Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender a língua inglesa através dos livros?

De Joseane, publicado dia 14/09/2018 Blog > Idiomas > Inglês > Aprenda inglês com os escritores famosos

To be or not to be, trat is the question

Ser ou não ser, eis a questão, isso soa familiar, não é? Essa frase foi extraída da obra prima Hamlet, do nosso talentosíssimo dramaturgo Shakespeare. Um clássico da cultura inglesa!

Pensando em você, hoje o superprof traz à luz grandes representantes da literatura anglófona e suas obras para turbinar seu nível de inglês.

Como a língua inglesa se consolidou ?

Vale lembrar que não é nenhuma novidade que o inglês é um dos idiomas mais importante do mundo. Acredita-se que a Revolução Industrial na Inglaterra e o processo de colonização pelo mundo tenham sido o primeiro passo para que o inglês se fortalecesse como linguagem universal.

O que aconteceu com o inglês foi bem parecido com o que aconteceu com o latim durante o Império Romano, o idioma falado pela grande potência acabou determinando a economia e a cultura do mundo.

Mas… é importante ressaltar que somado a esses dois fatores temos a contribuição da antiga colonia da Inglaterra, os Estados Unidos, contribuindo no fenômeno da crescente globalização.

Atualmente, os Estados Unidos é quem domina a economia global. Mas antes disso, a Inglaterra determinava as regras, do ponto de vista cultural e econômico. A economia dessas duas potencias favoreceu para que o inglês se firmasse como um idioma forte de comunicação internacional.

Sendo assim, Inglaterra e Estados Unidos tiveram um papel bem decisivo para que o Inglês se tornasse uma língua universal.

Ao longo do tempo, a língua de Shakespeare tornou-se o idioma internacional dos negócios, das viagens e da comunicação mundial.

Quem aprende inglês não passa perrengue, acaba desenvolvendo habilidades para se comunicar em diferentes países.

Como aprender com os livros

A leitura faz parte do nosso dia a dia, por isso é fundamental que desde de tenra idade sejamos estimulados a viver em contato constante com os livros.

Aprenda inglês lendo a literatura inglesa Ler é uma forma de aprendizado

Viver em contato direto com a leitura faz com que o indivíduo encontre naturalidade no hábito de ler, a criança enxerga a leitura como uma fonte de prazer e aprendizado. Ler deixa de ser encarado como cansativo e passa a ser um momento enriquecedor.

Uma vez que é retirada a ideia de que ler é apenas decodificar símbolos, a leitura passa a ir muito além disso. O leitor começa a descobrir um mundo de possibilidade de aprendizado.

Outro ponto relevante, o hábito da leitura faz com que a pessoa aprenda interpretar, estruturar melhor seus argumentos, além de proporcionar mais criatividade e senso crítico.

Se o seu foco for aprender um segundo idioma, como o inglês,  ler com frequência pode deixá-lo mais próximo de realizar o seu sonho.

Para isso, leia os clássicos da literatura inglesa, as obras de escritores famosos como Shakespeare, Charles Dickens, Oscar Wilde, Georges Orwell entre outros.

Como aprender:

  • Retire um momento para realizar leitura de clássicos
  • Escolha um lugar confortável e silencioso
  • Não tenha pressa, leia de acordo com o seu tempo
  • Tenha um dicionário por perto
  • Retire um momento para fazer leitura em voz alta
  • Faça perguntas sobre o livro que você acabou de ler.
  • Tente responder essas perguntas em inglês.

Aprenda inglês lendo o jornal!

Aprenda inglês com William Shakespeare

De todos os escritores que falaremos a seguir, Shakespeare é o mais influente dramaturgo de todos os tempos e o maior escritor inglês.

Conhecer a cultura faz parte do aprendizado da língua inglesa Ler clássicos da literatura inglesa é uma maneira de se apropriar da cultura inglesa.

Seu nome é tão relevante na literatura que o reverenciaremos sempre como o escritor dotado de grande genialidade. Seus textos permanecem vivos até os dias atuais.

Temos poucos informações sobre a vida desse grande escritor. Nascido em 1564, tudo que sabemos sobre ele é que foi casado e teve três filhos. Começou sua carreira prodigiosa como dramaturgo, trabalhando em um teatro, assim fazendo seu próprio nome.

Colaboração de Shakespeare na cultura:

Assim como Cervantes e Flaubert, marcaram a história literária de seus países.  Shakespeare marcou a história literária inglesa para sempre.

Este pilar da literatura inglesa nós deixou um riquíssimo acervo cultural. Resta até os dias de hoje aproximadamente 154 sonetos, 38 peças e alguns poemas narrativos.

Muitos das obras de Shakespeare permanecem vivos através da televisão, teatro, literatura e cinema, podendo ser revisitado com a frequência que você desejar. Ler Shakespeare nos dias atuais significa compreender a essência da cultura inglesa.

Principais obras:

  • Hamlet
  • Rei Lear
  • Macbeth
  • Romeu e Julieta
  • Sonhos de uma noite de verão

Sei que tem um mosquitinho aí zumbindo no seu ouvido, dizendo que essas leituras são complexas para um iniciante de inglês.

Sabia que muitas das obras de Willian foram adaptadas aos livros infantis? Se está inseguro, comece lendo Shakespeare na versão adaptada. Com o tempo vá evoluindo para a versão original.

Por que não turbinar seu inglês ouvindo músicas?

Charles Dickens: o escritor inglês voltado para os leitores mais cult

Os leitores mais engajados adoram se vangloriar de suas leituras do grande autor Charles John Huffam Dickens, mais conhecido como Charles Dickens. Ele é autor de livros que trazem ao imaginário do leitor a realidade da vida na Europa, mais precisamente da Inglaterra, na era vitoriana.

Em uma época onde o Império Britânico era considerada a maior potência econômica e política do mundo, Sr. Dickens se preocupou em mostrar a vida dos indivíduos esquecidos e mais desfavorecidos pelo sistema.

Dickens expôs ao mundo que mesmo no coração do grande Império Inglês existia as desigualdades sociais. Dentre seus livros mais famosos temos Oliver Twist e David Copperfield.

As péssimas condições de vida e de trabalho são a temática principal de suas obras. Sua literatura está impregnada de duras críticas sociais da época, comentários severos a uma sociedade que facilitava a pobreza extrema.

Essa estratificação abrupta da sociedade é o que torna a leitura de seus romances uma ótima fonte de pesquisa para alguns leitores.

Vale saber que Dickens nasceu em 1812, um período onde muito escritores não tinham o devido reconhecimento, porém o grande Sr. Dickens conseguiu fama ainda em vida.

Principais obras de Dickens:

  • Oliver Twist
  • Grandes esperanças
  • Um conto de Natal
  • As aventuras de Sr. Pickwick
  • David Copperfield

Sr. Dickens sempre será um dos mais geniais criadores da literatura inglesa.

Que tal reforçar seu aprendizado de inglês acompanhando o seu artista anglófono preferido?

Lewis Carroll: um escritor polêmico nos dias atuais

A literatura tem um papel relevante na hora de expandir a cultura inglesa pelo mundo, pois muitos escritores anglófonos marcaram época, desenvolvendo uma escrita única que gera admiração até hoje.

Como aprender inglês através dos livros literários Aprenda inglês com os clássicos da literatura.

Charles Lutwidge Dogson, mais conhecido como Lewis Carroll, nasceu em 1832, no Reino Unido. Lewis foi um importante contista, romancista, fabulista, poeta, matemático e fotógrafo.

O escritor de Alice no País das Maravilhas é considerado para os dias atuais muito polêmico devido sua fixação por Alice. Para quem não sabe, Alice de fato existiu, ela tinha 10 anos e era filha de um de seus amigos.

Há quem diga que o escritor e Alice eram muito amigos, a ponto de gerar rumores de uma possível relação mais intima entre ambos.

Rumores a parte, vamos falar da grande relevância literária do escritor Lewis.

Principais obras:

  • Alice no país das Maravilhas
  • Alice através do espelho

Ambos os livros mencionados acima contêm muito do conhecimento matemático do escritor Carroll. São enigmas e problemas de matemática quase sempre imperceptíveis para os leitores que não dominam a cultura anglófona, pois muitas das referências  só fazem sentido na língua inglesa.

Descubra mais sobre as culturas anglófonas!

Oscar Wilde: a vida tumultuada de um grande escritor

Esses escritores pioneiros na arte de escrever, pensando a estética literária.  Atualmente, são considerados uma riquíssima fonte de aprendizado para as pessoas que desejam aperfeiçoar seu domínio de inglês.

Oscar Wilde é o tipo de escritor que teve uma vida muito agitada, com muitas histórias para contar. Nascido em 1854, foi um influente escritor, poeta e dramaturgo de origem irlandesa.

Sua principal obra é o romance O Retrato de Dorian Gray, porém Wilde  é um dos grandes talentos da literatura, além de ser reconhecido mundialmente pelo seu talento na dramaturgia.

Principais peças de teatro de Oscar Wilde:

  • Salomé
  • O Leque de Lady Windermere
  • Uma mulher sem importância
  • A importância de ser prudente

Você sabia que dá para aprender inglês com aulas de música?

Georges Orwell: um olhar crítico além de seu tempo

Georges Orwell é considerado um dos maiores escritores britânicos e o melhor cronista da cultura inglesa do século XX. Muitas se suas obras são baseadas em experiências pessoais do escritor que começou a escrever em 1984.

Um de seus livros mais famosos é A Revolução dos Bichos. Orwell morreu em Londres vítima de tuberculose.

Graças aos textos deixados pelo escritor,  o leitor pode mergulhar de cabeça nas peças através de uma profunda leitura e compreensão do que está escrito em seu verdadeiro sentido.  Além de conseguir captar a essência da obra do poeta britânico, o leitor tem o privilégio de aperfeiçoar seu inglês.

Dominar o idioma de tamanha magnitude como inglês significa crescimento pessoal, profissional e cultural.

Encontre agora seu Super professor de inglês!

JK Rowling: uma escritora mágica que encantou o mundo

Sempre encontraremos excelentes oportunidades para aperfeiçoar o idioma com uma boa leitura.

Aprenda inglês se divertindo! Você sabia que ler é uma das melhores maneiras de aprender um segundo idioma?

Mesmo que o livro seja de magia, grande maioria dos escritores tem a preocupação de trazer informações relevantes para que o seu público leitor encontre nessa leitura uma fonte de prazer e aprendizado.

Isso é o que acontece com os livros da escritora mais famosa da atualidade Joanne Rowling. A autora é escritora do grande sucesso Harry Potter.

Graças a saga Harry Potter, JK Rowling conseguiu se reerguer financeiramente. A escritora é um exemplo de superação, em 5 anos ela conseguiu sair da pobreza a uma riqueza multimilionária, se tornando a britânica com maior número de vendas.

Principais obras da autora:

  • Harry Potter e a pedra filosofal
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte
  • Animais Fantásticos e Onde Habitam

Do livro clássico ao livro de recente publicação, o leitor pode enriquecer sua bagagem cultural descobrindo a gramática do inglês através dos livros.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar