Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Utensílios imprescindíveis para as primeiras pinceladas

De Camila, publicado dia 28/08/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Material básico de pintura

“A pintura é poesia muda; a poesia, pintura cega.”
Leonardo da Vinci

Manet, Van Gogh, Kandinsky, Cézanne, Rembrandt, Munch, Courbet, todos esses nomes fazem você sonhar? Mas se tornar um artista é um longo caminho pavimentado com exposições, oficinas de pintura e trabalho, muito trabalho!

É por isso que os pintores devem estar acompanhados do melhor material possível para expressar sua arte e trabalhar bem.

Pintura em seda, pintura em vidro, pintura sobre tela, pintura em aquarela… Cada um seu estilo.

O material de artes plásticas deve, portanto, ser adaptado a cada artista.

Tela, material de desenho, paleta de pintura, espátula, spray fixação, estojo de pincéis, prancheta… As opções de material são inúmeras e você os escolhe de acordo com seus objetivos na hora de aprender a pintar em seu curso de pintura online ou presencial.

Aqui estão algumas informaçòes a serem levadas em consideração na hora de escolher seu material básico para pintores iniciantes.

Confira ainda nosso guia para se transformar em um pintor iniciante de mão cheia!

Escolha a tinta adaptada ao seu estilo

Você acabou de descobrir uma nova paixão pela pintura?

Tinta acrílica, tinta a óleo, aquarela… Todos esses nomes te fazem arrepiar só de pensar em dominar as técnicas de pintura com todos esses materiais?

Seu sonho está mais perto de ser realizado do que você imagina. Para chegar lá ainda mais rápido, você tem que praticar. E é aqui que as coisas ficam complicadas.

Para conseguir pintar um retrato lindo da sua irmã ou do seu melhor amigo, primeiro você deve saber qual tinta usar.

A escolha do material ideal e mais adequado para o seu trabalho artístico depende do seu gosto, dos seus desejos e do estilo que deseja dar aos seus trabalhos.

Aquarela requer um certo refinamento da parte do pintor. Aquarela é uma das várias tintas para pintura.

Aquarela

Este tipo de pintura é frequentemente usado por guarda-livros de viagens. Isso porque ela é uma tinta de fácil transporte e não requer muitos acessórios para dar vida a belas imagens.

Com apenas um pincel e um pequeno recipiente com água, é possível usar este tipo de tinta até mesmo no meio da rua!

A tinta para aquarela é feita a partir de pigmentos finos moídos e deve ser usada em papel especial, pois ele deve ser capaz de absorver a água sem enrugar ou deformar.

Blocos com esse tipo de papel são vendidos em lojas especializadas em materiais artísticos. Como eles são encadernados, acabam por ter uma excelente forma para serem levados para todo lado.

A tinta pode ser encontrada em forma de pequenos tubos ou pequenos cubos armazenados em uma caixa especial, também utilizada como paleta.

Um estojo completo com tinta, pincéis e maleta de uma marca mediana pode ser encontrado em torno de 200,00 reais. Tudo depende do tamanho do kit e da qualidade dos pincéis e das tintas.

Guache

Guache é uma tinta composta de pigmentos e água gomada. Ela é amplamente utilizado nas escolas e é a tinta mais fácil de ser manuseada: basta diluí-la em água e pintar em qualquer tipo de papel.

Sua aparência é muito mais opaca do que a tinta de aquarela.

Seu preço é relativamente baixo devido à sua composição e à grande quantidade com a qual ela é produzida, já que é adotada por todas as escolas como material de pintura para crianças.

Guache é a tinta mais usada por crianças! Pintura a guache é um clássico do jardim de infância!

Conheça também as diferentes técnicas de pintura.

Acrílica

Esta tinta é uma mistura de pigmentos, com um aglutinante de resina acrílica e água.

Graças à água, a tinta acrílica que pode ser lavada facilmente ao cair na roupa. No entanto, tal procedimento precisa ser feito antes dela secar. Uma vez seca, ela se adere ao tecido.

Esta é uma tinta que seca muito rápido. Isso a torna uma das  favoritas dentre pintores que não querem passar dias esperando um trabalho secar para finalizá-lo.

No entanto, é necessário agir rapidamente no que diz respeito à mistura das cores.

Ela também pode ser encontrada em tubos e possui marcas com preços acessíveis.

Óleo

Feita com óleo e pigmentos de secagem, a tinta a óleo é muito popular entre os artistas que gostam de trabalhar durante muito tempo em um mesmo projeto de pintura.

Geralmente, são necessárias três camadas para que a pintura final fique com uma aparência, digamos, “correta”.

A primeira camada é aplicada para traçar os contornos com os pigmentos misturados ao óleo de terebentina.

As camadas seguintes são aplicadas com tintas que possuem cada vez mais e mais óleo. A camada anterior deve secar por várias horas antes da seguinte ser aplicada.

Pintar em várias camadas facilita a correção de alguns erros que possam ter sido cometidos na composição da sua pintura.

No entanto, tenha cuidado para ventilar seu espaço de trabalho, pois a tinta a óleo é bastante tóxica.

Equipe-se de pincéis

Pincéis são essenciais na prática da pintura. Mesmo que alguns artistas pintem com os dedos, o mais comum é que eles façam uso de um ou vários tipos pincéis para realizar seus trabalhos.

Se você é super leigo no assunto, pois acabou de chegar neste mundo mágico da pintura, então saiba que existe uma enorme variedade de formas, materiais e tamanhos de pincéis.

Sintético, natural, longo, curto: o pintor iniciante tem muitas opções de pincéis para começar seus trabalhos de artes. Uma grande variedade de modelos de pincéis está disponível no mercado!

E por que não recorrer também aos cursos de pintura online?

O cabo do pincel

Primeiro você tem que escolher o cabo do seu pincel.

Enquanto pincéis de cabo curto são eleitos por aqueles que usam aquarela, os de cabo comprido são os preferidos ​​dos pintores que trabalham sobre tela.

De fato, quanto mais longo o cabo, mais distância para analisar o trabalho será dada ao pintor.

Por outro lado, o cabo curto permite ao artista ter uma precisão maior de detalhes.

No que diz respeito ao material do cabo dos pincéis (madeira, acrílico, etc.), escolha aquele com o qual você se sinta confortável.

O pincel é uma extensão do seu braço, então você deve ter a melhor ferramenta possível.

As cerdas do pincel

As cerdas do pincel podem ser de diferentes tipos: natural extra fino, fino natural, orelha de boi, cabra, porco ou pônei. Existe ainda uma enorme variedade de pelos sintéticos.

Mais uma vez, a escolha do tipo de material para as cerdas do seu pincel será baseada no tipo de uso que você faz, assim como com a sua sensação de conforto em utilizá-los.

A ponta do pincel

Ponta redonda, ponta plana, ventilador, escova… A cabeça dos pincéis possuem formas variadas.

Escolher tipos de pontas diferentes para compor seu estojo permite o uso de cada um deles dependendo do que você deseja: linhas finas, pintar uma grande superfície, etc.

Como escolher um pincel?

Se você for à loja, pergunte a um vendedor especializado. Ele te guiará para na hora da escolha, levando em conta o que você pretende produzir.

U exemplo? Recomenda-se pelos de orelha de boi para pintura em aquarela, enquanto pincéis de seda são os mais recomendados para pintura a óleo.

Evite pincéis de baixo custo, pois eles normalmente são destinados para o uso recreativo das crianças.

Pelos sintéticos caem muito, se desgastam rapidamente e seu pincel perderá a eficácia se você utilizá-lo regularmente.

Que tipo de suporte usar para seus trabalhos?

Muitos pintores usam uma tela como suporte para seus trabalhos. Elas podem proporcionar uma ampla superfície para abrigar a pintura e são fortes o suficiente para serem expostas frequentemente.

No entanto, vários outros tipos de suporte podem ser encontrados e utilizados.

Tela de linho

Algumas telas são feitas de linho, um material super adequado por ser resistente e absorvente. No entanto, esse tipo de tela é geralmente o mais caro.

Tela de poliéster

O tipo de tela mais utilizada é a de poliéster. Seu preço é razoável e sua qualidade é correta para o quanto ela custa. O tecido não relaxa facilmente, ao contrário dos tecidos baratos de algodão.

Tela de algodão

Falando em telas de algodão, elas são as mais baratas, mas a qualidade geralmente deixa a desejar. A superfície se esgarça com o tempo e com mudanças de temperatura. Tais propriedades não favoráveis quando o artista ou professor de pintura deseja expor seus trabalhos em ambientes com características variadas.

Papel

Se o seu interesse está voltado para aquarela, então a melhor escolha é o papel. Neste caso, será necessário observar o tipo de espessura e o grão.

Outros

Para aqueles artistas de plantão que gostam de experimentar, o céu é o limite no quesito “suporte”! Se este é o seu caso, que tal desenvolver testes de tintas sobre madeira, porcelana, vidro, etc…?

O cavalete é um dos materiais dos pintores. O cavalete é essencial para quem trabalha com telas já no chassi.

Descubra mais sobre como é ter aulas particulares de pintura.

Outros acessórios úteis para pintar bem

Para pintar retratos, paisagens ou qualquer outro tema do seu interesse, outros acessórios também podem cair como uma luva.

Cavalete

Os pintores que escolherem usar telas ficam mais a vontade quando têm um suporte para trabalhar nos tecidos sobre os chassis.

Paleta

Nem sempre pensamos nisso, mas a paleta é muito prática para os pintores.

A maioria das paletes são feitas de madeira de madeira.

Algumas lojas também oferecem um bloco inteiro de papel especial na forma de paleta. Isso é bom para os pintores que não gostam de sobrepor várias camadas de tinta.

Uma maleta

Quando você tem equipamentos, você tem que guardá-los e transportá-los de maneira adequada.

Especialmente porque os pincéis podem durar muitos anos se forem bem cuidados. Uma pequena maleta pode desempenhar este papel de proteção à perfeição.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar