Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Carreiras a seguir no mundo das letras

De Camila, publicado dia 30/07/2017 Blog > Apoio Escolar > Português > Profissões na produção literária

Subestimado por muitos, o mundo das letras merece seu devido reconhecimento. Corajosos e apaixonados são aqueles que optam por uma formação superior na área, mesmo com tantas visões negativas sobre as carreiras ligadas à língua (e o português) a seguir após o diploma em mãos.

Verdade seja dita, muitos vestibulandos que escolhem enveredar em um curso de línguas e literatura não sabem muito bem qual caminho tomar uma vez os estudos concluídos. Os jovens saem do Ensino Médio com um amor latente pelas disciplinas relacionadas ao estudo das letras e decidem se jogar de corpo e alma nessa paixão.

Notícia boa é que muitas portas podem ser abertas no mundo profissional ao término desses cursos e não só apenas a carreira de escritor.

Escolher uma carreira ligada às letras pode ser difícil para alguns. Muitos estudantes ficam perdidos na hora de escolher uma profissão.

Vale lembrar também que o curso de Letras não é o único que permite colocar em prática suas competências redacionais e o gosto pela leitura. Várias outras atividades profissionais oferecem essa oportunidade! Ou seja, se a dúvida bater, analise bem as opções disponíveis nas universidades e não hesite em fazer um teste vocacional.

Se você é desses loucamente desvairados por literatura, línguas e escrita, quer seguir uma formação superior na área, mas não sabe muito bem qual nem com o que trabalhar no fim dos estudos, segure firme nesta matéria que Superprof te mostra o caminho!

Pois é, as aula de portugues sempre são muito importantes todos!

Áreas ligadas à escrita

É bem cliché dizer que quem segue uma formação em Letras adora escrever. No entanto, existem vários outros estudos que podem ser feitos e que te permitirão seguir o caminho da escrita. Isso quer dizer que existem sim profissões nas quais a redação de textos é a principal atividade exigida.

Jornalista, tradutor, corretor de textos, escritor… O universo das letras pode ser maior do que você imagina!

Se tornar jornalista

Escolher a área do jornalismo é entrar em um mundo de variedades quanto às possibilidades de atuação profissional. Alguns decidem seguir o caminho do radialismo e se entregam à prática nas rádios através de locuções, apresentações e reportagens. Outros preferem o universo da televisão e das imagens.

O ambiente jornalístico é também impregnado de escrita. Se este é seu objetivo principal, por que não enveredar em uma carreira de redator em um dos meios de comunicação da sua região? Se você ama a língua portuguesa (conteúdo do ensino fundamental nos primeiros anos) assim como a redação, nada como passar o dia inteiro pesquisando e escrevendo!

A leitura de bons livros pode igualmente se tornar o foco do seu trabalho, caso você se torne o responsável pela coluna de crítica literária. Quer emprego melhor do que ser pago para ler vários livros e ainda dar seu parecer sobre eles? Se essa é sua paixão e a vaga no jornal está aberta, não hesite em se candidatar! Lembre-se que os conhecimentos em história da literatura (e ensino superior) devem ser afiados para que suas análises e comentários sejam pertinentes.

Trabalhar como corretor de textos

Se você pensa que a profissão de corretor de textos envolve apenas a revisão de dissertações e teses para pesquisadores universitários, então está muito enganado.

A maioria das redações de jornais possui o seu expert na língua com olhos de lince. Esse é o profissional que não deixa passar nem uma vírgula no lugar errado e corrige todos os erros gramaticais e ortográficos das matérias antes delas serem publicadas.

O editor e o crítico literário são pagos para lerem livros! Ser pago para ler livros: quer trabalho melhor que este?

Você era o craque da sala em todos os exercícios de ditado? Seu domínio na ortografia do idioma deixava seus colegas e professores de boca aberta? Se a resposta for positiva para ambas as perguntas, então este é um caminho dentro do jornalismo que você pode seguir.

Não existe um diploma específico para tal cargo, mas existem especializações e pós-graduações em revisão de texto.

Outra área que busca constantemente por revisores é a editorial, pois as editoras sempre precisam de profissionais competentes, capazes de analizar a exatidão da escrita das obras a serem publicadas.

Virar autor e escrever livros

Dizem que todo mundo na vida deveria plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Quem sabe você não será daqueles que escreverá vários? Seguir a carreira de escritor é bastante tentadora para quem gosta de se dedicar a uma longa redação.

Oficialmente, qualquer pessoa pode escrever um livro. Não é necessário um diploma ou uma formação específica para se lançar na profissão. No entanto, o domínio da língua portuguesa (e conteúdo do ensino fundamental nos últimos anos) deve ser excepcional, assim como a paciência para trabalhar durante meses (e até anos) em uma mesma história.

Para escrever um livro, você precisa de alguns elementos básicos:

  • um tema;
  • um gênero;
  • uma intriga (se for um romance);
  • um bom desfecho;
  • uma cadeira confortável para ficar sentado durante horas escrevendo!

Terminada a redação, a obra deve ser enviada a uma editora, que analisará o conteúdo antes de dar uma resposta. Vale ressaltar que tal processo pode levar meses, pois as casas de edição recebem muito material a ser lido e selecionado.

Se você tiver talento (e sorte!), receberá uma resposta positiva. Caso contrário, apele para a insistência e envie seu material para várias editoras em todo o país. Vale lembrar que grandes autores de sucesso receberam vários “nãos” antes do “sim” que os consagrou.

Outra opção é publicar seu livro de forma independente. Existem várias editoras que te permitem trabalhar dessa maneira. No entanto, você será o responsável por arcar com todos os custos de impressão e divulgação.

Estudo de línguas

Outra vocação presente entre os amantes das letras é para com o estudo de línguas estrangeiras (quanto tempo demora para um estrangeiro aprender português?). A verdade é que a área de humanas abrirá muito mais portas de trabalhos relacionados à utilização dessa habilidade do que uma formação na área de exatas ou biológicas.

A carreira de escritor pode ser uma opção profissional se você tiver talento. Publicar o próprio livro pode ser um sonho para aqueles que amam escrever.

Atuar como tradutor e intérprete

Se você tem o dom para idiomas e fala fluentemente pelo menos dois deles, então você pode se dedicar à carreira de tradutor e intérprete. O diploma na área pode ser conquistado seguindo uma faculdade de Letras e muitas são as especializações possíveis:

  • habilitações tradicionais (português, inglês, francês, letras vernáculas – que diz respeito à língua do próprio país) etc.;
  • Língua Estrangeira Aplicada.

Ser professor de idiomas

Você é do tipo que adora compartilhar conhecimento e tem o dom de fazer as pessoas entenderem o que explica? Além disso, é um apaixonado pelas letras? Então a carreira de professor de línguas pode ser a que se encaixe como uma luva ao seu perfil profissional.

Se seu intuito é atuar em um escola do Ensino Básico, então uma licenciatura é necessária. Ela pode ser adquirida após estudos em:

  • Letras: artes e mediação cultural;
  • licenciatura em Linguagens;
  • habilitações tradicionais (português, inglês, francês, letras vernáculas – que diz respeito à língua do próprio país) etc.;
  • estudos literários (principais correntes do português);
  • estudos linguísticos.

Um ótimo nível de conhecimento e expressão oral da língua a ser ensinada é indispensável. Muitos professores, durante ou após os estudos, passam uma temporada no país de origem do idioma de interesse para lapidar suas habilidades linguísticas.

Se dedicar ao turismo

Línguas estrangeiras são sua paixão, então outra possibilidade interessante é a inserção na área do turismo. Especialmente se você gosta de viajar, tem espírito aventureiro e possui generosas habilidades interpessoais.

Ao trabalhar em uma agência de turismo, sua função será a de preparar e oferecer roteiros de viagem. Para tal, a prática do estudo de mercado também é necessária. Você deverá entrar em contato com profissionais locais no exterior e ficar constantemente por dentro da situação política e econômica de determinados países.

Profissões ligadas aos livros

Os amantes das letras e da língua de Machado de Assis estão constantemente com a cara enfiada em algum – ou vários – livros. Tal contato pode desabrochar, crescer e acabar virando uma vocação.

Se seu sonho é trabalhar sempre rodeado de publicações, então saiba que existem algumas áreas de atuação que podem entrar no topo da sua lista.

Bibliotecário

Nada melhor para apaixonados por livros e leituras do que trabalhar em uma biblioteca. A profissão de bibliotecário pode, então, ser tudo aquilo que você sempre sonhou.

Ao contrário do que pode parecer, um bibliotecário não fica só por conta de vigiar os usuários da biblioteca e gerenciar os empréstimos de exemplares. O profissional participa ativamente na seleção de títulos a serem adquiridos.

É ele também o responsável por identificar, classificar e organizar toda a estrutura de disposição dos livros para que os credenciados ao local encontrem sempre o que procuram. Além disso, o bibliotecário pode, inclusive, organizar palestra, exposições e atividades relacionadas a temas específicos dentro do local de trabalho.

O amor pelos livros pode te guiar na sua profissão. Tem muito profissional apaixonado pelo mundo das letras!

No Brasil, os estudos a seguir podem ser:

  • Biblioteconomia e Documentação;
  • Gestão de Bibliotecas;
  • Auxiliar Bibliotecário.

O mundo das editoras literárias

O universo editorial pode ser uma boa escolha para quem gosta de trabalhar com livros, textos e afins. Ele é dividido em três eixos principais: criação, produção e comercialização.

Quanto aos estudos de formação, seguem abaixo algumas possibilidades:

  • tecnologia de edição (editor e revisor de textos em diferentes mídias, que também pode atuar nas áreas de gestão editorial, assessoria cultural e crítica literária);
  • redação e revisão de textos;
  • produção textual.

Não podemos deixar de ressaltar que esta área tem a fama de possuir um circuito muito fechado, portanto, de difícil inserção profissional. Se essa é sua vocação, sua paixão e sua grande ambição, então não se deixe intimidar e corra atrás dos seus sonhos. Sua motivação com certeza fará toda a diferença!

Saiba também como encontrar as melhores aulas de portugues para concurso no Seperprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,50 sob 5 de 6 votos)
Loading...
avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Ellen Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Ellen
Convidado
Ellen

Vocês acabaram de tirar uma grande duvida no qual eu tinha e graças a vocês eu descobri que vou fazer letras . Obrigada.