Tem coisa melhor nessa vida do que viajar?
Acho que não né? Então imagine viajar por alguns dos destinos mais exóticos, com uma cultura excepcional e, de quebra, ainda ouvir e praticar uma das línguas mais encantadoras e sensacionais que existe! Estamos falando de uma viagem pelo mundo árabe, claro!
Se você está aprendendo ou quer aprender árabe, ou está buscando motivação para começar o seu curso de árabe, esse texto é para você!
A cultura, ou melhor, as culturas árabes estão entre as mais ricas do mundo. São milhares de anos de história para contar e encantar aqueles que se interessam por esse povo único no globo. A língua árabe é a cereja do bolo, dando um ar de "exoticismo" a essa cultura milenar.
Sendo a língua oficial em 27 países, o árabe é atualmente falado por mais de trezentos mil locutores, e tem se consolidado com uma importante língua nas relações internacionais e no mundo dos negócios.
Falar árabe é um "plus" no currículo, já que algumas das grandes potências econômicas como os Emirados Árabes Unidos e o Qatar são países arabofônicos. Uma boa razão para conhecer e aprender essa língua cujo alfabeto possui 28 consoantes, que instigam os novos estudantes da língua.
Ainda não está convencido de que vale a pena aprender o árabe? Conheça cinco países que vai fazer você se apaixonar pelo mundo árabe e aprender a língua desde já...
Marrocos: falar árabe no deserto do Saara!
No mundo árabe, o Marrocos é um dos países mais acessíveis ao turismo. Primeiramente pela fácil acessibilidade, já que é mesmo possível chegar de barco partindo da Espanha, pelo famoso estreito de Gibraltar. Segundo por que o turismo é uma das maiores atividades do país, o que garante direito aos turistas!
Em qualquer lugar do Marrocos, a língua árabe se faz presente. Aqui você vai entender diferentes dialetos árabes já que diferentes comunidades convivem em harmonia nesse país gigante.
O Marrocos possui uma cultura e culinária que se aproxima bastante do Brasil. A gente é super acolhedora e sorridente. Os comerciantes farão de um tudo para que você compre algo na loja deles, aproveite esse momento para gastar tudo o que você aprendeu nas suas aulas de árabe!
Marraquexe
Uma das portas de entrada no Marrocos, a grande Marraquexe não pode ser considerado a cidade mais calma do país. Ao contrário, se trata de um dos maiores centros urbanos, amada e odiada pelos turistas e locais.
Marraquexe possui uma medina muito bonita, colorida mas infestada de gente! A cidade ferve dia e noite! Aproveite a sua estadia para praticar árabe com os diversos comerciantes em torno na praça Jemaa el-Fna, a mais movimentada da cidade ! Nessa praça também é possível observar um pouco da cultura e jeito de ser dos árabes que, como sabemos, são grandes comerciantes.
Deserto do Saara
Quem nunca sonhou em um dia dormir sob o céu estrelado do deserto do Saara?

Por experiência própria digo-lhes que se trata de uma das mais incríveis experiências da vida! Conhecido por ser o mais quente deserto do mundo. Oficialmente, é o terceiro maior deserto da Terra, logo após a Antártida e o Ártico. O nome Saara é uma transliteração da palavra árabe صحراء, que por sua vez é a tradução da palavra tuaregue tenere (deserto).
Sua experiência será ainda mais incríveis se você estiver acompanhado pelos povos bérberes, os habitantes do deserto, que entonarão lindas músicas em árabe e em língua bérbere enquanto você observa o céu estrelado!
Chefchaouen ou Xexuão
No norte do Marrocos, uma cidade mágica, conhecida como a pérola do norte marroquino. Xexuão é uma cidade toda azul que mais se assemelha a uma cidade cinematográfica. Se você prefere um lugar mais calmo para sentar em um café ou restaurante e apreciar os passantes, praticar árabe com mais tranquilidade....esse lufar é para você!
Na praça principal, em frente ao Kasbah você vai poder curtir um show de música árabe ao vivo. Não deixe de tomar a sopa tradicional logo depois da primeira oração da noite em um dos vários restaurantes locais. Essa será uma excelente oportunidade para colocar em prática todo o seu conhecimento de árabe.
E que tal fazer uma tatuagem árabe na ocasião?
Emirados Árabes Unidos: Dubai e Abu Dhabi para os iniciantes na língua árabe
Quando se fala em mundo árabe difícil não pensar nessas duas gigantes, certo?
Dubai, a cidade mais populosa dos Emirados, e Abu Dhabi, a capital do país, são referência mundial no mundo dos negócios.

As duas cidades são também referência no turismo. Ambas se abriram para o mundo exterior e a primeira, Dubai, conta hoje com 90% de sua população composta de estrangeiros expatriados.
A parte boa de vir para Dubai é que você não estará sozinho nessa luta por aprender e decodificar a língua árabe. Nos quatro cantos de Dubai você verá ofertas de cursos básico de árabe, mas também de curso intermediário e curso avançado de língua árabe.
Isso por que toda essa galera estrangeira instalada na terra dos sheikh estão eles também tentando dominar a língua árabe.
Uma vez que você que você estiver mais à vontade para se comunicar e ter uma experiência mais profunda no mundo árabe, basta dar um pulinho em Abu Dhabi, mais conservadora do que Dubai, essa cidade guarda muito mais os valores e costumes do mundo árabe!
Quer aprender a língua do profeta Maomé? Confira curso de árabe!
Na sua passagem por Dubai, não deixe de visitar:
- O Burj Khalifa
- O Burj Al Arab
- Dubai Mall
- Palm Islands
Já em Abu Dhabi, treine o seu árabe visitando:
- A mesquita do Sheikh Zayed
- O Palácio dos Emirados
- o Yas Island
- Os mercados locais, conhecidos por Souks
- O Marina Mall
Conheça outros patrimônios do mundo árabe...
Líbano: a melhor gastronomia do mundo árabe?
Eu não sei você, mas pessoalmente a comida é um item importante durante uma viagem. Experimentar coisas novas, novos temperos, novos sabores, é uma das minhas preferências durantes uma viagem!
Quem já foi ao Líbano deve concordar comigo que a comida libanesa é uma das mais deliciosas do mundo árabe!

Aproveitemos o ensejo para aprender o nome de alguns pratos libaneses que compõem o mezze, um conjunto de pratos, como as tapas espanholas, servidas como entradas para uma mesa libanesa, geralmente almoço ou jantar, que é seguido pelo prato principal (que pode variar de grelhados de carne ou frango, de arroz com frango), a saber:
- tabbouleh ( تبولة )
- hummus (حُمُّص)
- kafta ( كفته)
- falafel
Mas você não vai fazer essa viagem para o Líbano só pra se empanturrar de comida né? Então, não deixe de explorar Beirute, uma das portas de entrada para o Líbano, visite:
- O campus da Universidade Americana em Beirute,
- a Mesquita Mohammed Al-Amin,
- a Rua Hamra,
- o Museu Nacional,
- a Baía de Zaitunay no centro da cidade.
Você sabia que no nosso português tem palavras de origem árabe?
Egito: Fale árabe como um faraó!
O Egito faz parte da lista de viagem de todo apaixonado por história e artes. Uma das civilizações mais antigas do mundo e envolta de muito mistério e magia.
As pirâmides do Egito, registradas como uma das sete maravilhas do mundo, já valem a viagem! O misticismo em volta das pirâmides, a vida secreta dos faraós, a esfinge, tudo isso faz da cultura egípcia uma das mais atraentes e peculiares do mundo.

A cidade de Cairo é uma das mais cosmopolitas do Oriente médio e certamente vai te surpreender durante a sua visita ao Egito. No Cairo você vai ter uma imersão total no mundo árabe, a melhor forma de progredir em uma língua é imergindo na cultura, não é verdade?
Então não deixe de visitar a fortaleza de Babilônia, a Citadela, o museu egípcio, e claro, não deixe de ir visitar a necrópole de Gizé e conhecer algumas palavras do árabe antigo!
Comece agora mesmo seu curso de árabe em sp!
Tunísia: aprenda árabe na praia!
Um excelente destino para passar as férias, a Tunísia é o destino número 1 dos franceses! Um destino econômico, rico culturalmente e com várias possibilidades de diversão...mas parece que ainda não caiu na graça dos brasileiros....
Para quem curte história a Tunísia é um prato cheio! Aqui, está localizado o El Jem, um dos maiores e mais bem conservados anfiteatros romanos do mundo!
Para treinar a língua árabe, não deixe de beber um chá num dos típicos salões de chá e de café. Os tunisinos adoram jogar conversa fora enquanto bebem seu chá ou café nas esplanadas.
A gastronomia tunisiana também deve ser provada sem moderação, aproveite e aprenda algumas palavras árabes da culinária da Tunísia!
Se você é de praia, a Tunísia também é para você. São mais de 1300 quilômetros de Costa, repletos de praias paradisíacas, de areia fina e branca e de mar bem azul!
A Tunísia é um dos países árabes com a maior tolerância religiosa, além de ser muito seguro para os turistas estrangeiros!
E aí, deu vontade de aprender mais e melhor a língua árabe? Entre em contato com um dos nossos professores e comece um curso de arabe online!