Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Quais são os 10 inconvenientes de não falar a língua espanhola?

De Fernanda, publicado em 10/08/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Se você não fala espanhol…

É sempre útil aprender um novo idioma. Este é também o caso do espanhol. Na verdade, o mundo de hoje exige que sejamos fluentes não em apenas uma, mas em várias línguas. Por isso, nós trazemos aqui as 10 principais desvantagens de não falar a língua espanhola.

Para você finalmente entender o porquê fazer aula de espanhol!

Nunca conhecer seus vizinhos sul-americanos

Argentinos, bolivianos, venezuelanos, chilenos, peruanos… Tantas nacionalidades e culturas diferentes, todas aqui do nosso lado. Seria uma pena não se interessar pelos nossos vizinhos!

A primeira desvantagem de não aprender espanhol é não ser capaz de visitar ou se comunicar com um país vizinho. Nós certamente não precisamos mencionar todas as riquezas culturais e naturais dos países da América do Sul que falam castelhano.

Então, se você quer ir de férias ou tentar a sua sorte em um país que tem distância razoável das suas raízes brasileiras, há muitas opções entre nossos vizinhos. Buenos Aires, Santiago, Lima, Bogotá, Medellín, Cartagena das Índias: aqui estão algumas cidades sul-americanas que por si só já são motivação suficiente!

Se você gosta de sol, paisagens diferentes, população acolhedora e atmosfera festiva (e sem ficar muito longe do Brasil), a América do Sul é o destino ideal para você. Ao aprender de fato a língua espanhola, você vai poder interagir facilmente com a população local.

Vá de férias em praias na América do Sul! Que tal aprender espanhol enquanto viaja pelas incríveis paisagens argentinas?

E se você pretende passar um tempo em Buenos Aires ou em Santiago do Chile a trabalho, aprender espanhol para negócios pode ser ainda mais útil.

Não entender a 2ª língua mundial

Você quer correr o risco de não compreender uma das línguas mais faladas no mundo?

Você sabia que o espanhol é falado em 21 países? Assim, sendo a língua materna de mais de 450 milhões de pessoas e utilizado por mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo, é o segundo idioma mais praticado no planeta.

Segundo a Wikipedia, a língua de Cervantes fica em segundo lugar, atrás do mandarim. Além disso, também se destaca como uma língua internacional (ao lado do inglês e do francês), o que permite que você se comunique facilmente com muitas pessoas ao redor do mundo.

Em relações aos países onde é falada, você obviamente tem a Espanha, mas também a maioria dos países da América do Sul, América Central e alguns países da África e da Ásia. E podemos afirmar que, se você gosta de viajar, são tantas as oportunidades de encontrar falantes de espanhol durante as viagens! Você pode até descobrir as grandes comunidades espanholas nos EUA ou na maioria dos países europeus.

Então, se você é do tipo que quer viajar pelo mundo, seria uma vergonha não saber nem um pouquinho de espanhol.

Ainda mais se você quiser aprender espanhol para fins profissionais

Morrer sem nunca ter conhecido o sol espanhol

Não falar espanhol impede você de ir atrás dos destinos dos seus sonhos.

Nós já falamos um pouco mais acima: há muitos países onde o espanhol é predominante. Entre eles, citamos abaixo e por ordem de quantidade de falantes os países de língua hispânica em todo o mundo (fonte: Wikipedia):

  • México, com cerca de 120 milhões de falantes;
  • Os Estados Unidos, com cerca de 53 milhões de falantes;
  • A Colômbia, com cerca de 47 milhões de falantes;
  • A Espanha, com cerca de 46 milhões de falantes;
  • A Argentina, com cerca de 42 milhões de falantes;
  • O Peru e a Venezuela, com cerca de 30 milhões de falantes cada;
  • O Chile, com cerca de 17 milhões de falantes;
  • O Equador, com cerca de 16 milhões de falantes;
  • A Guatemala com cerca de 15 milhões de falantes;

Isso para não mencionar a República Dominicana, Costa Rica, Austrália, África do Norte ou Jamaica.

Se um ou mais desses destinos são parte de sua lista de países para descobrir, você vai necessariamente precisar de algum conhecimento em espanhol (você aprendeu na escola?).

Viver sem entender uma das línguas mais bonitas do mundo

O espanhol é uma língua rica e bela, com sonoridades ritmadas.

Você já ouviu uma pessoa falar espanhol? Como o português e o italiano, o castelhano é uma língua latina conhecida por ser agradável para quem escuta, pelo seu ritmo e sonoridade.

Na verdade, se você viajar pelo mundo, vai perceber que o espanhol é sem dúvida uma das mais belas línguas no mundo. Não é à toa que muitas canções espanholas têm atravessado as fronteiras de seus países de origem para chegar aos nossos ouvidos. Em detrimento de outras línguas que são mais difíceis de se ouvir.

Assim, você vai ter um certo prazer ao começar a conversar em espanhol (por que aprendê-lo?). Se o seu nível for iniciante ou até mesmo intermediário, acredite: não pare de estudar pois você vai adorar entrar em longas discussões em espanhol.

Por que aprender espanhol? Não se prive de conhecer uma das línguas mais dançantes do mundo!

Não aproveitar que o espanhol é uma língua fácil de se aprender

Por que aprender um idioma complexo quando você pode aprender uma língua bem mais fácil?

É fato e todos sabem disso: os brasileiros têm muito mais facilidade de aprender o castelhano do que o inglês ou o alemão.

Embora leiamos e escutemos as palavras anglo-saxãs o tempo todo, seja em músicas, filmes e internet, o espanhol e o português têm similaridades pois possuem a mesma raiz latina.

Você vai notar ainda mais essas similaridades depois de começar suas aulas particulares ou em grupo.

Dito isto, é claro que você não vai aprender espanhol apenas por osmose. É preciso estudar para valer. Não é porque você fala português que vai aprender tudo do castelhano do dia para a noite. Como a língua de Camões, o espanhol também seu próprio conjunto de exceções e inúmeros falsos amigos que podem nos enganar facilmente.

De qualquer maneira, se você quer aprender uma língua estrangeira depressa e de um jeito relativamente fácil, seria uma pena não tentar o espanhol.

Que tal descobrir os 5 melhores destinos para aprender espanhol? É o melhor jeito de falar fluente em tempo recorde.

Perder oportunidades de negócios

Não fazer aula de castelhano pode impedir você de fazer negócios com um país vizinho em plena expansão.

Embora o inglês seja conhecido por ser a língua internacional de negócios, o espanhol não fica nada atrás. Na verdade, economicamente falando, basta pensar no Mercosul. Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru… Esses países têm sólidas relações comerciais.

Julgue por si mesmo. Além disso, milhares de empresas brasileiras estão presentes em outros países hispânicos da América do Sul. Sem mencionar o turismo, uma vez que o Brasil é um dos primeiros destinos turísticos na América Latina.

Você entendeu: não importa a sua profissão ou o setor de negócios em que atua, com certeza vai precisar falar espanhol um dia.

Além disso, se você é um empresário, a Espanha ou a América Latina pode lhe dar oportunidades de crescimento que não devem ser subestimadas.

Portanto, não fazer aulas de castelhano pode ser prejudicial para os seus negócios: você pode estar perdendo oportunidades incríveis.

Perder ofertas de emprego

Quem não gostaria de acrescentar mais um item super atraente no seu currículo?

Hoje, falar inglês se tornou algo comum entre muitos candidatos. Por outro lado, ainda é mais raro encontrarmos bons candidatos com o espanhol fluente. Assim, os cargos que exigem fluência em espanhol se tornam mais interessantes.

Espanhol: um adicional em seu currículo! Sabia que falar espanhol fluente é uma vantagem considerável? Você pode trabalhar praticamente em todos os setores dominando essa língua.

Sem mencionar que a concorrência será menos feroz e será mais fácil encontrar um emprego. Os países latino-americanos estão em plena expansão. Mergulhe nesta excelente oportunidade, pois ela vai se tornar um requisito indispensável em poucos anos!

Se você está lutando para sobreviver no Brasil com toda essa crise política, por que não tenta se mudar para um país hispânico?

É fato: muitas pessoas têm o sonho de viver em certos países de língua espanhola. Por que aprendê-la? Por que ter essa vontade de morar nesses países? Pelo charme de toda a diversidade cultural e natural, mas também pelas ofertas profissionais que ali existem.

Cidades como Buenos Aires atraem muitos brasileiros em busca de uma melhor qualidade de vida, cultura, gastronomia, povo acolhedor…

Entre os países preferidos dos brasileiros estão o Chile, a Espanha ou a Argentina. Se você deseja descobrir qual o seu destino predileto, que tal organizar umas férias hispânicas? Temos a certeza de que você vai encontrar dificuldades de voltar à Pindorama!

Não exercitar o seu cérebro que envelhece

Está comprovado: aprender uma língua é uma atividade cerebral estimulante.

Continuar aprendendo espanhol é uma receita para permanecer jovem e estimular constantemente suas atividades cerebrais.

Então, se você tem tempo livre e quer começar a fazer algo interessante, que tal o castelhano? Você não vai se decepcionar.

Independentemente da sua idade, é possível aprender espanhol. Comece suas aulas particulares ou em grupo e conheça novas pessoas, converse e continue alimentando seu intelecto.

Os cientistas confirmam: o cérebro é um órgão que requer treinamento diário. Aprender espanhol pode, portanto, ajudá-lo a ficar sempre antenado. E quem sabe despertar sua paixão por outras línguas? Então, se algum dia você perguntar a si mesmo “será que sou velho demais para aprender espanhol?”, só temos uma resposta para você: não!

Ignorar a riqueza da cultura hispânica

Fazer aulas de espanhol abre as portas para novas civilizações: é um universo de possibilidades.

Você gostaria de descobrir outras culturas e tradições? Então faça isso! Todos os países e povos têm seus próprios códigos e costumes. Sempre é emocionante conhecer o diferente, o outro. O espanhol, vai portanto lhe dar a oportunidade de explorar as mais variadas culturas e pessoas.

Aliás, você sabia que é conhecendo as diferenças do outro que aprendemos a conhecer nós mesmos? “Viajar abre a mente”, já dizia o ditado.

Obviamente, quanto mais culturas diferentes você conhecer, mais vai entender o mundo que o cerca.

Agora que você tem 10 boas razões para falar espanhol, por que não começar desde já?

Encontre as aulas de espanhol mais adequadas a você em nosso site e descubra uma linguagem rica, uma bela cultura e uma história fascinante!!

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar