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Currículo da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental I

De Camila, publicado dia 31/07/2017 Blog > Apoio Escolar > Português > Programa do idioma do Brasil nos primeiros anos de escola

Muitos pais e alguns jovens professores particulares de primeira viagem ficam na dúvida quanto à estrutura do ensino da língua portuguesa nas escolas (do 1º ao 6º ano?).

Existe um padrão que todas elas devem seguir?

Sim, este padrão existe e é estabelecido pelo MEC, o Ministério da Educação, que rege todo o conteúdo do sistema de Ensino Básico do país.

Cada fase do ensino possui um manual com os parâmetros curriculares de cada uma das matérias a ser aplicada. Com a língua portuguesa não é diferente.

Com o intuito de informar pais, alunos e professores, Superprof preparou um resumão de todo o conteúdo do português (no ensino superior) abordado nos Ensino Fundamental I.

Ensino Fundamental

“Desde o início da década de 80, o ensino de Língua Portuguesa na escola tem sido o centro da discussão acerca da necessidade de melhorar a qualidade da educação no País. No ensino fundamental, o eixo da discussão, no que se refere ao fracasso escolar, tem sido a questão da leitura e da escrita. Sabe-se que os índices brasileiros de repetência nas séries iniciais — inaceitáveis mesmo em países muito mais pobres — estão diretamente ligados à dificuldade que a escola tem de ensinar a ler e a escrever. Essa dificuldade expressa-se com clareza nos dois gargalos em que se concentra a maior parte da repetência: no fim da primeira série (ou mesmo das duas primeiras) e na quinta série.”- Caracterização da Área na Língua Portuguesa (MEC)

Se você é leitor assíduo do Superprof, então já está careca de saber que o ensino de base no Brasil ainda enfrenta desafios de país subdesenvolvido. Nós estamos lá no final da lista mundial no quesito qualidade da educação.

O aprendizado da língua portuguesa (e de uma profissão na área) é muito importante no período de alfabetização, assim como nos anos subsequentes. É nessa fase que as bases do idioma são solidificadas, servindo como suporte para todo o resto do processo de aprendizagem do aluno. Se o pupilo não assimila bem a matéria nessa época, dificuldades na aquisição de conhecimento o acompanharão durante toda a vida escolar.

Sendo assim, é importante que pais e professores particulares conheçam o conteúdo apresentado no Ensino Fundamental. Afinal de contas, são esses adultos que poderão dar o suporte extra-classe ao aluno em caso de necessidade.

Além de ler e escrever, os alunos aprendem a se socializar. O ensino da língua portuguesa tem também o objetivo de socialização.

Objetivos gerais do ensino de língua portuguesa para o Ensino Fundamental

De acordo com o documento oficial de Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino do português (e uma futura carreira relacionada à língua?) como matéria no Ensino Fundamental visa atingir os seguintes objetivos:

  • Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
  • Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
  • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
  • Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
  • Utilizar as diferentes linguagens — verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
  • Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê- los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Aprender uma língua também é aprender sobre a cultura do país. Aquisição de valores culturais também faz parte do aprendizado do idioma.

Ensino Fundamental I (1º. ao  5º. ano)

O Ensino Fundamental I compreende o período entre o primeiro e o quinto ano do Ensino Fundamental. Nesta fase, a criança precisa aprender a importância da linguagem na participação social assim como nas atividades discursivas e na textualidade.

Linguagem e participação social

O domínio da língua de Machado de Assis tem estreita relação com a possibilidade de plena participação social, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento.

Assim, um projeto educativo comprometido com a democratização social e cultural atribui à escola a função e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes lingüísticos necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos.

Linguagem, atividade discursiva e textualidade

A língua é um sistema de signos que possibilita ao homem significar o mundo e a realidade. Assim, aprendê-la é aprender não só as palavras, mas também os seus significados culturais e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio social entendem e interpretam a realidade e a si mesmas.

Ensino e aprendizagem

Os conhecimentos lingüísticos construídos por uma criança que inicia o Ensino Fundamental são aprofundados e ampliados de acordo com as práticas sociais mediadas pela linguagem das quais ela tenha participado até então.

É possível aprender, tanto sobre a linguagem verbal quanto sobre as práticas sociais nas quais ela se realiza, por meio da troca interpessoal. Por isso, as atividades de aprendizagem de Língua Portuguesa (para estrangeiros) ganham muito quando se passam em um contexto de cooperação.

Desde o início do Ensino Fundamental I é imprescindível que se ofereça aos alunos a possibilidade de perguntar sobre a linguagem (e sobre todas as coisas) e de obter respostas. Respostas que precisam ser adequadas e suficientes para que possam aprender com elas.

Sem dúvida, durante toda a escolaridade, a aprendizagem dos alunos depende muito da intervenção pedagógica do professor. Nesta parte do Ensino Fundamental ela é ainda mais importante, pois aqui se dá também a constituição do que poderia ser chamado de “papel do estudante” no meio de convivência escolar.

Objetivos

As aulas e atividades educativas devem garantir que, ao final do Ensino Fundamental I, os alunos desenvolvam as habilidades de:

  • Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto: saber atribuir significado, começando a identificar elementos possivelmente relevantes segundo os propósitos e intenções do autor;
  • Ler textos dos gêneros previstos para esta fase, combinando estratégias de decifração com estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação;
  • Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados;
  • Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar;

A produção de texto é demandada desde a primeira fase do Ensino Fundamental. Os alunos devem ser capazes de escrever textos adequados à fase de aprendizagem.

  • Produzir textos escritos coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem, começando a identificar o gênero e o suporte que melhor atendem à intenção comunicativa;
  • Escrever textos utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com a forma ortográfica;
  • Considerar a necessidade das várias versões que a produção do texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com ajuda do professor.

Conteúdos gerais

Abaixo mostraremos de maneira generalizada os conteúdos englobados durante esta primeira fase do Ensino Fundamental. Eles são divididos em duas frentes: valores, normas e atitudes, e gêneros discursivos.

Valores, normas e atitudes:

  • Interesse por ouvir e manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões;
  • Preocupação com a comunicação nos intercâmbios: fazer-se entender e procurar entender os outros;
  • Respeito diante de colocações de outras pessoas, tanto no que se refere às idéias quanto ao modo de falar;
  • Valorização da cooperação como forma de dar qualidade aos intercâmbios comunicativos;
  • Reconhecimento da necessidade da língua escrita (a partir de organiza- ção coletiva e com ajuda) para planejar e realizar tarefas concretas;
  • Valorização da leitura como fonte de fruição estética e entretenimento;
  • Interesse por ler ou ouvir a leitura especialmente de textos literários (conheça os movimentos ligados à língua portuguesa) e informativos e por compartilhar opiniões, idéias e preferências (ainda que com ajuda);
  • Interesse em tomar emprestado livros do acervo da classe e da biblioteca escolar;
  • Cuidado com os livros e demais materiais escritos;
  • Atitude crítica diante de textos persuasivos dos quais é destinatário direto ou indireto (ainda que em atividades coletivas ou com a ajuda do professor);
  • Preocupação com a qualidade das produções escritas próprias, tanto no que se refere aos aspectos textuais como à apresentação gráfica
  • Respeito aos diferentes modos de falar.

Gêneros discursivos:

Linguagem oral:

  • Contos (de fadas, de assombração, etc.), mitos e lendas populares;
  • Poemas, canções, quadrinhas, parlendas, adivinhas, trava-línguas, piadas;
  • Saudações, instruções, relatos;
  • Entrevistas, notícias, anúncios (via rádio e televisão);
  • Seminários, palestras.

Diferentes gêneros da língua são ensinados às crianças desde o início dos estudos. A criança, desde cedo, aprende vários gêneros da língua.

Linguagem escrita:

  • Receitas, instruções de uso, listas;
  • Textos impressos em embalagens, rótulos, calendários;
  • Cartas, bilhetes, postais, cartões (de aniversário, de Natal, etc.), convites, diários (pessoais, da classe, de viagem, etc.);
  • Quadrinhos, textos de jornais, revistas e suplementos infantis: títulos, lides, notícias, classificados, etc.;
  • Anúncios, slogans, cartazes, folhetos;
  • Parlendas, canções, poemas, quadrinhas, adivinhas, trava-línguas, piadas;
  • Contos (de fadas, de assombração, etc.), mitos e lendas populares, folhetos de cordel, fábulas;
  • Textos teatrais;
  • Relatos históricos, textos de enciclopédia, verbetes de dicionário, textos expositivos de diferentes fontes (fascículos, revistas, livros de consulta, didáticos, etc.).

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