Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Domine o suficiente da língua espanhola para fazer uma carreira no exterior

De Fernanda, publicado dia 15/08/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Aprenda espanhol para negócios e trabalhe num país hispânico

O espanhol é a segunda língua mais falada no mundo e por essa razão é um idioma extremamente valorizado no mundo corporativo.

Se você quiser encontrar trabalho em um país de língua espanhola, não tem outra escolha a não ser aprender a falar.

Mas caso você ainda tenha dúvidas, aqui estão algumas razões para mergulhar no castelhano imediatamente e conseguir um emprego no exterior!

O espanhol é uma língua utilizada em todos os setores econômicos

O espanhol traz muitas opções de carreira para tradutores e professores de línguas.

Mas você sabia que, na realidade, todos os setores oferecem muitas oportunidades?

Então, se você está cansado dessa crise política brasileira, do seu emprego chato que não lhe dá nenhum futuro, que tal arriscar o mercado de trabalho fora do país?!

O setor do turismo

De acordo com a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMT), existe mais de um bilhão de turistas internacionais no mundo.

Assim, é natural que o setor do turismo esteja experimentando um forte crescimento.

O espanhol está no pódio do ranking das línguas mais faladas no mundo. Isso faz da língua de Cervantes uma bela vantagem na hora de encontrar um emprego no turismo.

Além de falar espanhol, conhecer a cultura hispânica pode abrir portas na sua vida profissional.

O domínio da língua estrangeira lhe permite interagir com pessoas de todas as nacionalidades em qualquer lugar do mundo.

Se você tem medo de não estar pronto para isso, comece a fazer um estágio! O estágio vai ajudá-lo a conhecer o mundo corporativo e conta pontos na parte de experiência do seu CV.

O setor jurídico/político

O direito internacional é uma matéria abrangente que, além de exigir o conhecimento de diferentes leis nacionais, requer o domínio de uma legislação internacional comum.

Se você se formou em direito e domina o espanhol (importantíssimo), por que não tentar a sua sorte no exterior? Em um país vizinho como a Argentina ou do outro lado do oceano, como a Espanha?

Claro que você vai precisar dominar os termos técnicos do idioma, a fim de conseguir um bom emprego, mas sobretudo, vai ter uma experiência inesquecível e riquíssima!

Saiba também que existem muitas organizações internacionais que abrem vagas constantemente.

E quais são as principais exigências para esses cargos? A primeira delas: excelentes competências linguísticas! As entrevistas acontecem em geral em diferentes idiomas para verificar o nível do candidato. Portanto, é essencial dominar o espanhol de negócios, além do espanhol informal.

Para isso, por que não estudar castelhano na escola?

O setor jornalístico

Se você tem uma formação em jornalismo, estudar a língua espanhola pode ser muito útil.

Na verdade, o fato de dominar a expressão escrita e a expressão oral irá permitir que você se torne um jornalista em um país de língua espanhola.

Comece lendo a imprensa estrangeira e fale fluentemente espanhol: você provavelmente pode encontrar o seu lugar no mundo da mídia. Conhece o El País? Faça uma ronda diária de todo os periódicos hispânicos e pratique o vocabulário jornalístico. Dez minutos por dia serão suficientes para você ler as principais notícias e ficar antenado no que acontece pelo mundo.

O setor comercial

Se existe um setor que não conhece crise é o comércio!

Comprar, vender, buscar novos clientes … São tantos os desafios diários das pequenas, médias e grandes empresas!

Com a globalização, o comércio não para de crescer.

Quais as vantagens de falar castelhano para empresas? Dominar o espanhol é uma competência chave no mundo dos negócios.

A rápida disseminação do espanhol no mundo faz desta linguagem uma habilidade essencial aos olhos de muitos recrutadores.

Como a comunicação é o cerne do negócio, por isso, aprender espanhol é essencial. Por exemplo, para estabelecer um forte vínculo com seus clientes ou fornecedores é necessário ter um castelhano impecável.

Aprender espanhol pode ser um investimento lucrativo

Língua mais falada no mundo depois do chinês, o espanhol é a língua nativa de mais de 450 milhões de pessoas.

Estes números já ilustram o quão lucrativas podem ser suas aulas.

Aprender espanhol (saiba tudo) pode ser de fato um investimento muito bom, e isto por várias razões:

Setor imobiliário

Você certamente ouviu falar da recente crise imobiliária espanhola.

Se você tem grana suficiente para comprar uma segunda casa de férias ou optar por um investimento em aluguel, a Espanha pode ser uma boa escolha!

Por outro lado, muitos países de língua espanhola na América Latina também permitem um investimento a baixo custo. Se você sempre quis fazer negócios no México e na Colômbia, por que não aprende o espanhol e mais sobre o mercado imobiliário nesses países?

Dominar  o idioma faz com que você se comunique com facilidade com agências ou pessoas e assim encontre facilmente seu tão sonhado imóvel.

Excelentes oportunidades de negócios

As relações econômicas e comerciais entre o Brasil e nossos vizinhos hispanófonos geram muitos cargos todos os dias.

Apesar de integrar países que aparentemente são muito diferentes do ponto de vista econômico e social, a América do Sul comporta características que conferem sua unidade. O Brasil e os demais países vizinhos têm fortalecido cada vez mais suas relações e multiplicado as oportunidades profissionais.

Além disso, várias empresas brasileiras estão localizadas em outros países sul-americanos.

Como prova deste fortalecimento, basta observar o Mercosul e seus numerosos acordos, como a Associação Latino-Americana de Integração… Além de se revelar como potência econômica crescente, o Mercosul é tido, por muitos, como um forma de fugir da fortíssima influência dos Estados Unidos na América Latina. Essa é uma constante preocupação, pois é preciso manter e garantir as tradições e os costumes culturais singulares dos latinos.

Estas trocas e este fortalecimento econômico e cultural nos níveis continental se tornam cada vez mais evidentes.

Mas saiba que você também pode pensar mais longe quando o assunto for oportunidades profissionais.

O aumento crescente da comunidade hispânica nos Estados Unidos gera demanda por profissionais experientes e bilingues. Hoje em dia os hispânicos são a minoria mais importante nos Estados Unidos.

Se você quiser encontrar um emprego neste país, comece já sua aula de espanhol on-line ou na escola!

Se quiser embarcar em tal desafio, você precisa ter um nível mais elevado do que o exigido no vestibular ou no Enem. O vocabulário profissional é muito técnico.

Em sete anos, 30 milhões de brasileiros falarão espanhol

A influência do espanhol no Brasil não para de crescer. Com isso, há cada vez mais a necessidade de que os estudantes e profissionais desenvolvam suas competências linguísticas, tanto para endossar uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, como para simplesmente se comunicar com as mais de 500 milhões pessoas praticantes desse idioma.

Segundo as estimativas do governo brasileiro, cerca de 30 milhões de pessoas falarão o espanhol como segundo idioma em 2025. Hoje em dia, o país conta com mais de seis milhões de estudantes de espanhol.

Mas por que é essencial estudar e falar espanhol no Brasil?

  • pois, infelizmente, o espanhol não é mais disciplina obrigatória nas escolas públicas do país desde a Reforma do Ensino Médio aprovada em 2017;
  • porque 5 dos 7 países com os quais o Brasil faz fronteira têm como língua oficial o espanhol;
  • porque as línguas do Mercosul são o português e o espanhol.
  • para nos aproximarmos e nos conectarmos à cultura latina, que nos compreende;
  • porque a literatura em língua espanhola contabiliza 11 Prêmios Nobéis e é a mais importante do mundo em qualidade, originalidade e força expressiva (segundo críticos literários e especialistas)
  • para acabar de vez com o portunhol;
  • para assistir a filmes na versão original e cantar e (finalmente) entender as suas canções preferidas;
  • porque sabendo português e espanhol, podemos nos comunicar com 10% dos seres humanos.
  • por que simplesmente todo mundo vai falar espanhol em poucos anos e você não pode ficar de fora disso;

A língua espanhola e a educação brasileira. Acredite se quiser: o espanhol ainda é uma uma língua escassa nas escolas brasileiras.

Ao lado do inglês, o espanhol é uma competência valiosa e de destaque

Sabemos que hoje não basta dominar o inglês para concorrer às vagas de trabalho com dimensão internacional.

Você precisa ser fluente em mais uma língua estrangeira para se destacar e ter chances reais na hora de competir pelo cargo almejado.

Segunda língua mais falada no mundo, a língua oficial de 21 países e praticada por quase uma a cada 10 pessoas nos Estados Unidos, o castelhano é definitivamente a língua ideal para se estudar.

Para efeito de comparação, os hispânicos representam 6% da população mundial!

Apesar de o mandarim ou o árabe também serem uma boa alternativa, o espanhol tem a particularidade de ser de fácil aprendizagem: vocabulário familiar, gramática acessível, pronúncia encantadora….

Se você quer aprender espanhol para negócios ou o informal, comece a fazer aulas online gratuitas ou procure por aulas com um professor particular.

Quais as competências linguísticas necessárias para trabalhar nos países hispânicos? Além de um futuro profissional, você pode explorar o patrimônio histórico e cultural da Espanha!

Se você quiser melhorar depressa e tiver as condições necessárias, fazer um intercâmbio na Espanha pode ser a melhor solução.

Uma viagem para Barcelona ou Madri lhe permitirá absorver a língua e a cultura… E por que não tentar um estágio?

Se você conseguir falar inglês e espanhol fluentemente (por que?), você terá muito sucesso em sua carreira profissional!

Caso pretenda partir para o exterior em um país de língua espanhola e encontrar um trabalho, lembre-se de procurar por uma moradia alguns meses antes de partir.

Qualquer que seja a sua área de atuação, você vai certamente encontrar um futuro próspero caso domine a língua de Almodóvar.

Com a fluência das duas línguas mais faladas no mundo, você vai derrubar todas as barreiras e ostentar um perfil profissional único!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar