Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como acentuar na linguagem de Voltaire!

De Erico, publicado dia 18/06/2019 Blog > Idiomas > Francês > Avance no francês com as principais regras de acentuação

Hoje, aprender um segundo (ou terceiro) idioma é fundamental. Seja para carreira profissional, crescimento pessoal e até para o próprio conhecimento. Afinal, saber se comunicar em uma outra língua lhe dá autonomia e abre muitas portas em todo o mundo.

E além do Inglês e do Espanhol, o Francês também tem se tornado um dos idiomas mais procurados para estudo no mundo, em especial no Brasil. E isso pela sua relevância, por haver importantes países que a utilizam como língua nativa – como Luxemburgo, Suíça e algumas regiões do Canadá, além de países africanos, tais como Congo e Costa do Marfim.

E o Francês está presente em nosso dia a dia sem você perceber: seja na Gastronomia, em expressões na nossa fala, objetos que usamos, enfim, uma infinidade de coisas.

A França, no entanto, é um dos países mais visitados do mundo, sendo que Paris é a cidade turística que mais recebe visitantes de todos os lugares do planeta.

Mas, uma das principais dificuldades quando se fala em gramática francesa é saber como e onde posicionar os acentos nas sílabas, pois é através dele que a palavra criará sua conotação e sotaque específico.

Por isso, conheça algumas das principais formas e funções de cada acento na língua francesa, até mesmo para entender o porquê de alguns sotaques acerca do idioma, em várias partes do mundo.

Quais as formas e funções que os acentos franceses têm?

Procurando por um curso de frances online?

Sim, vamos entender o porquê de cada acento francês e a forma correta de se pronunciar a palavra através desse recurso da gramática, afinal, dominar o idioma francês é tão quanto desafiador como conhecer todos os pormenores da língua portuguesa.

Conhecendo a língua! Dominar o idioma francês é tão desafiador quanto a Língua Portuguesa.

E se tem uma coisa que o Francês gosta é incluir os acentos nas palavras. Os diferentes tipos de sons que se ouve ao redor do mundo têm relação com a imigração francesa em todos os continentes, o que significa aí que a língua tem uma construção histórica a qual demonstra muito bem a força de cada palavra, de acordo com o acento empregado. Por isso, aprender quais as funções de cada acento na ortografia é fundamental para a fala.

Veja, então, quais são os quatro tipos de acentos utilizados na língua francesa:

  1. Acento agudo: som mais fechado e usado apenas na vogal “e”;
  2. Acento circunflexo: usado nas vogais e dependendo da aplicação pode ter o som mais aberto ou fechado;
  3. Acento grave: o som é mais aberto e é utilizado nas vogais “a”, “e”, “u”;
  4. Trema: mais difícil de ser usado, pode ser empregado nas vogais “e”, “i”, “u” e a letra “y”.

Vamos aprofundar um pouco mais sobre os acentos, pois essa parte é fundamental no aprendizado da língua francesa, já que os acentos determinam a pronúncia de cada palavra.

Mas antes, saiba que, no Portal Francês Fluente, você pode acompanhar um vídeo que dá mais detalhes sobre a empregabilidade de cada acento.

Agora, que tal aprender sobre o emprego do acento agudo na língua francesa?

Como usar o acento agudo no Francês

Talvez o acento mais utilizado em francês, empregado apenas na vogal “e” tem som diferente na pronúncia comparada com o português. Esse é o famoso som do biquinho, mais fechado, às vezes até dois acentos agudo, sendo que a pronúncia correta da palavra adaptando para o Brasil é “ê”. Exemplos: café, probabilité, préferé, bière, entre outros.

Você também utiliza o acento agudo quando uma consoante tem uma espécie de “s” embaixo. Por ser simples de usar na gramática, este tópico sobre acento agudo é sempre um dos primeiros assuntos a ser estudado na ortografia francesa.

Mas, para dar uma complicadinha nesse quesito acentos, que tal aprender sobre o acento grave no Francês?

Empregabilidade do acento grave na Língua Francesa

Outro importante acento para a gramática francesa é o acento grave (`) que tem essa pronúncia mais fechada. Aqui ele pode ser usado em vogais como “e”, “a” e “u”, sendo que é necessário tomar cuidado ao utilizar nas duas últimas vogais, pois o acento pode dar outro ressignificado para a palavra:

  • Quando usado no “e”, a palavra não tem seu significado alterado, porém a expressão oral dela muda para um “ê”, mais nasalado e fechado;
  • Quando aplicado na vogal “a”, não altera a função do acento em si, mas é usado para diferenciar termos homófonos, que não são tão comuns;
  • Quando utilizado na letra “u”, diferenciar o término “ou” da conjunção disjuntiva.

Uma boa dica para quem está planejando aprender Francês, é escutar várias vezes palavras que tenham o uso desses acentos para entender o sotaque de cada diálogo.

Aprimorando os estudos! Assistir a filmes franceses são essenciais para uma boa assimilação do idioma!

Assistir a filmes (principalmente infantis ou animações) também auxilia a estimular o cérebro a assimilar as palavras para o dia a dia e, consequentemente, fixar quando se deve utilizar um acento agudo ou um acento grave.

Há ainda o terceiro e mais complexo acento na gramática francesa: o circunflexo. Vamos aprender sobre ele?

Pretende fazer um curso de francês?

A complexidade do acento circunflexo na gramática francesa

Chegamos ao terceiro e mais complexo acento das palavras francesas: o circunflexo. Talvez o mais desafiador em termos de entendimento porque ele pode ser utilizado em todas as 5 vogais (a, e, i, o, u). Ele junta as funções dos dois primeiros acentos – agudo e grave – e pode ser usado também como um til diacrítico para diferenciar os homófonos.

Algumas pesquisas e estudos da ortografia francesa aponta que o acento circunflexo foi criado para suprir a necessidade de alguma letra (S ou E) e, assim, dar sentido a algumas palavras que, até então, estavam descontextualizadas.

Vale ressaltar ainda algumas peculiaridades do acento circunflexo:

  • O emprego do acento nas vogais “i” ou “u” não muda a pronúncia das palavras;
  • Já nas vogais “a”,“e” e “o”, dependendo da região na qual você estiver localizado dentro da França, o som da palavra pode ser diferente;
  • O som das palavras é semelhante ao sotaque “È” – Exemplo: la tête, la fête, lo tâche, entre outros;
  • Usado em verbos com final no infinito –“er”.

Apesar de parecer complexo, o emprego dos acentos na língua francesa não é um bicho de sete cabeças, com alguns dias de vivência em meio a nativos já é possível sentir a diferença em  sotaque, pronúncia e colocação dos acentos de forma correta. Não se preocupe!

Agora basta conhecer como utilizar o último acento da ortografia francesa e “bora” praticar este idioma!

Trema: como e quando usar no Francês?

O trema é um dos acentos mais fáceis de ser empregados e também um dos mais raros na língua francesa, utilizado apenas em palavras com formação mais antiga. Entretanto, é essencial entender a lógica com a qual é utilizada para não fazer feio na hora da escrita.

Diferentemente do Português, que usa a trema apenas na vogal “u”, na França a trema afeta as vogais “e”, “i”, “o” e “y” e são usados em ditongos nos quais sinalizam que determinada palavra pode ser dividida. Por exemplo: noël, poële, maïs.

Aprimorando na leitura! Por meio da leitura é possível assimilar as estruturas gramáticais do idioma!

A lógica explicativa para essa regra tem base como a gramática espanhola, por exemplo: sinalizar um ditongo (conjunto de vogais) que não precisaria funcionar como um ditongo dentro dessa empregabilidade do acento. Mas, fique tranquilo que quase não se vê mais palavras francesas que utilizam o trema.

E a título de curiosidade, a cedilha também faz parte do conjunto de acentos da gramática, mas como ela é mais fácil de ser usada e não muda a pronúncia, está sempre acompanhando a letra “c”.

Por que é tão importante usar bem os acentos no idioma francês?

Saber acentuar corretamente as palavras francesas é extremamente importante, pois a acentuação tem papel fundamental em três funções na gramática: diferenciar grafias iguais, indicar a pronúncia correta e substituir uma letra em falta, como o “S”.

Ao dominar o uso dos acentos no francês, você já está com meio caminho andado para se desenvolver na língua, especialmente na hora da conversação, pois o conhecimento profundo na gramática vai nortear a fala na hora do diálogo. Lembre-se de uma regra importante: a letra “e” não é acentuada se houver um “x” na sílaba seguinte ou se tiver uma consoante na mesma sílaba.

Ser Autodidata nos estudos! Ter em mente um vocabulário básico ajuda no avanço no aprendizado!

De fato, o Francês não é uma língua muito fácil para nós brasileiros aprendermos, especialmente essa parte de acentuação e pronúncia das palavras, mas algumas atividades extras de estudos podem alavancar este conhecimento.

Veja como ser um autodidata na hora de aprender Francês:

  1. Aprenda um vocabulário básico para você se comunicar na França ou em outro país que tenha essa língua como nativa;
  2. Para se familiarizar com o sotaque e a entonação dos acentos, procure ouvir músicas francesas. Há excelentes cantores e você pode acompanhar a melodia com a letra em mãos para entender a pronúncia das palavras;
  3. Ler e ouvir noticiários franceses. Sim, a França tem um dos melhores jornais do mundo, o Le Monde. Os podcasts são ótimas ferramentas para você se habituar com o sotaque francês;
  4. Se você gosta do mundo dos esportes, também pode acompanhar os noticiários esportivos do país, que são dinâmicos e interativos. O L´Equipe é o mais famoso e eles também compartilham o amor pelo futebol, tanto que vários brasileiros jogam em times franceses.

Agora que você já sabe como empregar os acentos e sua importância na hora de aprender o idioma francês, é hora de praticar, assim ficará mais fácil conseguir a fluência nesta língua que se tornou uma das mais importantes do mundo.

Bons estudos!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar