“Você não pode esgotar sua criatividade. Quanto mais você usa, mais você tem."
Maya Angelou

Você é criativo ou deseja iniciar um hobby que corresponda à sua criatividade? Então por que não se lançar em um curso de croche ou uma aula de corte e costura para aprender não só a criar suas próprias peças de roupa, mas também a bordá-las?!

São muitos os tipos de bordado que você pode aprender:

  • Bordado tradicional,
  • Ponto cruz,
  • Bordado com fita...

Temos certeza que você encontrará um que cairá como uma luva aos seus anseios! Para começar, aqui está o que você precisa saber enquanto aluno de de curso corte costura iniciante para criar um desenho ou uma estampa bordada.

Confira ainda nossas instruções para quem quer bordar.

Costura para iniciantes: os pontos essenciais do bordado

Para iniciar a bordar de maneira criativa, é necessário conhecer pontos de bordado diferentes. Esses pontos permitirão que você crie seus primeiros desenhos em uma tela de linho ou algodão, por exemplo.

Ponto cruz

O ponto cruz é o ponto mais simples de bordado. Muitas vezes, é o primeiro ponto aprendido pelos iniciantes que se lançam na arte de bordar. Para fazê-lo, basta usar uma tela etamine. Trate-se de um tecido com furos em grade que facilitam o trabalho. Com uma linha de bordado (linha mouline, raiom, perlé, torsal, etc.) e agulhas, você aprenderá o ponto cruz em alguns minutos.

O ponto cruz simplesmente consiste em formar uma cruz com sua linha. Comece passando a agulha em um ponto e depois passe novamente no ponto colocado na diagonal, formando uma linha diagonal que é suficiente para reproduzir no lado oposto para obter uma cruz. O seu primeiro ponto está feito! É bem possível fazer um desenho inteiro de bordado em ponto cruz. Borboleta, moinho, casinha... comece com estampas simples.

É preciso dominar alguns pontos básicos para conseguir começar a bordar.

Ponto haste

O ponto haste também é um ponto muito simples na técnica de bordado. Ele permite desenhar linhas muito finas, como no caule de uma flor. Para fazer isso, comece a costurar com a agulha em um determinado ponto, transplante novamente um centímetro a partir desse ponto e volte a costurar novamente no primeiro ponto. Continue em vários pontos, o quanto for necessário para fazer o desenho.

Resumindo, esses dois pontos principais, haste e ponto cruz, permitem que você faça seus primeiros bordados com muita facilidade.

Descubra também como descoser o que já foi bordado da melhor maneira possível.

Curso corte e costura: use um molde de bordado para bordar desenhos

Os bordadores iniciantes nem sempre sabem por onde começar a fazer um desenho. Muitas vezes, eles nem mesmo sabem qual estampa fazer É por isso que os moldes são oferecidos para quem está começando a bordar.

O que é um molde de bordado?

O molde é um modelo explícito que os bordadores usam para copiar o desenho no tecido. Os diferentes pontos aparecem indicados nele. Você pode encontrá-los em revistas ou kits de bordado. Alguns moldes também estão disponíveis na internet.

Tipos de moldes para bordar

Existem dois tipos de moldes para bordadeiras: o molde clássico e o molde impresso no tecido.

Molde clássico

O molde clássico é impresso em uma folha. Dessa forma, o bordador usa o desenho como guia. Ele deve transferir cada ponto para o tecido do bordado. Essa técnica é um pouco mais complicada do que o molde impresso diretamente na tela.

Molde impresso no tecido

Nesse tipo de molde, a bordadeira precisa seguir apenas as linhas e o código de cores, se desejar. Portanto, não há necessidade de contar os pontos, pois eles já estão desenhados no tecido.

O molde impresso é extremamente prático para iniciantes cortee costura curso. Por outro lado, é impossível dar asas à sua imaginação, pois é necessário reproduzir os esquemas de bordados que já existem.

Bordar contornos é mais fácil que bordar figuras sólidas para quem está começando.

Como bordar o desenho de um olho?

Invente seus próprios desenhos de bordado na aula de costura

Nem todo mundo que borda faz uso de moldes para desenvolver seus desenhos e estampas. Obviamente, o objetivo é que cada criador possa inventar suas próprias imagens, deixando a imaginação falar mais alto.

Se esse for o seu desejo, então tente criar seus próprios padrões bordados, mesmo os mais simples. Não se apresse se você estiver começando. Uma boa ideia para os iniciantes é tentar bordar plantas, flores, casas, etc.

Mas é claro que não há como começar assim, diretamente na tela do bordado.

O mais comum é usar uma caneta apagável que permita desenhar na tela e que possa ser apagada posteriormente com água. Com este marcador, você poderá delinear as principais linhas do seu desenho. Você só precisará seguir essas linhas com pontos cruzados, hastes, pontos cruz ou outros.

Quando você se sentir confortável, que tal começar a bordar roupas ou a personalizar almofadas?

Como inspiração, nada o impede de olhar para o que é feito em outro lugar. Diversas redes sociais podem servir como fonte de inspiração. O Pinterest, por exemplo, é uma verdadeira mina de ouro quando se trata de encontrar modelos de hobbies criativos. Tricô, crochê, costura, retalhos, bordados... Você encontrará tudo o que precisa para desenvolver sua criatividade.

Fazer um bordado cheio ou contornos simples no curso de costureira?

No bordado, todas as formas são possíveis. Você pode representar um animal, uma roupa, letras do alfabeto, um rosto... Qualquer coisa mesmo! Mas, dependendo do artista, o estilo de bordado não será o mesmo.

Por exemplo, é possível bordar um rosto completo ou apenas desenhar seus contornos. O rosto completo, não deixa espaço vazio. Todo o interior do desenho é feito usando pontos cruzados, cheios ou outros pontos de bordado.

Telas impressas são boas para quem começa a bordar.

As formas sólidas nos bordados são melhor vistas à distância, e são mais imponentes. Essas formas bordadas também exigem muito mais fios e paciência na hora da execução.

Se você não deseja gastar muito tempo com seus bordados e ainda quer fazer um desenho mais delicado, prefira desenhar apenas os contornos da forma com pontos como o ponto haste, por exemplo.

Também é possível desenhar os contornos com o ponto cruz, mas as curvas serão um pouco mais quadradas, um pouco como uma imagem pixelizada.

Em resumo, escolha o estilo do seu bordado de acordo com o tempo e a linha que você tem, além de, é claro, levar em conta seu desejo para o resultado final.

Como colocar seu bordado em uma moldura?

Dicas para bordar um desenho

Seja organizado

Para começar um bordado e fazer seu primeiro desenho, é importante reunir todo o seu material em um só lugar. Limpe e organize um espaço pequeno para não precisar procurar um acessório lá longe sempre que precisar dele. Agulhas, linha de bordar, tesoura... Tudo deve estar ao seu alcance para facilitar o trabalho de bordar

Escolha bem o tecido

Então, para ter sucesso no seu primeiro bordado, escolha bem o seu tecido. Ele não deve ser elástico, pois isso complicaria o seu trabalho. Para começar, você pode usar um pedaço de etamine para ponto cruz ou ainda um tecido de linho.

Comece com desenhos fáceis

Não seja muito ambicioso na sua primeira empreitada, pois você corre o risco de ficar decepcionado e, consequentemente, terminar desmotivado a continuar. Não faz sentido começar com uma peça de tamanho grande. O objetivo do seu primeiro bordado é entender o básico da técnica. Por outro lado, também não um desenho muito pequeno, pois você pode ter problemas com todos os pequenos detalhes.

Peça opinião

Quando o seu primeiro bordado estiver completo, peça opinião a seus amigos e familiares para obter feedback. Você também pode pedir conselhos para profissionais em um armarinho.

Teste diversos materiais

Por fim, saiba também que um bordado pode ser feito com algo diferente de linhas. Também é possível usar fitas, lã, adicionar contas, etc.

Curso de corte e costura online: como aprender a fazer um bordado?

Se você quiser um pouco de ajuda para aprender a fazer desenhos bordados, então fique tranquilo, pois existem muitas maneiras de obter suporte.

Fazer aulas particulares com um professor de corte e costura pode ser ótimo para iniciantes.

Aulas particulares de corte e costura

Artesanato e hobbies criativos são campos que fascinam os brasileiros. Sendo assim, podemos encontrar vários professores que ofereçam aulas particulares da disciplina. Onde? No Superprof, é claro!

Aprender com um professor de bordado durante aula de croche ou um curso corte e costura online é uma ótima maneira de progredir no seu próprio ritmo, além de se beneficiar de conselhos personalizados de acordo com seus projetos.

Vídeos tutoriais para aprender a costurar

Também é possível aprender a fazer desenhos bordados por meio de tutoriais no Youtube. Você poderá encontrar vídeos que explicam como realizar essa ou aquela estampa. Esses vídeos são ideais quem quer treinar muito e, consequentemente, progredir rápido.

Revistas de bordado e corte costura

Se a Internet não for muito boa para você, então que tal tentar recorrer a revistas de bordado ou ainda kits para iniciantes? Esses materiais proporcionam a oportunidade de aprender passo a passo a qualquer momento e sem depender da conexão com a internet ou com um professor. O kit de bordado também permite comprar o material necessário (linhas de bordado, agulha, tecidos, etc.). Esta é uma ótima maneira de começar.

Agora tudo o que você precisa fazer é começar a costurar!

Precisando de um professor de Costura ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 2 votes
Loading...

Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.