Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como virar um pintor

De Camila, publicado dia 30/08/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Como aprender a pintar

“As cores na pintura são como chamarizes que seduzem os olhos, como a beleza dos versos na poesia.”
Nicolas Poussin

Na França, cerca de 50.000 pessoas trabalham no campo da arte visual (artes visuais, mas também da fotografia).

No Brasil, existem muitas pessoas que trabalham no campo da artes (artes plásticas, fotografia, etc.); outras muitas querem aprender a desenhar ou aprender a pintar não para seguir uma carreira na área, mas simplesmente para ter um hobby criativo.

Você sabia que desenhar ou pintar melhora o bem-estar?

Estas são ótimas maneiras de:

  • Esquecer seus problemas: ficamos focados exclusivamente no pedaço de papel ou tela em que estamos trabalhando;
  • Relaxar e descobrir o mundo com novos olhos;
  • Abrir-se para o mundo: Matisse disse “o olho vê apenas o que a mente está pronta para entender“,
  • Crescer enquanto pessoa: ficamos com orgulho de nós mesmos quando conseguimos concluir um projeto que começamos do zero, acarretando em um aumento de confiança em si e em uma “massagem” na nossa auto-estima!

Você está super interessado em se lançar no mundo da pintura, do desenho e das artes em geral, mas está com dificuldades em descobrir como como começar a pintar concretamente?

Então grude os olhos na matéria abaixo que Superprof te dá alguns conselhos e dicas para se transformar em um pintor iniciante de mão cheia!

Qual método de pintura escolher?

“Não desprezes a pintura, pois estarás a desprezar a contemplação apurada e filosófica do universo.”
Leonardo da Vinci

Conhecer as diferentes técnicas de pintura não fará de você um grande artista, pois somente a prática faz com que um pintor se torne bom naquilo que faz, assim como o permite adquirir um toque pessoal na hora de criar suas pinturas.

Aqui estão alguns processos que você pode usar em seus cursos de pintura online, presencial e práticas autodidatas!

Técnica de pintura: pintura a óleo

A pintura a óleo é, acima de tudo, uma técnica pictórica. Este tipo de tinta é obtido misturando os pigmentos e o óleo de secagem que serve como aglutinante. É uma massa mais ou menos espessa e mais ou menos oleosa.

É necessário preparar o fundo da pintura com uma primeira camada de tinta muito diluída, pois isso permite às camadas seguintes ganharem aderência ao corpo da composição sobre essa superfície.

Existem duas maneiras de se fazer isso:

  • Dilua a tinta a óleo com óleo de terebentina ou álcool branco para torná-la muito fluida;
  • Ou faça a primeira camada com tinta acrílica (ela tem a vantagem de secar rapidamente).

Para pintar com tinta a óleo é preciso:

  • Para a primeira camada: diluir a cor uma preparaçã de, por exemplo, 60% de óleo de linhaça e 40% de óleo de terebintina,
  • Aumentar a porcentagem do óleo de linhaça a cada camada (diminuir a de terebentina, consequentemente)
  • última camada deve ser diluída com 100% de óleo de linhaça.

Aquarela, acrílica, óleo ou guache? Antes de mais nada, o pintor precisa decidir qual tinta usar.

Pintar com tinta acrílica

Também conhecida como uma das tintas a base de água, a tinta acrílica é muito popular entre os artesãos, artistas e aprendizes de pintores.

Ela é inodora e é diluída em água, o que facilita muito a limpeza dos pincéis e diminui o tempo de secagem.

Ao contrário da tinta a óleo, o aglutinante é uma emulsão de água e resina sintética.

Super versátil, a tinta acrílica é perfeita para quem pratica artes plásticas. Muito diluída, ela permitirá que você faça pinturas aguadas, com um resultado parecido com aquarelas. Com um textura mais grossa, o resultado final se aproxima da pintura a óleo.

Realizar uma pintura sobre tela

Uma pintura sobre tela é como o nome sugere, uma pintura feita em uma tela esticada. É o meio mais usado hoje pelos pintores em seus estúdios de pintura.

Você pode escolher entre um tecido absorvente ou impermeável. Uma tela absorvente absorverá as cores que modelarão as asperezas da tela para criar efeitos específicos. Uma tela impermeável verá as cores se desenharem mais harmoniosamente.

Material básico de pintura

“A pintura é poesia muda; a poesia, pintura cega.”
Leonardo da Vinci

Tela, material de desenho, paleta de pintura, espátula, spray fixação, estojo de pincéis, prancheta… As opções de material de pintura são inúmeras e você os escolhe de acordo com seus objetivos na hora de aprender a pintar

Escolha a tinta adaptada ao seu estilo

A escolha do material ideal e mais adequado para o seu trabalho artístico depende do seu gosto, dos seus desejos e do estilo que deseja dar aos seus trabalhos.

Aquarela

Este tipo de pintura é frequentemente usado por guarda-livros de viagens. Isso porque ela é uma tinta de fácil transporte e não requer muitos acessórios para dar vida a belas imagens.

Guache

Guache é uma tinta composta de pigmentos e água gomada. Ela é amplamente utilizado nas escolas e é a tinta mais fácil de ser manuseada: basta diluí-la em água e pintar em qualquer tipo de papel.

Acrílica

Esta é uma tinta que seca muito rápido. Isso a torna uma das  favoritas dentre pintores que não querem passar dias esperando um trabalho secar para finalizá-lo.

Óleo

Feita com óleo e pigmentos de secagem, a tinta a óleo é muito popular entre os artistas que gostam de trabalhar durante muito tempo em um mesmo projeto de pintura.

Equipe-se de pincéis

Pincéis são essenciais na prática da pintura. Mesmo que alguns artistas pintem com os dedos, o mais comum é que eles façam uso de um ou vários tipos pincéis para realizar seus trabalhos.

O cabo do pincel

Primeiro você tem que escolher o cabo do seu pincel.

Enquanto pincéis de cabo curto são eleitos por aqueles que usam aquarela, os de cabo comprido são os preferidos ​​dos pintores que trabalham sobre tela.

Existem vários tipos de cabeças e cabos de pincéis. A escolha do pincel mais adaptado também é muito importante.

As cerdas do pincel

As cerdas do pincel podem ser de diferentes tipos: natural extra fino, fino natural, orelha de boi, cabra, porco ou pônei. Existe ainda uma enorme variedade de pelos sintéticos.

A ponta do pincel

Escolher tipos de pontas diferentes para compor seu estojo permite o uso de cada um deles dependendo do que você deseja: linhas finas, pintar uma grande superfície, etc.

Como escolher um pincel?

Recomenda-se pelos de orelha de boi para pintura em aquarela, enquanto pincéis de seda são os mais recomendados para pintura a óleo.

Que tipo de suporte usar para seus trabalhos?

  • Tela de linho;
  • Tela de poliéster;
  • Tela de algodão;
  • Papel;
  • Dentre outros…

Para aqueles artistas de plantão que gostam de experimentar, o céu é o limite no quesito “suporte”! Se este é o seu caso, que tal desenvolver testes de tintas sobre madeira, porcelana, vidro, etc…?

Outros acessórios úteis para pintar bem

  • Cavalete;
  • Paleta;
  • Maleta.

Aprender pintura online

“A pintura é aprendida em museus.”
Pierre-Auguste Renoir

E quando os museus não são nossos vizinhos, por que não recorrer aos cursos de pintura online?

Superprof te dá algumas dicas e sugestões de como aprender pintura para iniciantes através de ferramentas disponíveis na internet.

São várias as maneiras de se fazer cursos de pintura para iniciantes. Você já escolheu qual tipo de aula de pintura fazer?

Os benefícios de aprender a pintar online

  • Pintar quando quiser: esta é a vantagem das aulas de pintura online, pois cabe a você decidir quando e onde pintar. Tudo no seu tempo!
  • Escolher temas que te interessam: tipo de pintura, técnica, reprodução, tipo de suporte… Cabe a você optar pelo que aprender, em total liberdade;
  • Aprender onde você preferir: faça um agrado a você mesmo e siga suas aulas de pintura no local que você quiser.

Aprenda a pintar online sem professor

Graças a vídeos no Youtube, redes sociais e blogs especializados, os aprendizes em pintura têm acesso a um rico conteúdo artístico digital. E tudo isso sem precisar ter horários programados para consulta!

Aprenda a pintar online com professor

Para aprender os conceitos básicos de desenho e pintura online, não há apenas cursos especializados ou vídeos no Youtube.

Existe um método que te permite aproveitar os conselhos de um profissional enquanto fica em casa atrás do computador: aulas de pintura com um professor através uma webcam.

Desta maneira, o professor pode ver o que você está fazendo e pode, se necessário, corrigi-lo.

Aprender através de aulas particulares de pintura

“Eu fotografo o que não quero pintar e pinto o que não posso fotografar.”
Man Ray

Fique por dentro de algumas informações que te ajudarão a descobrir um pouco mais sobre como é ter aulas particulares de pintura.

Os diferentes formatos de aulas particulares

Em casa

o professor particular se desloca com todos os seus acessórios até o domicílio do aprendiz para lhe mostrar as várias técnicas de desenho e pintura.

Na casa do professor (ou no ateliê)

Neste tipo de prestação, o aluno precisa se deslocar até o local da sessão de ensino.

No ateliê do professor pintor, o aluno pode ter contato direto com paletas, cavaletes, pinturas de todos os materiais, tubos de tinta e especialmente telas espalhadas por toda a parte.

Não adianta fazer aula particular em casa se você não tem onde colocar seu cavalete... Para fazer aulas em casa, é preciso ter espaço para colocar seus materiais.

Online

O curso acontece como uma videoconferência.

O lado bom de tudo isso? Nem aluno e nem professor precisam sair de casa.

Por que ter aulas particulares de pintura?

  • Por falta de escolas de arte na região: as estruturas (ou a falta delas) não permitem que todos se beneficiem do aprendizado artístico;
  • Para se preparar para uma seleção: escola de belas artes, escola de design, faculdade de arquitetura, faculdade de estilismo… São muitas as escolas ligadas ao mundo das artes que exigem habilidades práticas dos alunos para que eles sejam aceitos;
  • Reforço escolar: uma vez na escola, o aluno precisa que ser capaz de acompanhar o ritmo e o nível das aulas; as aulas particulares ajudam os alunos a estabelecer uma estrutura e encontrar um equilíbrio com o professor particular ao seu lado, orientando-o;
  • Para ter flexibilidade de horário: você está sobrecarregado e não sabe quando fazer suas aulas de pintura, pois os horários dos cursos em escolas de artes não batem com a sua agenda? Aulas particulares são a melhor maneira, neste cado, de alcançar seus objetivos.

Os benefícios das aulas de pintura

  • Ter a atenção integral do professor;
  • Avançar mais rápido;
  • Ter um programa adaptado especialmente para você.

Encontre um professor particular de pintura

Então, onde procurar por um professor particular de pintura que seja capaz de entender suas dúvidas e suas fraquezas para pode propor bons exercícios (pintar um corpo humano, a perspectiva, pintar uma paisagem, trabalhar a imaginação, desenhar um retrato,…)?

No site do Superprof.com.br , é claro!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar