Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Progredindo na língua inglesa com a ajuda de um Pen Pal

De Myla, publicado dia 26/04/2019 Blog > Idiomas > Inglês > Você já pensou em se corresponder com um nativo em inglês?

Outra língua é outra visão da vida!

Frederico Fellini

Vivemos hoje um contexto de mercado de trabalho muito acirrado e competitivo. E não é à toa que pessoas que falam fluentemente o inglês desfrutam de melhores colocações no mercado do que aquelas que não dominam o idioma.

Segundo pesquisa realizada pelo British Council em agosto de 2018, somente míseros 5% da população brasileira consegue se comunicar em inglês e, destes, apenas 1% representa pessoas que apresentam algum tipo de fluência no idioma.

Essa situação coloca nosso país na 41ª posição, dentro de um ranking de 70 nações, atrás de vários países latino-americanos, como o Peru, Chile, Equador e México, que ostentam colocações melhores que as nossas.

Essa significativa carência de brasileiros proficientes na língua inglesa, a mais difundida do mundo, prejudica desde desempregados que buscam por uma nova colocação no mercado de trabalho até os mais altos executivos, que lutam para encontrar profissionais que possam representar suas empresas em congressos e eventos fora do país.

Contudo, nem tudo está perdido! Você já pensou em unir o melhor de dois mundos: em cultivar uma relação de amizade através da troca de correspondência e emails em inglês com o seu pen pal ao mesmo tempo em que você progride no aprendizado da língua?

Se ainda não, talvez você pode estar marcando touca! Venha descobrir como a presença de um pen pal em sua vida pode avançar o seu conhecimento da língua inglesa! Confira também aula de ingles!

Você já pensou em como pode ser divertido manter um amigo por correspondência com que você troca cartas e emails em inglês? E de quebra você ainda também avança na língua!

Os benefícios de se ter um Amigo por correspondência

O termo pen pal literalmente significa “amigo por correspondência” e, nos dias de hoje, esse costume é algo que pode perfeitamente continuar a ser praticado e até mesmo adaptado às condições atuais.

A gente sabe da significativa importância da língua inglesa no mundo atual. Cada vez mais ela tem se tornado indispensável. Para nos comunicarmos enquanto viajamos fora do país, no trabalho, nos estudos, nas pesquisas por conteúdo na internet e até mesmo nas demais interações que fazemos pela rede, o inglês é a língua universal. Portanto, não conhecer a língua e não dominá-la é algo que cada vez mais nos exclui do mundo a nossa volta.

Pensando nisso, a escolha de se comunicar em inglês com um pen pal nunca foi tão bem-vinda! Essa troca pode avançar seus conhecimentos do idioma de forma leve e divertida.

Confira ainda nossas dicas de como escrever uma carta de apresentação porreta em inglês.

Mantenha o objetivo de aprender a língua

O primeiro passo após você encontrar o seu pen pal, e deixar claro para ela ou para ele que seu objetivo é o de praticar e avançar no inglês. Veja só, discutir pontos da gramática inglesa como seu amigo nem sempre pode ser algo divertido, mas discutir em inglês com ele o último episódio de Game of Thrones pode ser algo bastante agradável e estimulante!

Outra dica importante é vocês dois manterem em mente que o progresso no aprendizado da língua feito por cada um é o principal objetivo pelo qual vocês interagem. Com esse foco, vocês poderão discutir vários assuntos e, ao fazê-lo, no momento da elaboração do texto, vocês irão ter que acessar a gramática da língua, seu vocabulário, suas peculiaridades gramaticais e lexicais, etc.

Os cursos on line em inglês também podem oferecer um norte nesse sentido. O que você estuda nesses cursos acaba recebendo um contexto prático quando você discute, felizmente, sobre qualquer assunto com seu amigo por correspondência.

Que tal informações sobre como escrever um essay, um texto dissertativo, impecável?

Em muitos casos, durante a troca de experiências e visões do mundo que ocorre entre pen pals, é possível se cultivar amizades que duram uma vida inteira!

Aprenda a língua como ela é falada

Progredir no inglês com um pen pal também lhe oferece a chance de aprender com um nativo da língua. Em outras palavras, você irá aprender as autênticas expressões em inglês utilizadas por falantes comuns à língua. Esse contato com um nativo em inglês pode trazer várias outras vantagens, lembrando sempre que você está estabelecendo um contato autêntico, direto, com a língua, através de seu amigo.

Muitas vezes quando aprendemos com um curso de ingles online, nem sempre o que encontramos como material reflete, realmente, o que se acontece em situações quotidianas na língua. Poder contar com um amigo por correspondência calibra essas posíveis discrepâncias entre o que possa estar escrito como lição e o que realmente ocorre na língua em seu uso no dia a dia.

Descubra uma outra cultura

EUA, Canadá, Escócia, Irlanda, Nova Zelândia, Reino Unido, Austrália… Não importa de onde seu pen pal estiver, vocês poderão trocar figurinhas sobre suas culturas de qualquer lugar do mundo!

Conversar sobre pratos típicos, iguarias, monumentos, datas comemorativas especiais no calendário de cada país, atrações turísticas, costumes diversos, enfim, existe tanto assunto diferente para conversar que, através dessa troca, vocês dois vão aprendendo mais sobre a cultura um do outro.

E quem sabe? Talvez vocês possam até visitar um ao outro, tendo a oportunidade de cultivarem um contato direto com a língua inglesa e a cultura do país do seu amigo.

Espie também informações interessantes sobre como não se tornar vítima dos falsos cognatos em inglês.

As novas tecnologias encurtam distâncias e viabilizam formas de contato em tempo real. Ligações por meio de vídeos e mensagens de áudio são apenas alguns desses exemplos.

Os três tipos básicos de Pen Pals

Ao longo do tempo, a tecnologia tem criado diversas opções de amigos por correspondência para que eles se conectem entre si ao redor do mundo. Portanto, dependendo da sua preferência, você pode escolher dentre esses três tipos básicos de pen pals:

  • Via Correio tradicional: Se você é daqueles que curte receber cartas através do correio tradicional, talvez essa opção seja pra você! Muitas pessoas afirmam que poder desfrutar da carta física em mão, poder tocar na gramatura do papel, poder curtir a expectativa de sua chegada, é uma experiência muito gratificante.
  • Via Email personalizado: um grande número de pessoas prefere a utilização do email durante a troca de correspondência, já que se trata de uma ferramenta gratuita, rápida, fácil e segura, a sua mensagem chega ao destino instantaneamente.
  • via Digital: Esses são os pen pals que se conectam utilizando-se de vários programas de mensagens dentro de plataformas, como Facebook, Whatsapp, Telegraph, Snapchat ou serviços de ligação através de vídeo como Skype, Appear, Zoom, etc. Em outras palavras, são os amigos por correspondência que se utilizam das tecnologias digitais para manterem contato e realizarem a troca de correspondência.

O presidente George Bush foi amigo por correspondência de um menino filipino por 10 anos. O fato veio à tona através da CNN após a morte do ex-presidente americano. Fonte: ABC News – divulgação.

Ok, onde encontrar o seu Amigo por correspondência?

Atualmente existem diversas formas de se encontrar um pen pal, desde programas de incentivo em organizações não governamentais, instituições civis, religiosas, variados sites que promovem essa troca, nas redes sociais, em escolas de intercâmbio e de idiomas e até mesmo através do antigo anúncio nos classificados. Basta mesmo que você pesquise até encontrar alguém com quem você queira iniciar uma troca de correspondência.

Além disso, um bonito exemplo de trocas entre pen pals veio à tona após a morte do ex-presidente americano George Bush. Em 2001, Bush deu início à troca de correspondência com um menino filipino de sete anos, de forma anônima, por cerca de 10 anos, fruto de uma iniciativa promovida por uma organização americana cristã não governamental. Veja a foto acima. E aí? Você sabia disso?

Portanto, você tem muitas chances de encontrar seu novo amigo por correspondência em uma das opções abaixo, já que elas oferecem diversos contatos entre pessoas interessadas em se tornarem pen pals.

Veja aqui nosso guia básico de como progredir no aprendizado da língua inglesa.

Nas Redes Sociais

Facebook, Instagram, Twitter, várias dessas redes podem vir a ser canais perfeitos para que você encontre seu novo amigo de correspondência. Nelas muitos grupos são formados por pessoas de diversos países.

Vale a pena tentar também procurar por grupos de temas ou assuntos específicos e, através deles, encontrar pessoas que topem começar a troca. E isso pode até facilitar o processo, já que você terá algum em comum com seu correspondente.

Nas Escolas particulares e em Escolas de idiomas

Tanto nas escolas particulares quanto nas escolas de idiomas, essa uma opção possível, já que é comum que os professores de línguas organizem viagens escolares a países de língua inglesa ou promovam atividades educacionais que propiciem essa existência dessa troca entre pen pals.

Já que um dos principais objetivos nessas instituições é o ensino das línguas, é mais fácil encontrar pessoas que se interessam em se tornarem amigos por correspondência. Um curso de ingles em escolas são mais engessados mas ainda é muito buscado para aprender inglês.

Em sites da internet

Como já dissemos, encontra-se hoje presente na internet uma gama de oportunidades de interação com pessoas com as mesmas intenções e propósitos, que se encontram em grupos públicos dos mais variados interesses.

Citamos abaixo 10 sites aos quais você pode se juntar na busca pelo seu amigo por correspondência:

  • InterPals
  • Global Penfriends
  • Conversation Exchange
  • HelloTalk
  • PenpalsNow
  • Penpal Party
  • My Language Exchange
  • Polyglot Club
  • Students of the World
  • PenPal Schools

Não desanime se levar um pouco de tempo até você encontrar seu pen pal. Isso faz parte do processo! E lembre que escrever numa segunda língua é algo que demanda mais tempo da pessoa, se comparado à escrita em língua nativa, mas que, ao mesmo tempo, oferece um aprendizado bem embasado e progressivo em relação ao idioma.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar