Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como progredir rapidamente no inglês ouvindo música?

De Joseane, publicado dia 20/09/2018 Blog > Idiomas > Inglês > Melhores músicas em língua inglesa

Na música reside um doce poder persuasivo. John Milton

Dentre as diferentes formas para ficar bilíngue em inglês, ouvir música é certamente a mais divertida! Pois bem, ouvir música costuma ser um processo agradável de aquisição e vários conhecimentos.

Além de aprender sobre sociedade, cultura, história e outros assuntos, a música estimula o cérebro a  reconhecer novas palavras e expressões.

Sem falar que a maneira como as expressões e sentenças são pronunciadas contribui para que você se familiarize com os connected speech ( falas conectadas, são sequências contínuas de sons que formam os enunciados ).

É possível mesmo aprender inglês só ouvindo música?

Provavelmente, você já ouviu falar de algum conhecido que desenvolveu seu nível de inglês só ouvindo música e ficou se questionando se era verdade.

Sim! músicas em inglês facilitam a compreensão do idioma falado e faz com que você aprenda rapidamente novas expressões. Com a música você treina o seu ouvido de outra maneira ao mesmo tempo em que estimula o seu cérebro para receber novas informações.

Ler, escrever e pronunciar as letras das músicas em voz alta são fatores importantes na hora de aprender inglês através da música. Eles ajudam a fixar a grafia e a pronuncia das sentenças em inglês.

Tenha alguns cuidados ao escolher seu objeto de estudo.

  • Escolha a música que você goste
  • Tenha a letra da música em mãos
  • Não foque nas regras gramaticas
  • Preste atenção as combinações de palavras
  • Aprenda a pronúncia como um todo
  • Cuidado com as traduções ao pé da letra

O excesso de gírias, palavrões ou frases com pouco sentido podem colocar seu estudo sobre a língua a perder. Tenha a preocupação de selecionar cantores preocupados com a qualidade musical.

O que está esperando?

Corra para o youtube e escolha as suas melodias preferidas e solte sua voz.

Como aprender com a música

A música faz parte de nosso cotidiano, há quem diga que ela é capaz de acalmar até os animais mais ferozes. Isso acontece porque a melodia atinge uma área do cérebro que é responsável pelo prazer.

A música torna as pessoas mais pacientes e relaxadas. A música é uma fonte inesgotável de prazer e aprendizado.

É muito comum a pessoa que ouve música frequentemente ter a sensação de calma ou alegria durante e depois de ouvir a melodia. O que poucos sabem é que a música além massagear a alma, traz diversos benefícios para a saúde, como aliviar o estresse, relaxamento, melhorar a memória e estimular a vontade de aprender.

Falando em aprendizado…

Aprender a cantar músicas em inglês é uma excelente técnica para expandir seu vocabulário e aperfeiçoar sua audição. Além de se familiarizar com as diferentes pronúncias da língua inglesa, você ainda pode acompanhar através do Youtube as legendas enquanto ouve a melodia para descobrir novas estruturas gramaticais do idioma.

No entanto, é preciso tomar muito cuidado com a música que irá eleger para treinar sua pronuncia e listening, nem todas as canções em inglês são fáceis de assimilação, por exemplo, muito dificilmente alguém que não está familiarizado com o novo idioma irá conseguir acompanhar um rap.

Mas isso não quer dizer que você só conseguirá cantar rap quando estiver em um nível mais avançado do idioma, apenas significa que o aprendizado é gradativo, devemos respeitar o nosso tempo de aquisição do novo.

Começar com as músicas mais fáceis para depois ir avançando para as mais complexas e assim adquirindo uma boa pronúncia e vocabulário.

Se você não tem medo de “pagar mico” em público, experimente cantar no Karaokê. Saiba que existem excelentes músicas que são fáceis de assimilar as legendas, se ainda estiver inseguro, dê preferência para as músicas mais recentes, cuja a linguagem é mais atual e mais aceita entre seus amigos.

É mais provável que as pessoas ao redor comprem a sua ideia e embarquem nessa diversão. Pode até ser que eles ainda façam o coro!

Olha que lindo, além de se divertir, você ainda estará aprendendo.

Como aprender:

  • Retire um momento para ouvir as músicas
  • Escolha um lugar que você se sinta confortável
  • Assista bastante clipes do Youtube em inglês
  • Não tenha presa, leia as legendas de acordo com o seu tempo
  • Volte a música quantas vezes for preciso
  • Tenha um dicionário por perto
  • Se possível tenha um a gravador
  • Retire um momento para cantar em voz alta e se ouvir cantando
  • Se divirta com amigos cantando em inglês no Karaokê

Estamos sempre buscando o sotaque perfeito e muitas das vezes isso requer muito trabalho e paciência. A fluência em inglês chegará com muita disciplina e treinamento.

Que tal turbinar o seu inglês lendo os jornais anglófonos?

We are the champions: o hino do rock’n roll

De acordo com um estudo britânico We are the Champions, da banda também britânica Queen, é a música que mais gruda na cabeça.

Aprenda inglês com os hits de sucesso. A música chiclete é uma boa alternativa para você aprender inglês.

A canção interpretada pelo saudoso Freddie Mercury superou Y.M.C.A, de Village People, que acabou ficando em segundo lugar no ranking.

Segundo pesquisa os grandes hits tem um espécie de código que os tornam populares. Vale muito conferir esse estudo britânico!

Acompanhe aqui o refrão que virou hit em todo o mundo:

“… We are the champions, my friends

And we’ll keep on fighting

Till the end

We are the champions

We are the champions

No time for losers

Cause we are the champions of the world…”

We are the champions ficou conhecida como um momento de mostrar ao mundo o quanto lutamos e merecemos ser chamados de vitoriosos. Esse hino que simboliza as batalhas que travamos no cotidiano foi magistralmente cantado pelo vocalista Fred Mercury em um espetáculo de emocionar.

A canção foi tão bem aceita pelo público que ficou por muito tempo nas paradas de sucesso em diferentes países.

E nós do Superprof we’ll keep on fighting todos os dias para que você aprenda inglês!

Let it be: a calmaria em meio ao caos

Não poderíamos deixar de mencionar Beatles aqui.

Ouvir Beatles é uma fonte de aprendizado sobre a cultura inglesa. Encontre a tranquilidade que você precisa nas músicas de Beatles.

Let it be é aquele mantra que surge na nossa cabeça todas as vezes em que tudo parece estar meio perdido e precisamos resgatar as esperanças.

Cante comigo! Let it be

” When I find myself in times of trouble

Mother Mary comes to me

Speaking words od wisdom

Let it be

(…)

Let it be, Let it be

Let it be, Let it be

Whisper words of wisdom

Let it be …”

Criado em 1969, Let it Be foi composta pelo integrante dos Beatles Paul McCartney. Ficou nas paradas de sucesso nos Estados Unidos e Reino Unido por muito tempo.

Uma curiosidade sobre esse hit é que enquanto muitos ouvintes viram referências bíblicas na melodia, Paul fez uma revelação de que essa melodia foi realmente composto após ter um sonho com sua mãe.

A música é uma homenagem a sua mãe que morreu de câncer quando Paul McCartney ainda era muito jovem.

Sabia que dá para aprender inglês através da literatura?

Like a player: polêmica e questionamentos sociais

Mais uma vez Madona nos mostrando um mundo sob outra perspectiva. Sempre crítica e sensata em suas músicas, Madona mostra o mundo que ela não é para poucos, não mesmo!

Madona não veio ao mundo a passeio…

Na música Like a player, guitarras se confundem com a melodia gospel ao fundo, produzindo um ambiente de muita reflexão enquanto uma católica fervorosa presencia um negro ser injustiçado.

O negro faz uma alusão aos tantos e tantos negros que sofrem com as injustiças sociais espalhados pelo mundo.

Sobretudo, o videoclipe está mergulhado em muitos outros questionamentos sociais. Além de nos mostrar cenas de sexualidade, assassinato, religião e muito mistério.

Like a Player foi lançado em 1989 e rapidamente chegou ao primeiro lugar nas paradas de sucesso, mas não foi muito bem aceito pelo Vaticano que o condenou prontamente.

Esse é Like a Player, como uma oração em tradução livre, cheio de polêmica e muita crítica. O clipe retrata uma sociedade que grita por liberdade.

Ei, nunca é tarde para aprender um segundo idioma! Aprenda inglês com o seu ídolo!

Adele: um passo para além de aprender inglês

É muito comum os falantes de outras idiomas ficarem interessados em aprender inglês depois de ouvir músicas de sucesso de seus cantores famosos.

Que tal aprender inglês relaxado no seu sofá? Você pode aprender inglês no conforto do seu lar.

Dentre outros idiomas, as músicas anglófonas fazem mais sucesso, pois fazem a cabeça da garotada mais antenada em celebridades.

É unanime, o inglês é o idioma oficial dos cantores de sucesso no momento. Até os cantores que não são de origem  anglófona optam por cantar em inglês para expandir sua carreira internacionalmente.

Existe uma cantora inglesa que se destaca no cenário musical dada a sua eloquência e simpatia.

Estamos falando da talentosíssima Adele!

Adele é umas dessas cantoras que fomentam a vontade nos jovens em aprender inglês. Ela é o tipo de cantora que nós ensina mesmo não se dando conta do que está fazendo.

Sua pronúncia impecável é um curso de inglês em forma de melodia.

Naturalmente, quando você está diante da música de sucesso dela, invoca uma vontade surreal de aprender a melodia.

Você fica impaciente para aprender logo, sem respeitar o seu tempo de assimilação da música.

Calma!

No início, ficamos afobados e é bem natural, mas você precisar focar nos seus objetivos para não ficar perdido e acabar desistindo de aprender.

Entenda que o aprendizado de outro idioma é gradativo e com o tempo você vai conseguindo acompanhar a melodia sem a preocupação de errar.

Não fique preocupado com a pronuncia correta das palavras. Crie o hábito de treinar o seu ouvido todos os dias, assim fica mais fácil de reproduzir as palavras naturalmente.

Vai por mim, Adele é uma cantora ímpar que tem excelentes lições de inglês em suas composições que além de permitir assimilar progressivamente  o inglês oral, acalantam a alma.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar