"A originalidade não passa de uma imitação judiciosa."
Voltaire

O que seria de nós sem um pouco de criatividade? Segundo um estudo da Sociovision, 75% das pessoas de 25 a 34 anos acham que têm "potencial criativo e acreditam em seu poder de imaginação". Mas em que área essa criatividade é expressada?

Crochê para iniciantes, pintura, cerâmica... Nada disso é para você, pois o que você gosta mesmo é de bordar? 

Então chega de bordados infantis durante os cursos de corte e costura! É chegada a hora de arregaçar as mangas, retirar as agulhas do seu kit e embarcar no bordado tradicional. Seja seguindo um modelo passo a passo ou criando seu próprio objeto, preparamos algumas dicas sobre como bordar os olhos nas suas figuras e dar vida às suas criações.

Seja no na calça jeans, na jaqueta, na bolsa ou na almofada, chegou a hora de deixar sua imaginação correr solta!

Confira ainda nosso guia para bordar.

As diferentes maneiras de criar olhos em bordados

O bordado é uma arte, assim como o ato de bordar. Como na maioria das artes, a beleza é subjetiva e cada artista tem seu próprio modo de fazer as coisas. Seja tricô, crochê, patchwork, costura ou bordado, não há apenas uma maneira de criar, mas sim várias!

Por isso costurar o formato dos olhos em bordados pode ser feito de várias maneiras.

Bordadeiras que costumam utilizar tecidos de linho não trabalham da mesma maneira que as que bordam em etamine ou algodão.

Também é possível bordar em suportes feitos em curso de croche ou aulas de tricô. Nesse caso, o bordado dá o acabamento para a aparência final do objeto ou peça de roupa. Este é particularmente o caso quando é necessário fazer o rosto de uma boneca de lã, por exemplo.

O bordado é então usado para traçar os olhos, a boca e às vezes o nariz (este último também pode ser feito com contas).

Os olhos bordados podem, portanto, ter diferentes representações nas mentes dos entusiastas de bordados e hobbies criativos de todos os tipos.

Os olhos também podem ser diferentes, dependendo da linha usada e da sua espessura. É possível, por exemplo, bordar com lã ou até mesmo linha de costura. O principal é se divertir e fazer o que você acha bonito.

Curso costura: fazer olhos em um bordado em tela

Seja para representar um rosto inteiro ou apenas olhos, o bordado é uma atividade criativa que permite oferece essa possibilidade. Assim como em um desenho, é preciso apenas reproduzir algo que já foi feito ou inventar seu próprio modelo.

O ponto da haste

Existem muitos pontos que permitem criar bordados:

  • ponto da corrente,
  • ponto atrás,
  • ponto pirulito,
  • ponto matiz,
  • ponto cheio,
  • ponto ziguezague,
  • ponto pequinês,
  • ponto partido,
  • ponto de laçadas cruzadas,
  • ponto pétala....
Várias técnicas de bordado podem ser adaptadas na hora de se representar olhos nos tecidos.

São muitos os pontos que podem ser usados ​​na hora de executar seu projeto de bordado para o curso de corte e costura online ou presencial. No entanto, alguns pontos são mais adequados do que outros para determinadas formas bordadas.

O ponto haste pode, neste caso, ser a opção ideal para fazer um olho no bordado, como em um desenho.

O ponto da haste não é um ponto muito complicado.

Para fazê-lo, a agulha (com a linha do bordado) deve ficar abaixo do tecido, costurando cerca de 5 mm na direção desejada. Dessa forma, o fio seguirá o caminho que você deseja indicar. Uma vez que a agulha está abaixo do tecido, ela retorna à frente do tecido, transplantando para o local onde o ponto anterior parou.

Continue em vários pontos. Dessa forma, você pode formar um olho, já que o ponto permite fazer curvas e seguir o caminho desejado.

Ponto cruz

Ponto cruz é o ponto mais fácil para se bordar. Ele é, geralmente, ensinado nas aulas de corte e costura para iniciantes. Qualquer bordado pode ser feito em ponto de cruz. Essa técnica permite fazer bordados cheios ou bordados apenas com as linhas de contorno.

Para criar olhos, você pode simplesmente usar um ponto de cruz preto, azul ou qualquer cor que mais lhe agrade. É um olho muito simples.

Para tornar o olho um pouco maior, você pode fazer um conjunto de pontos brancos e, em seguida, inserir alguns pontos coloridos no meio.

Se você é iniciante, é melhor começar com um diagrama. Em um kit de bordado ou em um manual, o diagrama é um modelo no qual os bordadores podem utilizar para contar os pontos, transcrevendo-os para o tecido colocado no bastidor (aquele círculo utilizado para esticar a área do tecido que você deseja bordar).

Alguns diagramas são impressos diretamente na tela. Nesse caso, tudo o que você precisa fazer é seguir o código de cores.

O ponto cruz é uma das maneiras mais fáceis de se representar olhos através do bordado.

Descubra também desmanchar um bordado da melhor maneira possível.

Como bordar olhos em uma boneca no curso corte e costura

Bordar olhos em uma tela de linho não é o mesmo que bordar olhos em uma boneca de lã ou crochê! Trabalhar sobre uma boneca requer um pouco mais de técnica do que em um tecido plano. Aqui estão alguns pontos que devem ajudá-lo a dar um rosto à sua peça tridimensional.

O ponto nó francês

Usado tanto em tecido plano quanto em objetos, o ponto nó francês é frequentemente usado para criar olhos. Isso porque ele permite a criação de um pequeno círculo que pode se transformar em olhos sem gastar muito tempo.

Sua execução requer um pouco de concentração para que não se embole a linha de bordar.

Primeiro, traga a agulha e a linha do lado direito, passando por baixo da lã da boneca.

Segundo, enrole a linha duas vezes ao redor da agulha e transplante para a boneca enquanto aperta o nó.

Terceiro, traga a agulha do outro lado. Pronto, o seu primeiro nó francês já está feito!

Essa técnica pode ser um pouco complicada de entender apenas através de uma descrição escrita. Por isso, não pense duas vezes antes de procurar por vídeos tutoriais em canais do Youtube. Você vai ver o quanto será bem mais fácil executá-lo depois enxergar tudo direitinho. Abaixo mostramos um vídeo com um exemplo:

O ponto cheio (passé plat)

O ponto cheio torna possível cobrir superfícies inteiras. Dessa forma, você pode conseguir olhos redondos totalmente cheios. Mas tenha cuidado, pois em vez de os pontos serem cruzados (como o ponto visto antes), os pontos cheios formam linhas muito próximas umas das outras.

Para isso, é necessário passar a agulha abaixo do tecido, retornar à superfície do lado oposto, cruzar a forma e começar novamente picando a agulha para que ela fique abaixo do tecido.

Você pode fazer essa técnica em tecido plano e, depois de pronto, costurar o olho na boneca, caso não se sinta confiante o suficiente para fazê-lo diretamente no personagem.

Você também pode fazer uma primeira camada com muitos pontos pequenos na direção oposta ao ponto cheio antes de fazer o ponto cheio em si. Isso permite dar um pouco mais de relevo aos olhos. Isso é chamado de ponto plumetis.

Algumas bordadeiras bordam os olhos diretamente durante a confecção do boneco.

Quer saber como emoldurar sua peça bordada?

Costura para iniciantes: aprenda e pratique a fazer olhos bordados

O bordado não é um talento nato. É preciso praticar bastante para dominá-lo. Para começar, nada melhor do que aprender pontos básicos para, com o tempo, evoluir e passar para pontos mais complexos.

As aulas de bordado dentro do curso de corte costura são uma ótima maneira de aprender a bordar formas e estampas. A presença de um professor de costura e bordado pode ser muito útil na hora de esclarecer dúvidas, principalmente quando ficamos agarrados em na execução de um ponto específico ou procuramos a melhor solução para bordar determinado elemento.

Seja em aulas particulares ou em grupo, o professor de corte costura mostrará como entender a realização dos olhos em uma boneca ou qualquer outro objeto e superfície. Mesmo que os tutoriais da internet possam ajudá-lo muito bem, nenhum deles representa exatamente o desafio apresentado pelo seu projeto pessoal. Por isso, às vezes é difícil transpor as informações de vídeos genéricos para a sua própria criação.

Como fazer figuras bordadas?

É preciso praticar bastante nas aulas de corte e costura para ficar craque no bordado.

A verdade é que entendemos muito melhor quando vemos as coisas sendo feitas na nossa frente. Se tivermos a possibilidade de fazer perguntas então, nada mais perfeito! Sendo assim, se você cometer erros, seu professor estará lá para corrigi-lo rapidamente.

Você pode, por exemplo, fazer algumas horas de aulas de bordado em ateliês proporcionados por lojas de armarinhos. As aulas geralmente são disponibilizadas para bordadeiras que desejam aprender um ponto específico ou que têm dúvidas sobre criação.

Depois de praticar com um professor, treine sozinho sobre um pano de linho ou algo semelhante. Os modelos de olhos são pequenos o suficiente e podem repetidos várias vezes na mesma tela.

Por força da prática, você vai acabar tendo sucesso.

Depois de tantas dicas, pronto para se lançar no seu projeto de bordado e corte costura?

Precisando de um professor de Costura ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.