Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender a língua portuguesa na net e gratuitamente?

De Carolina, publicado dia 31/07/2017 Blog > Apoio Escolar > Português > Aulas de português online e de graça!

Para aprender português gratuitamente (online?), a velha escola vai dizer para você estudar em um livro.

Mesmo se alguns livros são bem feitos e bem intuitivos, às vezes é difícil concorrer com o método digital de aprendizagem!

Tudo que é gramática, ortografia, vocabulário de português se tornam qualidades preciosas para se ter hoje. A gente selecionou o que há de melhor de metodologia, pedagogia, variedade de conteúdo para aprender a língua nas melhores condições.

Porque praticar a língua portuguesa é também entender a atmosfera, a civilização e a cultura brasileira (para aqueles que querem aprender a língua utilizada no Brasil). A língua fala muito de um país por si só!

Aprender o português com Só Português

A ergonomia não é a mais bonita, mas Só Português é uma mina de informação e exercícios diversos para qualquer pessoa que quer aprender a língua de Camões nas suas melhores condições.

Antes de fazer os exercícios, o site propõe exercícios através dos quais você poderá avaliar seu nível na língua antes mesmo de começar a estudar. Assim, você poderá ver quais são os domínios que conhece mais e quais você deve progredir.

Conheça mais sobre o idioma na net Um café, um computador e todo o conhecimento da língua portuguesa disponível!

Dessa forma, você vai saber quais exercícios deve praticar para melhorar o seu português (com aplicativos).

O site apresenta milhares de fichas diferentes e recorta uma grande parte da língua portuguesa:

  • Os adjetivos
  • Os advérbios
  • Os auxiliares
  • Os comparativos e superlativos
  • A pontuação

É possível treinar através de fichas de revisão e de exercícios em função de vestibular, Enem ou do nível escolhido.

Podemos ver alguns exemplos da vida cotidiana como os erros mais comuns, etc. Essa dimensão do site é bem prática para aqueles que sempre têm dúvidas em questões do dia a dia.

Se você precisa de um reforço áudio ou vídeo, o site possui essas funcionalidades.

Veja aqui como a equipe do Só Português descreve o site:

“O Só Português faz parte da rede educacional da Virtuous, empresa que desenvolve sites e portais com conteúdos gratuitos e abertos à comunidade, além de produzir e comercializar produtos educacionais, como videoaulas, jogos divertidos e CDs com materiais didáticos, realizando uma união perfeita entre pedagogia, informática e entretenimento. Para saber mais, acesse o site da Virtuous”.

Um dos pontos fortes desse site é que ele está em perpétua evolução.

Público alvo: todo o público.

Gramática Online

Gramática Online propõe múltiplos conteúdos:

  • Fichas pedagógicas sobre temas bem precisos,
  • Exercícios completos,
  • Ou jogos propondo conteúdos essenciais da língua portuguesa.

Graças a uma home mais visível que seus concorrentes, Gramática Online propõe várias seções específicas para cada tipo de conteúdo.

O site também oferece preparação para o vestibular, Enem, concursos públicos… Saiba também como encontrar

Pontos fortes: O site é adaptado para ser utilizado no computador, tablet ou smartphone.

A língua portuguesa pode ser aprendida na net Toda a informação do mundo está online, inclusive aulas de português

Público alvo: destinado a um público de estudantes para vestibular, Enem e concurso público. Mas o site resta interessante para o público amador com, por exemplo, a seção expressões idiomáticas.

Colégio Web para um público mais jovem

Colégio Web se apoia nas bases da língua portuguesa e se direciona a um público mais jovem.

As aulas e fichas propostas são mais claras e visivelmente melhores para o aprendizado (código de cores muito presente o que acentua os conceitos mais importantes).

A maioria das fichas tem vários exemplos e enviam para outras fichas com os conceitos a serem estudados. Os temas tratados são as bases da língua:

  • Gramática com estudos de diferentes tipos de frases (nominal, verbal, voz ativa, voz passiva), classe gramatical (sujeito, verbo, complemento, adjetivo, advérbio, pronome, numeral, interjeição, conjunção…).
  • Ortografia com os diferentes acordos (sujeito-verbo, particípio passado).
  • Conjugação para dominar os diferentes tipos de tempos verbais da língua portuguesa.
  • Vocabulário com exercícios sobre sinônimos…

Para cada lição, exercícios de diferentes níveis serão propostos. As fichas das aulas de portugues são bem visuais.

Veja aqui como eles se caracterizam:

“Somos um portal de educação com 10 anos de história no Brasil. Levamos, de forma gratuita, conhecimento para milhões de estudantes ao redor do país. Lutamos por uma educação de qualidade e informação acessível a todos.

Contamos com uma equipe de redatores, jornalistas e professores que já publicaram mais de 10.000 artigos ao longo desse tempo. Todo mês, mais de 2 milhões de pessoas são impactadas com nosso conteúdo. Temos catalogados a maioria das disciplinas curriculares, além de conteúdo de interesses gerais (pesquisas) que vão desde “Saúde” à “Curiosidades”.

Estude a língua portuguesa nos dispositivos digitais O computador, o tablet, o smartphone, tudo é bom para aprender português

Tudo isso torna o Colégio Web útil a diversos públicos, do estudante ao educador, do iniciante ao profissional. Viva a era da informação!

Pontos fortes: materiais com bastante conteúdo e exemplos.

Público alvo: O site é direcionado para um público mais jovem, em particular os alunos

Aula Livre parcialmente grátis

O site Aula Livre é o mais bem bolado da seleção de sites que fizemos aqui. Porém, nem toda a parte do conteúdo do site é gratuita.

O conteúdo é muito bem organizado e você vê as aulas de portugues que pode ter acesso de graça. Se quiser acessar todo o conteúdo, você tem que fazer um plano e pagar uma mensalidade.

A grande vantagem são os vídeos presentes no canal do site no Youtube. Você pode acessá-los gratuitamente e sem demora!

Unieducar: aulas parcialmente grátis para texto

A faculdade online apresenta vários pequenos curso de portugues online gramática e literatura.

A parte disponível gratuitamente se trata de aulas de 4 horas. Para acessar o curso completo, você tem várias opções de horas/aula e de preços de matrícula.

Além das 4 horas, os cursos de português gratuitos da Unieducar disponibilizam um certificado e avaliação dos exercícios para os alunos que o fizerem. Veja aqui a descrição de cada curso e os temas propostos pela universidade:

  • Curso online prática pedagógica – narração, descrição e reescrita do texto – Gratuito
    “As diferentes modalidades de escrita são o elemento central desse novo curso que aborda a prática pedagógica sob um ponto de vista bem instigante e desafiador. Ao produzir um texto, o aluno transcende a barreira da materialização do seu pensamento, tentando reproduzir o sentimento em palavras. Quer sabe mais sobre esse fantástico tema? Tem interesse em obter certificação relativa ao conteúdo? Então junte-se à nós em mais essa jornada de descobertas.”
  • Curso online Teoria da Literatura I – Gratuito
    “Conhecer a história da literatura mundial é fundamental para profissionais da área da educação e pessoas que desejam adquirir um melhor repertório literário. O curso online de Teoria da Literatura I, abrirá novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer com maiores detalhes a evolução e os conceitos da literatura, através da abordagem de temas como a poética clássica, mimeses e diegese, literatura e sociedade, entre outros assuntos relevantes.”
  • Curso online Interpretação e Compreensão de Textos – Gratuito
    “O curso Interpretação e Compreensão de Textos foi desenvolvido com o objetivo de capacitar os estudiosos, professores e pesquisadores interessados na compreensão e interpretação de textos da língua portuguesa. Os diversos tipos de textos, suas características e finalidades são itens presentes no conteúdo programático. A análise dos textos argumentativos, dos textos não verbais e as estratégias e recursos na construção e interpretação de textos são elementos imprescindíveis para tal dinâmica.”

    As aulas em universidades presenciais também pode ser uma boa opção para quem quer aprender a língua portuguesa

  • Curso online Língua Portuguesa e Prática de Produção Textual – Gratuito
    “Saber utilizar adequadamente a ferramenta de produção textual se constitui em uma vantagem competitiva não só no ambiente de concursos públicos, mas também no meio pessoal e profissional na área privada. Para apresentar-se bem, é essencial a boa formulação verbal e escrita.”
  • Curso online Português Instrumental – Novo Acordo Ortográfico – Gratuito
    “A Língua Portuguesa evoluiu. Especialmente para atender a interesses comerciais e burocráticos, derrubando barreiras que afastam países que apesar de falarem o mesmo idioma, guardavam características próprias que inviabilizavam muitas iniciativas na área de negócios. Alguns acentos foram extintos, houve algumas junções, enfim, muita coisa mudou com a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico desde 2012. Veja o que mudou e como devem ser escritas agora as palavras alteradas.”
  • Curso online História do Latim e as Línguas Neolatinas – Gratuito
    “Em sua origem, a língua (latim) era falada pelas tribos que ocupavam a região central da península italiana do Lácio. A partir da conquista de novas terras e da expansão do império romano, a língua foi-se disseminando por uma série de outras regiões. Com a derrocada do império romano, a língua passou por um processo evolutivo, gerando o surgimento do que se classificou de “línguas românicas”. Assim como ocorreu com o Osco, o Umbro e outras línguas, o latim pertencia ao ramo itálico das línguas indo-européias. Há até mesmo relativa proximidade com o germânico e o céltico. Talvez por isso determinados linguistas tenham-no distinguido em uma derivação denominada de ramo “galo-itálico” no contexto indo-europeu.”
  • Curso online Mecanismos de Coesão Textual – Meta-Regras de Coerência, Gêneros e Sequências Textuais – Gratuito
    “A produção de um texto correto, devidamente concatenado e em sequência lógica, é condição básica para muitas carreiras de diversos setores. Nesse sentido, faz-se necessário atentar para a correta prática textual, visando agregar coerência e coesão ao que se produz. Muitos são os profissionais que descuidam dessa expertise sem saber que estão condenando sua própria carreira à mediocridade”

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 2 votos)
Loading...

7
Deixe um comentário

avatar
5 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
DEANE COSTA LIMA DE OLIVEIRAIsabel LilianAbel MarquesDanieleDennyse Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Edvan da Paz
Convidado
Edvan da Paz

Gostei muito do conteudo e das informações

José Carlos Olinto
Convidado
José Carlos Olinto

qual frase está correta:
A 48 anos transportando você para todos os lados, ou:
Há 48 anos transportando você para todos os lados ?

Dennyse
Convidado
Dennyse

o correto é “há…” pois você está se referindo ao passado.

Daniele
Convidado
Daniele

Bom dia
Gostaria de saber se na frase Viva a moda tem acento.

Abel Marques
Convidado
Abel Marques

Tenho uma dúvida. Qual é a diferença entre as seguintes frases:
– Eles eram tolos
– Eles foram tolos
Será que a primeira indica a simples possibilidade de vir a ser e a segunda uma afirmação?

DEANE COSTA LIMA DE OLIVEIRA
Convidado
DEANE COSTA LIMA DE OLIVEIRA

Estão ambas correctas. São formas do verbo “ser”. “Fui” é a 1.ª pessoa do singular do Pretérito Perfeito Simples do Indicativo, e “era”, a 1.ª pessoa do singular do Pretérito Imperfeito do Indicativo. A escolha de uma ou de outra tem que ver com a intenção de quem as utiliza. Se pretender colocar a acção no passado em relação ao presente, deverá utilizar o Pretérito Perfeito (“fui”): “Penso que fui uma criança feliz.” O mesmo, se pretender relatar, narrar acontecimentos passados, em sequência: “Eu ri, brinquei, convivi, enfim, fui uma criança feliz.” O Pretérito Perfeito Simples indica uma acção que… Read more »

Isabel Lilian
Convidado
Isabel Lilian

Quero saber se as palavras manga e mangá são parônimos