Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As razões pelas quais o idioma de Maomé é o mais bonito do planeta

De Joseane, publicado dia 05/11/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Por que o árabe é a língua mais bonita do mundo?

Quando você se depara com as mais diversas manifestações de cultura pelo mundo, certamente irá se impressionar com a cultura árabe.

A língua árabe é com toda certeza uma das línguas mais sensacionais do mundo, tanto no quesito riqueza de vocábulos, quanto na tipologia da escrita.

Sem falar que a civilização árabe transmite um certo exotismo que até mesmo os estudiosos mais eruditos ficam intrigados com a sua cultura.

Se você está acostumado ao clássico alfabeto latino, saiba que o alfabeto Árabe se aproxima muito mais de obras de artes do que propriamente da escrita.

O sentido da direita para a esquerda, sem respeitar as regras de letras maiúsculas e minúsculas costumeiros de nossa cultura, torna a língua ainda mais interessante.

Se você está interessado nesse universo fascinante da caligrafia árabe, seja bem-vindo ao artigo de hoje.

O idioma de grande riqueza linguística

Com o surgimento do Islamismo,  o árabe passou por um intenso desenvolvimento na escrita, mais precisamente na acentuação das palavras. Sendo assim, o Islã foi o divisor de água na história da caligrafia árabe, a medida que transformou a língua em praticamente arte visual.

Os calígrafos juntaram letras que antes eram destacadas umas das outras, de maneira que pudessem ler em um único vislumbre e assim formou uma escrita mais moldável.

Como se sabe, a língua árabe é escrita da direita para a esquerda.

No passado, a caligrafia árabe se desenvolveu para copiar documentos religiosos, e assim transcrever os ensinamentos do alcorão. Hoje, se você não é falante do idioma árabe, pode aprender com aulas particulares de árabe clássico.

Não é difícil encontrar lugares onde você possa aprender a escrever com letras ornamentais, mas é preciso saber que o idioma carece de muita dedicação para que faça sentido.

Se você deseja aprender árabe como segundo idioma, a caligrafia árabe é um exercício quase artístico, além de aprender a língua, a arte da escrita, ainda aprende um pouco mais sobre a religião que mais vem crescendo no mundo.

Aprender sobre diferentes culturas é uma ótima oportunidade de crescer pessoal e profissionalmente!

A beleza da caligrafia árabe

O árabe é com toda a certeza uma língua de beleza incomparável, sua escrita única pertence ao ramo das línguas semíticas, mais especificamente da família semítica ocidental. Os falantes nativos utilizam o alfabeto árabe e suas variantes para registrar passagens de sua religião, sua tradição, seus valores, como maneira de preservar sua história.

Seja um conhecedor da cultura árabe.

Com a expansão do idioma para o Islã, a língua passou ser considerada religiosa para milhões de muçulmanos ao redor do mundo. A utilização da escrita do alcorão, livro sagrado do Islã, auxiliou a propagar o idioma pelos países.

Quando os árabes aderiram ao Islã, eles se restringiram em representar animais e seres humanos em esculturas e desenhos, pois temiam que isso pudesse ser encarado como idolatria ou contrário aos ensinamentos de Deus. Assim eles desenvolveram uma das mais complexas e exuberante artes caligráficas já registrada.

A caligrafia árabe é resultado em muitos séculos de desenvolvimento, tornando a delicadeza dos traços uma arte que exalta o apreço pela literatura, pela expressão do pensar, pela delicadeza dos traços e pela forma.

Muitas das frases estilizadas ou desenhos estampados nos países que falam árabe são versículos do Alcorão,  máximas árabes ou confissões de fé.

Algumas mesquitas são compostas por textos inteiros de palavras entrelaçadas de forma complexa ou até mesmo simétrica, essas pinturas são de uma beleza que podem ser comparadas com a perfeição dos afrescos existentes na Capela Sistina, no Vaticano.

Estilos de caligrafia árabe

Quando conhecemos profundamente a caligrafia árabe, nos encantamos com tamanha beleza e riqueza de detalhes.

A beleza da caligrafia árabe fala por si mesma. A exuberância da caligrafia árabe sob a forma de desenhos.

Essa maneira de escrever com letras que mais parecem desenhos feito delicadamente à mão, nos leva a querer aprender um pouco mais sobre o idioma que apresenta uma arquitetura gramatical e lexical bem distinta da nossa.

A caligrafia se divide em diferentes estilos de escrita, confira alguns estilos:

Cúfico

A mais antiga escrita árabe é estilo cúfico, ela recebeu esse nome por causa da cidade Kufa, no Iraque, onde foi difundida no século VII d.c.

Thuluth

O Thuluth foi desenvolvido a partir do seculo XI d.c. e é o estilo mais utilizado em mesquitas, monumentos e edificações em todo o mundo árabe. Esse estilo apresenta proporção das letras três vezes maior ao estilo cúfico.

Naskh

O Naskh é o estilo que se apresenta como uma evolução direta do estilo Thuluth, e que teve uso amplo em diferentes cópias do Quran (Alcorão), livro sagrado do Islam.

Há quem diga que a caligrafia árabe mais parece quadros de arte.

Certamente, muito da cultura árabe foi preservada pela importância que a própria civilização deu ao seu legado. Maior parte do conhecimento árabe que temos hoje veio do intuito de difundir sua filosofia pelo mundo. Os calígrafos tinha essa função de transmitir conteúdo de geração a geração através de sua belíssima escrita.

Que tal aprender com a língua mais bonita na escrita?

Árabe é uma língua quase poética

O árabe apresenta uma estrutura quase que inconfundível  e fortemente gutural que atrai por representar um desafio para eruditos, cientistas, gramáticos… interessados em romper os desafios da língua.

Os árabes sempre foram grandes amantes da poesia, antes mesmo dos estudiosos trazerem à luz a importância de sua cultura no mundo. Gramáticos, filólogos e curiosos das línguas semíticas – aramaico, hebraico, árabe – salientaram a qualidade da produção literária árabe.

Os habitantes dos países da Península Arábica, Egito e Magrebe desenvolveram uma cultura de literatura que trabalhava a oralidade, chamamos de Moallakât, a poesia árabe do berberes. São textos poéticos mais antigos da literatura lírica. Esses poemas eram recitados em feiras, e os melhores se tornavam obras sagradas, dignos de culto religioso.

Assim como nas outras culturas, a escrita é a ferramenta usada para expressar e registrar o pensar da cultura. A escrita tem a finalidade de valorizar a filosofia, a religião, a paixão pelas palavras e a necessidade de criar.

E falando de criação…

A região árabe é bastante conhecida como centro de criação de poética, um grande exemplo que temos desse período de eferverscência poética é a Epopeia Gilgomesh, datado de antes mesmo do épico Homero.

Embora exista indícios de que a produção poética seja do século VI, estudos indicam que a poética oral data de muito antes, de eras ancestrais.

Estudiosos da língua têm o hábito de dividir a poesia árabe em dois períodos:

  • A poesia pré-islâmica
  • A poesia sob o Islã

E podemos notar também pelo menos quatro correntes na poesia árabe:

  • En-naçib – a poesia erótica
  • El-fakhr – a poesia de louvor a si mesmo
  • El-medih – o elogio dos outros
  • El-hidja – a sátira

Aprender com a poesia árabe permite que você se identifique com palavras do vocabulário árabe. Experimente!

Uma língua literária para descobrir

Civilizações, sacralidade, natureza, amor, família, mitologia, sexo, guerras, morte, medicina, valores… São alguns dos temas tratados por muitos escritores árabes.

Aprenda com os melhores escritores árabes. A importância da literatura árabe pelo mundo.

Embora a cultura árabe tenha obras datadas do século VI, foi entre os séculos VIII e XIII que a filosofia árabe se difundiu. Como característica desse literatura feudal, encontramos temas do romance cavalheiresco, a exaltação da devoção religiosa, o respeito a palavra dada, a proteção dos mais fracos etc.

Nessa época, eruditos da elite intelectual se reuniam para fazer jogos verbais, mostrando erudição e uso de retórica, foi também durante esse período que os escritores publicaram variados trabalhos no campo da física, medicina, matemática, filosofia, geografia, história e arquitetura.

Conheça alguns poetas árabes:

  • Epopeia de Gilgamesh
  • Mohammad-Taqi Bahãr
  • Mahmoud Darwish
  • Nima Yuxij
  • Parvin Etesami
  • Tamim al-Barghouti
  • Adonis
  • Hafez Ibrahim
  • Abu Nuwas

Ei, você sabia a civilização árabe é uma das mais avançadas do mundo?

O árabe pelo mundo

Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Catar, Chade, Comores, Djibouti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Palestina, Síria, Somália, Sudão, Tunísia, Saara Ocidental e Saara Ocidental.

A língua árabe no mundo. São milhões de pessoas falando árabe no mundo

O árabe é o idioma oficial de mais de 20 países e a língua oficial de organismos internacionais como:

  • Liga Árabe
  • União Africana
  • Organização para a Cooperação Islâmica

O idioma ainda apresenta os seguintes dialetos do Árabe que podem ser dividido em alguns grupos que você verá a seguir:

  • Árabe dos Estados do Golfo: Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Omã, Iêmen, Kuwait e Arábia Saudita
  • Árabe norte africano: Árabe falado em Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia
  • Dialetos árabes orientais: árabe falado no Iraque, Líbano, Síria, Palestina e Jordânia
  • Árabe sudanês e egípcio

Os países de língua árabe formam uma população de mais de 340 milhões de habitantes, são vinte e dois países que usam o idioma como língua oficial e, vinte e oito, contanto os países onde o idioma não é oficial. A língua abrange parte do Oceano Atlântico, norte da África, o Golfo árabe e parte oriental do Mar Mediterrâneo.

Se você ficou interessado em aprender árabe como segundo idioma, saiba que a língua portuguesa recebeu muitos empréstimos de palavras de origem árabe.

Você pode estar falando árabe e não sabe!

Confira algumas palavras: açafrão, alcachofra, alfafa, algodão, enxaqueca, laranja, sultão entre outras.

Você quer aprender árabe? Saiba como a língua e a religião estão interligados!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar