Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As razões pelas quais a linguagem do Alcorão é fundamental no mundo muçulmano

De Joseane, publicado dia 08/11/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Por que o árabe é tão importante para civilização islâmica

O Alcorão é o livro sagrado do Islã

Para todo adepto da religião islâmica o Alcorão, o livro sagrado, contém uma série de revelações de Allah (Deus) a Maomé. Segundo a tradição islâmica, foi em 610 que o anjo Gabriel começou a sussurrar as palavras de Deus ao profeta. E continuou a fazer as revelações divinas por 23 anos. Enquanto ouvia as palavras, Maomé ditava-os a seus companheiros, assegurando de que as palavras eram revelações divinas que havia recebido.

No entanto, o último profeta não ditou as palavras de uma só vez, a medida que as revelações chegavam em fragmentos, tempos em tempos, Maomé costumava ditar as palavras aos seus companheiros, solicitando que não só as decorassem, mas que também as recitassem durante suas orações. Seus companheiros tinham o papel de escrever e multiplicar as revelações reproduzindo cópias.

O Alcorão é a própria palavra divina, segundo os fiéis muçulmanos, nele é possível se deparar a palavra literal de Deus. E os que seguem o livro sagrado fielmente, tem por tradição só chamar de Alcorão a versão original em árabe, com as exatas palavras de Deus, qualquer outra tradução não representa fielmente as palavras de Allah.

Seja mais uma apaixonado pela língua árabe, faça aulas em domicílio!

Alcorão: o pilar da cultura islâmica

A língua árabe registrada no Alcorão se diferencia de outras variantes do árabe, uma vez que é uma mistura de poesia e prosa sem métrica.

O Alcorão é uma fonte de aprendizado. O Alcorão é a referência para os muçulmanos.

O livro sagrado dos muçulmanos está dividido em 114 capítulos, chamados de curas, os capítulos estão divididos em ayat (versículos).

Se você está comparando o Alcorão a Bíblia, podemos afirmar que o livro sagrado dos muçulmanos são ordenados de uma maneira muito diferente da organização do livro sagrados dos cristãos. As sura são organizadas por temas. E não contém uma narração linear, tal como na história da criação: o Gênesis.

Outro ponto bastante relevante, nenhuma palavra dos 114 capítulos do Alcorão foram mudadas ao longo dos séculos. Sendo assim, o livro sagrado dos muçulmanos permanece fiel, em cada detalhe, as revelações feitas por Allah a Maomé, ou seja, preservando a mesma língua por cerca de quatorze séculos.

No que tange a conteúdo, o livro consiste em um conjunto de recomendações morais e éticas. Algumas advertências sobre a chegada do Juízo Final, preceitos sobre religião, histórias sobre profetas anteriores a Maomé e povos, vida social, herança, matrimônio, divórcio etc.

Sobre a mensagem, em essência, o livro sagrado reforça a existência de um só Deus, criador de todas as coisas, a quem devemos contemplar… Um Deus puro e misericordioso.

Aprenda mais sobre a cultura árabe e veja por que o árabe é uma das línguas mais belas do mundo!

Qual é a língua do Alcorão?

O alcorão foi revelado em língua árabe e continua no mesmo idioma até os dias atuais, isso é o que o torna diferente da Bíblia sagrada que é composta da tradução de outras traduções. O livro sagrado do Alcorão formaliza a língua árabe como a língua oficial, e única língua do Islã.

Estudar árabe fica muito mais fácil quando mergulhamos na origem da cultura. Aprenda árabe com o livro sagrado dos muçulmanos

O estilo do Alcorão pode ser considerado elíptico e alusivo, com vocabulário e gramática complexa, mas para os muçulmanos, o Alcorão é a oportunidade de estar mais próximo de Allah.

Sendo assim, para os muçulmanos, professar a fé islâmica, significa aprender a ler e falar a língua autêntica do profeta Maomé.  Segundo eles, somente tornando-se árabe e dominando a língua árabe para orar e interpretar o livro sagrado.

Os islâmicos acreditam que o Alcorão é a verdadeira palavra de Deus

Isso faz com que a cultura Islã inclua orações diárias e obrigatórias de recitações de capítulos e versículos do Alcorão. Até mesmo na educação dos jovens muçulmanos são  destinadas ao aprendizado do alcorão.

Por que Deus escolheu o árabe para se comunicar?

Como as revelações feitas por Allah através do anjo Gabriel a Maomé foram transmitidas em árabe, os muçulmanos concluíram que foi a língua escolhida por Deus para se comunicar com a humanidade. Por essa razão, quando traduzimos as escrituras islâmicas, os textos perdem o seu valor sagrado. É como se os textos fossem corrompidos, uma vez que toda tradução não corresponde ao sentido original do texto em árabe.

Aprender a língua árabe é umas das razões das quais as pessoas buscam o conhecimento filológico do idioma, pois na prática religiosa, quem não tem o árabe como língua nativa, acabam optando por aprender como segundo idioma para fazer orações e dirigir-se diretamente a Deus.

Você sabia que o Alcorão é a principal fonte de noções de Direito do Islã em conjunto com a Sunna ?

O árabe é uma língua influente no mundo

O árabe é frequentemente representado como língua do Alcorão e a língua oficial dos países do mundo muçulmano, a civilização islâmica influenciou diferentes culturas do mundo, invadindo quase todas as fronteiras culturais.

Aprenda mais sobre a língua que representa 402 milhões de falantes espalhados pelo mundo. É notável a influência da língua árabe pelo mundo

Com mais de 402 milhões de falantes de árabe espalhados pelo mundo, o árabe é o terceiro idioma mais falado no planeta. Sendo ele, menos difundido apenas que o inglês.

É também a língua oficial de 26 países, dois países da Liga Árabe e falado em 58 países. Sem falar do número de falantes da língua árabe nascidos ou expatriados em outros países.  A língua árabe é a língua oficial de instituições internacionais, como:

  • As Nações Unidas
  • A União do Magrebe Árabe
  • A Organização da Cooperação Islâmica
  • A União Africana

Olhando pelo ponto de vista quantitativo de falantes da língua, o árabe é uma das línguas mais importantes no mundo, ficando atrás apenas da língua de shakespeare.

Se liga!

Aos que desejam aprender árabe como segundo idioma, a memorização do alfabeto árabe, gramática, assim como aprender a caligrafia árabe, entre outras coisas, terá o prazer de aprimorar:

  • Suas habilidades cognitivas
  • O conhecimento de outra cultura
  • A comunicação em outro idioma
  • As habilidades linguísticas
  • Um domínio cultural diversificado

Trocando em miúdos, aprender a falar árabe é um excelente oportunidade profissional para manter-se informado de assuntos internacionais.

Descubra como fazer um curso de árabe online !

Língua árabe, herança cultural e identidade

A disseminação do Islã pelo mundo, torna o árabe a linguagem do Alcorão.  A língua assume um rápida expansão extraterritorial e consegue se instalar praticamente em todos os continentes.

Tantos anos de história favoreceram para que o Islã deixasse traços importantes na língua e na cultura de diferentes países da Europa, durante muitos anos. Sendo assim, a língua árabe atravessou um momento de grande ascensão, no mundo da ciência, da literatura, da música, da arquitetura etc…

Foram vários os fatores que favoreceram para a expansão do Islã, dentre elas:

  • Conquista muçulmana da Península Ibérica pelos omíadas
  • Dominação muçulmana na Europa do século VII ao século XVI
  • Dominação do Império otomano durante vários séculos até vésperas da Primeira Guerra Mundial

O árabe passou assim, a ser um dos principais veículos de pensamentos avançado nos campos filosófico, literário e científico, em outras palavras, vale dizer que a herança das grandes civilizações de outrora foram desenvolvidos na língua árabe.

Verdadeiramente, você pode encontrar nos idiomas europeus, como espanhol, francês, português e inglês, traços da língua e da cultura árabe.

Assim… estudar sobre a civilização árabe é progredir no aprendizado do árabe literário e árabe clássico, que são padronizações para serem compreendida por todos, em oposição ao dialeto árabe falado em diferentes países.

E quais são os principais países árabes?

Vale do Nilo

  • Egito
  • Sudão

Península Arábica

  • Arábia Saudita
  • Barein
  • Iraque
  • Catar
  • Emirados Árabes Unidos
  • Iêmen
  • Oman

Magrebe

  • Argélia
  • Líbia
  • Tunísia
  • Saara Ocidental
  • Marrocos
  • Mauritânia

Crescente Fértil

  • Jordânia
  • Iraque
  • Líbano
  • Síria
  • Palestina

Não podemos nos esquecer de outros países árabes, como: Chipre, Afeganistão, irã, Turquia, Israel e Kuwait.

Conta mais !!!

  • A escrita da língua árabe é feita da direita para a esquerda (sistema chamado de abjad)
  • A língua árabe possui 22 consoantes e 3 vogais
  • O idioma apresenta um vocabulário muito rico, ou seja, muitas palavras para expressar uma mesma palavra.

Que tal ter lições de árabe com quem entende? Aqui no superprof você aprende a escrever da direita para a esquerda!

Qual é a diferença entre árabes e muçulmanos?

Muitas vezes, ao ouvir as expressões muçulmano e árabe, você pensa que se trata da mesma coisa. Isso faz parte de um grande preconceito que atinge os povos ligados a esses termos e várias culturas.

A civilização islâmica não é constituída apenas de população árabe. Nem todos os árabes são muçulmanos.

Infelizmente, parte da população tem o hábito de construir preconceitos a partir daquilo que pouco conhecem.

Não confunda os termos!

A grande diferença entre o termo árabe é o muçulmanos é que um faz referência a uma composição étnica ( que é caracteriza por pessoas que falam árabe como língua materna) e o outro aos praticantes de uma religião. Os dois termos são totalmente diferentes entre si. E mesmo sabendo que uma pessoa possa ser árabe e muçulmana, devemos saber fazer a distinção entre os dois termos.

Portanto, não cometa erros, se você ouvir alguém dizer que é muçulmana, ela quis dizer que é islâmica, isto é, essa pessoa é seguidora do islamismo.

Venha fazer parte da terceira língua mais falada no mundo!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar