Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como escrever uma ótima carta de apresentação em inglês para seu CV?

De Myla, publicado dia 25/04/2019 Blog > Idiomas > Inglês > Dicas para elaborar uma excelente cover letter

Assim que alguém fala uma língua estrangeira, as expressões do rosto, das mãos, da linguagem do corpo mudam. Nós já somos outra pessoa. Isabelle Adjani

Embora seja um método ainda meio atrasado, se compararmos à revolução tecnológica que temos experimentado nessas últimas décadas, o envio do currículo e da carta de apresentação, impressos em papel ou em arquivo digital, ainda é a melhor forma de se candidatar a um emprego.

Na maioria dos casos, o currículo é mais solicitado do que a carta de apresentação. No entanto, é a carta que fornece aos recrutadores um contato um pouco maior sobre o candidato, em relação a sua motivação, seus objetivos, sua forma de raciocínio e de expressão escrita.

E imagine se você precisar de escrever uma carta de apresentação em um idioma estrangeiro!

No mundo de hoje muitas são as pessoas que buscam por uma colocação no exterior e se esforçam por criar uma carreira internacional. A crise socioeconômica brasileira, a violência disseminada, a corrupção arraigada e a instabilidade política podem ser apenas algumas das principais razões que fazem muitos brasileiros galgarem empregos em outras terras.

Lembre que a mídia noticiou recentemente que nessa última década, o número de brasileiros que encerrou sua contribuição à Receita Federal, proveniente de moradia no exterior, entregando a Declaração de Saída Definitiva do País, triplicou exorbitantemente. Em seis anos, a saída definitiva de brasileiros cresceu 165%, segundo a Receita Federal. Fatores econômicos, políticos e culturais explicam esse acelerado crescimento.

Saiba que um bom curso de ingles pode te ajudar a avançar no idioma!

Currículos e cartas de apresentação são necessários em 99% dos casos para se candidatar a uma vaga de emprego, e essenciais, caso você pense em estabelecer uma carreira internacional.

Estabeleça um plano para a sua carta de apresentação

Nestes tempos recentes, as revoluções tecnológica e digital também facilitam a busca de empregos em outros países. Você já considerou fazer um estágio no exterior? Ou trabalhar como voluntário em troca de alimentação e estadia? Ou você já pensou em se candidatar para trabalhos sazonais ou em estudar inglês em um país estrangeiro enquanto também trabalha?

O cenário hoje nunca esteve tão rico e diverso em suas oportunidades de se galgar uma experiência de trabalho internacional. No entanto, saber como responder a um anúncio de vaga de trabalho, me perdoe o trocadilho, mas é algo que dá um pouco de trabalho, rs!

E não poderia ser diferente, pois é por meio da carta de apresentação que você irá destacar seus pontos fortes e planos de carreira, além de deixar bem claro que pesquisou antes muito bem sobre aquela vaga e sente que seja um bom canditato a ela.

Que tal informações sobre como escrever um essay, um texto dissertativo, impecável?

Você tem vontade de trabalhar em Dublin? Lá, como na maioria dos países anglo-saxônicos a elaboração de uma carta de apresentação junto ao currículo é algo fundamental! A foto ilustra a tradicional festa irlandesa de Saint Patrick’s Day.

E lembre-se que a fim de acompanhar adequadamente seu currículo para que você obtenha uma entrevista de recrutamento, a redação de sua carta de apresentação deve ser convincente, redigida corretamente, clara e direta ao ponto.

É através dela que você tem a chance de expressar seus talentos linguísticos e outros, já que hoje a maioria das empresas vê com bons olhos o funcionário que sabe se expressar bem de forma verbal. Você pode fazer um curso de ingles antes da entrevista, com foco em perguntar que o recrutador pode, hipoteticamente, fazer para você.

Além disso, a carta precisa ser redigida de forma clara e precisa. Ela destaca suas habilidades e expertise e explica ao recrutador porque ele deveria contratar você.

Ao escrever uma carta em outro idioma, seja ele em inglês, espanhol, ou francês, por exemplo, ela deve refletir a sua intimidade com a língua e é por isso que ela demanda tempo e, quando bem elaborada, distingue você dos demais candidatos.

Portanto, é importante estabelecer um plano de redação. Você pode até começar a escrever diretamente, mas corre o risco de se repetir ou de esquecer um detalhe importante. Portanto, vamos ao plano!

Elaborar a carta segundo um plano contribui, sobretudo, para que você coloque as ideias em ordem e não se esqueça de nada importante.

Frequentemente, uma carta de apresentação divide-se em três ou quatro parágrafos, nos quais você irá:

  • Apresentar uma breve apresentação de sua vida profissional até então e expressar seu interesse na empresa e suas datas de disponibilidade.
  • Explicar o que atraem você para a posição para a qual você está se candidatando.
  • Descrever suas experiências, habilidades e expertise que podem ser usadas para a posição pretendida e
  • Incentivar o recrutador a receber você de forma ativa, em vez de terminar a carta de forma passiva. Em vez de você solicitar um retorno ao empregador, você pode ser um pouco mais pró-ativo e comentar que o telefonará em breve para responder a possíveis dúvidas, por exemplo.

A partir dos pontos acima, você pode criar uma tabela e adicionar todas as informações que deseja destacar em sua carta. Dessa forma, o esqueleto da sua carta estará pronto e só restará escrever!

Preparamos também algumas dicas em como avançar na língua inglesa com a ajuda de um pen pal, um amigo por correspondência.

Um dos motivos principais de uma carta de apresentação é o de demonstrar claramente a sua motivação em relação ao trabalho!

Certos cuidados a serem tomados no momento da redação da carta

Além das dicas acima, é interessante também observar que certos cuidados devem ser tomados durante a redação da carta, na qual você deve:

  • Dirigir-se à pessoa certa responsável pela vaga que deseja.
  • Escrever uma boa frase de abertura.
  • Explicar o porquê da sua candidatura, como já dito.
  • Evitar o uso de palavras demasiado modestas, como “talvez”, “eventualmente”, “acho”. Procurar ser mais assertivo em seu discurso.
  • Não mencionar a sua inexperiência e
  • Não falar em ordenado.
  • Ao terminar sua carta, é importante que você mostre ao recrutador deixando claro a ele que você está motivado e disponível para uma futura entrevista.

Durante a redação da carta de apresentação em inglês evite colocar palavras muito complicadas ou que você desconheça o significado.

Escrevendo sua carta de apresentação em inglês

Pense bem, agora chegou a hora em que você irá elaborar uma carta em inglês e que, muito possivelmente, abrirá as portas de sua carreira internacional. Portanto, use um vocabulário com o qual você esteja confortável. Não tente, de forma alguma, redigir uma carta em um nível de inglês superior ao seu.

Isso traz mais danos do que benefícios! Ao tentar fazer passar que você possui um nível de inglês acima do que o que você verdadeiramente possui, essa escolha pode fazer com que você perca a vaga, deixando de ser contratado.

No entanto, nem de longe isso significa que você não deva adicionar o vocabulário correto à carta. Como já dissemos, escrever uma carta de apresentação em uma segunda língua requer algum trabalho de pesquisa, resultando em uma redação que reflete diretamente o nível de seu inglês (se A1, B2, C1, etc.).

Espie também informações interessantes sobre como não se tornar vítima dos falsos cognatos em inglês.

Cabeçalho da Carta

Caso você consiga enviar a carta pelos correios ao recrutador, escreva-a em papel timbrado e a assine em punho, conforme assinatura contida em seus documentos. Anexe-a ao seu currículo.

Qualquer carta deve trazer um cabeçalho, com suas informações básicas, como seu nome completo, endereço, número de telefone, emails e assim por diante.

Você também pode inserir o local e a data ao escrever a sua carta. Lembre que nos EUA, o mês é grafado antes do que o dia.

Para apresentar sua carta, escolha uma fonte de escrita simples para ler e convidativa. Evite fontes muito chiques e estilosas, pois se trata de um ambiente profissional.

Primeiro Parágrafo da Carta

Este momento pede por duas ou três frases introdutórias para que você demonstre seu interesse na posição proposta. Você pode especificar o título exato da vaga e suas datas de disponibilidade para essa posição.

Para escrever bem essas frases, veja alguns exemplos:

  • I am writing to you to apply for the position of…/Escrevo-lhe para me candidatar à posição de…
  • I am writing to you in response to your advertisement in…/Estou lhe escrevendo em resposta a seu anúncio em…

Segundo Parágrafo da carta

Esse segundo parágrafo, mais longo que o anterior, tem a intenção de explicar ao recrutador porque você deseja ingressar na empresa e para qual cargo proposto. Você deve explicar o porquê esse trabalho se encaixa com você e porque você escolheu por essa empresa e não uma outra qualquer.

Aqui estão algumas expressões úteis em inglês:

  • I would like to point out that I … … … for your company./Eu gostaria de destacar que eu … … … para sua empresa.
  • I am very familiar with your products, and I would welcome the opportunity to speak with you about how I could help to increase your International presence./Encontro-me muito familiarizado com os seus produtos e agradeço a oportunidade de falar com você sobre como eu posso ajudar a empresa a aumentar sua presença internacional.

Você gostaria de trabalhar em Londres? Para se candidatar a qualquer emprego internacional, um bom domínio do inglês e sua pronúncia são requisitos fundamentais!

Terceiro Parágrafo da carta

Após ter descrito seu interesse na vaga, você precisa destacar seu perfil, explicando suas habilidades e expertise. É bom mencionar apenas as habilidades que podem pesar na balança e que se relacionam à vaga em questão.

Mais algumas expressões podem te ajudar:

  • My skills are an ideal match for this position… /Minhas habilidades são uma opção ideal para essa colocação…
  • I believe that my skill set perfectly matches your requirements… /Acredito que minhas habilidades encaixam-se perfeitamente com os seus requisitos…
  • I successfully increased… /Eu de forma bem sucedida promovi o aumento de…

Último Parágrafo da carta

Ao finalizar sua carta em inglês, é importante mostrar ao recrutador que você se encontra disponível e motivado para uma futura entrevista.

Você pode usar expressões como:

  • I would appreciate the opportunity to personally meet with you…/Eu agradeceria a oportunidade de encontrar-me pessoalmente com você…
  • I am available and looking forward to meeting you in the future./Encontro-me à disposição e espero poder encontrar-me com você no futuro.

Veja aqui nosso guia básico de como progredir no aprendizado da língua inglesa.

Revise e corrija sua carta de apresentação em inglês

O último passo da redação de sua carta é o de relê-la inteira para corrigir os erros, caso existam. A leitura atenta também avalia se você cumpriu cada etapa da carta da forma correta e se nada foi mal colocado ou esquecido.

Confira a gramática, ortografia, conjugação, correspondência verbal, enfim, tudo deve ser lido e verificado. Para alguns recrutadores, um erro apenas já rebaixa o candidato.

Para evitar que isso aconteça, peça que amigos com um bom nível de inglês leiam a carta e a revisem também. Além disso, você pode contar com os verificadores ortográficos e apps afins na ajuda dessa revisão, além de treinar para a entrevista contratando um curso de ingles online.

Em resumo, capriche na elaboração tanto do seu currículo quanto na da carta de apresentação, criando um texto equilibrado e bem elaborado. E comece a enviá-los para vagas que cobrem a posição que você procura.

Afinal de contas, nesse mundo vasto mundo pós-moderno, nunca houve tantas chances e oportunidades de se galgar uma carreira no exterior ! Boa sorte!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar