Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

É preciso saber falar bem italiano para morar na península itálica?

De Fernanda, publicado dia 30/04/2019 Blog > Idiomas > Italiano > Qual nível do idioma é preciso ter para morar na Itália?

“Você pode ter o universo se eu puder ter a Itália.” – Giuseppe Verdi

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (Istat) referentes a 2016, há 43.783 brasileiros vivendo legalmente na Itália.

Gastronomia, moda, arte, história: a Itália tem muito a seduzir. Para fazer uma carreira, estudar ou simplesmente descobrir o país, ainda é necessário aprender a se comunicar em italiano e realmente desfrutar da Itália.

Nápoles, Siena, Bolonha, Roma, Turim, Palermo, Florença… Qualquer que seja sua nova cidade anfitriã: será que você tem o nível suficiente da língua para integrar com sucesso na sociedade italiana? Resposta abaixo!…

O nível de italiano de acordo com o seu projeto

Você quer morar na Itália para encontrar trabalho ou continuar seus estudos? Mas será que é obrigatório falar italiano antes de viajar para o país? Qual nível da língua é recomendado para viver em harmonia com os falantes nativos?

Seja qual for a língua que você esteja aprendendo ou planejando aprender na Europa, ela estará sujeita aos diferentes níveis estabelecidos pelo QCER, o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. Os níveis são divididos em várias categorias, chamadas A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

Onde aprender italiano? Por que morar na Itália? | A Itália tem muitos argumentos!

Mas quais são esses níveis?

O nível A1 é o nível mais baixo em idiomas vivos (o A0 não existe). Este é o nível iniciante. É isso mesmo: lembra quando você começou a aprender as primeiras três palavras de inglês? É isso aí, você está aí. Este é o nível A1.

Os níveis de idioma aumentam gradualmente então. O nível C2 é o nível mais avançado no ranking do QCER. Tenha cuidado, não é porque você tem um nível C2 que significa que você é bilíngue. Muitas pessoas pensam que são bilíngues e no entanto estão fazendo o mínimo para manter uma conversa com um italiano.

Portanto: a designação bilíngue significa que você está tão à vontade na língua quanto como sua língua materna. Você conhece todas as sutilezas da língua italiana.

No seu CV, é melhor anotar o nível correspondente ao QCER para evitar qualquer mal-entendido.

O Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas baseia suas categorias em diferentes habilidades e capacidades (ler, ouvir, conversar, falar, escrever, etc.). É, portanto, uma questão de avaliar sua competência em termos de compreensão oral, compreensão escrita, expressão oral e expressão escrita.

Algumas ofertas de emprego exigem um nível específico para se qualificar para a posição e se candidatar. Algumas universidades também exigem algumas habilidades em italiano para que você possa ser admitido e frequentar os cursos corretamente.

Mas o nível recomendado do idioma para viver na Itália depende apenas do seu projeto e dos seus objetivos.

Ir para a Itália sem saber uma palavra: é possível?

Aprender italiano não é a atividade mais complicada da história das línguas modernas. Como um falante de português, às vezes é fácil entender as palavras sem ter feito um curso específico de italiano.

Uma verdade para todos os falantes de línguas latinas. Espanhol, Português, Italiano, Francês, todas estas línguas estão muito próximas do fato de sua origem.

É por isso que é possível ir à Itália sem saber uma palavra!

Apesar disso, vale a pena se esforçar um pouco antes de partir para a sua estadia na Itália, aprendendo algumas palavras e frases úteis. Embora a maioria dos italianos sejam prestativos, eles vão apreciar seus esforços de comunicação.

Uma vez lá, você pode começar fazendo aulas de idiomas para aprender o italiano de verdade. Por estar lá todos os dias, você vai aprender muito mais rápido!

Na hora de escolher seu alojamento, que tal optar por dividir sua casa ou apartamento com alguém? Na verdade, sem conhecer a língua, é difícil fazer toda a parte burocrática do aluguel de um apartamento, e administrar todas as despesas que isso implica.

Onde aprender italiano? Como se instalar no país da bota? | Pronto para fazer suas malas para a Itália?

Dividir seu apartamento com alguém é uma maneira de se familiarizar e pedir ajuda, se necessário.

Um pequeno conselho: tente não morar com brasileiros. Você corre o risco de não progredir depressa em italiano.

Quanto ao aspecto profissional, talvez seja um pouco mais complicado encontrar algo quando ainda não falamos italiano. Portanto, concentre-se em seus cursos de idiomas para alcançar rapidamente um nível ideal e encontrar um emprego, se desejar.

A parte mais difícil de aprender o italiano é a pronúncia: ela é tão forte que você vai levar muito tempo para se adaptar antes de entender. É muito comum entender melhor o italiano quando você lê um texto do que quando um italiano fala com você. É esse esforço de ouvir que vai ter de ser feito.

O mesmo funciona na expressão oral. Se você não assimilar rapidamente o sotaque italiano, os habitantes do país da bota também terão dificuldade em entender você. Tudo está na entonação.

Estude na Itália para progredir em italiano

Fazer aulas de italiano no Brasil é bom, mas fazer na Itália é melhor ainda. Todos os anos, milhares de estudantes escolhem viver na Itália por meio de um programa de intercâmbio, e assim progredir na bela língua latina.

Alguns alunos não sabem nada do idioma antes de entrar nessa aventura.

Mas, para muitos, a língua italiana não é um mistério. Ministrado em algumas faculdades e escolas de ensino médio, o italiano também pode ser aprendido em uma universidade. Em cursos de extensão, como Línguas, Literaturas e Civilizações Estrangeiras ou até mesmo em uma graduação de Letras, os alunos podem desenvolver suas habilidades no idioma e, muitas vezes, atingir um nível intermediário em poucos anos.

Ir para a Itália é então uma maneira de colocar todo esse conhecimento na prática e aprofundá-lo, praticando todos os dias. E aprender uma língua também é aprender uma cultura. Mergulhar em um país é uma ótima iniciativa para progredir em italiano.

Antes de embarcar na aventura de estudar na Itália, consulte escolas e universidades para descobrir como funciona o processo de admissão.

A maioria das universidades italianas organiza testes de nível italiano para a inscrição de estudantes estrangeiros. Se você não quiser passar por isso, é possível prestar o CILS ou o CELI no Brasil, certificações de italiano como língua estrangeira. Este teste é dividido em quatro níveis distintos. Se você atingir o nível dois, poderá entrar diretamente nas universidades sem ter que fazer o teste universitário.

Onde estudar italiano? Por que fazer aulas de italiano? Aprender a falar italiano é necessário para fazer amigos!

Seja bilíngue e faça uma carreira na Itália

Nem todos decidem ir para a Itália pelas mesmas razões. Alguns preferem desfrutar de um ano de estudos para descobrir a cultura italiana, outros estão planejando uma longa carreira no país de Dante. Mas para uma carreira na Itália, o nível do idioma exigido não é o mesmo que para um emprego de verão.

Se você deseja trabalhar por um ano com o visto de férias-trabalho, um bom nível de iniciante ou intermediário pode ser suficiente. Por outro lado, passar longos anos na Itália e ingressar em uma empresa vai exigir mais esforço.

Algumas empresas internacionais na Itália se comunicam quase todo o tempo em inglês. Neste caso, você terá que dominar o idioma de Shakespeare também. Mas se você quiser evoluir em um ambiente puramente italiano, você vai ter de aprender a falar fluentemente italiano.

É possível começar sua carreira com um nível iniciante do idioma, mas é necessário falar italiano muito bem para se comunicar claramente com seus colegas, seus clientes, etc., sem o risco de mal-entendidos.

Para provar seu nível de italiano em uma empresa, será muito apreciado obter o PLIDA, o teste de Conhecimento da Língua Italiana para Uso Profissional. Assim como o TOEFL em inglês, permite formalizar seu nível de italiano.

E nada impede que você continue com suas aulas de italiano em paralelo ao seu trabalho.

Aprenda in loco: a melhor dica!

Melhorar o seu nível de italiano no país é a melhor maneira de aprender a língua. Portanto, é possível ir para a Itália com qualquer nível. Dê a si mesmo tempo suficiente para progredir antes de se qualificar para posições que exijam um nível avançado de italiano.

Onde estudar italiano? Como se tornar bilíngue na Itália? | Leia ao máximo tudo em italiano para progredir.

Enquanto isso, e para aprender a língua mais rapidamente, é sempre possível fazer um estudo do idioma, entrar em uma escola de línguas ou fazer cursos intensivos com um professor de italiano.

Sua viagem para a Itália deve ser uma oportunidade para desfrutar de tudo ao seu redor e aprender o vocabulário e trabalhar sua pronúncia.

Os cursos de italiano no Brasil são pontuais e rapidamente esquecemos o que aprendemos de uma semana para outra. Na Itália, os estrangeiros são obrigados a se comunicar diariamente. Seja no comércio, no transporte público ou simplesmente fazendo amigos: é impossível não tentar falar italiano.

Para progredir ainda mais depressa neste novo idioma, você pode optar por ficar em uma família anfitriã ou aprender o idioma graças ao jornais locais e o rádio.

Tantas dicas que vão te fazer mudar de nível um pouco mais rápido. Comece agora!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar