Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Falar francês é mais fácil do que se imagina

De Camila, publicado dia 18/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Dicas para dominar o idioma de Molière rapidamente

“Tenho uma pátria: a língua francesa.” – Albert Camus

Aprender a falar um língua não é só aprender sobre gramática, ortografia, sintaxe e vocabulário. Aprender uma língua é também entrar em contato com uma nova cultura, cheia de peculiaridades e características distintas. Aprender a falar uma língua é, como fez referência Albert de Camus na citação acima, também aprender coisas novas sobre uma pátria.

Muitos lusofônicos – como nós, brasileiros – se lançam no aprendizado do idioma de Molière. Com o nome de Jean-Baptiste Poquelin, o dramaturgo considerado um dos mestres da comédia satírica, é praticamente um representante da língua falada na França. Morto em 1673, o escritor ficou conhecido pelo seu rigor e meticulosidade no idioma. Não é por menos que a língua considerada a mais sexy do mundo é estudada por tantos!

Aulas particulares podem ser uma boa opção para aprender francês. Que tal tomar coragem e aprender a falar francês?

Como o aprendizado de qualquer idioma estrangeiro, o domínio do francês não acontece sem muito esforço, estudo, dedicação e prática. Muitas pedras podem aparecer no meio do caminho do aluno. Tais obstáculos, como tudo na vida, devem ser superados. Por isso, Superprof preparou dicas que podem facilitar o contato com o idioma, seja o aprendiz marinheiro de primeira viagem ou com um nível intermediário de compreensão.

Aprender facilmente a língua francesa

O francês é, por excelência, um dos idiomas internacionais mais conhecidos. Aprender a língua falada e disseminada pela França é, então, um ótimo investimento.

O idioma de Napoleão abrange, aproximadamente, 136 milhões de nativos nascidos em 30 países espalhados pelo globo terrestre. Tal estimação foi feita no ano de 2005 pelo “Observatório da língua francesa da Organização Internacional de Francofonia”. Tais nativos estão em nações como Canadá, Bélgica, Martinica, Suíça, Mônaco, Mali, Guadalupe, Ruanda, Senegal, Costa do Marfim, Madagascar, Seicheles dentre vários outros.

Através de um pouco de esforço, dedicação e uma boa metodologia, você poderá assimilar conhecimentos úteis e importantes do idioma. Afinal de contas, não dá para sobreviver sabendo falar apenas “bonjour“, não é mesmo?

Aprender francês desde pequeno

No Brasil, o currículo do Ensino Básico tende a priorizar o ensino do inglês como língua estrangeira. O espanhol é a segunda opção das escolas. Infelizmente, o francês, nos dias de hoje, fica de fora da grade de matérias.

O MEC (Ministério da Educação) vem, no entanto, analisando as condições e perspectivas da inclusão da língua francesa como idioma estrangeiro nas escolas do país.

Joice Armani Galli afirma que o processo de aquisição de uma língua estrangeira – aliás muito mais amplo que apenas o seu ensino – situa-se em um contexto de inserção das línguas como fonte de cidadania, de diversidade e de inclusão, preceitos estes que são proclamados pela francofonia, mas compreendidos aqui para o ensino de toda e qualquer língua estrangeira.

O ideal é que a criança comece a frequentar o curso por volta dos 11 anos de idade.

Aulas da língua no Brasil

Escolas e professores particulares dedicados ao ensino do francês podem ser encontrados em todo o país. Além dos cursos ditos “tradicionais”, métodos que nasceram e se desenvolveram junto com a revolução tecnológica pela qual passamos também estão ao alcance dos aprendizes da língua de Molière. São eles:

  • Aplicativos para iPad e tablet;
  • Aulas de frances online e gratuitas.

Cursos particulares no Superprof

Aula particular é a maneira mais completa de se aprender uma língua fora do país onde ela é falada. Ao contrário das páginas na web e dos aplicativos, através dos cursos o aluno tem um suporte individualizado e personalizado do professor.

Na plataforma do Superprof o interessado em aprender o idioma da França pode encontrar vários educadores ávidos pela transmissão de conhecimentos.

Imersão em um país francofônico

Você quer aprender a língua francesa, já fez uso de alguns sites e aplicativos, frequentou aulas particulares e em grupo, mas ainda falta aquele empurrãozinho para melhorar a fluência no idioma. A melhor solução para refinar ainda mais seu domínio no francês é, então, uma imersão cultural em um país francofônico.

Você tem em mãos 30 opções, desde a mais clássica – a França em si – até uma nação bem alternativa, como algum dos países da África colonizados pelos franceses. Lembre-se que o ideal, antes de se lançar nesta aventura, é dominar pelo menos o básico do idioma para evitar inconvenientes.

Aprender uma segunda língua é mais simples quando se é criança. Crianças têm mais facilidade para aprender uma língua estrangeira.

Falar francês em apenas alguns meses?

Você está louco (ou louca!) para aprender francês, viu o título em negrito e quase caiu para trás com a possibilidade de conseguir falar um pouco que “bonjour” em apenas alguns meses? Pois saiba que esta é uma missão mais que possível.

Por ser uma língua de origem latina, para nós que falamos português, é muito mais fácil aprender o idioma de Napoleão do que o alemão ou o holandês.

Imersão na cultura francesa

Se você está aflito, ansioso e apressado para falar a língua de Zinedine Zidane ou precisa mesmo aprender francês rapidamente por causa do trabalho, então uma temporada em um país francofônico é a melhor opção.

Com um curso intensivo dado por nativos, em apenas alguns dias a compra da baguette na padaria e o pedido de um prato no restaurante utilizando o idioma local já estarão garantidos!

Se você está na universidade, morre de vontade de aprofundar seus conhecimentos na língua, mas está pobre, pobre de marré deci, que tal começar a investigar se sua instituição de ensino não disponibiliza bolsas de intercâmbio? Algumas universidades brasileiras possuem convênios com outras no exterior. Tal parceria concede a alguns alunos a oportunidade de estudar durante um tempo em determinados países.

Aulas particulares

Atenção exclusiva, metodologia personalizada, ritmo de ensino de acordo com a necessidade do aluno. Esses são alguns dos benefícios das aulas particulares. Se você pretende aprender francês rapidamente, um intensivo com um professor individual pode ser a maneira mais eficiente caso o deslocamento para fora do Brasil não seja possível no momento.

Ferramentas de aprendizado

O que não falta hoje são ferramentas de fácil acesso que podem auxiliar no aprendizado de uma língua estrangeira. A internet está aí para isso. Utilizada através do computador, do tablet ou do smartphone, ela te oferece um enorme leque de opções que estão apenas a um clique um clique de distância.

Aplicativos para tablets e smartphones

  • Babbel
  • Duolingo

Sites na internet

  • Bonjour France
  • Busuu

Crianças aprendem mais rápido?

Não precisa ser cientista para “sacar” que crianças têm mais facilidade para aprender línguas que adultos. O cérebro dos pimpolhos está em pleno desenvolvimento e tudo o que se passa em volta deles entra para o aprendizado. Mais uma ou menos uma língua no meio do turbilhão de coisas que eles aprendem a cada dia não é nada!

Segundo estudos, a “idade crítica” (idade a partir da qual o aprendizado começa a ficar mais difícil) acontece entre 12 e 14 anos. Sendo assim, a melhor dica para os pais desejosos que seus filhos aprendam francês é a de colocar-los em uma aula antes desse período.

Sites que ensinam a língua francesa

Hoje em dia é possível aprender quase tudo (do francês) através da internet. Existem vários sites especializados no ensino de diversos idiomas como espanhol, inglês, chinês, russo, árabe e por aí vai. Sendo assim, aulas de francês são obviamente encontradas online… e aos montes!

Por que não aproveitar esses recursos maravilhosos para aprender uma nova língua? Quel tal finalmente realizar aquele seu sonho de aprender a falar francês?

Aprender francês usando a internet é uma realidade

O desenvolvimento de novas tecnologias contribui enormemente para o avanço de ferramentas de aprendizagem, principalmente daquelas relacionadas ao ensino de línguas estrangeiras. Ficou muito mais fácil – e barato – ter acesso a materiais do idioma estudado.

Agora a pergunta que não quer calar: é realmente possível aprender francês pela internet?

As aulas de francês online oferecem certa base na língua, permitindo aos utilizadores conhecer um pouco sobre gramática, alfabeto, conjugação, vocabulário básico, etc. Se seu objetivo é ser bilíngue e falar o idioma de Napoleão de maneira fluente, quase como um nativo, então outros recursos além dos disponíveis online deverão ser procurados. Um bom professor particular, por exemplo, é uma ótima alternativa.

Existem muitos cursos de francês disponíveis na web. Aulas online de francês podem ser uma boa ferramenta para aprender a língua.

Páginas na web para aprender o idioma

Achar páginas na web que ofereçam cursos de língua é fácil. Se você colocar “aula de francês online” no nosso bom e velho amigo Google, você vai dar de cara com um resultado de um pouco mais de nove milhões de links. Estamos falando de 9 x 1.000.000! É opção para caramba! Sendo assim, nós fizemos uma breve seleção:

  • Français Facile
  • Loecsen
  • Bonjour de France
  • dentre outros sites muito interessantes.

Babbel: um professor particular portátil?

Em matéria de ensino de línguas através de aplicativos, Babbel é um dos mais conhecidos no mundo dos smartphones e tablets. Ele é uma ferramenta estupenda que pode acompanhar o aluno para todos os lados. Desta forma, não existe desculpa para matar aulas e o usuário aprende francês de maneira contínua e progressiva.

Duolingo: aprender francês se divertindo

Aulas “clássicas” são oferecidas para o ensino da base de um determinado tema. No entanto, o app disponibiliza, igualmente, exercícios estruturados como um jogo de videogame. O conceito gira em torno de vidas. Se o usuário não completar alguma das atividades programadas, ele perde uma vida.

Bonjour Youtube: vídeos com aulas gratuitas!

Para o aficionados em internet, o YouTube é endereço recorrente. No entanto, não são muitos que procuram materiais didáticos na interface. Uma pena, pois o site está recheado de videoaulas, muitas delas de língua francesa.

A vantagem das aulas através de vídeos é que, além de praticarmos a leitura, também praticamos a escuta e treinamos o ouvido para os sons peculiares da língua. Sem falar que as aulas podem acabar sendo muito mais dinâmicas.

Semelhanças entre francês e português

Temos uma vantagem no aprendizado da língua francesa: tanto ela quanto o português possuem suas bases no latim. Ou seja, várias palavras são altamente parecidas, o que facilita muito a vida na hora de memorizar o vocabulário.

Cultura latina é uma base comum

Façamos uma pequena viagem no tempo, mais especificamente na época da queda do império romano. Durante este período, variantes do latim começaram a se disseminar por toda a Europa, principalmente entre os séculos VI e IX. Foi igualmente nesta época que o francês e o português (semelhanças) foram se espalhando pelo mundo devido aos movimentos de colonização.

Semelhanças gerais

As línguas latinas se desenvolveram e ganharam versões distintas, mas sempre mantendo a mesma base. Confira algumas das semelhanças gerais entre a maioria dos idiomas latinos e mais especificamente entre o português e o francês.

  • alfabeto;
  • acentuação;
  • sintaxe;
  • existência de vários tipos de tempos verbais no passado;
  • conjugações que variam em função da pessoa (1a., 2a. ou 3a. no singular e no plural);
  • concordância entre gênero e número.

Palavras francesas similares ao português

Verbos:

  • escrever – écrire
  • ler – lire
  • fumar – fumer
  • começar – commencer
  • assistir – assister (no sentido de “ajudar”)
  • recompensar – récompenser
  • ver – voir
  • estudar – étudier
  • vender – vendre
  • exercitar – exerciter
  • terminar – términer
  • avançar – avancer

Substantivos e adjetivos:

  • cabana – cabane
  • alho – ail
  • cabo – cable
  • fábrica – fabrique
  • fácil – facile
  • fabuloso – fabuleux
  • fácil – facile
  • facial – faciale
  • árvore – arbre
  • ganhador – gagnant

O aprendizado do francês pode ser mais difícil para uns do que para outros. Muitas palavras do português são similares ao francês.

Palavras francesas praticamente idênticas ao português

  • cabaret – cabaret (o “R” no francês tem som de “RR”)
  • bidê – bidet
  • abajur – abajour
  • maçon – maçon
  • gafe – gaffe
  • quadrimestre – quadrimestre (mesmo problema com a pronúncia do “R”: ele é um pouco mais fechado em francês que em português)

Os falsos cognatos

  • cabine – cabinet
  • entender – entendre
  • bufar – bouffer
  • avis – aviso
  • macarrão – macaron
  • depois – depuis
  • pente – pente
  • portanto – pourtant
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar