Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como progredir rapidamente na língua inglesa lendo jornal?

Scientia potentia est

De Joseane, publicado dia 22/09/2018 Blog > Idiomas > Inglês > Melhores jornais anglófonos para aprender inglês

Você já deve ter ouvido em algum momento da vida que conhecimento é poder. Essa expressão  de origem latina, tantas vezes atribuída ao  fundador da ciência moderna Francis Bacon, é uma das grandes verdades universais.

A expressão se refere a intensa capacidade humana de melhorar suas habilidades e condições de vida através do conhecimento. Para Francis, a sabedoria tem o poder de tornar as pessoas mais poderosas, mas ela só significa poder quando utilizada de maneira inteligente e bem direcionada.

O objetivo desse artigo é apontar a relevância de alguns dos principais jornais de língua inglesa na hora de fortalecer seu conhecimento em inglês.

O que está esperando, já leu o seu jornal hoje?

Ler de forma produtiva

A notícia é uma das ferramentas indispensáveis para compreensão do mundo, e de tudo que nos rodeia.

O jornal nos mantém informado todos os dias. O jornal é uma das principais fontes de informação.

Sendo assim, é importante avaliar a qualidade dos textos que lemos, para saber se de fato estamos bem informados sobre os acontecimentos do cotidiano.

Como ler jornais de forma produtiva?

A leitura de jornal garante a quem lê aquisição de vocabulário, senso critico, raciocínio lógico e facilidade de interpretação de texto.

Logo nas primeiras páginas da sua leitura, se pergunte:

  1. Qual é o objetivo dessa leitura?
  2. O que o jornalista quer com o que escreveu?
  3. Ele está vendendo uma ideia?
  4. Suas ideias são claras e objetivas?
  5. O que ele está defendendo?
  6. Seus argumentos são convincentes?
  7. Tente sintetizar em um parágrafo tudo que você compreendeu da leitura.

Desde o momento em que você decide aprender inglês através das notícias, você precisa amadurecer o seu olhar sob o ponto de vista mais crítico. Pode parecer bobagem, mas a maneira como você se organiza para aprender inglês fará com que você assimile melhor as informações apresentadas nos jornais anglófonos.

Ler jornais vai além de meramente decodificar códigos, é um mecanismo de compreensão do mundo que o cerca.

Em tempo de fake news e tantos estímulos digitais é preciso valorizar os melhores meios de comunicação para se aprender inglês. Aqui vai três periódicos de língua inglesa que todo estudante de inglês deveria conhecer:

BBC – Word in the News – A maioria dos estudantes de língua inglesa já ouviram falar do British Broadcasting  Corporation. É um site para estudantes iniciantes de língua inglesa.

O Voice of American – Learning English – É um dos melhores sites para quem está começando a aprender inglês, ele traz notícias de fácil compreensão, bem nível iniciante mesmo.

Uma dica infalível:

Quanto mais leituras você fizer, mais expressões em inglês e seleção vocabular você terá para se comunicar.

Nos tópicos a seguir, informaremos os jornais mais relevantes para quem possuí um certo conhecimento na língua de Shakespeare. São jornais de língua inglesa de notória credibilidade.

Você não vai querer cair no erro de tentar aprender inglês lendo fake news, né!

Por dentro das notícias

A prática da leitura é, em si, de suma relevância social, pois o texto jornalístico representa o livre intercâmbio de ideias e cultura. O sujeito que se apodera do conhecimento, tem o poder de não ser iludido com notícias falsas .

Seja fluente em inglês através da leitura de jornais. A língua inglesa é a maneira mais fácil de estar por dentro dos acontecimentos espalhados pelo mundo.

Para ficar por dentro das notícias, o estudante de língua inglesa precisa acompanhar a leitura de diferentes jornais impressos.  Porém, sabemos que nem todo estudante têm a oportunidade de comprar os jornais anglófonos.

Então… a sugestão que podemos dar é começar a ler os periódicos online como alternativa de melhorar seu inglês consideravelmente, sem gastar muito.

Saiba que dá para aprender inglês através da literatura anglófona!

Qual é o papel do Jornal?

O jornal é um meio de comunicação bem antigo, uma ferramenta fundamental para a compreensão do mundo que está em constante mudança.

Acredita-se que o primeiro jornal surgiu em Roma do desejo de Júlio César de informar a seu público sobre os acontecimentos políticos e sociais, assim como divulgar os eventos que aconteceriam nas cidades.

Curiosamente, o jornal era escrito em grandes placas brancas que eram expostas em locais públicos. Assim, todos podiam se manter informados.

A Acta Diurna, como se chamava o primeiro jornal, tinha o papel primordial de informar o cidadão sobre campanhas militares, escândalos do governo, julgamentos e muitas vezes execuções.

Desde a sua invenção em 59 A.C até a atualidade, seu papel fundamental é ser informativo e atual. Além de ter a função de nos manter mais conectado com os acontecimentos, as notícias apresentadas são informações que merecem ser compartilhadas com a população.

Os jornais representam uma riquíssima fonte de aprendizado de conteúdos específicos, como aprendizado de política, economia e até mesmo melhorar seu desempenho em um segundo idioma.

O que estamos querendo dizer? 

Esse meio de comunicação recebe destaque mundialmente pela forma como se comunica com seu público leitor. Geralmente, as notícias são diárias e fornecidas em um formato de fácil compreensão ao público a que se destina.

Seja manchetes, classificados, artigos de opinião ou esportes,  a função é sempre de informar objetivamente o leitor assíduo sobre um dado acontecimento.

Criar o hábito de ler pode ser o pontapé inicial para quem almeja o sucesso intelectual, pois quem lê com frequência está sempre um passo a frente de quem não lê.

Que tal aprender inglês acompanhando seu ídolo do mundo anglófono?

Como aprender com as notícias em inglês?

Mesmo em Roma, o imperador já tinha a preocupação de manter alinhadas as informações de grande relevância para que todo cidadão romano pudesse participar dos acontecimentos. Isso traz à luz o quanto os textos impressos têm poder.

Turbine seu inglês com jornais de língua inglesa A prática da leitura é a um dos hábitos que somente pessoas com foco em se tornar bem sucedidas assumem para se destacar no mundo.

Viver em contato direto com todos os tipos de texto faz com que você encontre naturalidade no hábito de ler diariamente, a criança que aprender a ler já em tenra idade enxerga na leitura uma fonte de prazer e aprendizado.

Inserir jornais na rotina diária de leitura estimula na busca de se manter atualizado nas notícias.  Ler deixa de ter um significado negativa e passa a ser um momento enriquecedor.

Acompanhar as notícias do jornal é a forma mais rápida de assumir um compromisso com o seu conhecimento de mundo. Para as pessoas que  almejam aprender inglês, o jornal incorpora a dupla função de deixá-lo informado e ajudá-lo desenvolver seu nível de inglês.

Outro ponto relevante que merece ser mencionado aqui, a prática de estudar a língua inglesa com a leitura de jornais faz com que a pessoa aprenda interpretar, estruturar melhor seus argumentos, além de proporcionar mais criatividade e senso crítico.

Agora, se o seu foco pessoal for aprender inglês rapidamente, misture a leitura de jornais com outras técnicas de aprendizado. Para isso, leia também os clássicos da literatura inglesa e ouça muitas músicas anglófonas.

Como aprender:

  • Retire um momento para realizar leitura dos principais jornais de língua inglesa.
  • Escolha um lugar bastante confortável e silencioso.
  • Não tenha pressa, leia o jornal de acordo com o seu tempo
  • Leia em voz alta marcando o que você não conhece
  • Use o dicionário de inglês para desvendar as palavras desconhecidas

Usando os textos jornalísticos, você pode ser um bom leitor dos textos em inglês. Quer saber como?

  1. Escolha um jornal que seja de seu interesse pessoal
  2. Para não desmotivar sua leitura, escolha um artigo adequado ao seu nível de conhecimento.

Não se esqueça, na hora de buscar o jornal para melhorar seu  vocabulário da língua inglesa, acompanhe os acontecimentos diários que você está familiarizado. Lembre-se do fato de que  você está lendo por no mínimo dois motivos:

  1. Desenvolver sua fluência no idioma
  2. Ficar informado

É justamente por esses motivos que você deve acompanhar os informes que você se sente confortável para ler todos os dias. Assim a leitura torna-se hábito e não uma obrigação.

Convenhamos que ninguém é obrigado a nada, né?

Aprenda inglês com os jornais britânicos

De acordo com especialistas, para que um sujeito se torne uma potência intelectual,  ele precisa estar em contato com todas as formas de conhecimento. Seja através de reportagens refentes a política, a economia, trabalho etc, o jornal traz estampado diariamente instrumentos que viabilizam a compreensão de diferentes pontos de vistas sobre algo.

A banca de jornal pode ser uma fonte de aprendizado Aprenda sobre a cultura anglófona através dos textos jornalísticos.

Ler textos jornalísticos é o contato diário que você terá com as novas reflexões sobre o mundo. Indo para além do texto informativo, através da leitura de jornais de língua inglesa você pode aprender muito sobre a cultura anglófona e ainda aperfeiçoar o seu nível de inglês, elevando ainda mais sua bagagem cultural.

Para quem está interessado em mergulhar de cabeça no aprendizado de novas palavras, a imprensa anglo-saxônica é um convite para ampliar sua seleção vocabular.

Que tal aprender sobre atualidade e ainda aprender um segundo idioma?

Os jornais abaixo são os principais jornais britânicos:

  • The Times
  • The Guardian
  • The Sun
  • Daily Mirror
  • Daily Mail
  • Daily Express
  • Financial Times

Estes jornais acima são procurado por estudantes com o nível intermediário a avançado em inglês, se você ainda está em um nível mais básico, não deixe de tentar praticar com essas leituras.

Aprenda inglês ouvindo música!

Aprenda inglês com o principal jornal americano

Os jovens mais antenados com o mundo dos famosos, geralmente, têm mais contato com o inglês americano. E justo por isso, talvez se sintam mais confortáveis aprendendo inglês com os jornais americanos.

Sem dúvida, Estados Unidos é um dos principais produtores de jornais anglófonos, ele é o país que mais influência o mundo com suas notícias. E por esse motivo, é válido estar por dentro de sua linguagem, pois analisar cada expressões é muito eficaz para aprender as particularidades da língua.

Estude com o jornal americano de maior prestígio:

O The New York Times – Foi criado em 1851, como o próprio nome já diz  é uma espécie de diário de notícias. Quem procura fazer imersão no idioma, pode se aprofundar nas notícias desse jornal que traz uma visão abrangente de mundo.

Quem tem dificuldade de ter contato com os jornais impressos, pode ficar aliviado, The New York Times, em 1996 aderiu a versão online. Graças a essa tecnologia, é possível aprender  inglês comercial, sem sair de casa.

Já pensou em ler livros em inglês?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar