Criada nos anos de 1920, pelo alemão Joseph Pilates, a prática de pilates visa trabalhar a resistência do corpo, além de fortalecer os músculos.

Se você tem interesse em se lançar na aventura de fazer o método pilates, confira nesta matéria algumas das considerações mais importantes para começar a realizar este exercício que, em geral, exige um alto grau de concentração e controle de movimentos e musculatura, além da necessidade de ser sempre acompanhado de um profissional da área.

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Vamos lá

Para que serve o pilates?

Como o próprio título desse artigo ressalta, não se trata apenas de um método eficaz para quem precisa perder peso, mas é também um exercício que auxilia muito na prevenção de lesões (como tendinite, bursite e artrose), no tratamento de escoliose e hérnia de disco em suas respectivas fases iniciais.

Os movimentos do método pilates, tanto no solo quanto com aparelhos de molas, ainda sevem para:

  • melhorar a postura,
  • aumentar o tônus muscular,
  • trabalhar as articulações (melhora da mobilidade articular),
  • aliviar as tensões,
  • aumentar a flexibilidade.

Isso sem falar que a prática regular de pilates ainda pode contribuir para a evolução da marcha e corrida, tanto para quem tem dificuldade de andar quando para quem já é atleta de longa data.

Pilates é bom pra quê? Veja alguns dos benefícios de uma aula para crianças e como ele ajuda a melhorar a concentração.

Muito difundido no Brasil, o pilates basicamente trabalha a partir do limite de cada praticante, sendo que a prática em si é comumente indicada para pessoas de todas as idades ou em casos específicos, em que podemos destacar idosos com problemas de coluna (gestantes também se enquadram nesse quadro clínico), bem como crianças e adolescentes com má postura.

O pilates também é super indicado para aquelas pessoas que, ao irem à academia, se queixam de dores nas costas na hora de fazer os exercícios. Isso porque, além de trabalhar na melhora da postura, as sessões de pilates trabalham os músculos, deixando-os mais fortes e tonificados. Isso sem falar na flexibilidade, constantemente exigida e trabalhada na hora da execução dos exercícios. Sendo assim, com músculos mais fortes e flexibilidade em dia, a melhora nas dores corporais como a dor nas costas acontece ao longo do tempo.

É claro que, antes de começar qualquer atividade física, mesmo que seja um simples exercício em casa, é importante consultar um médico especialista e fisioterapeuta que são os profissionais mais indicados para conduzir qualquer tipo de tratamento relacionado à ortopedia.

O que é Pilates e quais os benefícios?

Pilates é um conjunto de exercícios realizados no solo ou em equipamentos exclusivos que se caracterizam pela ausência de alto impacto durante a realização, ao contrário de outras atividades físicas. Durante a sua prática, seu principal objetivo é o de conectar corpo e mente através de exercícios que propõem total e completo controle do corpo. Ele se apoia, principalmente, no uso da respiração e de movimentos que utilizam o próprio peso do corpo, sendo automaticamente adaptado para cada tipo de estrutura corporal de seus praticantes.

Função do pilates

O pilates é um método que oferece uma suavidade surpreendente, além de ser usado como uma alternativa fitness, garantindo um emagrecimento saudável, excelente condicionamento físico e definição muscular.

Que tal uma playlist para incentivar o aumento da motivação para fazer pilates? Está na hora de começar a trabalhar o fortalecimento da musculatura de braços, pernas e core!

E não é só isso, o pilates é indicado para reabilitação física, em razão de contar com mais de 500 tipos de exercícios, os quais podem ser aplicados desde o nível básico até o mais avançado. Talvez isso explique porque os movimentos de pilates são acessíveis a todas as pessoas, uma vez que é uma prática que respeita todas as necessidades e capacidades individuais.

Tendo vista que se trata de um método que só cresce no Brasil, com um nicho interessante para profissionais de Educação Física e Fisioterapia, os exercícios de pilates podem aumentar a qualidade de vida de pessoas já saudáveis, além de promover a restauração da saúde de indivíduos em condições patológicas.

Os benefícios de praticar pilates!

Em geral, toda atividade física tende a trazer excelentes benefícios para a nossa saúde. No entanto, é recomendável que façamos, todos os anos, não somente exames laboratoriais, como também teste de resistência física para sabermos até onde podemos ir e se estamos aptos a realizar alguma atividade específica que, eventualmente, venha exigir mais do nosso corpo.

Com o pilates não seria diferente, pois como já foi abordado neste artigo, é uma das práticas que mais trabalha, de forma detalhada, a resistência do corpo do indivíduo, além de oferecer total fortalecimento dos músculos, postura e condicionamento físico.

Outro benefício que o pilates propicia é a melhora da saúde mental, a partir de exercícios de alongamento, relaxamento e respiração, os quais são essenciais para a diminuição do estresse e a ansiedade.

E não é só isso, uma vez que se começa a fazer pilates, é notório outros benefícios que o corpo já começa a perceber, tais como:

  • Melhora da coordenação motora;
  • Alívio de dores musculares;
  • Melhora na respiração e flexibilidade;
  • Melhora na postura e consciência corporal;
  • Auxilia no controle de peso;
  • Fortalece os músculos abdominais;
  • Equilíbrio de todas as funções do corpo;
  • Expansão da consciência corporal;
  • Aumento da concentração;
  • Correção de problemas posturais;
  • Elimina toxinas;
  • Auxilia na prevenção contra a osteoporose;
  • Promove o relaxamento, bem-estar e eleva a autoestima.

E olha que esses são apenas alguns dos principais benefícios que uma série de aulas de pilates é capaz de proporcionar nas pessoas.

Quem pode fazer e como funciona o pilates?

Os movimentos de pilates podem ser feitos pelos mais diferentes grupos, desde o atleta de alto rendimento até um idoso com mobilidade reduzida. Isto significa que não importa se o sujeito tem 12 ou 100 anos de idade, o importante é que a ele será aplicado uma série de exercícios, responsáveis para que o mesmo atinja resultados incríveis, a partir de um controle completo entre corpo e mente.

É claro que em um exercício de pilates, o praticante será respeitado quanto aos seus limites físicos. O conjunto dos movimentos ainda pode ser utilizado como uma terapia de prevenção de lesões desse indivíduo.

Faça a sua primeira aula de yoga!

Alunos fazendo pilates com elástico
Um dos princípios do pilates é trabalhar com a força de acordo com o peso de cada praticante. | Imagem: Pixabay

Considerando que pessoas de todas as idades podem fazer aulas de pilates, é pertinente destacar que especificamente para o público jovem, é muito comum a procura por parte de quem está a se queixar de dores nas costas ou desajustes posturais.

Uma vez identificada a causa da reclamação desse jovem (às vezes se dá em razão de má postura na sala de aula ou mochila pesada, por exemplo), o profissional de pilates vai organizar um conjunto de exercícios que façam a correção do problema. Tais atividades vão trabalhar:

  • Condicionamento Muscular - força, flexibilidade e resistência;
  • Estabilidade do Corpo - cintura pélvica e escapular;
  • Alinhamento Corporal;
  • Técnicas de Respiração.

Além disso, o atendimento a crianças e jovens em sessões de pilates pode ter o objetivo de melhora da autoestima, já que a prática conta com exercícios que favorecem o domínio sobre seu corpo, refletindo em resultados físicos satisfatórios, o que de certa forma propicia maior afirmação perante o meio social.

Já na Terceira Idade, o pilates é de suma importância, pois trata-se de uma prática que oferece melhoria significativa da qualidade de vida, além de funcionar como uma medida de tratamento ou prevenção de patologias da coluna vertebral, as quais são mais frequentes em pacientes idosos.

As aulas de pilates para gestantes é outro ponto importante que vale a pena destacar neste artigo, pois sendo bem planejadas por um profissional habilitado, auxiliarão muito na prevenção de dores recorrentes em razão do ganho de peso, bem como o fortalecimento do corpo dessa mesma gestante.

Todavia, é importante salientar que, antes de começar qualquer tipo de exercício de fortalecimento de musculatura de braços, pernas, core e equilíbrio, é imprescindível procurar orientação médica para que a respectiva prática possa fazer a diferença para a saúde da mãe e do bebê.

Por fim, não poderíamos deixar de abordar a importância de se fazer pilates com o objetivo de reabilitação, ou seja, em situações de pessoas que foram acometidas por lesões, principalmente na coluna. Vale lembrar que os princípios fundadores do método criado por Joseph Pilates foram exatamente o de ajuda na reabilitação de feridos de guerra com movimentos de baixo impacto realizados no solo.

Com o acompanhamento de um profissional, a aula de pilates fica ainda melhor. No caso do pilates para gestantes, ele acompanha cada movimento para cuidar do bem estar não só muscular e articular, mas também da mente da futura mamãe.

Estudos médicos comprovam que se o paciente tem queixa de dor crônica na coluna vertebral, o ideal para ele não será exatamente o repouso total, mas sim intercalar repouso com sessões de pilates, já que os princípios dessa técnica, os quais são baseados na cinesiologia e biomecânica, proporcionam uma execução segura, sem compensação e totalmente restrita ao foco da lesão.

Sendo assim, cada praticante de pilates, seja ele criança, adulto ou idoso, terá um objetivo diferente na hora de realizar cada exercícios. Por isso a ajuda e acompanhamento profissional são indispensáveis para o alcance dos benefícios desejados.

Modalidades mais populares de aulas de pilates!

Dentre os tipos de pilates, os mais praticados são:

  • Pilates Original - inicialmente batizado de Contrologia é basicamente um conjunto de exercícios divididos entre Iniciante, Intermediário e Avançado, sendo que cada etapa é fortemente valorizada;
  • Pilates Contemporâneo - essa é uma das práticas de pilates mais populares no Brasil, em que são trabalhados consciência corporal, postura, movimento e princípios de respiração. Outro foco dessa modalidade é o desenvolvimento das atividades voltadas à flexibilidade, a partir de uma sequência de exercícios que respeite os limites do aluno;
  • Pilates Funcional - basicamente é uma série de exercícios personalizados com base na necessidade de cada aluno, sendo que os mesmos são aplicados na intenção de trabalhar disposição física, postura e equilíbrio dos praticantes;
  • Pilates Aéreo - nessa modalidade, ao realizar as atividades, o aluno fica suspenso total ou parcialmente no ar, com a ajuda de um Columpio - um balanço próprio para a respectiva prática. Sem dúvida, o Aéreo é super ideal para quem que definir o corpo, uma vez que são atividades aeróbias que exigem muita força e que também são semelhantes às aulas de circo;
  • Power Pilates - esse tipo de pilates é a substituição perfeita das sessões de musculação, já que a prática garante maior queima de calorias e condicionamento físico, a partir de de exercícios mais intensos, com poucos períodos de descanso;
  • Neopilates - essa modalidade foi idealizada pela fisioterapeuta brasileira Amanda Braz e está entre as categorias de pilates mais desafiadoras, uma vez que as atividades propostas são intensas, trabalhando de forma conjunta: força muscular, flexibilidade e equilíbrio do aluno.

E se você planeja começar a praticar essa atividade, saiba que essa será a melhor decisão para os próximos anos de sua vida!

E aí, bora lá fazer aula de pilates? Lembre-se de compartilhar com gente suas experiências nos comentários.

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Erico

Sou roteirista, redator e CEO da Eckoa Digital, além de músico nas horas vagas.