Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tablets no ensino do português para crianças

Blog > Apoio Escolar > Português > Aplicativos para aulas de alfabetização do idioma de Camões

O uso de tablets pela população para conexão à internet vem aumentando a cada ano.

Junto com os celulares – mais especificamente os smartphones – o aparato digital praticamente predomina quando o assunto é a consulta à web.

O site da BBC Brasil publicou uma matéria com informações coletadas através de Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo o território nacional.

O IBGE verificou o quanto tablets estão presentes nos domicílios brasileiros. Segundo os dados da Pnad 2013, 7,1 milhões (10,8%) dos 65,1 milhões de domicílios particulares permanentes do país tinham o aparelho.

Dentre eles, diz o órgão, mais da metade (3,9 milhões) estava no Sudeste, onde 13,8% das casas possuíam tablets. Já o Norte do país foi a região com a menor incidência do aparelho. Apenas 278 mil domicílios (ou 5,9% do total da região) tinham o dispositivo.

Ainda segundo o instituto de pesquisa, a proporção de pessoas que usa a rede cresce conforme aumentam o rendimento e a escolaridade.

No que é ligado à faixa etária, o cenário é inverso: os mais jovens registraram os maiores percentuais de acesso à internet.

Se a web é mais frequentada pelos mais novos e se os tablets são cada vez mais usados para tal, então por que não juntar o útil ao agradável e propor atividades de aprendizado da língua portuguesa às crianças através do aparato?

Crianças podem aprender muito sobre nosso idioma através de aplicativos para iPads. O tablet pode ser um meio eficiente para o aprendizado da língua portuguesa.

Verdade é que os pais, por mais que não gostem dos seus pimpolhos na frente de telas digitais, não conseguem mantê-los muito tempo longe de tal tecnologia.

Melhor do que se descabelar com os filhos acessando conteúdos “porcaria” é apresentá-los a aplicativos divertidos com os quais eles brincam e aprendem ao mesmo tempo!

Surperprof, como sempre, fez uma seleção de alguns programas que você pode baixar e instalar no seu iPad ou tablet.

Crianças em processo de alfabetização precisam aprender português também fora da sala de aula!

Para os pequeninos

123 ABC Diversão Escrita

Esta aplicação é fantástica para crianças que têm dificuldade em escrever e desenhar as letras corretamente.

Aqui a criança vê letras e números e a respectiva forma e direção que deve desenhá-los.

O software é motivador, pois as crianças demoram mais para se cansar do que se estivessem escrevendo no papel. Isso além de fornecer condições para uma boa aprendizagem.

Através desse app, os pimpolhos podem traçar o desenho de letras maiúsculas, minúsculas, números e formas divertidas!

ABC Palavras

Que tal ensinar o pequeno a escrever as primeiras palavras utilizando o tablet?

Com o “ABC Palavras”, a criança aprenderá a soletrar e formar palavras básicas em português (também através de livros para crianças!).

Para tal, o pequeno deverá construir a palavra correspondente à figura apresentada na tela, arrastando com o dedo cada letra ao seu devido local seguindo uma marca d’água.

ABC em português

Em “ABC Português” o pupilo pode aprender letras, números e nomes de animais com a ajuda de uma voz em português.

O aplicativo traz todas as letras do abecedário português, números até dez e vários animais

Quem soltou um pum?

Vamos combinar que só pelo nome o aplicativo já ganhou nosso coração!

Criação de grande sucesso da editora Companhia das Letrinhas, ele estimula a leitura dos aprendizes. A história é muito boa e o aplicativo convida o leitor para interagir o tempo todo.

Disponível apenas para iPad.

PalmaKids

Criado pelo Programa de Alfabetização na Língua Materna, o “Palmakids” é recomendado para crianças em processo de alfabetização.

Ao desenvolver as memórias auditiva e visual, o joguinho lúdico e autoexplicativo propõe às crianças conquistarem a Galáxia do Alfabeto e deixarem os planetas felizes ao salvar cada uma das letras.

Crianças podem fazer atividades sobre a língua portuguesa com o colega. Através de alguns apps, as crianças podem trabalhar o idioma português em dupla.

ABC Curumim

O aplicativo apresenta o abecedário e jogos aos pequenos.

Eles são convidados a associar figuras e palavras, assim como montar palavras com as sílabas.

Palavras-cruzadas

“Infinity CrossWords” é um aplicativo super bacana para as crianças que estão aprendendo a escrever.

Nesse aplicativo os pimpolhos precisam completar as palavras cruzadas correspondentes aos desenhos para poder passar de fase.

A versão grátis do programa contém apenas o tema esportes liberado e com opção de In-App para liberar todos as outras categorias.

Disponível apenas para iPad.

Jogo das Palavras

Esse aplicativo apresenta um jogo que auxilia  crianças a desenvolverem a comunicação, facilitando a aprendizagem da leitura e da escrita.

Disponível apenas para o sistema iPad.

Fábrica de Tirinhas Turma da Mônica

Qual criança não ADORA a Turma da Mônica? Então já dá pra imaginar o quanto esse aplicativo é divertido!

Ele é perfeito para as crianças do Ensino Fundamental I escreverem pequenas histórias.

Bônus é que, além de treinarem o português, elas ainda estimulam a imaginação!

O programa apresenta diversas opções de cenários e personagens para os alunos utilizarem em suas criações.

Após criarem as histórias, os próprios pupilos podem contar a história e discutir a respeito do tema que escolheram. Sem dúvidas, muito divertido!

Meu joguinho da memória

Este aplicativo tem como objetivo despertar as habilidades de cognição, linguística, memorização e concentração dos pequenos.

Além disso, quando um par de animais é formado, ele ensina como escrever e pronunciar o nome de cada bichinho e ainda apresenta o som de cada um.

Com mais de 15 animais na versão completa e seis na versão lite, ele ainda oferece cinco níveis de dificuldade e pode ser jogado sozinho ou em dupla.

Disponível apenas para iPad.

PalavrazBrasil

Esse app para aulas de portugues é para ser usado num momento de descontração, para estimular os alunos a conhecerem e formarem novas palavras dentro de um tempo estipulado.

O objetivo, aqui, é estimular o aluno a aumentar o seu vocabulário.

O aprendiz arrasta o dedo pelas letras do quadro e as conecta para formar palavras. Quanto maior o número de palavras possível em um tempo estipulado, maior a pontuação.

Aplicativos exploram ortografia, sintaxe, pontuação e etc. A construção de palavras e uso da ortografia e pontuação corretas são alguns dos pontos explorados pelos apps.

A língua portuguesa pode ser também praticada por crianças através de vários sites na internet.

Forca Brasil HD

Quem nunca jogou forca quando era pequeno?

A única diferença aqui é, ao invés de escrever no papel, agora o jogo se passa na tablet!

Este aplicativo é bem divertido: além de estimular o raciocínio, apresenta à criança novas palavras e ensina a escrevê-las corretamente.

Um game ideal para os pequenos acima de cinco anos.

Disponível apenas para iPad.

Bitstrips

Mais um ótimo aplicativo para o aprendiz de língua portuguesa criar suas próprias histórias em quadrinhos.

O “Bitstrips” possui personagens (avatares) que a criança deve escolher. Ele apresenta, igualmente, situações do cotidiano onde o aluno pode desenvolver a história.

Um ótimo ponto positivo é que, além estimular a criatividade e a escrita de uma maneira muito divertida, o pequeno pode compartilhar a história com outros amiguinhos.

Para os grandinhos

Desafio Responder

O “Desafio Responder” é um app no formato de quiz que ajuda os jogadores a testarem seus conhecimentos de maneira divertida.

Ele disponibiliza mais de 4.800 perguntas de diversas disciplinas: Matemática, Geografia, História, Inglês, Ciências, Variedades e, obviamente, língua portuguesa!

As perguntas vão desde o Ensino Fundamental II até o Ensino Médio. Muito bom para um teste conhecimento fora do horário de aula.

ABC Transporte

Esse aplicativo é uma versão mais avançada do “ABC Palavras’, que apresentamos acima para os pequenos em fase de alfabetização.

Com o “ABC Transporte”, a criança aprenderá a acentuar palavras e terá contato com palavras maiores.

Além disso, os pequenos-grandes jovens podem aprender a escrever os nomes dos transportes.

Disponível apenas para iPad.

Acentuando

O “Acentuando” é um app para Português que, como o próprio nome diz, é focado na acentuação.

Nele, o aluno pode testar seus conhecimentos na aplicação da crase, do agudo e do circunflexo.

Ele é formado por questões objetivas sobre cada tipo de acento da língua portuguesa. Ótimo para esclarecer a escrita correta de certas palavras!

Nova Ortografia

Esse aplicativo para aprender Português é focado no Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

O usuário é testado sobre as principais alterações sofridas pelo idioma português, seja na acentuação, hifenização, alfabeto ou uso do trema.

O programa oferece a opção de Curso, onde o pupilo poderá ter informações sobre a língua em si e as razões de uma nova ortografia ter sido criada.

Um Guia Rápido também é colocado à disposição do aprendiz. Nele, a grafia de palavras são sugeridas para a redação. Após o exercício, é só clicar em cima delas para se foram escritas de maneira correta ou não.

Por possuir uma atividade mais complexa, esse app é aconselhado a partir do Ensino Fundamental II.

Para os professores

Nearpod

O “Nearpod” é um serviço gratuito que permite ao fazer uma aula personalizada com os alunos.

Basta o tutor acessar www.nearpod.com criar uma conta e dentro dele, adicionar uma apresentação em Power Point (por exemplo). Tal apresentação pode ser mostradas aos alunos, que, em seguida, podem ser convidados a finalizar a sessão com um teste.

O pupilo só vê o próximo slide quando o professor, no seu iPad, avançar a tela. Ou seja, o tutor tem total controle sobre qual tela o aluno visualiza.

A apresentação de slides é só um exemplo, pois ele pode igualmente ser substituído por um vídeo ou uma questão.

Utilizando um questionário, após a resposta de todos os alunos, o professor terá um relatório de quais aprendizes acertaram ou erraram a questão.

Excelente maneira de suporte à correção, fazendo com que o tutor ganhe tempo para dedicar a outras coisas.

Palavra Certa

“Palavra Certa” é um jogo gratuito que estimula os alunos a acertarem a grafia do maior número de palavras possíveis, durante um período de 30 segundos.

A interface é muito legal e objetiva. Nela é possível verificar as estatísticas de erros, acertos e também descobrir a grafia correta das palavras desconhecidas.

Além dessas possibilidades que ajudam o aluno a melhorar o seu português, o fato de ter um ranking dos TOP10, permite com que o professor possa estimular uma competição sadia entre todos.

É mais recomendável para as turmas do Ensino Fundamental II.

Disponível apenas para iPad.

Aplicativos podem ser adaptados na aprendizagem da língua portuguesa. O Minecraft também pode ser utilizado como ferramenta de ensino do português!

Minecraft

Você pode nunca ter jogado, mas que já ouviu falar em Minecraft, já ouviu!

Se está por fora, então fique sabendo que esse jogo é febre dentro do universo juvenil.

E nada melhor do usar uma coisa que os alunos gostem para estimular o aprendizado da língua portuguesa e ainda ganhar alguns pontinhos com a turmo!

O “Minecraft” é adotado como ferramenta de ensino por quase mil escolas no mundo.

Ele é um game de construção de blocos, uma espécie de Lego virtual, que permite ao jogador montar praticamente qualquer objeto, de pequenas casas a grandes castelos e cidades inteiras.

Proponha aos alunos a construção de algo, ligado a um tema específico. Para executar a tarefa, eles precisam se apoderar do assunto e pesquisar.

Ótima ferramenta para incentivar a leitura, estimulando-os a aprender literatura. Eles podem, por exemplos, reconstruir cenários de romances clássicos.

Outra dica para motivar as crianças a aprender português é colocá-las em aulas particulares!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar