Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Conheça os longas metragens japoneses!

De Carolina, publicado dia 27/08/2018 Blog > Idiomas > Japonês > As melhores animações japonesas

“Eu acho que na relação entre homem e natureza, há um aspecto terrível, algo muito maior…” Hayao Miyazaki

O mestre do filme de animação japonês tem conquistado muitos admiradores com sua poesia e sua visão do mundo. Então, por que não aproveitar uma viagem ao Japão ou uma noite de cinema com amigos para descobrir ou redescobrir as maiores obras do cinema asiático?

As animações japonesas são tão famosas no mundo como seus mangás. Aliás, muitas delas contam a história das revistinhas tradicionais em quadrinhos japonesas. Por isso, para os amantes de mangá e da cultura japonesa, vale muito a pena assistir aos filmes de animação.

Para facilitar a tarefa, aqui estão os melhores desenhos animados japoneses da história do cinema para ver acompanhando seus cursos online japoneses, por que não?

Nada a desejar para uma Pixar e WaltDisney…

O Castelo no Céu (1986)

Enquanto muitos  o descobriram somente depois dos anos 200o, O Castelo no Céu surgiu muito antes no Japão. Em 1986, o estúdio Ghibli criou sua primeira obra-prima orquestrada pelo famoso Hayao Miyazaki, grande mestre da animação japonesa.

Um filme para ver com a família para descobrir esse incrível universo.

Sinopse: Sheeta, descendente da cidade mítica localizada no ar, escapa de um bando de piratas saltando sobre seu dirigível. Apanhado no último minuto por Pazu, uma aviadora amadora, ele tenta fugir com ela do líder do exército.

Com uma cultura tão estética, os filmes japoneses só poderiam ser lindos!

Meu Vizinho Totoro (1988)

Também dirigido pelo famoso Hayao Miyazaki, e às vezes mencionado na aula de japonês, o filme de animação Meu Vizinho Totoro também chegou às telas muito depois do lançamento japonês. De fato, o estúdio Ghibli não tinha, na época, a espetacular notoriedade que tem hoje.

Sinopse: Para se aproximar de sua mãe no hospital, duas meninas e seu pai decidem se mudar para o campo. É aqui que as irmãs descobrem uma criatura extraordinária: os totoros. Pessoas muito discretas que dormem durante o dia e acordam em noites de luar.

Os filmes do sensai (mestre) Hayao Miyazaki quase sempre introduzem o tema da ecologia. Aqui as meninas vivem em harmonia com a natureza representada pelos totoros.

Qual é o tema dos filmes japoneses? Descubra os extraordinários totoros!

Túmulo dos Vaga-Lumes (1988)

Esse filme dirigido por Isao Takahata também faz parte do estúdio Ghibli. Lançado ao mesmo tempo que O Meu Vizinho Totoro, ele não teve o mesmo sucesso e foi percebido como um fracasso ao lado das aventuras dos totoros.

No entanto, o filme já foi considerado uma das obras-primas do estúdio de animação. Não deixe de assisti-lo para enriquecer sua cultura japonesa ou apenas por diversão.

Sinopse: Em 1945, após o bombardeio de Kobe, Seita e sua irmã se tornaram órfãs. Vão morar com a tia que os faz entender que não são bem-vindos. O irmão e a irmã, então, fogem para se encontrar em um canto iluminado por milhares de vaga-lumes.

Também descubra a literatura japonesa para saber mais sobre a cultura do Japão.

Akira (1988)

Dirigido por Katsuhiro Ôtomo em 1988, Akira é uma obra-prima da animação japonesa.

O filme foi adaptado do mangá de mesmo nome. É considerado muitas vezes um dos melhores filmes de animação pelos fãs da cultura japonesa. A oportunidade de aprender kanji ou o vocabulário japonês se você assisti-lo na versão original.

Sinopse: Tetsuo, um jovem adolescente um pouco perdido, torna-se vítima de experimentos científicos postos em prática para desenvolver suas habilidades psíquicas. Alocado com habilidades extraordinárias, o menino vai se vingar da sociedade que o rejeitou.

Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992)

Outro trabalho de Hayao Miyazaki mencionado no curso de língua japonesa. Porco Rosso é um dos filmes míticos de animação do Japão. Feito em 1992, foi lançado posteriormente no Brasil em 1994.

Sinopse: Marco, um piloto bastante incomum, decide ajudar as pessoas que precisam. Acompanhado de seu mítico hidroavião vermelho, o piloto embarcou em aventuras mais loucas que as outras.

Um filme mítico de Miyazaki.

Qual filme para assistir no Japão?

Ghost in The Shell (1995)

Ele voltou ao gosto do público depois de uma adaptação com a atriz Scarlett Johanson. Porém, Ghost in the Shell é, acima de tudo, um longa-metragem japonês dirigido por Mamoru Oshii.

Sinopse: Motoko Kusunagi, um avançado ciborgue, tenta impedir crimes na cidade de Tóquio governado por robôs e progressos tecnológicos de todos os tipos. Até o dia em que a ciber-polícia da qual faz parte encontra o rastro de um misterioso hacker. Um encontro que perturba a jovem em busca de identidade.

Uma noite de cinema na frente de um bom prato japonês, você quer?

Princesa Mononoke (1999)

Princesa Mononoke, dirigido por Hayao Miyazaki, é um verdadeiro sucesso no Japão, mas também no mundo inteiro. Esse filme dá ao diretor sua notoriedade mundial, já que, após esse lançamento, muitos filmes do estúdio Ghibli foram e são difundidos nas telonas de vários países.

Visite o país nipônico Lindas flores e naturezas são representadas nos filmes japoneses

Sinopse: Em um tempo distante, a Era Muromachi, os animais gigantes da floresta japonesa estão em extinção. No entanto, um javali transformado em um animal feroz vem atacar o chefe da aldeia. Este último deve, então, encontrar o deus viado para parar a maldição que afeta o seu braço.

Esse desenho animado japonês faz parte da tradição “jidaigeki”. Esse é um drama histórico japonês composto de muitas aventuras e cenas de luta, inventado em 1958 por Akira Kurosawa, um amigo de Miyazaki. Aproveite o tempo para apreciar a trilha sonora desse filme.

Perfect Blue (1997)

Proibido para menores de 12 anos, Perfect Blue é um filme de Satoshi Kon. O sucesso foi estrondoso, embora algumas cenas violentas limitem o acesso desse filme ao mais jovem.

Sinopse: Mima deixa sua banda e aceita um pequeno papel em uma série de televisão para se tornar atriz. Mas o fim de sua carreira musical deixa muitos fãs com raiva. Um deles, por vingança, revela toda a privacidade da Mima na internet e ameaça aqueles que a rodeiam. Uma situação que começa, estranhamente, a se parecer com uma história de sua série de televisão.

A Viagem de Chihiro (2001)

Por que assistir um filme japonês? Siga as aventuras de Chihiro!

A Viagem de Chihiro é um enorme sucesso do estúdio Ghibli, mas a produção não é somente do estúdio.

Diante do curto tempo de produção, o estúdio Ghibli pediu ao estúdio coreano D. R. digital para realizar algumas cenas. O filme não é inteiramente japonês, mas beneficiou da cooperação entre o Japão e a Coreia do Sul.

Conheça as melhores animações japonesas Pegue carona nos melhores filmes japoneses

Sinopse: No caminho para sua nova casa, a família de Chihiro decide entrar em um túnel estranhamente longo. No final, Chihiro e seus pais chegam em uma cidade fantasma. Ao comer pratos em um restaurante, eles se transformam em porcos. Para quebrar o feitiço, Chihiro tem que enfrentar a bruxa Yubaba.

O Castelo Animado (2005)

Seguindo os sucessos de Meu Vizinho Totoro, Porco Rosso, Princesa Mononoke e A Viagem de Chihiro, Hayao Miyazaki decide não fazer a promoção desse filme. Nenhuma informação sobre ele foi divulgada antes de seu lançamento. Isso não impediu que o filme se torne um sucesso de bilheteria.

Sinopse: Aos 18 anos, Sophie conhece Hauru, um mágico muito sedutor. Uma bruxa, equivocada sobre seu relacionamento, decide lançar um feitiço sobre a jovem, transformando-a em uma senhora de 90 anos. No entanto, Sophie consegue entrar no castelo do mago e encontrar seu lugar.

Paprika (2006)

Esse filme de Satoshi Kon faz parte da sociedade Madhouse, uma produtora que se tornou uma obrigação nos filmes animados. Eles produziram filmes como Metropolis ou The Animatrix.

Sinopse: Uma nova máquina acaba de ser inventada. Permite entrar nos sonhos dos pacientes para tratar doenças psiquiátricas. Apenas a máquina usada como tratamento foi roubada. Seus criadores tentam fazer de tudo para encontrá-la.

Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar (2008)

Como assistir a um filme japonês? Confira a versão japonesa do filme de Walt Disney.

Segundo o diretor Hayao Miyazaki, Ponyo é uma versão japonesa do conto de Hans Christian Andersen, A Pequena Sereia. Ele disse:

“Uma pequena cidade à beira-mar, uma casa no topo de um penhasco, alguns personagens e o oceano visto como uma presença, uma entidade viva.”

Sinopse: Sosuke conhece Ponyo, uma peixinha presa em um pote de geleia. Ela sonha em se tornar humana e escapar da ira de seu pai, que prefere que ela retorne às profundezas do mar. Sosuke promete ajudá-la.

Filmes de animação podem servir como inspiração para uma tatuagem japonesa!

Crianças Lobo (2012)

O diretor Mamoru Hosoda começou a trabalhar na ideia do filme em 2009. Mas é em 2010 que começa a realização desse filme que dura dois anos. Sinta-se à vontade para assisti-lo um site de streaming. Ele certamente se tornará em um de seus filmes favoritos.

Veja os principais filmes japoneses Já pensou em ver uma animação do Japão comendo japonês?

Sinopse: A família de Hana vive pacificamente em um bairro da cidade. No entanto, ela e seus dois filhos escondem um segredo: o pai é um lobisomem. Quando seu pai desaparece misteriosamente, a pequena família decide se mudar para um canto sossegado no campo.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar