Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Métodos gratuitos para estudar árabe

De Fernanda, publicado dia 16/10/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Como aprender árabe gratuitamente?

Idioma oficial de 26 países, o árabe é falado por mais de 280 milhões de pessoas como língua materna e praticado por uma grande parte da população mundial. E ao contrário daqueles que ainda acreditam num Brasil acolhedor e hospitaleiro – infelizmente ainda existem muitos preconceitos e barreiras em torno da aprendizagem do idioma. Isso, por várias razões:

  • Discriminação da mídia brasileira em relação a árabes e muçulmanos;
  • Discriminação e intolerância religiosa em relação ao islamismo;
  • Imagem clichê e preconceituosa ainda rege no Brasil: os árabes são ricos, sultões, donos de imensas riquezas petrolíferas. Além de trapaceiros, gananciosos e capazes de até vender a própria mãe;
  • Islamofobia e sentimentos anti-árabes após o atentado do 11 de setembro;
  • Preferência por outras línguas – como o inglês, francês, alemão e até mesmo o japonês;

Em tempos de intolerância, é sempre recomendado se informar junto a fontes confiáveis antes de qualquer afirmação, julgamento ou compartilhamento.

E para você, que deseja aprender a riqueza e a história de uma das línguas mais faladas no mundo, o Superprof traz uma boa notícia: ainda existem muitas alternativas para estudar esse idioma no Brasil!

Pois bem, será que é possível aprender a falar e a escrever em pouco tempo, sem gastar muito e sem sair de casa?

Mas acima de tudo, para você que não quer gastar muito dinheiro com este projeto: como aprender árabe de graça? Você vai ver que alternativas não faltam!

Descubra a língua árabe: 280 milhões de praticantes… E você?

Quantas pessoas falam árabe no Brasil? Não importa a sua idade, sempre é tempo de começar! Junte-se a os milhões de falantes árabes!

Como afirma Diogo Bercito em seu artigo na Folha de São Paulo, “a língua árabe e o português se encontram por todos os cantos, no Brasil. Algumas palavras vêm de um passado distante, da presença árabe na península Ibérica e do contato entre comerciantes. “Açúcar”, por exemplo. Outras chegam pela política, o esporte e as telenovelas.”

O árabe, como o hebraico, é uma língua semítica. Inglês e francês são línguas indo-europeias. Significa que há pouco em comum entre o árabe e o português. Não apenas no vocabulário, mas também na maneira de pensar a língua.

Mas existem muitos métodos para aprender árabe de graça hoje, e especialmente na internet, como você vai descobrir neste artigo!

Aprenda árabe de uma forma divertida online

Busuu: aprenda árabe de graça e em apenas 10 minutos por dia?

Essa linda promessa é marketing ou realidade?

Bom, quer uma curiosidade? O nome Busuu vem de uma língua muito rara, falada apenas nos Camarões e, de acordo com o site, por apenas 8 pessoas! Vamos voltar ao curso agora …

O Busuu é um site, também disponível em aplicativo no smartphone para Android e Apple, que oferece o ensino de idiomas online (são propostos 12 idiomas estrangeiros), disponível nos formatos Free e Premium.

Claro, você vai entender, a conta Premium é paga, mas oferece muitos mais recursos como:

  • Testes oficiais e certificados,
  • Modos off-line para aplicativos de dispositivos móveis
  • Exercícios de gramática
  • E acesso ilimitado a todos os outros cursos de idiomas online.

Tantos recursos podem contribuir ainda mais para a eficiência da sua aula de árabe online! Há planos a partir de  R$ 9,99 por mês se você fizer uma assinatura anual.

No plano básico, o gratuito, são propostos “mapas de apoio visual”, bem como correções por um falante nativo.

Onde aprender árabe? A internet é um pote de tesouros para quem quer aprender um idioma estrangeiro: podcasts, vídeos, aulas com tutoriais, referências bibliográficas… Você só precisa de um bom e confiável guia nesse mar de informações! 🙂

Este é um comentário de um usuário do Busuu Premium:

“Acho o Busuu uma plataforma muito boa para aprender. Você faz seus próprios horários, e isso é muito bom. Confesso que fiquei meio triste e até desanimei um pouco quando atualizei o aplicativo e perdi o registro do meu progresso. Agora fico com medo de estudar o mesmo assunto duas vezes e só estudo pelo site. O que me limitou um pouco. Mesmo assim continuo gostando e indicando o Busuu a vários amigos. Uma das coisas que mais gosto é de corrigir os exercícios dos estudantes de português. Sei o quanto é importante e gostaria muito que tivesse mais exercícios para que eu pudesse ficar corrigindo. =P”

Descubra e estude o árabe com vídeos

Naturalmente, o Youtube também é uma ferramenta fantástica para aprender árabe gratuitamente on-line. Os cursos de árabe gratuitos são numerosos e elaborados pelos “youtubers pedagógicos”: podcasters, falantes nativos de árabe, professores …

Hoje, no que diz respeito às línguas estrangeiras, a tendência é aprender enquanto se diverte. Por que não! Afinal, nada melhor do que aprender com muitas motivações, não é mesmo?

Todos nós temos o exemplo de um professor que nos fez estudar e progredir com um método inovador e diferente. Pois bem, esteja ciente de que aprender árabe gratuitamente com podcasts e vídeos também é uma metodologia inovadora: baseada no entretenimento.

Em vez de ler centenas de linhas e ficar entediado, comece a aprender o idioma por meio de todos esses vídeos!

Em termos de tutoriais, você encontrará diferentes métodos no Youtube. Em geral, os vídeos tendem para o humor, o que também pode agradar a muitos estudantes, sobretudo os mais jovens. Para aqueles que gostariam de estudar o alfabeto árabe, fazer cursos gratuitos ou descobrir gramática, idem: o Youtube é a ferramenta perfeita!

Veja duas dicas de canais no portal para aprender o idioma:

  • Árabe é Fácil: o canal traz vídeos apresentados pela professora e diplomata Claudia Assaf, que fala e escreve fluentemente a língua árabe padrão, mesmo tendo aprendido esse idioma do zero e depois de adulta. Os vídeos também podem ser encontrados no site Dicas da Diplomata.
  • Fale Árabe: o canal Fale Árabe no Youtube traz uma série de vídeos para quem quer aprender a falar o árabe coloquial. Os vídeos giram em torno de tópicos como a escrita árabe, os costumes, ditados, gírias e provérbios, pedidos dos internautas e dicas da língua que podem ser ensinadas em um minuto.

Gramática árabe com Al Jazeera

Alguns grandes meios de comunicação estrangeiros se tonaram especialistas em ensinar sua língua nativa.

Este é particularmente o caso da BBC, obviamente. Seu site é usado por professores e alunos de todo o mundo para aprender inglês. Reportagens de TV, documentos de rádio, exercícios, artigos de recurso, gramática …

Tudo o que for necessário para descobrir o inglês está no site da BBC.

Bem, quando se trata de aprender árabe online gratuitamente, você pode contar com o Al Jazeera!

O grupo de comunicação qatari, que oferece seu canal de televisão em vários idiomas para quase 40 milhões de espectadores em todo o mundo, também tem um site bem abrangente.

E especialmente no que diz respeito à descoberta da língua árabe, cuja mídia é um dos representantes em todo o planeta.

Caso você já esteja no portal e não estiver encontrando a rubrica, experimente digitar “learn arabic al jazeera” no Google, que o direcionará diretamente para o portal de mídia.

Você verá um site escrito em inglês e em árabe, ideal para que você dê seus primeiros passos. Além disso, o portal dispõe de recursos variados e numerosos para se aprender o idioma. Experimente alguns deles:

  • Reportagens traduzidas sobre o mundo árabe,
  • Reportagens de televisão em árabe e legendado em árabe para ouvir e ler ao mesmo tempo,
  • Muitos blogs para ler
  • Uma página totalmente dedicada à gramática árabe: gramática básica, função e variações das palavras, nomes, verbos, análise sintáxica, artigos definidos e indefinidos, pronomes, numerais, complemento do objeto direto, advérbios, exceções …
  • Notícias em fotos
  • Poesia …

Os recursos para aprimorar seu árabe de graça e online com o Al Jazeera são, portanto, substanciais! No entanto, alertamos nossos leitores para o fato de que o site é mais adequado para um público que já possui um nível mínimo de árabe.

Para aqueles que ainda estão começando totalmente do zero, o site pode ser confuso e o aluno vai se perder e se desmotivar rapidamente. Os demais poderão aproveitar ao máximo os exercícios de compreensão oral e escrita oferecidos por essa mídia do Catar.

Comece agora a estudar árabe online!

Descubra a língua árabe e sua conjugação

Agora que começamos a aprender árabe online com diversão, fonética e escrita árabe com vídeos, e um pouco de gramática e leitura, que tal passar para o Conjugador Árabe da ACON?

Já avisamos: como no caso do portal do Al Jazeera, o site também está em inglês. Um obstáculo para quem ainda não domina um pouco da língua de Shakespeare. Mas não desista antes de experimentar!

Por quê? Simplesmente porque o ACON é uma referência internacional no ensino da conjugação da língua árabe.

As universidades de prestígio não hesitam em usar a ferramenta: Oxford, Georgetown, Harvard, Cambridge e Columbia. Bem como o Exército dos EUA, as Nações Unidas ou a União Européia.

Melhor, há 9 anos, o Conjugador Árabe da ACON tem sido usado por quase 200.000 visitantes, de 199 países ao redor do mundo.

Pode até acontecer para nós, brasileiros, com os verbos em português e acontecerá com você muitas vezes em árabe: você está procurando a conjugação exata de um verbo? Dirija-se imediatamente ao ACON que, ao contrário de outras ferramentas semelhantes na web, irá conjugar imediatamente o verbo que você precisa. Não perca tempo procurando um verbo parecido!

O Conjugador Árabe da ACON também oferece um aplicativo para smartphones iOS e Android.

Como se conjugar em árabe? Um método validado pelas Nações Unidas para conjugar em árabe! Saber como conjugar bem os verbos árabes é fundamental para morar em um país que fala a língua de Ismael.

Aprender árabe de qualquer lugar do Brasil

Via seu smartphone ou seu computador, com recursos automáticos ou vídeos especialmente feitos para isso, é muito fácil aprender árabe gratuitamente on-line.

Depois de ter explorado essas soluções e feito um bom progresso, saiba que é bastante possível encontrar professores particulares de árabe a preços acessíveis. Descubra aqui como aprender a falar e escrever árabe no Brasil (e dominar a caligrafia árabe, por exemplo)!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar