Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como avançar no seu conhecimento da língua de Virgílio

De Joseane, publicado dia 12/01/2019 Blog > Idiomas > Latim > Dicionário de latim: melhores obras e sites para progredir

 Nam et ipsa scientia potestas est (Conhecimento é poder)- provérbio latino

O latim faz parte do grupo das línguas clássicas juntamente com o grego. Ainda que se trate de uma língua morta ( significando que se trata de uma língua que não possui falantes nativos), o latim é ainda muito estudado e utilizado sobretudo pela igreja católica durante certos rituais.

A língua latina foi a língua falada na região do Lácio, a região do entorno da cidade de Roma, tendo sido difundida como a língua oficial da República Romana e do Império Romano.

O latim vulgar ( língua falada pelo povo, uso inculto), deu origem as línguas neolatinas. O italiano, francês, espanhol, romeno, catalão e, obviamente, o nosso português.

Embora não seja uma língua falada atualmente, o latim tem a sus importância. A língua é, ainda, muito utilizada no meio acadêmico, na faculdade de Letras por exemplo, que possui uma habilitação de latim.

Estuda-se o latim com o objetivo de compreender melhor a estrutura da língua portuguesa. Se consideramos o português uma língua complicada, é no latim (e no grego) que encontramos as respostas que precisamos para compreender certos pontos da nossa gramática.

De fato, as raízes etimológicas das palavras de língua portuguesa são, na maioria das vezes, ligadas as suas origens latinas. Assim sendo, é preciso estudar a origem e a formação das palavras, considerando os fenômenos ocorridos no latim para compreender certas regras de ortografia, sobretudo as palavras consideradas exceções.

A melhor forma de estudar o latim é utilizando um bom dicionário de latim!

Confira essa lista de obras que facilitarão o seu aprendizado do latim…

Dicionário Latino-Português – Saraiva

O dicionário latino-português de F. R dos Santos Saraiva é considerado uma das melhoras obras no estudo do latim.

melhores dicionários de latim Aprenda o latim com a ajuda de um dicionário

Se trata de um dicionário que possui várias edições, mas não é por isso que seja fácil de encontrar. Ter um dicionário como este em casa, é como se ter um tesouro, sobretudo se você é aluno de Letras Clássicas ou neolatinas.

É possível encontrar o dicionário latino português do Saraiva em alguns sebos ( local de vendas de livros usados), ou mesmo na internet em sites como o estante virtual, ou outros.

Se trata de uma obra relativamente cara. No dia de publicação desse artigo o menor preço encontrado online foi o de 220 reais, podendo chegar até 500 reais. O que não é para menos já que se trata de uma obra que é referência no estudo da língua latina e de suas influências na língua portuguesa.

O grande barato desse dicionário é a sua riqueza de vocábulos (palavras e expressões).

Esse dicionário possui uma versão dupla que é, por sua vez, bastante recomendada.

A versão dupla do dicionário latino-português de Saraiva contém:

  • mais de 26 000 entradas em Latim;
  • mais de 18 000 entradas em Português;
  • Inúmeros exemplos e frases idiomáticas;
  • Indicação da categoria gramatical de cada vocábulo;
  • Clara distinção das diferentes acepções;

Se trata de uma obra de consulta simples e de fácil utilização, sendo um auxiliar indispensável à aprendizagem do Latim.

Aprenda sobre o alfabeto latino, sua história e origem clicando aqui.

Dicionário escolar Latino-Português – Ernesto Faria

Essa é mais uma obra de referência no estudo da língua latina e no estudo sobre as origens da língua portuguesa.

Como aprender latim? A melhor forma de estudar latim é utilizando um dicionário de palavras e expressões

O dicionário latino-português visa atender aos estudantes de português, latim e outras línguas neolatinas. Esse dicionário registra essencialmente os vocábulos de uso corrente no período clássico da língua, sem deixar, contudo, de mencionar palavras usadas por autores de valor literário, anteriores e posteriores àquela época.

O dicionário também apresenta as diversas acepções de um vocábulo, fazendo a citação precisa de autores e das obras em que ocorre o seu emprego, é justamente essa peculiaridade que o valoriza e o recomenda para a melhor compreensão e aprendizagem do léxico latino.

A elaboração do Dicionário Escolar Latino-Português foi confiada ao professor Ernesto Faria, Catedrático de Língua e Literatura Latinas da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (atualmente conhecida como Universidade Federal do Rio de Janeiro).Latinista e autor consagrado nos meios educacionais do País, representa o seu nome uma garantia do valor da obra, que fora revistada e ampliada.

Além do dicionário escolar latino-português de Ernesto Faria, existe também a versão completa que é voltada para pesquisadores professores e estudantes “O Dicionário Latino-Português”.

A versão escolar pode ser facilmente encontrada em bibliotecas e livrarias por todo o país. O dicionário novo custando por volta de sessenta reais no site da Amazon no dia de publicação desse artigo.

Já a versão completa mais destinada aos universitários do curso de latim e outros profissionais da área, pode ser encontrado pelo valor aproximado de cem reais em diversas livrarias do país.

Aprenda a gramática do latim e evolua ainda mais no seu conhecimento!

Dicionários de Latim disponíveis na internet

Dicionários de latim costumam ser bem carinhos! Também  pudera, o trabalho que o autor têm para pesquisar e colocar em uso esse material não deve ser pouco.

Alguns dicionários mais clássicos também possuem preços inflacionados devido a pouca disponibilidade do produto, que não se encontra facilmente.

Veja como evoluir no seu conhecimento de latim Progrida em latim estudando pela internet…

Felizmente a internet existe e, hoje, já é possível encontrar dicionários online, alguns disponíveis gratuitamente para o público.

É bem verdade que possuir uma versão impressa é muito mais prático, além, é claro, de ser muito chique possuir um dicionário de latim na sua biblioteca pessoal, convenhamos.

Mas, é aquela história né…cada um faz o que pode e o mais importante é aprender! Logo, se você não tem os meios para adquirir um dicionário impresso de latim, dá uma pesquisada na internet e escolha entre os diferentes dicionários online disponíveis!

Veja aqui a lista dos idiomas que tem sua origem e base no latim…

J.-B. Gallicciolli, Calepinus septem linguarum

Esse dicionário é recomendado para alunos em cursos universitário de latim, professores e pesquisadores da língua latina. Não se trata de um dicionário para aprender o latim, mas para avançar ainda mais no seu conhecimento de latim.

Esse dicionário é escrito por completo em latim, por essa razão é recomendado para aqueles que já possuem nível de conhecimento avançado na língua de Cícero! Isso significa que, antes de se lançar nesse material, é necessário já ter adquirido conhecimento prévio em latim, tanto conhecimento léxico como gramatical.

Esse dicionário cem por cento em latim pode ser bastante desafiador para o usuário. No entanto, uma vez que você já possua um bom conhecimento de latim, esse dicionário te ajudará a ir além!

Se você ama o latim e realmente gosta de estudar a língua, você vai gostar de conhecer essa lista de expressões latinas.

Caso você seja um conhecedor de nível básico ou médio, use um dicionário com tradução do latim para português para traduzir as expressões que você não conhece!

Mas se você já usa com facilidade o Calepinus Septem Linguarum, certamente você vai saber o significado de todas essas expressões sem precisar consultar as suas traduções!

Como enriquecer seu vocabulário de latim?

Aprender uma língua morta ou viva passa pelo estudo do seu vocabulário.

Dominar o vocabulário da língua significa compreendê-la cada vez mais em diferentes contextos. Além de poder usar um dicionário de latim para melhorar o seu vocabulário da língua, é interessante também ler textos escritos em latim.

Livros escritos em latim Frases e expressões latinas disponíveis em monumentos romanos

Uma forma para aprender latim que pode ser muito divertida é consultar as várias listas de provérbios latinos disponíveis na internet ou mesmo comprar um livro de provérbios em latim.

Além de adquirir vocabulário, ler os provérbios escritos em latim vai te permitir de compreender a origem histórica de alguns dos provérbios que utilizamos em língua portuguesa.

Uma outa forma super prática de aprender latim é lendo as inscrições em latim geralmente grafadas em monumentos romanos. Também é possível ler frases escritas em latim em igrejas católicas já que o latim era a língua da religião romana na antiguidade.

Agora se você já é um conhecedor do latim, recomendamos a leitura de grandes nomes da literatura latina como Cícero, Virgílio, Plauto, Horácio, Sêneca, Ovídio, entre outros.

Particularmente recomendo o livro De Senectute, de Marcus Tulius Cicero, uma obra que consiste num dialogo sobre a Velhice. Esta foi escrita nos últimos anos da sua vida. Tendo abandonado a vida pública, Cícero procurava a exposição das principais teorias filosóficas dos gregos, como consolação contra as decepções e angústias de política. lendo essa obra vai te permitir ganhar em vocabulário de latim ao mesmo tempo que aumenta o seu conhecimento sobre a cultura romana da antiguidade.

Por que eu deveria estudar latim?

Aprender latim pode parecer perda de tempo já que se trata de uma língua em desuso. Mas saiba que conhecimentos de latim pode ser muito útil sobretudo se você aprende uma língua estrangeira viva que tem sua origem no latim.

Particularmente, os meus conhecimentos de latim e grego, facilitaram muito a minha aquisição do francês, espanhol e do italiano!

Como sabemos, as línguas de origem latina guardam muito da sua “língua mãe” e alguns traços de gramática podem ser compreendidos utilizando os dados e bases do latim.

Se você está curioso e quer aprender latim, não hesite e contacte um dos nossos professores de latim hoje mesmo!

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar