Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A construção gramatical na língua francesa

De Erico, publicado dia 19/06/2019 Blog > Idiomas > Francês > Como construir frases em francês

Aprender um novo idioma é sempre um excelente desafio para abrir a mente e expandir os conhecimentos. Com a globalização, saber se comunicar em outras línguas, além do inglês, com certeza é um grande diferencial.

O Francês está entre as línguas mais buscadas no Brasil para se aprender e hoje é uma das mais importantes no mundo, tendo mais de 87 milhões de nativos que falam o idioma, entre eles países como Suíça, Bélgica, Senegal, Costa do Marfim, Guiana Francesa e a região de Quebec, no Canadá.

Para se iniciar um estudo de idioma, é essencial compreender a gramática básica da língua para começar a entender palavras, construir frases e desenvolver a comunicação oral.

E para que esse estudo se torne  mais fácil e prazeroso, entender como se dá a construção gramatical do Francês vai agilizar muito esse processo.

Alguns livros de gramática podem te auxiliar nesse sistema de aprendizagem, além disso, separamos alguns tópicos importantes para entender como funciona a construção gramatical da língua francesa. Vamos lá!

A ordem das palavras nas frases em Francês

Primeiramente, é imprescindível entender como o novo idioma a ser estudado constrói as suas frases. Isso depende muito da história do país, a base da linguagem do local, colonização e cultura que determina toda a evolução da ortografia e sintaxe de uma língua.

Por exemplo, no Oriente os países formam as suas frases através de ideogramas; na língua inglesa a construção da gramática é totalmente diferente de países que foram colonizados com base no Latim e assim por diante.

Por isso, algumas línguas se assemelham mais com a nossa, sendo que algumas palavras são facilmente compreensíveis sem ter um estudo antes.

Origem no Latim! Ao estudar, você irá perceber que a estutura gramatical do idioma francês é constituído por muitos termos em Latim!

E para a nossa sorte, a França é um país que tem toda a sua gramática baseada no Latim, desta forma, fica fácil o entendimento das palavras e até das construções, pois os tempos verbais se assemelham com os do Português.

Entretanto, a língua possui um vocabulário vasto com mais de 60 mil palavras que fazem parte do dicionário local, mas isso acaba não sendo um problema, pois conhecer cerca de 5% do repertório Francês já é o suficiente para se comunicar com um nativo. O vocabulário é agregado ao passo que você vai praticando e entendendo a dinâmica do idioma.

Basicamente, a estrutura das frases diretas e indiretas francesas compreendem:

  1.  Afirmativas: Sujeito + verbo + complemento;
  2.  Negativas: Sujeito + auxiliar negação+ verbo + complemento;
  3.  Interrogativas: Auxiliar interrogativo + sujeito + verbo + complemento.

Claro que a estrutura de construção das frases vai além dessa forma, mas é importante saber que a mesma base da língua francesa é a do Português. Isso facilita ainda mais o seu aprendizado!

Confira mais detalhes sobre a ordem das palavras francesas para dar um “up” no seu aprendizado, Oui!

A ordem das palavras francesas

Quando entramos na gramática francesa, deparamos com vários tópicos essenciais para o aprendizado e compreensão da estrutura das frases neste idioma.

Assim como a ordem das palavras é importante, conhecer a acentuação, pronúncia, artigos e formações de palavras será excelente para alavancar o seu estudo.

Como você já sabe, a base da língua francesa é a mesma que o português – descende do Latim, da Era do Império Romano e, por isso, a estrutura acaba ficando mais fácil na hora de montar a frase.

Fique atento aos tempos verbais e veja os exemplos abaixo afirmativo, negativo e interrogativo para comparar a ordem das palavras em frases simples com relação à estrutura gramatical:

  • Ils l’écoutent lorsqu’elle parle (Eles a ouvem quando ela fala)
  • Je n’aime pas ce livre (Eu não gosto desse livro)
  • Bonjour, savez-vous à quelle heure le taxi arrive? (Bom dia, sabe que horas chega o táxi?)

Compreendendo a Língua A leitura diária de textos em francês é uma forma de garantir mais rapidamente um bom vocabulário do idioma!

Na prática, observe que a ordem das palavras se mantém a mesma que no Português: Sujeito + Verbo + Complemento.

Para fixar bem essa ordem e não errar na hora de escrever em Francês, faça uma imersão na língua e pratique a escrita a todo momento – ao deixar um bilhete, ao anotar coisas pessoais, entre outros.

Trabalhe a mente para pensar em Francês, ou seja, toda que vez que estiver imaginando algo para falar, tente mentalmente ver como ficaria a frase em francês. Isto é excelente para “treinar” o seu inconsciente a pensar no segundo idioma.

E para elaborar frases em que precisamos usar o comparativo e superlativo. Será que a estrutura se mantém a mesma que na língua portuguesa? Vejamos…

A comparação nas frases em francês

Outra parte da gramática francesa que é super importante para se aprender é a comparação e o superlativo nas frases.

A todo momento estamos utilizando o “mais que”, “menos que” para descrever um fato ou objeto. Em Francês, o “le comparatif” utiliza três termos essenciais: “plus” (mais), “aussi”  (menos) ou “moins” (tão).

Essas palavras determinam o comparativo nas frases e são colocados sempre antes do adjetivo ou do advérbio e, após o termo comparado, é preciso escrever um “que”, bem como o complemento final.  Esta estrutura gramatical é idêntica a que é usada no Português, então basta treinar a escrita e o vocabulário que facilmente você aprende.

Veja na prática o exemplo de comparação com os três termos para compreender como funciona a ortografia francesa:

  1. Vincent travaille plus vite que Jussara. (Vicent trabalha mais que Jussara.)
  2. Vivi travaillhe aussi vite que Julliete. (Vivi trabalha tanto quanto Julliete.)
  3. Oliver travaille moins vite que Jean. (Oliver trabalha menos que Jean.)

Além disso, para que você não erre na hora de construir as frases é importante conhecer a conjugação dos verbos franceses, os tempos verbais e os verbos irregulares.

Talvez isso já demande um pouco mais de estudo no Francês, porém a maneira como se constrói uma frase com comparativo é bem tranquila.

Aproveite o momento de estudo e pratique exercícios de comparação que a matéria é absorvida facilmente. Na internet você encontra exercícios prontos para todos os níveis de Francês para exercitar a gramática que é sempre tão importante para a fluência em um idioma.

Tipos de frases francesas e sua construção gramatical

Todo processo de estudo de um novo idioma, principalmente a gramática é um desafio, principalmente em uma língua como o Francês, repleto de vocabulários e detalhes de conjugação verbal que faz com que se aproximem de uma certa forma do Português.

Aproveitando a tecnologia! Outra maneira de acelerar o aprendizado é praticando a conversação por meio de chats onlines!

Na construção gramatical da língua é necessário conhecer os três tipos de frases: afirmativo, negativo e interrogativo. A partir do entendimento dessas aplicações é que vão se moldando outros conceitos nesta cultura e a prática torna o aprendizado mais prazeroso.

Entenda as peculiaridades de cada tipo de frase:

  • Afirmativa: segue totalmente o padrão sujeito + verbo + complemento. Exemplo: Mary était confuse à propos de sa vie.
  • Negativa: há sempre o termo “ne pas” na oração. Quando é seguido por um “h” ou uma vogal, o elemento “ne” se transforma em “n´”. Exemplo: Maria n’est pas confuse dans sa vie.
  • Interrogativa: a construção segue o modelo verbo + sujeito + complemento + interrogação no final. Exemplo: Pourquoi Maria est-elle confondue avec sa vie?

A tradução da frase é “Maria está confusa sobre sua vida” que deriva para o negativo e interrogativo. Mas, para se aprofundar ainda mais sobre o tema, é importante que você realize cursos de idiomas e tenha contato com pessoas que também falam francês, assim conseguirá se desenvolver rapidamente nesta nova língua do seu vocabulário.

Que tal saber como estudar on-line um novo idioma?

Cursos e exercícios para progredir na gramática francesa

Além das dicas acima, para você que procura se desenvolver no idioma francês com seriedade e rapidez precisa complementar os seus estudos com exercícios extras e cursos complementares que valorizam também a conversação através da gramática.

Uma boa dica é procurar sites especializados em exercícios de francês para que você realize simulados em que possa conferir o gabarito final de forma rápida. Esses sites também disponibilizam a pergunta comentada em que você pode verificar onde está com dificuldade na língua e até mesmo na construção da frase.

Outra alternativa é partir para os canais e videoaulas de francês que são eficientes e práticos, onde é possível acessar o conteúdo a toda hora. No YouTube há ótimos canais voltados para esse quesito que são totalmente gratuitos.

E por último, sites especializados em interligar várias pessoas do mundo com o mesmo objetivo em treinar a língua. Sim, através de um cadastro de interesses, você pode entrar nas conhecidas “salas de bate-papo” e conversar com gente do mundo todo que também está interessado em ficar fluente em francês.

Diariamente! Procure se dedicar pelo menos uma hora por dia ao estudo de um novo idioma!

Se o seu foco é mais objetivo ainda no aprendizado da língua francesa, busque portais em que você converse realmente com um nativo e, assim, possa se desenvolver na parte de pronúncia, expressões e comunicação oral.

Veja que não há limites se você é uma pessoa que tem um objetivo de aprender um novo idioma como o francês.

Mesmo com a falta de tempo dos dias atuais, correria e os compromissos do dia a dia, procure absorver o máximo desse tempo de estudo e faça exercícios periodicamente. Assim você vai alavancar o seu conhecimento no Francês ainda mais rápido.

Bonne chance!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar