Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Entendendo a língua portuguesa desde pequeno

De Camila, publicado dia 27/07/2017 Blog > Apoio Escolar > Português > Aprendizado do idioma de Camões para crianças

O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas. – Jean Piaget

Nada melhor do que um professor munido de boas ferramentas na hora de transmitir seus conhecimentos. Principalmente se tratando de crianças do Ensino Infantil e Fundamental.

Ainda pequenas e começando o primeiro contato formal com a língua portuguesa, os pequerruchos muitas vezes apresentam dificuldades com o aprendizado.

Seja porque não se adaptam à metodologia ou porque têm problemas de concentração, as crianças em fase de alfabetização precisam de atenção para não ficarem para trás face ao ensino do português.

Os obstáculos no aprendizado, não detectados e controlados a tempo, podem causar problemas sérios lá na frente do caminho educacional.

O professor particular de português é a melhor opção de suporte aos pimpolhos que apresentam, desde o início do processo de alfabetização, dificuldades para aprender o idioma.

Se você é professor e pretende dar aulas particulares para crianças que estão começando a ler, Superprof te dá algumas dicas de métodos e ferramentas a serem utilizados para que seus cursos sejam tão divertidos quanto produtivos e eficientes.

Reforço de português para os pequenos

Mesmo que a maioria dos alunos não repita de ano no término de um ciclo escolar, isso não quer dizer que muitos não tenham dificuldades de aprendizado.

O ideal, sempre que possível, é o acompanhamento personalizado de português ao estudante desde pequeno e desde os primórdios da sua vida escolar.

Os pequeninos também podem ter problemas de aprendizado. Não espere as notas do seu filho ficarem por um fio para colocá-lo em uma aula particular de português!

Seu filho não consegue assimilar direito as matérias? Ele não se sente motivado em ir à escola? Ele tem dificuldade de memorização ou compreensão? Ele não consegue se concentrar no exercícios?

Talvez a metodologia empregada na escola não seja adequada às suas necessidades. Por isso ele precisaria de tutoria particular especializada.

Existem informações básicas que você precisa sobre a importância de possuir um nível correto de português durante a primeira idade.

Superprof tenta mostrar os benefícios de colocar seu filho – ou filha – em uma aula de portugues de reforço caso ele encontre obstáculos no aprendizado da língua.

Muitas crianças com deficiência na escola

O Brasil ficou no final da lista de um estudo feito sobre a qualidade da Educação de Base em 2016.

Nosso querido país ganhou o posto de número 83, dentre as 130 nações que integraram as análises.

Mais alarmante ainda foi a constatação do que puxou o país para uma posição tão baixa: o (mal) preparo dos jovens de 0 a 14 anos.

A pesquisa feita pelo IBGE e publicada em uma matéria da BBC Brasil constata que o aprendizado é prejudicado desde a Educação Infantil, onde as bases da construção do conhecimento ganham seus pilares.

Começar o Ensino Fundamental já “alfabetizado”

Ainda segundo pesquisas do IBGE no ano de 2015, nosso país possui cerca de 12,9 milhões de analfabetos.

Outro dado preocupante da pesquisa apontou que crianças entre 4 e 5 anos possuem o nível mais baixo de matrícula nas escolas. Ou seja, a taxa de pupilos que frequentam o Ensino Infantil é a menor se comparadas com as outras fases da Educação de Base.

Uma pessoa é considerada analfabeta quando jamais recebeu nenhum tipo de educação escolar.

Sendo assim, os números da pesquisa acima não englobam os iliterados. Esses últimos são aqueles que receberam educação na língua portuguesa, mas não aprenderam o suficiente para utilizá-la de forma autônoma. Tal característica também pode ser chamada de “Analfabetismo Funcional”.

A criança, tendo um mínimo de contato com o português através de aulas particulares antes do primeiro ano do Ensino Fundamental garantirá sua entrada nessa fase da vida escolar como um pequerrucho alfabetizado.

Escolher professor que segue o programa do Ensino Básico

A escolha de um tutor individual para o aluno em fase de alfabetização precisa seguir alguns passos importantes. É preciso analizar as seguintes características do profissional:

  • Determinação;
  • Boa comunicação;
  • Domínio da matéria ensinada.

Essas são qualidades fundamentais para um bom professor particular de língua portuguesa que pretende acompanhar o programa curricular do Ensino Básico ao lado do aluno em dificuldade.

O domínio da língua portuguesa é fundamental para que o professor seja bom. Um bom professor particular deve dominar bem sua matéria.

Literatura para crianças

É importante tanto pais quanto professores particulares de primeira viagem compreenderem a estrutura da literatura apresentada para as crianças e aos estudantes no Ensino Fundamental.

Dessa forma, fica evidente e simples assimilar a importância do contato dos pequenos com os livros desde cedo.

A leitura é um momento no qual o tempo para e não pensamos em mais nada, a não ser na história diante dos nossos olhos. A melhor maneira de criar gosto pelos livros é começando quando ainda pequenos.

  • Quando começar a introduzir a leitura na vida das crianças?
  • Como é a relação de uma criança de 6 anos com a literatura?
  • De qual jeito ensinar a língua portuguesa utilizando obras literárias?

Desde a primeira idade, os pequeninos já podem ter acesso aos livros. Sejam apenas com imagens ou com palavras básicas, momentos de leitura com os pais são sempre lúdicos e estimulantes, mesmo quando a criança ainda não sabe ler.

