Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Por que se mudar para a península itálica?

De Fernanda, publicado dia 30/04/2019 Blog > Idiomas > Italiano > 10 razões para morar na Itália!

Viajar para a Itália é uma experiência que muitos brasileiros já vivenciaram: seja no sul ou no norte do país, em Roma, Veneza, Nápoles ou Sardenha. No entanto, quando falamos em morar na península italiana a coisa muda de figura!

Morar na Itália é bem diferente de passar alguns dias por lá a turismo. Cada vez mais brasileiros estão fazendo o possível para se mudar definitivamente para a Itália, a trabalho ou para estudos.

E as razões são muitas: a gastronomia, sítios arqueológicos ou patrimônios históricos, a cultura italiana, enfim! São várias tentações que esse país pode oferecer para aqueles que sonham em se estabelecer por lá !

Se você ainda está em dúvida, nós preparamos um top das 10 principais razões para você se mudar para a Itália, de norte a sul, do Etna ao Vesúvio, passando por Bolonha!

Viver na Itália: a culinária

Quais são as razões para ir para a Itália? Existe algo melhor no mundo do que pizza?

Viajar à Itália significa saborear a culinária dos italianos!

Essa gastronomia de renome internacional está frequentemente no topo da lista de cozinhas favoritas em escala global. Claro, você pode desfrutar de pizzas e massas no Brasil, mas não são nada parecidas com as de know-how italiano!

Aqui está uma lista não exaustiva de pratos que podem ser degustados na península italiana:

  • A pizza, a verdadeira: a de Nápoles,
  • Espaguete à bolonhesa,
  • As lasanhas,
  • O Bife à milanesa (da cidade de Milão),
  • Spaghetti alle vongole (com mariscos),
  • A verdadeira massa alla carbonara ou ao pesto,
  • Osso-bucco, especialidade de Milão,
  • Os tomates mozzarella,
  • Risotos com múltiplos sabores.

Além da comida, há também a bebida, e nisso os italianos estão longe de serem os últimos. Seja no norte ou no sul da Itália, vinhos de prestígio são degustados como os famosos vinhos Chianti ou Abruzzo. Atenção: é aconselhável consumir Spritz com moderação!

Itália: uma cultura magnífica

Da baía de Nápoles à Apúlia, a Itália é um país extremamente cultural. Por sua arquitetura, como a Basílica de São Pedro, ou com as coleções dos Museus do Vaticano, a riqueza cultural dos italianos é uma das mais famosas da Europa, além de ser muito rica.

Todos os passeios são interessantes: nada melhor do que admirar a esplêndida fonte de Trevi na cidade de Roma ou passear em uma gôndola durante o carnaval de Veneza!

A Itália tem tantos lugares para descobrir! Não vamos nos esquecer de seus famosos monumentos, como a Torre de Pisa e da Basílica de São Marcos. Recomendamos visitar a Capela Sistina pelo menos uma vez: uma obra-prima da arte renascentista italiana!

Para entender melhor a língua, que tal fazer cursos de italiano online?

O clima da península italiana

O Mar Mediterrâneo dá à península italiana um dos climas mais procurados no mapa europeu!

O país tem nada menos do que 248 praias, nas quais é possível se bronzear e apreciar os encantos do Mar Adriático ou do Mare Nostrum. Imagine viver à beira-mar com um sol radiante todas as manhãs?

Por outro lado, a Itália também permite que você curta as alegrias do clima de inverno, especialmente nos Alpes, no Piemonte. A oportunidade de organizar umas pequenas férias e fzer esqui no seu país de residência!

Finalmente, se você prefere mais o lado da ilha, o clima siciliano pode atrair fãs de Sirocco! Mas cuidado com as épocas de seca!

Viajando pela Itália: paisagens de tirar o fôlego

Descubra as razões para viajar e se estabelecer permanentemente na Itália com o Superprof! Difícil ser mais idílico que isso!

A Itália é, sem dúvida, um belo país e a diversidade de suas paisagens, tais como cartões postais, é um convite para se estabelecer por lá para sempre.

Aqui está uma pequena lista de lugares imperdíveis na península italiana:

  • Cinque Terre, na Riviera italiana,
  • A ilha de Burano, perto de Veneza,
  • Toscana e seus prados de conto de fadas,
  • A beleza da ilha siciliana,
  • A típica aldeia de Portofino,
  • A costa leste da Calábria,
  • O Paco Sigurtà, não muito longe do Lago de Garda,
  • O vale de Stirone e suas paisagens sublimes.

Não é de se espantar que a Itália esteja em quinto lugar nos destinos turísticos mundiais. Imagine viver no meio desse esplendor!

Precisa de aulas de italiano?

Elegância italiana na bota

Na Itália, a moda é um elemento cultural primordial.

Se a capital da moda é Milão, é provavelmente graças à galeria Vittorio Emmanuele II, que está repleta de butiques de luxo de grandes estilistas como Dolce & Gabana ou Prada. Além disso, todos os anos, é realizada a fashion week de Milão, durante a qual a moda italiana se torna foco mundial.

Viver na Itália também permite que você faça compras em todos os lugares e encontre roupas que não podem ser encontradas no Brasil. Se você gosta de se vestir bem, não hesite em imigrar para a península italiana!

Em geral, também podemos dizer que os italianos e as italianas são muito bonitos! Eles realmente têm um charme especial, já reparou?

Ir para a Itália: a simpatia dos italianos

Os italianos são bem conhecidos por estar sempre de bom humor!

Quando pensamos nesse povo, já imaginamos seus gestos de mão enquanto falam, sempre sorrindo e agindo como grandes sedutores. Boa notícia: nada disso é clichê!

Acrescente a isso uma ausência de arrogância e uma simplicidade que faz os italianos aproveitarem a vida de verdade: eles vivem a dolce farniente!

Muitos brasileiros afirmam que a simpatia pelo povo é percebida desde  o primeiro dia: por um lado, você facilmente ganhará azeitonas ou lasanha caseira e, por outro lado, sua vida privada vai ser muito respeitada. Os italianos são respeitosos e disciplinados quando se trata de liberdade, e são solidários quando se trata de ajudar uns aos outros!

Por fim, os motoristas italianos, especialmente em Roma, são conhecidos por respeitar muito os pedestres, o que está longe de ser desagradável!

Um país com história milenar: descubra a Itália

Por que morar na bota italiana? Império Romano: a base da maioria das civilizações europeias!

Como todos sabem, a Itália é o lugar de onde Império Romano partiu para conquistar toda a Europa e o norte da África. Devido aos grandes esforços de conservação dos italianos por mais de quinze séculos, as ruínas deste passado glorioso são visíveis ainda hoje!

A visita do Fórum Romano ou ao Coliseu de Roma mostra a glória romana do passado:

“A glória das riquezas e da beleza é transitória e frágil; mérito, pelo contrário, é um bem bom imperecível “- Sallust

Imperecível como os grandes arcos dos imperadores ou as ruínas do templo de Vesta: não é por acaso que a Itália está cheia de monumentos listados como Patrimônio Mundial da UNESCO!

E eles não se restringem a Roma, como Pompeia, que ilustra a civilização passada, e como os muitos lugares para visitar em Ravenna. A história mais recente deixou para trás outros edifícios de prestígio, como o Palácio dos Doges em Veneza ou o Duomo de Milão.

Para os amantes da história, arte e cultura, este é o lugar ideal para se morar!

Vá morar na Itália pela qualidade de vida

Mesmo que a Itália faça parte da União Europeia e, portanto, o padrão de vida seja calculado em euros, podemos afirmar que existe quem mora lá tem qualidade de vida.

As maiores despesas são os gastos com o alojamento, claro! Mas no quesito alimentação, a Itália faz toda a diferença!

A comida é muito mais barata, especialmente em mercados onde você pode facilmente encontrar frutas e legumes orgânicos, que também são considerados excelentes. Em cidades pequenas, onde não há necessariamente um mercado, os vendedores ambulantes praticam preços muito atrativos.

No geral, é melhor comer alimentos locais: são mais baratos e de melhor qualidade!

Por fim, os restaurantes e bares são muito acessíveis. Por exemplo, alguns bares oferecem pizza se você comprar uma bebida. Isso não te dá vontade de querer se mudar para lá?!

A serena língua italiana

Logo que você se muda para a Itália, é rapidamente confrontado com uma língua que, para muitos, soa como algo totalmente novo a se aprender!

O italiano é a terceira língua da União Europeia e, fora o fato de ser um modo absolutamente magnífico de falar, dominar o idioma significa saber viver como um chef na oitava potência econômica do mundo…

O italiano tem muitas outras vantagens, como ser fácil de aprender e ser um grande trampolim para os idiomas latinos.

Sua musicalidade, sua gesticulação, tudo isso dá o charme aos italianos. Mudar para a Itália é uma boa maneira de aprender rapidamente e expandir seus horizontes:

“Uma língua diferente é uma visão diferente da vida” – Federico Fellini

Falar italiano é uma boa razão para ir morar na Itália. Você já fala uma das línguas mais bonitas do mundo, então por que não aprender mais uma?

Viver nas cidades da Itália: um paraíso para as crianças

Quais são as vantagens de se instalar e trabalhar na península italiana? Nada como morar na Itália para quem tem filhos! (fonte: TV.com)

É óbvio: se você não é uma criança e nem tem uma, esse argumento não significa nada para você. Mas pense nisso!

Começar uma família na Itália é uma ótima ideia!

Na escola, por exemplo: na compiti (lição de casa), os professores insistem nos pontos positivos diante dos críticos, sempre construtivos. O sistema é considerado menos competitivo, o que melhora a autoestima e a motivação dos alunos! Afinal, lá é o berço do método Montessori!

Outro ponto importante é a proteção das crianças na lei italiana, especialmente em caso de divórcio. É preciso pensar no futuro e no que queremos oferecer aos nossos filhos!

Você sempre quis viajar para a Itália? Bem, então Superprof pode ajudá-lo a planejar sua viagem, ensinando sobre os passos necessários e a língua italiana!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar