Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Conheça essas expressões latinas que farão você se passar por um intelectual

De Joseane, publicado dia 17/01/2019 Blog > Idiomas > Latim > Doze citações famosas em latim

A priori, et cetera, a posteriori, alter ego, ad hoc, nem bene, mea culpa, etc. Muitas expressões de origem latina que atravessaram séculos e perduram até hoje fazendo parte do nosso vocabulário de língua portuguesa.

Os universitários, sobretudo a galera da área de letras, sabe que uma frase em latim introduzindo uma dissertação, um ensaio ou qualquer outro trabalho de curso, enche os olhos do professor.

Minha bisavó, que adorava mostrar “quem mandava”, sabia como ninguém usar expressões latinas no momento certo. Sem perceber, usamos ditados populares da língua portuguesa ou da cultura brasileira que tem origem no latim. Também usamos frases do latim na nossa língua corrente: quem nunca mandou um “carpe diem“? que atire a primeira pedra!

Citações e frases correntes de origem latina estão presentes em nossa linguagem cotidiana e representam mais de uma centena de expressões, algumas das quais até aceitas no dicionário do português.

Para nossos leitores, selecionamos algumas dezenas de citações latinas, expressões frequentemente usadas ou não mas que certamente ajudarão você a bancar o esperto quando necessário.

Por que aprender algumas frases e citações do latim?

À primeira vista, aprender provérbios da cultura romana e do latim parece inútil. Você pode se perguntar por que raios aprender frases em latim sendo que a língua morreu há mais de dois mil anos?

onde aprender latim Já se imaginou lendo a bíblia em latim?

Temos algumas respostas para esse questionamento:

Se observarmos bem, a língua latina não está tão morta assim. Embora o latim não seja mais falado em nenhum lugar além do Vaticano, seu ensino ainda permanece e permite o progresso em português ( e também em outras línguas românicas).

O latim vulgar, falado pelo povo, deu à luz, do quinto ao oitavo século, as línguas românicas, que são o francês, o espanhol, o português, o romeno e o italiano. Por exemplo, a maior parte do sistema lexical do português vem do latim.

Algumas das mais importantes áreas das ciências ainda utilizam termos do seu vocabulário específico, por exemplo: a medicina, biologia, física e química, astronomia ou botânica são disciplinas cujos termos vernaculares permaneceram em latim.

Além disso, a menção de pequenas frases em latim também ajuda a agregar valor a um texto argumentativo. Em uma banca de concurso, isso pode causar uma boa impressão aos olhos do corretor.

Conhecer latim pode te ajudar a ter uma pequena conversa com o papa!

Quer bancar o sabichão na próxima reunião de família? aqui está a nossa seleção de citações em latim para ser usada sem moderação.

Alea jacta est

Também grafada como alea iacta est em latim clássico. Esta é certamente uma das citações mais famosas do latim: significa ” a sorte foi lançada”.

Citações famosas em latim alea iacta est é uma expressão utilizada quando os fatores determinantes de um resultado já foram realizados, restando apenas revelá-los ou descobri-los.

Estas são as palavras que teriam sido proferidas por César em 10 de janeiro de 49 a.C cruzando o Rubicão com seu exército. De fato, uma lei romana estipulava que ele deveria demitir seus soldados antes de atravessar o rio.  

César teria entrado em conflito com o Senado por não respeitar a proibição.

“Alea” significa “jogo de dados”, então em português também podemos encontrar a tradução “os dados foram lançados”.

Aquele que enfrenta o destino é fatalista e podemos aproximar a expressão do português “venha o que vier”.

Que tal consultar um dicionário de latim para melhor compreender as expressões latinas?

Ad vitam aeternam

“Para a vida eterna”: podemos jurar um amor ou amizade “ad vitam aeternam”, isto é, para sempre, até a eternidade.

De acordo com crenças e tradições, a expressão é bastante pessimista, pois implica que estamos mortos. De fato, a vida eterna está ligada ao Paraíso para onde irão os cristãos merecedores ou ao inferno eterno para os pescadores.

Uma citação que entrou na história do latim!

Audaces fortuna juvat

Adaptado de um verso da Eneida de Virgílio, esta expressão significa literalmente “a sorte sorri para os audaciosos”.

frases famosas do latim E você, acredita na sorte?

A frase sugere que é preciso encarar o destino, enfrentando as dificuldades pelo caminho. Em português fortuna e sorte estão ligados.

A sorte favorece os audaciosos é a tradução dessa citação em latim.

Audácia, no entanto, nem sempre é sinônimo de sucesso, mas, como todos os provérbios, é preciso saber usá-los com sabedoria.

Beati pauperes spiritu

Esta é, sem dúvida, uma citação que todo mundo deveria conhecer.

Essa frase significa “bem-aventurados os pobres de espírito” e fora extraídas do Sermão da Montanha (Evangelho segundo Mateus, V, 3).

Estas palavras servem hoje para designar aqueles que têm sucesso sem inteligência. No fundo, a expressão é muito mais significativa uma vez que designava aqueles que sabem se separar dos bens materiais e dos prazeres mundanos.

Gostaria de conhecer a gramática do latim? Veja esse artigo!

Carpe diem

Essa é a famosinha entre os amadores de tatuagem.

<<Carpe diem>> ou “aproveite o dia” em tradução livre.

Tirada de um poema de Horácio, a frase completa é “carpe diem quam mínimo credula postero”, literalmente “seja o menos crédulo possível com relação ao dia seguinte”.

É geralmente traduzido para o português como “viva o presente sem se preocupar com o amanhã”.

Horácio era conhecido por ser um epicurista e, portanto, gostava dos prazeres da vida que lhe oferecia. Esta mesma ideia surge nos poemas de Ronsard e, em particular, Sonnets for Helen: “Reúna hoje as rosas da vida”.

Pode ser interpretado como um incentivo para desfrutar de uma vida humana tão curta.

Cogito, ergo sum

Tradução: Penso, logo existo.

Esta citação extraída do discurso sobre o método de René Descartes em 1637, em geral, e traduzida para o português como “penso, logo existo”; entretanto, é mais correto traduzi-la como “penso, portanto sou”. Na quarta parte da versão francesa de Discurso sobre o Método (1637), essa sentença é formulada como je pense, donc je suis; nesse sentido, cogito ergo sum é a sua versão latina.

Descartes alcança essa conclusão após duvidar da verdade de todas as coisas. A seu ver, mesmo que ele duvidasse de tudo, não poderia duvidar de que ele mesmo existe pelo menos enquanto “coisa que pensa” (res cogitans).

Você sabia que o latim deu origem a vários outros idiomas?

Errare humanum est

Esse é conhecidíssimo e também muito utilizado!

A frase completa é “errare humanum est, persevare diabolicum”, que significa “o erro é humano, persistir no erro é diabólico”

aula particular de latim Não vale a pena insistir no erro!

É uma máxima filosófica para perdoar os erros dos humanos que não são perfeitos. No entanto, a máxima também leva a entender esse erro para poder evoluir.

A segunda parte diz bem que aquele que teima em permanecer nos seus erros é indesculpável.

A máxima pode ser comparada a um autor mais recente, John Powell, que diz que “o único erro real é aquele do qual nenhum ensinamento é retirado”.

Ex nihilo nihil fit

Essa máxima se encaixa perfeitamente na filosofia do Superprof: “nada surge do nada”. Para aprender latim, você precisa trabalhar em suas lições, se investir, aprender as regras gramaticais do latim, ter aulas com um professor de latim. 

Estes versos são atribuídos a Lucrécio e foram retomados por Voltaire no seu livro Philosophical Dictionary. Falando de dicionário, aqui está um conselho básico para os estudantes de latim : consultar um dicionário de latim português para enriquecer o seu vocabulário de latim.

A frase completa é “ex nihilo nihil, em nihilum posse reverti”, isto é, “nada vem do nada, nem volta ao nada”. Nada pode ser criado ou destruído. 

Lupus non timet canem latrantem

Se você está procurando uma maneira direta de mostrar a um valentão que ele não vai te intimidar, então você deveria dizer-lhe essa citação, que significa literalmente “Um lobo não tem medo de um cachorro latindo”.

Claro, o objetivo não é ser ofensivo, mas se defender ao mesmo tempo que dar uma de intelectual!

Homo homini lupus

O homem é um lobo para o homem!

Isso significa que o homem é o pior inimigo de sua própria espécie. Esta citação latina é freqüentemente usada nas aulas de latim.

Encontramos pela primeira vez esta ocorrência em Plauto em sua comédia Asinaria.

De um ponto de vista filosófico, em latim básico, se trata de uma visão pessimista do homem, um ser egoísta e individualista inescrupuloso, não hesitando em esmagar os outros pelo seu sucesso.

Pesado né?

Nosce te ipsum

Traduzido do grego antigo, essa expressão que significa “conhece-te a ti mesmo” é um dos três preceitos gravados na entrada do templo de Delfos e o mais antigo de acordo com Platão.

É uma fórmula consagrada do humanismo que requer que o homem se torne consciente de sua própria existência e consciência. “Conhece-te a ti mesmo” convida a introspecção para se conhecer melhor e estar consciente das suas forças e limitações.

Uma frase bastante complexa, mas facilmente deduzível se você conhecer as diferentes declinações do latim.

Mens sana in corpore sano

Esta frase do latim também faz parte das citações mais famosas do latim. Comumente traduzida por “mente sã no corpo são”, essa frase é sempre citada no mundo do esporte. As academias de esporte sempre fazem alusão a essa frase, lembando aos atletas que corpo e mente estão conectados!

Essa frase da moda virou tema de tatuagem mundo a fora. Ela tem origem na décima das dezesseis sátiras de Juvenal (escritas entre 90 e 127 dC). A história nos ensina que, de acordo com Juvenal, devemos cessar de implorar em vão aos Deuses, mas exigir deles saúde física e mental.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,30 sob 5 de 10 votos)
Loading...
avatar