"O único poder revolucionário real é o poder de inventar."
Joseph Beuys

Todos nós possuímos potencial para sermos criativos. A diferença entre quem é considerado mestre na arte de criar e quem aparenta não ter criatividade nenhum é simplesmente a prática.

Muitas vezes nos esquecemos que quanto mais praticamos algo, melhor nossas habilidades se transformam.

O mesmo vale para a criatividade.

Todos nós nascemos com ela. Se você acha que não, então ela deve estar escondida por baixo de crenças limitantes, preconceitos e barreiras mentais... Só esperando para ser usada!

E que tal fazer suas ideias criativas se desabrocharem através do bordado? Um curso de corte e costura online ou presencial, com professor particular ou em grupo, pode te ajudar a desenvolver essa linda habilidade manual.

Pronto para se lançar no corte e costura para iniciantes e deixar sua imaginação falar mais alto? Então confira o guia com tudo sobre bordado que o Superprof preparou especialmente para você!

Procurando por um curso de corte e costura?

Curso de corte e costura: como desmanchar um bordado

Aprenda a desmanchar um bordados que deu errado.

se dedicar a arte de bordar durante ou após um curso de costureira também oferece vantagens fisiológicas e emocionais.  Tais benefícios podem ser, dentre outros:

  • Melhora as habilidades criativas;
  • Aumenta a função cerebral;
  • Alivia o estresse;
  • É um hobby barato;
  • Te permite criar algo pessoal e único.

Se você começou há pouco tempo a prática de corte e costura para iniciantes, então descubra com a gente como desfazer um bordado da melhor maneira possível.

Curso de costura: motivos para desfazer um bordado

Da mesma maneira que bordamos, pode ser que precisemos desmanchar o bordado feito. Mas por quê? São muitos os motivos que nos levam a desfazer algo que bordamos ou que já se encontra costurado em alguma peça. Os principais deles são:

  • O erro de um ou mais pontos na hora de fazer o bordado;
  • A necessidade de consertar ou modificar bordados antigos;
  • A vontade de reutilizar um tecido bordado para fazer outra coisa (que não dê para ser feita com o bordado incrustado nele).

Ferramentas para desmanchar um bordado

Antes de aprender as técnicas para descoser um bordado, é aconselhável, assim como para se iniciar a bordar, reunir o material necessário.

As ferramentas básicas necessárias para conseguir desfazer um bordado com sucesso são:

  • Descaseador;
  • Tesourinha de costura;
  • Lâmina de barbear;
  • Calma e tempo.

Corte e costura para iniciantes: como desfazer bordados em texto?

Desfazer um bordado que represente um texto é muito mais rápido do que desmanchar um bordado cheio (a menos que as letras sejam grossas e cheias de pontos).

Como desmanchar um bordado cheio no curso corte e costura?

Para começar a descosturar um texto bordado, pegue o bordado no lado avesso. Em seguida, passe o desmanchador de costura por baixo das linhas, tomando cuidado para não levar o tecido com ele.

Você também pode usar a tesoura de ponta fina para cortar os fios. De qualquer forma, evite tentar desmanchar a palavra inteira de uma só vez. Comece a cortar de um lado, depois do outro, e assim por diante.

Quando se deve descosturar um bordado e quais resultados esperar?

Desfazer um bordado completo demanda um pouco mais de tempo e paciência.

Como nos bordados com letras, comece colocando o bordado do lado avesso. Mas, em vez de passar o rasgador de costura ou a ponta fina da tesoura, você deve usar a navalha. Utilizar a lâmina de barbear é uma dica que vai ter fazer executar a tarefa de maneira mais rápida e eficiente. Isso porque cortar todas as linhas de um bordado inteiro com uma tesoura exigiria muito de você durante sua aula corte costura.

Curso de costura: como bordar olhos

Que tal aprender a bordar lindos olhos e dar vida às suas costuras?

É chegada a hora de arregaçar as mangas, retirar as agulhas do seu kit e embarcar no bordado tradicional. Seja seguindo um modelo passo a passo ou criando seu próprio objeto, preparamos algumas dicas sobre como bordar os olhos nas suas figuras e dar vida às suas criações.

As diferentes maneiras de criar olhos em bordados

O bordado é uma arte, assim como o ato de bordar. Como na maioria das artes, a beleza é subjetiva e cada artista tem seu próprio modo de fazer as coisas. Seja tricô, crochê, patchwork, costura ou bordado, não há apenas uma maneira de criar, mas sim várias!

O principal é se divertir e fazer o que você acha bonito.

Curso costura: fazer olhos em um bordado em tela

Ponto haste

São muitos os pontos que podem ser usados ​​na hora de executar seu projeto de bordado para o curso de corte e costura online ou presencial. No entanto, alguns pontos são mais adequados do que outros para determinadas formas bordadas.

O ponto haste pode, neste caso, ser a opção ideal para fazer um olho no bordado, como em um desenho.

Ponto cruz

Ponto cruz é o ponto mais fácil para se bordar. Ele é, geralmente, ensinado nas aulas de corte e costura para iniciantes. Qualquer bordado pode ser feito em ponto de cruz. Essa técnica permite fazer bordados cheios ou bordados apenas com as linhas de contorno.

Para criar olhos, você pode simplesmente usar um ponto de cruz preto, azul ou qualquer cor que mais lhe agrade. É um olho muito simples.

Como bordar olhos em uma boneca no curso corte e costura

Bordar olhos em uma tela de linho não é o mesmo que bordar olhos em uma boneca de lã ou crochê! Trabalhar sobre uma boneca requer um pouco mais de técnica do que em um tecido plano. Aqui estão alguns pontos que devem ajudá-lo a dar um rosto à sua peça tridimensional.

O ponto nó francês

Usado tanto em tecido plano quanto em objetos, o ponto nó francês é frequentemente usado para criar olhos. Isso porque ele permite a criação de um pequeno círculo que pode se transformar em olhos sem gastar muito tempo.

O ponto cheio (passé plat)

O ponto cheio torna possível cobrir superfícies inteiras. Dessa forma, você pode conseguir olhos redondos totalmente cheios. Mas tenha cuidado, pois em vez de os pontos serem cruzados (como o ponto visto antes), os pontos cheios formam linhas muito próximas umas das outras.

Costura para iniciantes: aprenda e pratique a fazer olhos bordados

O bordado não é um talento nato. É preciso praticar bastante para dominá-lo. Para começar, nada melhor do que aprender pontos básicos para, com o tempo, evoluir e passar para pontos mais complexos.

As aulas de bordado dentro do curso de corte costura são uma ótima maneira de aprender a bordar formas e estampas. A presença de um professor de costura e bordado pode ser muito útil na hora de esclarecer dúvidas, principalmente quando ficamos agarrados em na execução de um ponto específico ou procuramos a melhor solução para bordar determinado elemento.

Colocar moldura em um bordado do curso de costura

Que tal dar um ar ainda mais refinado para o seu bordado com uma moldura?

Que tal aprender como escolher a melhor moldura para colocar seu bordado? Depois de emoldurado, você verá como um bordado pode fazer uma bela apresentação!

Por que colocar o bordado em molduras?

A moldura possibilita apresentar o trabalho final de maneira mais estética. A decisão de emoldurar o bordado também pode ser usada quando se deseja pendurá-lo em algum lugar, como na parede de casa ou do escritório.

O serviço de molduras feito por um profissional geralmente é bastante caro. Emoldurar você mesmo um tecido bordado é uma oportunidade de escolher seus próprios materiais. Especialmente se foi você mesmo quem bordou.

Os acessórios para transformar o bordado em quadro

Assim como se prepara os acessórios para o bordado, é preciso também preparar o material necessário para fazer a moldura.

  • Encontre uma moldura - tal como acontece com as pinturas, a moldura é o que mantém o bordado esticado.
  • Prepare o suporte - você precisará de um pedaço de papelão com as dimensões internas da moldura. Esse papelão deve ser grosso o suficiente para dar estrutura ao bordado.
  • Separe ferramentas básicas - tesoura, estilete, cola, régua, alfinetes e fita adesiva.

Passo a passo para emoldurar um bordado do curso corte e costura

  1. Coloque seu trabalho em um suporte bastante rígido (papelão). Portanto, este deve ser previamente cortado nas dimensões do interior do quadro.
  2. Certifique-se de que seu linho ou outro tecido ultrapasse levemente o papelão em cada uma das bordas (cerca de 5 cm).
  3. Coloque seu trabalho bordado no papelão.
  4. Vire tudo. Agora é necessário colar as bordas da tela dobrando-as sobre o papelão.
  5. Coloque o bordado na moldura e pronto!

Aprender a costurar e a emoldurar bordados sem cola passo a passo

  1. Comece verificando se as bordas do seu bordado são do mesmo tamanho.
  2. Passe os acabamentos à ferro (para evitar rugas).
  3. Coloque o bordado no papelão de acordo com as dimensões internas da moldura.
  4. Com linha e uma agulha, comece a costurar em um dos dois lados mais largos do bordado.
  5. Alinhave entre as duas arestas opostas e depois nas duas últimas arestas.
  6. Coloque o bordado costurado ao suporte na moldura e pronto!

Costura para iniciantes: molduras para bordado com ou sem vidro?

O vidro na frente da moldura apresenta tanto prós como contras.

Alguns decidem não colocar vidro nas armações por dois motivos: umidade e achatamento do trabalho final.

No entanto, o vidro também tem algumas vantagens consideráveis, tais como proteção do bordado e aparência mais refinada.

Aprender a costurar e bordar um desenho

Para terminar nosso guia, aqui está o que você precisa saber enquanto aluno de de curso corte costura iniciante para criar um desenho ou uma estampa bordada.

Costura para iniciantes: os pontos essenciais do bordado

Ponto cruz

O ponto cruz é o ponto mais simples de bordado. Muitas vezes, é o primeiro ponto aprendido pelos iniciantes que se lançam na arte de bordar. Para fazê-lo, basta usar uma tela etamine. Trate-se de um tecido com furos em grade que facilitam o trabalho. Com uma linha de bordado (linha mouline, raiom, perlé, torsal, etc.) e agulhas, você aprenderá o ponto cruz em alguns minutos.

Ponto haste

O ponto haste também é um ponto muito simples na técnica de bordado. Ele permite desenhar linhas muito finas, como no caule de uma flor. Para fazer isso, comece a costurar com a agulha em um determinado ponto, transplante novamente um centímetro a partir desse ponto e volte a costurar novamente no primeiro ponto. Continue em vários pontos, o quanto for necessário para fazer o desenho.

Curso corte e costura: use um molde de bordado para bordar desenhos

O molde é um modelo explícito que os bordadores usam para copiar o desenho no tecido. Existem dois tipos de moldes para bordadeiras: o molde clássico e o molde impresso no tecido.

Invente seus próprios desenhos de bordado na aula de costura

Nem todo mundo que borda faz uso de moldes para desenvolver seus desenhos e estampas. Obviamente, o objetivo é que cada criador possa inventar suas próprias imagens, deixando a imaginação falar mais alto.

Se esse for o seu desejo, então tente criar seus próprios padrões bordados, mesmo os mais simples. Não se apresse se você estiver começando. Uma boa ideia para os iniciantes é tentar bordar plantas, flores, casas, etc.

Fazer um bordado cheio ou contornos simples no curso de costureira?

No bordado, todas as formas são possíveis. Você pode representar um animal, uma roupa, letras do alfabeto, um rosto... Qualquer coisa mesmo! Mas, dependendo do artista, o estilo de bordado não será o mesmo.

Por exemplo, é possível bordar um rosto completo ou apenas desenhar seus contornos. O rosto completo, não deixa espaço vazio. Todo o interior do desenho é feito usando pontos cruzados, cheios ou outros pontos de bordado.

As formas sólidas nos bordados são melhor vistas à distância, e são mais imponentes. Essas formas bordadas também exigem muito mais fios e paciência na hora da execução.

Em resumo, escolha o estilo do seu bordado de acordo com o tempo e a linha que você tem, além de, é claro, levar em conta seu desejo para o resultado final.

Dicas para bordar um desenho

  • Escolha bem o tecido;
  • Comece com desenhos fáceis;
  • Seja organizado;
  • Peça opinião depois do bordado pronto;
  • Teste diversos materiais.

Curso de corte e costura online: como aprender a fazer um bordado?

Se você quiser um pouco de ajuda para aprender a fazer desenhos bordados, então fique tranquilo, pois existem muitas maneiras de obter suporte. As mais procuradas são:

  • Aulas particulares de corte e costura;
  • Vídeos tutoriais na internet;
  • Revistas de bordado e corte costura.

Depois de tantas dicas, você está pronto para se lançar na aventura de bordar e costurar?

Precisando de um professor de Costura ?

Você curtiu esse artigo?

3,67/5 - 3 nota(s)
Loading...

Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.