Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Virar pintor com o auxílio da internet

De Camila, publicado dia 28/08/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Aprender pintura online

“A pintura é aprendida em museus.”
Pierre-Auguste Renoir

A cultura de museus na França – país de origem de Pierre-Auguste Renoir – é bem diferente da do Brasil.

Uma pesquisa recente sobre arte contemporânea mostrou que 6 entre 10 franceses dizem ir ao museu pelo menos uma vez por mês.

Já no Brasil, segundo uma matéria publicada pelo Gente – iG São Paulo em dezembro de 2017, “apesar de as exposições hype nos Centros Culturais terem atraído filas de dobrar o quarteirão nos últimos anos, o brasileiro ainda não tem o hábito de frequentar museus – mesmo em classes sociais mais elevadas. E os dados são ainda piores quando olhamos para as populações mais carentes.”

Será, então, que os brasileiros estão fadados a nunca se tornarem pintores? Claro que não!

Monet, Van Gogh, Picasso, Degas, Rubens, Gericault, Dalí, Braque, Vermeer, El Greco, Chagall, Caravaggio, Toulouse-Lautrec, Modigliani foram muito além dos corredores dos museus para aprender a pintar.

Pintura, antes de mais nada, é sinônimo de prática. Um bom pintor passa anos praticando antes de virar um grande artista.

E quando os museus não são nossos vizinhos, porque não recorrer aos cursos online?

Superprof te dá algumas dicas e sugestões de como aprender pintura para iniciantes através de ferramentas disponíveis na internet.

Confira ainda nosso guia para se transformar em um pintor iniciante de mão cheia!

Os benefícios de aprender a pintar online

Aprender desenho, desenhar um retrato, desenhar o corpo humano, pintar com uma espátula, pintar uma paisagem, usar aquarela, guache, tinta a óleo… Dominar habilidades artísticas não acontece em apenas um dia.

Aprender a pintar é, antes de tudo, aprender a praticar (saber desenhar expressões, usar a luz obscura, imitar os impressionistas, experimentar a pintura sobre tecido, escolher uma tela, conhecer e tentar utilizar várias técnicas, etc.).

Não é porque você assiste um vídeo documentário sobre pintura que o dom artístico vai cair sobre você como em um passe de mágica. É preciso anos de experiência para atingir um certo nível de domínio do pincel, do uso das tintas e dos traços antes de se tornar um bom pintor.

Ver pinturas ao vivo também é importante para o aprendizado. Aprender pintura online não impede que você vá a museus ver pinturas ao vivo e a cores.

A boa notícia é que a internet pode ser sua aliada nessa aventura de se lançar no desenvolvimento das suas habilidades artísticas!

Com um professor particular via Skype ou simplesmente seguindo frequentemente vídeos educativos no Youtube, aprender pintura online pode trazer, no fim das contas, muitos benefícios para quem se dedica e investe tempo.

Pintar quando quiser

Não há nada mais desmotivador do que ter que fazer uma aula de pintura quando você não está de bom humor.

Seja por estarmos cansados, por não ter tempo, por querermos fazer outra coisa… Aulas de pintura em escolas de arte ou associações podem rapidamente se tornar uma obrigação aprisionadora.

Uma atividade artística deve ser feita quando a motivação em produzir se instaura dentro do aspirante a artista.

Se, para você, isso é um hobby, então pintar não deve ser uma obrigação.

Esta é a vantagem das aulas de pintura online, pois cabe a você decidir quando e onde pintar. Tudo no seu tempo!

Escolher temas que te interessem

Ao escolher a aprender a pintar pela internet, você também está tomando as rédeas em decidir qual programa seguir. Afinal de contas, neste caminho de aprendizado, você é o único influenciador do seu progresso.

Tipo de pintura, técnica, reprodução, tipo de suporte… Cabe a você optar pelo que aprender, em total liberdade.

E mesmo que você faça aulas de pintura com um professor presencial, nada o impede de discutir com ele seus desejos e objetivos quanto ao programa do curso.

Ao aprender pintura online, você é quem monta seu próprio cronograma de estudos. Enquanto aluno de pintura, você deve ter voz ativa quanto aos seus desejos e objetivos durante o aprendizado.

Conheça também as diferentes técnicas de pintura.

Aprender onde você preferir

Parque, jardim, sala de estar da sua casa… E se você se divertisse pintando em qualquer um dos seus lugares favoritos?

Aulas de pintura em escolas de arte, muitas vezes ocorrem em salas “assépticas”. Mesas e bancos são às vezes as únicas decorações dentro do espaço onde o curso é dado.

A atmosfera e os elementos presentes no local onde você aprende a pintar influenciam muito no aprendizado dos futuros pintores.

Faça um agrado a você mesmo e siga suas aulas de pintura no local que você quiser.

Aprenda a pintar online sem professor

Aprender um tipo de fazer artístico é um processo muito pessoal.

Uma mesma pessoa pode aprender a pintar de várias maneiras diferentes.

Quer um exemplo?

Tem gente que começa copiando o que vê de maneira autodidata e só  depois de um tempo se lança na aventura de fazer aulas com um professor. Para pessoas que gostam de se iniciar em algum tipo de prática em “vôo solo”, o conteúdo online pode servir como uma grande fonte de inspiração.

Graças a vídeos no Youtube, redes sociais e blogs especializados, os aprendizes em pintura têm acesso a um rico conteúdo artístico digital. E tudo isso sem precisar ter horários programados para consulta!

Tutoriais do Youtube

A plataforma de vídeos Youtube é uma mina de ouro para encontrar aulas de pintura. Muitos artistas e estudantes compartilham seus conhecimentos de maneira totalmente livre.

Assistir a esses vídeos é uma ótima maneira de progredir à medida que os autores explicam as dificuldades pelas quais passaram. Portanto, é muito fácil se identificar e se beneficiar dessas experiências.

Além disso, alguns canais lançam proposições exercícios para quem está assistindo. Ótima maneira para se definir metas concretas de semana para semana.

Você sabia que navegar na internet também pode te ajudar a desenvolver suas aptidões em pintura? A internet é uma mina de ouro para quem quer aprender mais e mais sobre pintura!

Veja como as opções de material de pintura são inúmeras!

Sites especializados em pintura

Blogs e sites especializados também são uma ótima fonte de informação.

Os sites são frequentemente estruturados para que os interessados sigam uma sequência lógica de cursos.

Iniciantes, intermediários ou pintores experientes: não importa o nível em que os interessados se encontram, pois todos eles podem descobrir cursos e materiais que lhe são úteis.

Os blogs, diferentemente dos sites, são escritos de uma maneira mais pessoal.

Essa é outra forma de se aprender. Ao levar em conta a experiência de outros artistas, você pode progredir em seus próprios projetos.

Blogs também permitem que você escolha um artigo de acordo com o assunto que te interessa. No entanto, eles geralmente são menos bem classificados do que os sites dedicados a cursos online.

Redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas não só para pintores, mas para todos os artistas em geral.

Verdadeira fonte de inspiração, elas ajudam a trabalhar a imaginação e a criatividade.

Pinterest e Instagram estão entre as redes sociais mais populares dentre os artistas.

Sob a forma de tutoriais ou de fotos com simples demonstrações, as ilustrações permitem entender uma técnica particular ou descobrir um determinado estilo de composição.

Imagens são frequentemente mais eficazes no aprendizado de artistas do que grandes parágrafos de texto.

Mas então, que tipo de cursos encontramos internet?

Os cursos são frequentemente organizados por temas:

  • Tipos de pintura: pintura acrílica, pintura a óleo, pintura em aquarela, pintura guache;
  • Temas de pintura: pintar um retrato, pintar uma paisagem, pintar ao ar livre, natureza morta, modelo vivo, desenhar uma árvore;
  • Aperfeiçoamento da composição: ponto de fuga, perspectiva, escolha de cores, superposição;
  • Técnicas de desenho e pintura: nanquim, carvão e esboço, grafite, pastel seco, pintura em porcelana, pintura em tecido, caneta, pintura sobre tela, pintura em seda, pintura com espátula;
  • Estilo artístico: artes gráficas, caligrafia, pintura abstrata, pintura decorativa, introdução à pintura chinesa, arte contemporânea, arte moderna, arte figurativa;
  • Etc.

No entanto, todas essas fórmulas também apresentam algumas desvantagens: em um curso online, por exemplo, não é possível ser corrigido por um professor.

É claro que você pode mostrar seu trabalho para amigos e obter diversas opiniões, mas o retorno não é o mesmo de quando se faz perguntas a um profissional durante a execução da uma tela.

Aprenda a pintar online com professor

Aprender a pintar e aprender a desenhar é necessário para conseguirmos visualizar nossos pensamentos.

Muitas vezes temos uma imagem em mente, mas não somos capazes colocá-la no papel.

Praticar, praticar e praticar, pois só assim você se tornará um bom artista. A chave para o sucesso como pintor está na prática.

Para aprender os conceitos básicos de desenho e pintura online, não há apenas cursos especializados ou vídeos no Youtube.

Existe um método que te permite aproveitar os conselhos de um profissional enquanto fica em casa atrás do computador: aulas de pintura com um professor através uma webcam.

Contratar um professor particular que lhe dará aulas por videoconferência através de uma webcam: esse método é certamente um dos aprendizados online mais eficazes.

Desta maneira, o professor pode ver o que você está fazendo e pode, se necessário, corrigi-lo.

Esse contato virtual entre professor e aluno torna possível fazer perguntas diretamente e, assim, progredir mais rapidamente.

A escolha de um professor online também garante que você siga um programa consistente do início ao fim e não desista por falta de tempo ou motivação.

Definir compromissos regulares com um professor permite estabelecer uma certa assiduidade.

Para encontrar esse tipo de professor, não há nada mais simples: professores inscritos no Superprof oferecem aulas particulares de pintura e desenho via webcam.

Descubra mais sobre como é ter aulas particulares de pintura.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar