Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos de gastronomia na capital paulista

De Camila, publicado dia 17/04/2018 Blog > Artes e Lazer > Culinária > Aulas de culinária em São Paulo

“Eu cozinho. Adoro cozinhar. Gosto de receber em minha casa gente que gosta de comer. Capricho sempre.
Sempre à mesa, sempre reuniões na cozinha.”
Cássia, aluna do chef ex-aluna do chef Laurent Suaudeau.

Pode confessar: se você está lendo esta matéria, então provavelmente se identificou com a citação da (ex) aluna de culinária acima, não é mesmo?

Na grande capital paulista, você é daqueles que se dedica – ou se esforça – para manter esta paixão pela cozinha acesa e atualizada?

Para ficar por dentro das tendências culinárias, ou simplesmente para aprimorar o que você já sabe, nada melhor do que se lançar na aventura de fazer um curso de gastronomia.

Seja você total amador, um conhecedor intermediário ou um expert no assunto, a cidade de São Paulo possui aulas de culinária que podem te dar aquela mãozinha para desenvolver ainda mais seus conhecimentos na arte de cozinhar.

O território brasileiro está cheio de aulas de gastronomia para todos os gostos!

Confira algumas dicas de locais onde você pode fazer cursos de culinária em SP.

Para iniciantes

Senac

O Senac é conhecido e reputado em todo o território brasileiro, e isso inclui suas aulas de gastronomia.

Estão muito enganados aqueles que pensam que nele só são oferecidos cursos profissionalizantes, pois no Senac também encontramos vários cursos livres, como o de iniciação à culinária.

A carga horária da formação é de 15 horas e nele o aluno é apresentado a:

  • principais utensílios de cozinha
  • princípios da higiene na manipulação de ingredientes,
  • padrões de pesos e medidas
  • padrões de seleção e conservação de alimentos
  • métodos de cocção, dentre outros aspectos básicos.

Tais conhecimentos podem ser colocados em prática a partir de um receituário definido para desenvolver as habilidades de quem está começando.

A capital paulista possui várias unidades do Senac. A melhor maneira de escolher aquela que se adapta melhor às suas necessidades é consultando o site oficial da instituição.

Confira algumas dicas de locais onde você pode fazer cursos de culinária em BH.

São Paulo tem muitas ofertas de aulas de gastronomia. Dentro desta super metrópole, o que não faltam são cursos de culinária!

Se você busca por curso de confeitaria, confira os anúncios do Superprof.

Receitaria Escola Gourmet

A Receitaria oferece uma grande gama de cursos recreativos e de preparações rápidas para os amantes da cozinha. Suas aulas são destinadas àqueles que desejam melhorar suas habilidades culinárias, mas se sentem intimidados quando à frente do fogão.

Independente do nível de habilidade e conhecimento do aluno, ele consegue, durante os cursos, reproduzir deliciosos e lindos pratos elaborados pelos melhores chefs do Brasil.

O curso para total iniciante tem duração de 04 aulas, com 3h30 cada sessão, totalizando 14 horas.

Ao final do curso, o aluno recebe o Certificado de Conclusão da Receitaria Escola Gourmet!

Se você se considera um “zero à esquerda” na cozinha, então não tenha medo de se juntar a esta turma, pois elas são indicadas para quem não sabe nem segurar uma faca ou não tem ideia de como se opera uma panela de pressão!

Ele é oferecido tanto na parte da manhã como na parte da tarde. A inscrição pode ser feita no site da escola.

Preparamos uma breve lista que pode te ajudar na missão de encontrar o curso de culinária ideal na Cidade Maravilhosa para o seu perfil!

Com chefs conhecidos

Laurent Suaudeau

Só de ler o nome já dá para perceber que o chef Laurent Suaudeau é originário do país onde a gastronomia é levada super a sério: a França.

Quando pensamos em chef de cozinha e arte culinária, pensamos logo na nação onde o ratatouille e o confit de canard são os clássicos.

Nascido em Cholet, na França, Suaudeau chegou ao Brasil no início de 1980, com apenas 23 anos, para tomar frente da cozinha do do Le Saint-Honoré, no Hotel Méridien, no Rio de Janeiro.

Na Escola Laurent – como é carinhosamente chamada sua escola -, cada aluno, seja um chef de cozinha, um dono de restaurante ou um cozinheiro iniciante, escolhe os módulos de acordo com seu interesse específico.

Os cursos realizados na parte da manhã geralmente se destinam a profissionais. Mas como querem aprender a fazer as coisas bem feitas, todos, mesmo os amadores, são tratados como profissionais.

Os módulos da escola são abrangentes e envolvem todos os tipos de conhecimento necessários a um cozinheiro.

A boa notícia é que um desconto progressivo é oferecido para aqueles que se interessam em cursar todos os módulos!

A inscrição para os cursos pode ser feita através do site da própria escola.

Espie ainda nossa lista com alguns dos vários cursos de gastronomia ao alcance dos aprendizes da capital gaúcha.

Os cursos de gastronomia possuem foco em todos os níveis de aprendizes. Tanto aspirantes a chef de cozinha quanto amadores podem fazer aulas de culinária em SP.

Nicolau Rosa

O chef brasileiro de descendência italiana possui sua própria escola de culinária e gastronomia na cidade de São Paulo.

Para aqueles que almejam uma mudança radical na área de trabalho através do aprendizado culinário, então Nicolau Rosa pode ser uma boa inspiração, pois começou sua vida profissional bem longe da cozinha: no mercado financeiro.

Assim que decidiu se dedicar à gastronomia, ele frequentou escolas como Le Cordon Bleu, ICIF, Instituto de Gastronomia Espanhola Daniel Garcia, Escola de Hotelaria e Turismo da Universidade de Coimbra, entre outras.

Direcionado a amadores de uma boa cozinha, os cursos da escola de Nicolau Rosa foram desenvolvidos com o foco em alunos iniciantes, gourmets, recém casados, noivos ou ainda solteiros que moram sozinhos e desejam aperfeiçoar suas habilidades culinárias.

Dentre as várias temáticas oferecidas, os aprendizes podem escolher dentre as seguintes aulas:

  • básico para iniciantes I e II
  • intermediário
  • capacitação para chef de cozinha
  • panificação artesanal
  • massas frescas artesanais
  • confeitaria
  • cozinha espanhola
  • cozinha italiana
  • cozinha sem gluten
  • cozinha árabe, etc.

Confira a breve lista que Superprof preparou para os moradores de Fortaleza desejosos em aprender a dominar diversas habilidades gastronômicas.

Com professores particulares

Você sabia que vários professores particulares oferecem aulas de culinária na própria casa do aluno em São Paulo?

Ao contratar profissionais com este perfil, você pode ainda convidar amigos e vizinhos para participarem das sessões com você.

O ponto positivo deste tipo de aula é que o professor pode preparar as sessões de ensino de acordo com o seu perfil, ou seja, com um atendimento personalizado aos seus desejos gastronômicos.

Ficou interessado, mas não faz a menor ideia de onde encontrar tal tipo de serviço?

Então vá correndo no site do Superprof.com.br! Nele você pode encontrar vários chefs e cozinheiros de alto calibre à espera do contato de alunos amantes das artes culinárias. Basta acessar nossa plataforma e escolher aquele que atenda na sua região para ter acesso ao curso de gastronomia que mais se adequa ao que você procura!

Quer um exemplo? Então confira o que alguns dos profissionais que se deslocam até a residência do aluno têm a dizer sobre suas prestações:

Que tal chamar seus vizinhos e amigos para fazer aulas de culinária na sua própria cozinha!? Já pensou aprender a cozinhar na sua própria casa?

Recém formado na academia culinaria de Nice (França) estou aqui pra lhe orientar, você, estudante de gastronomia que sonha ir para a França se especializar ou ter novas experiências, porém não sabe falar francês. Meu método de ensino ultiliza o dia a dia da Gastronomia francesa com a ajuda do vocabulário; método e técnicas de uma cozinha metodologicamente funcional e operacional.” – Antoniel, SP

Aulas individuais / personalizadas e profissionalizantes de culinária italiana com ênfase em massas, molhos, antepastos, risotos e tortas. Aulas totalmente práticas onde o professor é só orientador. Assessoria no pós curso. Aulas orientadas para quem quer empreender ou fazer para seus familiares.” –  Hamilton, SP

Sou especialista em gastronomia brasileira . Todas as aulas são ministradas com material de apoio e insumos de primeira qualidade. Sou autodidata em cozinha, trabalhei com o Chef Henrique Fogaça, entre outros. Estou no ramo de alimentação há mais de 10 anos . Atualmente me dedico a dar aulas e consultorias. Minhas aulas são descontraídas e dinâmicas, feitas para quem quer aprender sobre cozinha de maneira leve e divertida.” – Leonardo, SP

Em São Paulo você também encontra curso de confeitaria!

Faculdades de gastronomia

Anhembi Morumbi

A conhecida escola paulista Anhembi Morumbi oferece um curso tecnológico de gastronomia que pode ser feito em modalidade presencial, semipresencial ou à distância.

Com duração de 4 semestres, os cursos presenciais podem ser feitos nos campus Mooca (Centro) ou Vila Olímpia, nos turnos da manhã, tarde ou noite.

O aluno que pretende seguir os cursos presenciais  precisa ter disponibilidade de tempo para frequentar a universidade regularmente.

O Anhembi Morumbi ainda oferece estrutura curricular com 60% de conteúdo prático, com aulas nas cozinhas pedagógicas e demais estruturas do Centro de Gastronomia. Isso sem falar nas disciplinas online que promovem interação entre alunos e docentes, além de suporte técnico e pedagógico de tutores.

O estágio curricular é obrigatório, pois é através dele que os estudantes vivenciam a realidade da profissão e colocam em prática as técnicas aprendidas durante o curso.

Algumas das matérias da grade curricular são:

  • ciência dos alimentos
  • fundamentos da cozinha profissional
  • história e princípio da gastronomia
  • segurança alimentar
  • planejamento de cardápio e composição de custos
  • cozinha técnica de carnes e aves
  • cozinha técnica de peixes e frutos do mar
  • panificação
  • confeitaria, entre outros.

Dê uma olhada na lista com algumas das várias opções de cursos presentes em Brasília que poderão te ajudar nesta “missão mestre cuca”!

Senac

O Senac de São Paulo oferece dois tipos de curso ligados à gastronomia: tecnologia em gastronomia e bacharelado em nutrição.

Se você quer se especializar ainda mais, então o Senac é o lugar ideal para você fazer suas aulas, pois ele oferece ainda alguns cursos de pós-graduação, com especializações tais como:

Os profissionais podem, inclusive, seguir cursos de especialização em culinária. Para você que cozinha bem e quer seguir carreira, que tal uma pós-graduação em gastronomia?

Cozinha avançada: tecnologias e ciências aplicadas à gastronomia

Este curso tem por objetivo proporcionar ao aluno a reflexão sobre os processos envolvidos no âmbito da gastronomia, bem como a utilização de ferramentas que contribuirão para uma atuação profissional singular.

Por isso, a formação do aluno é sistêmica, integrada e imersiva, de tal forma que aspectos como planejamento, organização, elaboração de cardápio, necessidade de agilidade e padronização, sejam elementos constituintes do processo avaliativo dos alunos.

Cozinha Brasileira

Este curso de pós-graduação propõe o desafio à ideia de que a cozinha brasileira se resume a receitas consideradas típicas. Ela dá ao aluno uma abertura para estudos, pesquisas e percepções atuais.

A proposta é trabalhar a brasilidade com base no amplo conhecimento dos ingredientes, além de técnicas e processos artesanais que os transformam em produtos diferenciados sem que ela perca suas características fundamentais.

E que tal fazer um curso de gastronomia online? No Superprof isso é possível!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar