Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como estudar a língua japonesa no país?

De Carolina, publicado dia 18/04/2018 Blog > Idiomas > Japonês > Onde aprender japonês no Brasil?

Você já deve saber que São Paulo é uma das cidades brasileiras que mais recebeu imigrantes japoneses no Brasil, certo?

Mas você sabia que a cidade acolhe a maior comunidade japonesa fora do Japão? Isso mesmo, do início do século XX até meados dos anos 70, a cidade foi o polo da chegada dos japoneses pelo porto de Santos.

Hoje, os japoneses e descendentes de japoneses são mais de 1,5 milhão no Brasil. Pode ter certeza que a maioria se concentra na capital e nas cidades metropolitanas de São Paulo!

Aprenda o idioma nipônico no Brasil A modernidade é uma marca japonesa

Mas não há aulas de japonês somente em São Paulo, ao contrário! Em todo o país, existem instituições, escolas e professores particulares dessa língua tão rica e exótica para a gente! Veja aqui nossa seleção de escolas e centros também no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Brasília e Porto Alegre!

 

Onde aprender japonês em São Paulo?

Como dizemos acima, a maior cidade do Brasil tem a maior comunidade japonesa fora do Japão! Algo impressionante visto a distância do país oriental do nosso querido Tupiniquim! Para se ter uma ideia, um bairro é especialmente dedicado a essa comunidade perto do centro da cidade, o bairro Liberdade!

Lá, você encontra lojas, mercados, produtos, restaurantes, arquitetura, decoração, tudo com ares nipônicos! Você já deu uma voltinha?

Então, Sampa e Japão têm tudo a ver! Então, por que não aproveitar dessa conexão histórica tão importante e fazer aulas de japonês na cidade da garoa?

Para ficar craque na língua japonesa em São Paulo, você pode fazer aulas em escolas especializadas no idioma, centros culturais, através de curso de japonês online e, principalmente, com professores particulares!

Aliança Cultural Brasil – Japão
Centro de Língua Japonesa (Fundação Japão)

O centro cultural tem uma parceria com a Fundação Japão em São Paulo e oferece vários tipos de aula de japonês e para vários níveis: Beabá do Nihongo, Marugoto Fundação Japão, Marugoto Aliança, Japonês Intermediário (Hikari), Japonês avançado (Nozomi), Grupos Especiais.

Veja aqui as descrições do curso Marugoto Fundação Japão disponíveis no site da Aliança Cultural Brasil – Japão:

“O curso utiliza os livros Marugoto Língua e Cultura, utilizados nos 28 países em que é ministrado, proporcionando aos alunos diretrizes consideradas referência para o ensino, aprendizado e avaliação do idioma. Este material didático é elaborado especialmente por professores da The Japan Foundation, fundamentado no JF Standard for Japanese-Language Education.

Esta metodologia é voltada a alunos a partir de 18 anos de idade e inclui não apenas o aprendizado do idioma, mas também atividades sobre a cultura, o dia a dia, os costumes e as tradições dos japoneses.

Neste semestre, dois novos módulos foram inaugurados. O Introdutório Rikai, às quartas-feiras, das 14h às 16h, voltado àqueles que não tenham nenhum conhecimento do idioma, bem como o Intermediário 2-B, o módulo mais avançado do curso, para alunos que já conhecem os alfabetos, com boa fluência de leitura e conversação.

Aprenda a cozinhar japonês Comer e aprender a cultura japonesa

O dinamismo das aulas e a abordagem de todos estes assuntos, sempre atualizados, são alguns dos diferenciais do curso, que triplicou o número de alunos em seus cinco anos de existência.

Desde 2012, com a primeira turma, o curso vem recebendo grande procura não apenas de descendentes de japoneses, mas também de pessoas de todas as idades e origens, por diversas razões, desde interesse em mangás, animes ou artes marciais japonesas, até funcionários de empresas japonesas ou pessoas que sonham, um dia, em fazer uma viagem à Terra do Sol Nascente.”

Onde aprender japonês no Rio de Janeiro?

o Rio de Janeiro também tem uma cultura forte do Japão, acredita? Somente na capital, há a Embaixada do Japão no Brasil, Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, etc. Então, confira a grande oferta na cidade maravilhosa de centros, escolas e professores de japonês!

Com certeza, a capital carioca não vai deixar a desejar na oferta de escolas e programas japoneses para se fazer no dia a dia.

Também para aprender a língua japonesa, claro!

Há inúmeros festivais, restaurantes, centros que difundem os hábitos e cultura do Japão!

Mas para você que quer aprender a língua japonesa, conheça as principais escolas, centros e professores de japonês no Rio de Janeiro.

Instituto Cultural Brasil – Japão

O Instituto Cultural Brasil Japão é um grande difusor da cultura nipônica no Rio de Janeiro. Nele, podemos aprender várias questões da cultura japonesa em diferentes cursos.

Mais informações do site da instituição:

“O Instituto Cultural Brasil Japão – ICBJ tem se destacado como expoente na capacitação de pessoas que buscam fluência na prática da Língua Japonesa. O ICBJ já habilitou milhares de alunos em seu curso de línguas, entre os quais estudantes, profissionais liberais, atletas, autoridades públicas, entre outros.

O ICBJ ministra cursos de: Língua Japonesa, Nihon Ryori (Culinária Japonesa), História & Cultura do Japão, Ikebana (Arranjo Floral), Origami (Dobradura de papel), Oshi-ê (Desenho em alto relevo), Shodô (Caligrafia Japonesa) , Nihonga (Pintura Clássica), Chanoyu (Cerimônia do Chá) e Clube do GO (Jogo de tabuleiro).”

Onde aprender japonês em Belo Horizonte?

BH não é só a Serra do Curral, Mercado Central e Cruzeiro, Atlético Mineiro, Mineirão… A capital mineira também tem muita cultura, inclusive do Japão!

Sim, a a cidade tem muitas ofertas de cursos de línguas e claro, curso de japonês em BH! Por isso, preparamos uma lista com as principais escolas, centros culturais que oferecem o ensino da língua nipônica em Belô.

Aprenda a língua japonesa Faça aulas de japonês!

Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira

Criada por descendentes de japoneses instalados em Minas, a AMCNB oferece aulas de japonês na sede da associação, em Nova Cachoeirinha.

“Curso Língua Japonesa

Matrículas abertas!!!

Venha aprender a língua japonesa e conhecer mais sobre a cultura do Japão!

Contamos com professores altamente qualificados (com estágios periódicos no Japão) e com o apoio da JICA (Japan International Cooperation Agency) e da Prefeitura da Província de Yamanashi (Japão). Professores nativos, dinâmicos e experientes.

Onde aprender o idioma nipônico em Brasília?

Brasília é a capital do Brasil, mas pode ser também a capital para aprender japonês, sabia?

Tudo bem, sabemos que São Paulo é a cidade que tem a maior comunidade japonesa fora do Japão, correto? Mas Brasília tem centros culturais, escolas especializadas e professores de japonês que vão ensinar todos os mistérios dessa língua milenar!

Curso de graduação em Língua e Literatura Japonesa da Universidade de Brasília – UnB

Aqui você pode aprender japonês em nível superior! Na UnB, você pode fazer Letras com habilitação em japonês e até mestrado em língua e literatura japonesa.

E para quem quer fazer cursos de japones só para aprender a língua? É possível? Claro! A universidade de Brasília também disponibiliza aulas para quem quer aprender a falar, escrever e compreender a língua nipônica:

“Programa Permanente de Extensão – UnB Idiomas – do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo do projeto é a oferta de cursos de extensão em línguas estrangeiras, nos diversos níveis, incluindo o Japonês, para comunidade interna e externa da UnB.” (informações do site da Embaixada do Japão no Brasil)

Onde aprender o idioma nipônico em Porto Alegre?

A cidade de Porto Alegre tem vários atrativos: o rio Guaíba, Mercado Público, Monumento aos Açorianos, Usina do Gasômetro, Fundação Iberê Camargo, o Monumento ao Expedicionário no Parque Farroupilha…

Além desses monumentos imperdíveis, a capital gaúcha é cheia de cultura e oferta de aulas de línguas!

O japonês também é presente em POA com várias escolas e professores que ensinam essa língua tão inspiradora, rica e complexa!

Associação da Cultura Japonesa de Porto Alegre

A associação foi criada para atender a comunidade japonesa e os descendentes de japoneses presentes na capital gaúcha. Mas, claro, também divulgam a cultura e a língua japonesa para todos os habitantes de Porto Alegre. Veja informações sobre o curso de japonês de acordo com o site da associação:

“Com início em fevereiro, as aulas acontecem uma vez por semana com duração de 3 horas. O ensino da gramática, escrita e conversação é feita de maneira gradual e as turmas são separadas em níveis desde o iniciante ao avançado. Caso seja necessário é feita avaliação para nivelamento.

Para maiores informações de horários e turmas entre em contato.”

Onde aprender o idioma nipônico em Recife?

Recife tem o melhor carnaval do mundo, sabia?

Além disso, tem uma cena musical de dar inveja: Nação Zumbi, Eddie, Mundo Livre S/A, Cordel do Fogo Encantado…

Aprenda a língua japonesa in loco Conheça os lindos templos no Japão

Sem contar com a grande quantidade de monumentos incríveis: o centro histórico, a cidade de Olinda pertinho, há muitas coisas para se ver em Recife!

E você também sabia que a cidade é a capital do frevo? E tem várias festas populares e alguns tubarões que aterrorizam a orla da cidade? Isso quase todo mundo já sabe!

Mas você sabia que a capital pernambucana tem muita cultura, principalmente quando se trata do aprendizado de línguas! Aprenda japonês em Recife!

ssociação Cultural Japonesa do Recife

A associação recifense oferece vários tipos de aulas relacionadas à cultura japonesa: Oficina de culinária, Ikebana, Escola de Língua Japonesa, Curso básico de teoria musical, origami, corte e costura, temari…

Veja como funcionam as aulas (de acordo com informações do site):

“Oficina de Culinária Japonesa

A Associação Cultural Japonesa do Recife planeja difundir a cultura gastronômica japonesa às próximas gerações. E pretende realizar, no Kaikan, aulas de culinária japonesa, uma vez por mês.
Esta oficina de culinária japonesa será realizada próximo ao horário de almoço e a comida preparada seria degustada junto com as famílias dos participantes.
A proposta é que sejam comidas caseiras japonesas.

Ikebana

As aulas serão ministradas aos sábados (de 15 em 15 dias) com a professora Yoshie Wakiyama, presidente da Associação de Ikebana do Recife.
Turma de no máximo 10 pessoas, e não existe limite de idade.

Corte e Costura

Um curso especial onde você aprenderá a fazer um Yukata e um Happi.
Precisamos primeiramente formar uma turma de até 10 pessoas. Caso haja interesse, favor entrar em contato com a secretaria.
As aulas ocorrerão aos sábados.”

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar