Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como estudar a língua portuguesa gratuitamente na net e nas salas?

Blog > Apoio Escolar > Português > Português de graça presencial e online?

Quem pensa que saber bem o português é uma bobagem, está muito enganado. Como qualquer outra língua, aprender um idioma significa entrar em outro universo, conhecer cada vez mais.

Então, quanto mais você souber a sua própria língua, mas você vai poder conhecer sobre a cultura e ter acesso a informações mais complexas e sofisticadas. Isso quer dizer simplesmente que você vai ter mais conhecimento!

Para quem achar que estamos exagerando, saiba um dado que pode assustar muitos: somente 8% da população brasileira sabe ler, escrever e interpretar vários tipos de textos.

Eles foram revelados por uma pesquisa feita pelo Instituto Paulo Montenegro (IPM) e a ONG Ação Educativa em 2016. Esses 8% da população é a porcentagem que sabe escrever, ler e interpretar e-mails, publicidades, notas, artigos científicos, opinativos, gráficos, infográficos, números.

Imagine esses 92% da população que não tem acesso a esses saberes. Eles com certeza estão excluídos de todos os avanços tecnológicos que assistimos hoje.

Você acha que eles conseguem encontrar informações básicas na internet (se eles sequer tiverem acesso) como os 8% que sabem ler e interpretar vários tipos de texto?

Por isso, a falta de educação em geral, mas principalmente as lacunas no aprendizado da língua portuguesa, geram um abismo enorme entre os brasileiros.

Não desanime! Nunca é tarde para aprender e hoje a internet dá acesso a muito material gratuito e de qualidade para isso.

O smartphone e as novas tecnologias nem sempre são o monstrinho que imaginamos para a língua portuguesa.

Se você vem acompanhando nosso blog, a gente os citou muitas vezes como os responsáveis por diminuir o nível do idioma por muitos nativos.

É verdade que esses dispositivos facilitam muito a comunicação das pessoas em detrimento das regras da língua portuguesa. Isso porque muitas pessoas, principalmente os jovens, criam um outro tipo de linguagem para se comunicar nesses meios.

Aprenda a língua portuguesa online Criatividade e conhecimento têm tudo a ver com a internet

É bem comum ver eles abreviando as palavras e colocando emoticons para conversar com seus colegas. O problema é que essas maneiras alternativas de se comunicar acabam sendo transferidas para a língua clássica.

Então, se culpamos os smartphones, os tablets por isso, por que eles não são 100% inimigos da língua portuguesa?

Isso porque existem vários aplicativos que tentam remediar essa grande lacuna dos lusófonos com relação a língua materna.

Dicionário, conjugação, acentuação, novo acordo ortográfico… Existe de tudo um pouco!

Então, nosso conselho é baixar alguns deles e praticar a língua portuguesa quando puder

Aprenda o português com voluntários

Aprender o português de graça parece uma solução clara, se não for indispensável, para aqueles que querem melhorar seu nível e progredir de maneira duradoura.

Não há muitas, mas é possível aprender o português através de uma associação de reforço escolar ou aprendizagem da língua para estrangeiros.

Dadas por voluntários, as aulas de português gratuitas normalmente são direcionadas para estrangeiros que chegam ao país sem ter condições de fazerem aulas pagas para aprender a língua.

Onda de imigração em São Paulo a partir dos anos 2000

A imigração para o nosso país e principalmente para a capital econômica, São Paulo, foi impulsionada principalmente pelo crescimento da nossa economia na primeira década do século XXI.

Hoje temos uma conjuntura completamente diferente no nosso país com essa grande crise política, social e econômica. Mas muitos estrangeiros apostaram no nosso país como novo e próspero (?) lar.

Eles vieram de vários países principalmente da América Latina e do Haiti: Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Os oriundos da América do Sul, principalmente os bolivianos, vêm motivados pelas facilidades criadas pelo Mercosul (Mercado Comum do Sul) para regularizar a situação deles no país.

Já os haitianos vêm para fugir das péssimas condições sociais do país, notadamente depois do terremoto que matou mais de 300 mil pessoas em 2010.

Veja alguns lugares que eles podem aprender a língua portuguesa:

  • Centro de Apoio e Patoral do Migrante (CAMI)

As aulas de português dadas pelo centro de apoio são dadas justamente para os imigrantes que chegam à São Paulo e não sabem falar o português.

Saiba tudo do idioma pela web O aprendizado das línguas também está na internet

As aulas da língua acontecem nos finais de semana em mais de 10 lugares espalhados na cidade de São Paulo:  Brás, Bom Retiro, Belenzinho, Vila Maria Alta, Casa Verde, Jardim Brasil (duas turmas), Jardim Fontales (Vila Zilda), Carapicuíba, CAMI (duas turmas).

SEDE DO CAMI
Alameda Nothmann 485 Campos Elíseos, São Paulo/SP
Telefone: 11 3333 – 0847

  • Serviço Franciscano de Solidariedade – SEFRAS

Sefras possui um serviço de acolhimento a imigrantes, principalmente vindos do Haiti para São Paulo.

Eles estão disponíveis 24 horas por dia para dar assistências como alimentação, banho, atendimento psicológico, social e jurídico.

Centro de Acolhida Imigrante
Rua Japurá, 234 – Bela Vista – São Paulo
CEP 01319-030
Tel. (11) 3112-0074

Melhores aplicativos para aprender português de graça

  • Dicionario Língua Portuguesa – Porto Editora

Ele foi criado pela Porto Editora e possui um conteúdo bem variado de palavras, verbetes e expressões. Ao todo, o aplicativo tem 925 mil palavras, além de 287 mil definições, locuções, expressões idiomáticas e provérbios.

A sua vantagem é que ele tem uma interface moderna e fácil de usar. Além disso, o conteúdo é constantemente atualizado trazendo novas palavras de uso cotidiano na língua. Há as versões do dicionário da língua portuguesa sem o Acordo Ortográfico e da Língua Portuguesa com o Acordo Ortográfico. Assim, você pode conferir o antes (se estiver mais habituado) ou o depois das mudanças que se tornaram obrigatórias em 2016.

  • Nova ortografia Michaelis

Outro dicionário muito útil e clássico da nossa história de estudante! Quem nunca teve um em papel do Michaelis?

Há várias versões do dicionário em aplicativo. Porém, o único gratuito é o app do Guia Prático do Novo Acordo Ortográfico do Michaelis. Nele, você vai aprender as principais mudanças ocorridas com a implantação do acordo ortográfico de 1990 pelos países lusófonos.

  • Conjugador Português

Aplicativo completamente de graça (para aprender português) e sem publicidade para conhecer as principais formas dos principais verbos da língua portuguesa.

Ele também possui versões das conjugações dos verbos do português brasileiro e português europeu com e sem o acordo ortográfico.

  • Estratégia Concursos

Há vários aplicativos para os concurseiros de plantão, mas separamos o do Estratégia Concursos para falar mais detalhadamente.

  • Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp)

Já ouviu falar da Academia Brasileira de Letras? Ela é a grande responsável pelas regras do nosso português brasileiro!

Conheça mais sobre o idioma com seu smartphone Seu celular pode ser a saída para aprender a língua portuguesa

Composta de escritores renomados, ela é o principal órgão que protege e incentiva nossa língua no Brasil e no mundo.

  • Quizz de Português

Quem quer aprender a língua aprendendo? Nesse aplicativo, você encontra um conteúdo mais generalista sobre o idioma em forma de quizz.

Ele, então, é uma excelente opção para quem quer somente refrescar a memória com as regras, a ortografia, a conjugação da língua.

  • Cruzadinha

Para quem é nostálgico das cruzadinhas de papel, elas foram adaptadas para o smartphone e tablet! Você pode brincar, trabalhar o seu vocabulário e seu raciocínio através das cruzadinhas digitais.

Não há muito mistério. É só você baixar o aplicativo e começar a jogar. Você pode optar se quer jogar em um nível fácil, médio ou difícil. E aí, você já deve saber como funciona. Você tem um quadro com a indicação da palavra e quantas letras ela tem.

  • Caça Palavras

Como a cruzadinha, esse aplicativo resgata o jogo tradicional dos jornais e revistas. O caça palavras tem uma gama enorme de combinações e níveis de dificuldade.

Você vai explorando o app e descobrindo os termos que estão escondidos entre as tantas letras do quadro.

Aulas de português online e de graça!

Para aprender português gratuitamente (e online), a velha escola vai dizer para você estudar em um livro.

Mesmo se alguns livros são bem feitos e bem intuitivos, às vezes é difícil concorrer com o método digital de aprendizagem! Por isso, conheça alguns sites que ensinam a língua de Camões.

  • Só Português

A ergonomia não é a mais bonita, mas Só Português é uma mina de informação e exercícios diversos para qualquer pessoa que quer aprender a língua de Camões nas suas melhores condições.

Antes de fazer os exercícios, o site propõe exercícios através dos quais você poderá avaliar seu nível na língua antes mesmo de começar a estudar. Assim, você poderá ver quais são os domínios que conhece mais e quais você deve progredir.

  • Gramática Online

Graças a uma home mais legível que as de seus concorrentes, Gramática Online propõe várias seções específicas para cada tipo de conteúdo.

O site também oferece preparação para o vestibular, Enem, concursos públicos…

Pontos fortes: O site é adaptado para ser utilizado no computador, tablet ou smartphone.

Saiba também como encontrar as melhores aulas de portugues para concurso no Superprof!

  • Aula Livre – parcialmente grátis

O site Aula Livre é o mais bem bolado da seleção de sites que fizemos aqui. Porém, nem toda a parte do conteúdo do site é gratuita.

App, sites, tudo para melhorar seu idioma na net Aprender o português através da internet é bem fácil

O conteúdo é muito bem organizado e você vê as aulas que pode ter acesso de graça. Caso quiser acessar todo o conteúdo, você tem que fazer um plano e pagar uma mensalidade.

  • Unieducar: aulas parcialmente grátis para texto

A faculdade online apresenta vários pequenos cursos online gratuitos de português gramática e literatura.

A parte disponível gratuitamente se trata de aulas de 4 horas. Para acessar o curso completo, você tem várias opções de horas/aula e de preços de matrícula.

Além das 4 horas, os cursos de português gratuitos da Unieducar disponibilizam um certificado e avaliação dos exercícios para os alunos que o fizerem.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar