"Não podemos ficar à espera da inspiração. Temos de ir procurá-la num bar."
Jack London

O bordado é uma forma tradicional de arte. Você obviamente sabe como ele é admirado esteticamente. O que você talvez não saiba é que tal tipo de prática ensinada em curso de corte costura online ou de crochê para iniciantes também pode trazer benefícios para a saúde. Sim, se dedicar a arte de bordar durante ou após um curso de costureira também oferece vantagens fisiológicas e emocionais.  Tais benefícios podem ser, dentre outros:

  • Melhora as habilidades criativas;
  • Aumenta a função cerebral;
  • Alivia o estresse;
  • É um hobby barato;
  • Te permite criar algo pessoal e único.

Sendo assim, o bordado é uma atividade criativa que relaxa e permite que você personalize seus objetos. Antes de embarcar nesta aventura, saiba que o erro cometido na hora de bordar quase nunca é irreversível. Se você começou há pouco tempo a prática de corte e costura para iniciantes, então descubra com a gente como desfazer um bordado da melhor maneira possível.

Confira ainda nosso guia com tudo sobre bordado.

Curso de costura: motivos para desfazer um bordado

Aprender a bordar deve ser feito passo a passo, seja durante um curso de costura online, uma aula de croche presencial ou ainda de maneira autodidata. Antes de mais nada, é preciso começar adquirindo todo o material necessário para bordar corretamente e, em seguida, se dedicar ao corte e costura curso.

Seja para fazer ponto haste, ponto corrente ou um alinhavo enlaçado, o ideal é possuir seu tecido instalado em um tambor de bordado. Providencie também as linhas mais adequadas para o tipo de bordado que você deseja fazer. Com todo o equipamento necessário em mãos, agora sim é possível se dedicar a uma produção intensa.

Errar um ou mais pontos

Mesmo seguindo todos os passos corretamente, ainda sim pode acontecer de você errar na hora dos pontos. Mas se preocupe, pois isso é mais que normal no corte e costura para iniciantes - e até mesmo para avançados!

Você pode, por exemplo, cometer um erro em um ponto cruz ou na hora de bordar algo em ponto mosca. Se você perceber isso imediatamente, será mais fácil desfazer seu erro.

Ainda pode acontecer de toda a extensão do bordado esteja errada. Por exemplo, você pode, inadvertidamente, bordar uma borboleta de cabeça para baixo ou usar a cor errada em um ponto.

Conhecer as técnicas para desfazer o bordado é, portanto, uma habilidade importante.

Mas o erro não é a única razão pela qual você pode desbastar um bordado.

Consertar ou mudar bordados antigos

Quando você compra ou herda algumas roupas, o bordado no tecido pode não ser do seu agrado. Saber desfazer o bordado é, portanto, uma boa maneira de reciclar uma peça de roupa que você não deseja mais usar por causa dos pontos adicionais encontrados nela.

Desmanchar bordados é uma ação comum para costureiras.

Recuperar tecidos para reutilizá-los

Saber como descosturar um bordado também pode ser usado para recuperar o tecido que você já usou para outro bordado. Isso pode acontecer se você pratica bordados e não deseja mantê-los como lembrança. Nesse caso, basta remover todas as linhas e reutilizar o linho ou outro tecido para fazer um bordado diferente.

Resumindo, os principais motivos para aprender a desfazer pontos de bordado em uma aula de costura são:

  • Consertar erros cometidos;
  • Modificar, remover ou restaurar bordados antigos;
  • Reaproveitar tecidos bordados.

Preparamos também algumas dicas para bordar olhos.

Ferramentas para desmanchar um bordado

Antes de aprender as técnicas para descoser um bordado, é aconselhável, assim como para se iniciar a bordar, reunir o material necessário.

Desmanchador de costura

A primeira ferramenta a ser adquirida é um desmanchador de costura (também conhecido como rasgador de costura ou ainda chamado de abridor de casas, pois também é utilizado para abrir casas de botões). Este pequeno objeto permite que você puxe as linhas com facilidade para desenrolar um bordado.

Esta é uma ferramenta frequentemente usada em outras técnicas de costura e hobbies criativos, como patchwork ou crochê para iniciantes. Pacotes com várias unidades podem ser encontrados em armarinhos ou ainda na internet por preços que variam de 5,00 a 20,00 reais.

Ele ainda pode ser geralmente é encontrado em kits de bordado e costura. Tais kits podem ser uma boa ideia se você está começando aula de corte e costura e precisa adquirir outras ferramentas para bordar.

Tesoura de costura

Um bom par de tesouras de costura também é essencial. Menor que a tesoura de papelaria, a tesoura para bordar facilita o corte de linhas. Você também pode encontrá-las por apenas alguns reais no mesmo local do abridor de casas.

Atenção: não confunda a tesoura de costura com a tesoura de tecido. A primeira é pequenininha e com a ponta fina, enquanto a segunda é grande e bem afiada.

A tesoura de costura é pequena e serve para cortar linhas.

Navalhas

Um dos acessórios que é muito prático ter em seu kit de bordado é uma navalha.

Sim, você leu certo! Estamos falando de um barbeador descartável com uma única lâmina. Esta ferramenta inusitada vai te ajudar a gerenciar melhor os fios a serem cortados. O melhor é não ter uma tira amaciadora na gillette, pois ela pode se prender no tecido ou nos fios.

Você também pode usar barbeadores elétricos para se não quiser ter muito esforço.

Tempo e paciência

Por fim, você também precisará de muito tempo, especialmente se desejar desmanchar um bordado grande e cheio. Com o tempo, adicione um boa dose de paciência, pois sem ela, você não conseguirá fazer o serviço bem feito!

Concluindo, as ferramentas básicas necessárias para conseguir desfazer um bordado com sucesso são:

  • Descaseador;
  • Tesourinha de costura;
  • Lâmina de barbear;
  • Calma e tempo.

E ainda, como escolher o melhor quadro para encaixar seu bordado?

Corte e costura para iniciantes: como desfazer bordados em texto?

Desfazer um bordado que represente um texto é muito mais rápido do que desmanchar um bordado cheio (a menos que as letras sejam grossas e cheias de pontos).

Utilizando um abridor de casas

Para começar a descosturar um texto bordado, pegue o bordado no lado avesso. Em seguida, passe o desmanchador de costura por baixo das linhas, tomando cuidado para não levar o tecido com ele.

Puxe o abridor de costura rapidamente para quebrar os fios à medida que avança. Vá devagar, tomando cuidado para não rasgar o pano sem querer.

Utilizando uma tesourinha de costura

Você também pode usar a tesoura de ponta fina para cortar os fios. De qualquer forma, evite tentar desmanchar a palavra inteira de uma só vez. Comece a cortar de um lado, depois do outro, e assim por diante.

Depois que as linhas forem cortadas do lado avesso, vire o tecido para o lado direito e puxe todas as linhas com a ajuda da ponta do cortador de costura. Você também pode fazer isso usando uma agulha.

Agulhas também podem ser úteis na hora de desmanchar um bordado!

Você pode terminar de remover os últimos fiapos manualmente, para que sua tela fique o mais limpa possível.

Se for apenas uma questão de remover um ou dois pontos do bordado, basta escolher a linha a ser cortada e resolver o problema em apenas alguns segundos.

Descubra como bordar desenhos.

Como desmanchar um bordado cheio no curso corte e costura?

Desfazer um bordado completo demanda um pouco mais de tempo e paciência.

Como nos bordados com letras, comece colocando o bordado do lado avesso. Mas, em vez de passar o rasgador de costura ou a ponta fina da tesoura, você deve usar a navalha. Utilizar a lâmina de barbear é uma dica que vai ter fazer executar a tarefa de maneira mais rápida e eficiente. Isso porque cortar todas as linhas de um bordado inteiro com uma tesoura exigiria muito de você durante sua aula corte costura.

Passo 1: raspe o verso

Raspe o verso do bordado. Você pode fazer isso indo parte por parte até conseguir cortar todos os fios.

Passo 2: retire as linhas do lado direito

Em seguida, vire o tecido para o lado direito e, usando o abridor de casas, retire todas as linhas.

Este é o passo que consome mais tempo. Por isso é necessário dedicar algum tempo para trabalhar cada peça, já que retirar os fios nem sempre é fácil. Além disso, a operação deve ser repetida em toda a superfície do bordado.

Dica: use fita adesiva

Outro pequeno truque usado por algumas bordadeiras e costureiras é o uso de fita adesiva (durex, fita crepe ou outro tipo) para prender as linhas e removê-las, como se estivesse depilando seu tecido. Para que a técnica seja realmente eficaz, é preferível usar uma fita adesiva com uma cola bem forte.

Alguns bordados são mais complicados de serem desfeitos do que outros.

Quando se deve descosturar um bordado e quais resultados esperar?

Dependendo do tecido em que o bordado foi feito, nem sempre é apropriado desmanchá-lo. O dano causado ao desfazer a costura pode ser mais ou menos agressivo, dependendo do tecido de base e da sua capacidade de fazê-lo.

Para que o tecido seja possa ser reutilizado, é importante que os fios da trama retornem ao seu local original, sem serem deformados.

Como regra geral, é altamente recomendável evitar desmanchar bordados sobre tecidos elásticos, especialmente se não é desejado bordar novamente no mesmo local. Isso porque as fibras do tecido elástico não voltam ao normal, deixando os furos do bordado desmanchado aparentes.

Se você pretende bordar outra coisa por cima, então isso não será um problema, já que o dano feito em tais lugares será coberto por um novo bordado.

E então, preparado para se lançar na aventura de bordar e desbordar?

Precisando de um professor de Costura ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 2 votes
Loading...

Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.