Contato com a literatura no Ensino Fundamental I e II

Segundo o site Nova Escola, “numa fase da vida (e da escolarização) em que é preciso dar espaço para que as crianças ganhem autonomia e consigam ler sozinhas com mais facilidade, perder o medo dos livros maiores é fundamental – e o mesmo vale para os gêneros considerados mais difíceis, como a poesia“.

Os primeiros anos do Ensino Fundamental são essenciais para que o aluno se torne um leitor autônomo.

Além da leitura de títulos durante o período de aula, é igualmente importante o estímulo da leitura em casa.

Na escola, os professores podem contar histórias aos alunos. Em casa, outros adultos podem compartilhar aventuras com as crianças.

Sugestões de títulos para o Ensino Fundamental I

Superprof fez uma pesquisa em sites de escolas para ver o que elas andam indicando para os jovens “alfabetizandos”.

  • Histórias à Brasileira – Ana Maria Machado (80 páginas)
  • A Arca de Noé – Vinicius de Moraes (64 páginas)
  • Laços, Turma da Mônica (82 páginas)
  • Fábulas de La Fontaine – La Fontaine (262 páginas)

Livros para o Ensino Fundamental II

  • Vidas Secas – Graciliano Ramos
  • A hora e a vez de Augusto Matraga – João Guimarães Rosa
  • O Alienista – Machado de Assis
  • Branca como a neve, vermelha como o sangue – Alessandro D’Avenia
  • Auto da Compadecida – Ariano Suassuna
  • O Meu Pé de Laranja Lima – José Mauro de Vasconcelos

A alfabetização é um momento importante na consolidação do conhecimento do idioma português para as crianças. O contato formal com a língua portuguesa pode começar até mesmo antes da alfabetização.

Outras propostas de estímulo literário

Pesquisadoras em Educação e Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí mostraram em publicação acadêmica como algumas atividades relacionadas a livros no Ensino Fundamental I são colocadas em prática na sala de aula.

Ao terminar de contar a história do livro “O menino que aprendeu a ver”, a professora passou a seguinte atividade para as crianças:

  • Quantas letras tem o título?
  • Pinte no título os espaços entre as palavras;
  • Escreva quantas palavras tem no título;
  • Transcreva a maior palavra do título;
  • Quantas são as vogais? Quais são?
  • Quantas consoantes há? Quais são?

Praticando a língua portuguesa na internet

Abreviações típicas de conversas online ou pelo celular como “vc”, “pq”, “kd”, “qm”, “qnd” e “gnt” acompanham uma geração que foi alfabetizada com muitos pensando que assim se escrevem essas palavras.

A verdade é que, como tudo na vida, encontramos o lado negativo, mas também o positivo na utilização dos meios tecnológicos.

Com a disseminação e facilidade do acesso à internet, assim como a popularização de aparatos como smartphones e tablets, foram criadas várias ferramentas educativas da língua portuguesa para serem  usadas através dessas “traquitanas”.

Uma breve seleção com algumas sugestões que abordam o ensino da língua portuguesa são mostradas abaixo:

Aulas de português online

Alguns sites disponibilizam aulas de português para os pequenos na internet.

  • Iped;
  • Unieducar.

Videoaulas

Vídeos contendo aulas destinadas aos pimpolhos em fase de alfabetização podem ser uma solução divertida e eficiente como atividade de reforço.

No YouTube, vários canais como os abaixo podem ser encontrados:

  • Iesde Brasil;
  • Cássio Toledo;
  • Kids TV Português.

Aplicativos

Nada mais prático do que estudar através de um dispositivo portátil que pode ser levado para todos os lugares. E ainda se divertir!

Confira algumas sugestões que podem ser baixadas no iPad ou tablet:

  • Abc da Gabi;
  • Abc do Bita;
  • Abc das palavras;
  • Aprender as palavras;
  • Aprender a ler.

O aprendizado da língua portuguesa pode ser super divertido. Nada melhor do que brincar e aprender português ao mesmo tempo!

Sites de exercícios

Fazer cursos online e brincar aprendendo com os aplicativos.

Quer maneira melhor para as crianças em fase de alfabetização aprenderem a língua portuguesa?

Veja alguns sites nos quais elas podem encontrar atividades divertidas:

Aplicativos voltados para a alfabetização

A web é mais frequentada pelos jovens, apontou o IBGE em pesquisa recente.

Os tablets são cada vez mais usados para o acesso à internet no Brasil.

Por que não juntar o útil ao agradável e propor atividades de aprendizado da língua portuguesa às crianças através de aplicativos, por exemplo, um iPad?

Existem apps para todos os níveis de aprendizado do idioma. Confira alguns que encontramos:

Para os pequeninos

  • 123 ABC Diversão Escrita;
  • ABC Palavras;
  • ABC em português;
  • Quem soltou um pum?;
  • PalmaKids;
  • ABC Curumim;
  • Palavras-cruzadas;
  • Jogo das Palavras;
  • Fábrica de Tirinhas Turma da Mônica;
  • Meu joguinho da memória;
  • PalavrazBrasil;
  • Forca Brasil HD;
  • Bitstrips.

Para os grandinhos

  • Desafio Responder;
  • ABC Transporte;
  • Acentuando;
  • Nova Ortografia.

Para os professores

  • Nearpod;
  • Palavra Certa;
  • Minecraft.

Verdade é que os pais, por mais que não gostem dos seus pimpolhos na frente de telas digitais, não conseguem mantê-los muito tempo longe da tecnologia.

Melhor do que se descabelar com os filhos acessando conteúdos “porcaria” é apresentá-los a aplicativos divertidos com os quais eles possam brincar e aprender ao mesmo tempo!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar