Assim, é possível fazer os degradês com o esfuminho,
  • Realçar as luzes: com o esfuminho, aumentamos a luz e corrigimos os últimos pequenos defeitos.

Esse material é ideal para fazer nus, esboços, paisagens, retratos…

Sanguínea para retratos

Quais são as aulas de desenho para um iniciante? Faça aulas e workshops para aprender a desenhar com originalidade!

Dos desenhos de observação às ilustrações de criança, as técnicas de desenho podem desempenhar um papel importante no resultado final.

Embora todas as técnicas possam ser usadas para qualquer desenho, sé mais fácil, por exemplo, abordar um retrato com certos materiais, como carvão, pedra preta e sanguínea.

Ainda está se perguntando o que é o sanguínea?

Conhecido desde a antiguidade, foi apenas em Florença, no século 15, que os artistas começaram a usar a sanguínea como ferramenta para seus desenhos. Consiste em argila ferruginosa, que varia de vermelho claro a púrpuro.

Ela permite delimitar o desenho, mas também preenchê-lo com sombra e luz, dando lhe leveza.

Os exemplos mais bonitos são, claro, os desenhos de Leonardo da Vinci. Obras-primas reais onde o pintor estudou anatomia humana ao desenhar os corpos em seu papel. Ainda hoje, encontramos traços de seus desenhos em todos os lugares.

Eles são irrevogavelmente parte da história da arte.

A sanguínea foi muito bem sucedida nos séculos XVI, XVII e XVIII, antes de cair de volta ao esquecimento.

Os melhores cartunistas e pintores preferiram a pintura a óleo.

Hoje, essa técnica voltou à moda nas aulas de desenho oferecidas pelas oficinas. Ela permite que você melhore no seu próprio ritmo e expresse um estilo um pouco mais raro que com grafite.

Grafite para o contraste

Precisamos de quais materiais de arte para saber desenhar? Como trazer os contrastes e os jogos de sombra e luz em uma folha de papel?

Você quer fazer quadrinhos ou um diário de viagem?

Mas que material de desenho usar?

A primeira ferramenta que pensamos ao fazer um desenho é sem dúvida o lápis de madeira, lápis cinza ou lápis de papel (não discutiremos aqui o vocabulário usado por cada região). É carbono natural ou artificial cristalizado, quase puro. É de cor preto-cinzento, macio e maleável.

Lembre-se, já no jardim de infância, os professores colocavam lápis em suas mãos para que você aprenda a se expressar. Passo a passo, você fez desenhos mais bonitos.

Utilize todos os meios que estiverem a seu alcance para ilustrar Quais materiais são necessários para pintar e desenhar?

Nós sempre usamos esse lápis, também chamado de grafite. E alguns apaixonados por artes visuais e desenho usam apenas esse material para fazer seus desenhos. Isso pode levar a interpretações incríveis.

Saiba que esse material já foi usado por nossos queridos antecessores, homens pré-históricos!

Eles usavam pigmentos e madeira calcificada para fazer alguns traços nos muros das grutas.

Hoje, os lápis de grafite podem ser classificados em várias categorias. Essas categorias variam de:

  • 9H a 9B,
  • A letra H indica lápis bastante rígidos,
  • A letra B indica que os lápis são bastante negrito,
  • O HB é o meio termo entre um lápis seco e gorduroso.

Encontre um bom curso de desenho artistico no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar