Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Faça da fotografia sua profissão

De Fernanda, publicado em 19/04/2018 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Como se tornar um fotógrafo?

Se tornar um fotógrafo profissional é o sonho de muitas pessoas. Mas como entrar (com ou sem formação em fotografia) neste universo que muitos consideram “saturado”?

Como se tornar fotógrafo independente e viver disso?

O Superprof dá algumas dicas essenciais!

Como se tornar um fotógrafo? Comece com o equipamento!

Como fotografar como profissional? Para passar de fotógrafo amador a fotógrafo profissional, você não precisa estudar fora. Mas comece pensando em um equipamento de qualidade!

A fotografia é bastante fácil quando você entende os princípios básicos de sensibilidade, luz e velocidade. Apenas pratique! Mas para isso, é fundamental ter um bom equipamento fotográfico.

Por quê?

Primeiro, para ter segurança! Se você quiser fazer uma fotografia de casamento, pode acontecer de os convidados terem câmeras mais sofisticadas do que a sua. Para sua credibilidade, é melhor se garantir…

Mesmo que, na maioria das vezes, uma câmera e uma lente sejam suficientes para criar belas fotos graças à sensibilidade do próprio fotógrafo, você se sentirá mais confiante tendo material de ponta. É uma questão de imagem!

Coloque-se no lugar do cliente: se você pagar um fotógrafo para fazer as fotos de seu casamento, você espera que ele tenha um pouco mais de equipamento do que o Carlão, aquele seu tio mais entendido de fotografia.

Para estar bem equipado com o básico, você precisa de:

  • Uma ou duas SLRs (em um casamento, se uma quebrar, você não terá uma segunda chance!),
  • Lentes adaptadas à sua especialidade: para testar a lente na prática sem ter que comprá-la e encontrar a que se adapte à sua especialidade, você pode alugar diferentes modelos por uma ou duas semanas para ter uma ideia,
  • Flashes, de acordo com a luz natural, estúdio de fotografia, etc.
  • Cartões de memória em quantidade suficiente para poder alternar sem ter que esvaziá-los a cada vez,
  • Uma bateria para recarga (especialmente se você está em deslocamento numa reportagem),
  • Uma bolsa,
  • Um tripé para poses longas.

Então, saiba que o material fotográfico não é o único que faz de você um fotógrafo. Os softwares de fotografia também são fundamentais.

Dar os cliques é obviamente parte do trabalho do fotógrafo, mas existe a segunda parte, que é a edição de fotos. O computador pode ficar saturado rapidamente, especialmente se você estiver trabalhando no .raw e / ou no Lightroom. Uma vez que o banco de dados começa a ficar pesado, o tempo para carregar pode ser longo e você perde um tempo valioso. Você vai precisar de:

  • Um computador com uma placa de vídeo potente e uma boa capacidade de memória,
  • Um software de edição de imagem: Lightroom, Photoshop …
  • Programas de calibragem do monitor: nada mais frustrante do que editar uma imagem durante horas, ter orgulho dela e vê-la impressa mais clara ou mais escura que a visualização da tela.
  • Uma alternativa de backup para manter as imagens entregues aos seus clientes por um período mínimo de 6 meses ou até um ano (cartão de memória, discos rígidos armazenados em locais diferentes em caso de acidentes, cloud …).

Claro, dependendo da sua especialidade e conforto, você pode comprar equipamentos de estúdio (cenários de estúdios, acessórios, etc.).

Não é necessariamente obrigatório ter um diploma para se tornar um fotógrafo!

Para se tornar um fotógrafo: encontre sua especialidade!

Quando você quer se tornar um fotógrafo profissional, o objetivo é obviamente ter sucesso e poder viver do seu novo emprego.

É, portanto, perfeitamente normal fazer um pouco de fotografia social a princípio (casamento, batismo, bebês, gravidez, despedida de solteiro, comunhão, etc.). Mas se isso não for o seu objetivo a longo prazo, é preciso escolher a sua especialidade.

Para atrair clientes e retê-los.

Mas então, isso significa que você pode dizer não para novos trabalhos fora da sua especialidade? Sim, isso significa que você pode dizer não! Não é um “não” fechado, claro. Basta dizer que não está disponível e dar o contato de um colega cuja especialidade está relacionada ao pedido do cliente.

Encontrar uma área de especialização é essencial para conseguir se vender adequadamente.

Por exemplo, a fotógrafa Amélie Soubrié faz apenas sessões de gravidez e de bebês com menos de 15 dias. O nicho parece pequeno demais? E, no entanto, isso se chama visar o seu público.

Quanto mais especializado você for, maior a probabilidade de ter sucesso.

Tenha cuidado, não é porque você é especialista em uma área que você não pode fazer outra coisa. Agnès Colombo é especialista em família, gravidez e bebês. Mas ela também faz fotografia empresarial sem divulgar isso em seu site.

Tudo é uma questão de sutileza. Foto empresarial paga bem, pode ajudar a pagar as despesas, mas divulgue isso apenas durante almoços ou encontros de negócios. A menos que, é claro, esta seja a especialidade dos seus sonhos!

As qualidades e habilidades do fotógrafo

Estudar fotografia é essencial para ser profissional? Todas as ocasiões são boas para uma sessão de fotos!

Se você fez aulas de fotografia em uma escola particular, um curso livre de fotografia, bacharelado de fotografia ou de jornalismo ou até mesmo se estuda o assunto por conta própria, você já descobriu que é essencial ter algumas qualidades e habilidades:

  • Criatividade e inventividade: o que faz um bom fotógrafo é sobretudo a sua sensibilidade e a sua personalidade para se destacar da concorrência. Ele deve ser capaz de ter ideias criativas e encontrar o melhor enquadramento, a iluminação perfeita, a decoração apropriada,
  • Noção de contato e comunicação: qualidades relacionais são essenciais nesta profissão. Mesmo que você queira ser um fotógrafo de arte ou de vida selvagem, você vai ter de se comunicar, vender seu trabalho e, às vezes, interagir com seus modelos, no caso do fotógrafo de moda ou fotógrafo de casamentos,
  • Adaptação: o fotógrafo deve ser capaz de se adaptar a todas as situações, todos os pedidos e todos os imprevistos. Ele deve encontrar pessoas de confiança para suas impressões fotográficas, a fim de poder evoluir com serenidade em seu ambiente,
  • Paciência e construção de confiança: Dependendo da sua especialização, você vai ter de ficar muito tempo em um lugar (fotografia de vida selvagem, fotógrafo de imprensa …), fotografar pessoas que não estão acostumadas a posar (fotógrafo de estúdio, fotógrafo do casamento, de nu …). Paciência é uma virtude muito importante nesta profissão, bem como diplomacia e construção de confiança. Seja amigável com seus clientes para que eles se sintam confortáveis ​​ao posar na sua frente!
  • Desejo de superação: seja curioso. Dê uma olhada no que há de novo na indústria em termos de equipamento, edição de imagem, técnicas … Nunca pare de aprender a progredir, é a chave para o sucesso.

Para se tornar um fotógrafo: aprenda a se vender!

Tornar-se fotógrafo profissional também é saber vender para encontrar clientes.

A primeira coisa a fazer é encontrar um nome para sua empresa. Simplifique as coisas: o seu nome já funciona muito bem.

Você não é uma empresa, você não é uma agência fotográfica, você não vai enviar um dos seus fotógrafos para uma sessão fotográfica. Amélie Soubrié diz que lamenta ter escolhido “Instants Capturés” quando começou seu negócio. Você é o fotógrafo, você é a marca!

Segunda dica: mostre seu trabalho. Crie um site! Hoje, você pode ter um portfólio físico para alguns clientes, mas o seu trabalho precisa estar na web. Em relação à plataforma, você tem muitas opções:

  • Se você não entende nada disso e não quer ter muito trabalho, pode tranquilamente optar pelo Instagram, o Tumblr ou o Wix.com,
  • Se você quiser um pouco mais de layout, modelos, cores do seu site, aposte no WordPress,
  • E se você quer algo muito profissional mas não sabe de nada, chame um especialista!

SEO é muito importante. Se você não entender nada disso, recorra a um webmaster. Não existe segredo: para ter sucesso, você tem que investir tempo e dinheiro. Devemos criar meios para ter sucesso.

A imagem divulgada na página inicial e todo o site deve estar de acordo com você e sua especialidade. Para ajudá-lo, tente encontrar três palavras-chaves que definam sua filosofia, seu estilo: simplicidade, extravagância, clássico, moderno, vintage, autêntico, emoção, delicadeza …

As cores também devem ser escolhidas com cuidado, de acordo com o valor que elas transmitem:

  • VERMELHO: energia, força, amor, paixão, calor, sangue, perigo,
  • AZUL: confiança, criatividade, suavidade, calma, lealdade, harmonia,
  • VERDE: sucesso, esperança, crescimento, riqueza, frescor, natureza,
  • VIOLETA: poder, influência, extravagância, sensualidade, luxo, elegância,
  • AMARELO: brilho, imaginação, energia, respeito, brilho, otimismo,
  • LARANJA: entusiasmo, dinamismo, vitalidade, equilíbrio, alegria, calor,
  • BRANCO: pureza, espiritualidade, virgindade, inocência, simplicidade, precisão,
  • PRETO: poder, formalidade, chique, sofisticação, elegância, profundidade,
  • ROSA: charme, intimidade, chique, mulher, beleza, criança, ingenuidade.

Como ser um profissional da foto? Para se tornar um verdadeiro fotógrafo, é preciso investir tempo e dinheiro.

Aposte também nas redes sociais. Agnès Colombo afirma: “A tecnologia fez de mim uma fotógrafa profissional. “

E é verdade! Facebook, Instagram, Pinterest … O essencial é ser visto, estar presente em todos os lugares para que as pessoas se lembrem de você quando necessário.

Por fim, você também pode utilizar os bancos de imagens como o Fotolia, para os quais você consegue vender sua imagem. Nesse caso, o fotógrafo é pago com a venda de cada imagem. Não é apenas um suplemento salarial, mas também é publicidade para o seu trabalho. E então, que tal começar como um fotógrafo independente?

Para resumir:

  • Para tirar fotografias profissionalmente, é preciso ter o equipamento apropriado: câmera SLR, lentes, mas também computador, softwares de edição e de calibragem de monitor.
  • Se especializar em algum tema é obrigatório! Mesmo se você fizer outro trabalho para pagar suas maiores despesas, divulgue apenas a sua especialidade.
  • Criatividade, paciência, adaptabilidade e relacionamento são as principais qualidades de um fotógrafo profissional.
  • Saiba como se vender: site, redes sociais, banco de imagens …
  • Esteja presente em todos os lugares para ganhar seus clientes rapidamente.

Existem muitas formações de fotografia que podem ajudá-lo a começar sua carreira!

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar