Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Cursos de gastronomia na capital do Rio Grande do Sul

De Camila, publicado em 18/04/2018 Blog > Artes e Lazer > Culinária > Aulas de culinária no em Porto Alegre

O charque, o churrasco, o arroz de carreteiro… Você adora os pratos tradicionais da culinária gaúcha, mas sempre que deseja degustá-los, precisa se dirigir a um restaurante, pois seus dotes culinários são péssimos?

Então está na hora de você começar a pensar em integrar um curso de cozinha para finalmente dominar os utensílios domésticos desta parte tão importante da casa!

Se você está lendo esta matéria é porque, provavelmente, mora em Porto Alegre é já começou a busca por aulas de culinária na capital.

O problema é que quando não se conhece muito sobre o assunto, às vezes é difícil procurar por referências, pois hoje em dia a internet nos apresenta milhões de opções.

O território brasileiro está cheio de aulas de gastronomia para todos os gostos!

Sempre com o intuito de te ajudar, preparamos uma lista não exaustiva com apenas alguns dos vários cursos de gastronomia ao alcance dos aprendizes da capital gaúcha.

Para iniciantes

Senac

O Senac oferece cursos que totalizam 20 horas de aulas destinados a pessoas que não possuem nenhuma experiência na cozinha.

Eles apresentam técnicas para o preparo de pratos triviais, rápidos e fáceis, perfeitos para quem dá os primeiros passos nas artes culinárias.

As opções de cursos livres são muitas. Abaixo apresentamos apenas algumas dentre as dezenas de cursos, oficinas e workshops disponíveis aos amadores na cozinha:

  • culinária – massas básicas secas e molhos
  • culinária – carnes e molhos
  • culinária sem lactose
  • culinária trivial
  • oficina culinária de bolos e tortas
  • oficina culinária de ceias natalinas
  • oficina culinária de comidinhas do Brasil
  • oficina culinária de pizzas
  • preparo de bolos e tortas
  • culinária – oficina de risoto
  • culinária – oficina de sopas e cremes
  • etc.

AABB

A Confraria de Gourmets da AABB foi criada em 1997 com o objetivo de confraternizar chefs e amadores das artes culinárias em Porto Alegre.

As primeiras aulas ministradas pelo grupo eram comandadas pelos próprios integrantes da Confraria, que se autodenominavam “Aposentados da Cozinha”.

Atualmente os encontros acontecem em uma espaço gourmet dedicado exclusivamente à gastronomia, podendo contar com a presença de até 50 participantes!

Cursos chamados de “rápidos” são oferecidos a cozinheiros amadores, iniciantes e gourmets que desejam aperfeiçoar suas habilidades culinárias.

As aulas variam de temas específicos a cursos completos. Em cada aula, o aluno aprende técnicas especiais para manipular ingredientes e realizar receitas, com demonstrações teóricas e práticas.

Ao final de cada sessão, os aprendizes podem degustar os pratos confeccionados, sempre acompanhados de uma boa bebida.

Confira algumas dicas de locais onde você pode fazer cursos de culinária em BH.

Esta e várias outras técnicas podem ser aprendidas nos cursos de culinária! Você ja se imaginou preparando um prato desses?

Instituto Ling

No Instituto Ling, acredita-se que a arte, o saber e a cultura são manifestações que nutrem e engrandecem o ser humano e colaboram para a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo.

O Instituto foi fundado com o intuito de contribuir para a transformação da sociedade brasileira através de investimentos em educação. Sendo assim, o aprendizado das artes culinárias não poderia ficar de fora do leque de atividades que auxiliam no desenvolvimento do potencial intelectual e empreendedor de jovens talentos.

São muitas as aulas que integram a parte dedicada ao ensino da gastronomia no Instituto. Dentra elas podemos encontrar:

  • culinária infantil
  • aula de tapas
  • cozinha italiana clássica: molhos e ragus
  • cozinhando com especiarias
  • conservas artesanais e antepastos
  • arroz e risotos: técnicas de preparo e saborização com legumes, verduras e carnes
  • jantar cultural: do mediterrâneo ao pacífico
  • degustação orientada de vinhos brancos e espumantes
  • etc.

A lista é constantemente atualizada, pois a maioria dos cursos acontece apenas uma única vez.

Escola do Sabor La Gourmandise

A Escola do Sabor da La Gourmandise oferece cursos isolados com temáticas diversas. As aulas são independentes umas das outras, permitindo ao aluno fazer aquelas que o interessam.

Chefs variados e especializados nos temas de cada sessão encabeçam as aulas, que acontecem no turno da noite.

A maioria dos cursos segue a estrutura de 3 pratos, contendo entrada, prato principal e sobremesa. No entanto, isso pode ser modificado pelo chef do dia, dependendo do tipo de cozinha que será apresentada.

Para se ter uma ideia da diversidade das opções que aparecem pela Escola de Sabores, confira alguns dos cursos que já foram disponibilizados por eles:

  • cozinha tailandesa com o chef Felippe Sica
  • aulas com o chef Mamadou Sène
  • cozinha peruana com o chef Carlos Parede.

A prática é o melhor aliado do aprendizado culinário. Que tal colocar a mão na massa?

Preparamos uma breve lista que pode te ajudar na missão de encontrar o curso de culinária ideal na Cidade Maravilhosa para o seu perfil!

Casa Destemperados

Casa Destemperados é uma plataforma com conteúdos gastronômicos diversos que, além de cursos de culinária, oferece ainda:

  • um site com matérias sobre cozinha
  • Food Trucks que se deslocam até parques, eventos e feiras e apresentam receitas assinadas por grandes chefs
  • aplicativo grátis com muitas dicas gastronômicas
  • organização e divulgação de eventos culinários de naturezas variadas (ex.: restaurante efêmero)
  • programa de rádio “Food+Music” que vai ao ar aos domingos na Itapema.

As aulas oferecidas pelos Destemperados acontecem na Perestroika  e possuem um conceito inovador: elas não ensinam a cozinhar.

Segundo seus criadores, o curso denominado Food Experience não possui um formato tradicional, pois prioriza a experiência e não a culinária. A cada aula são convidados grandes personalidades da cena gastronômica nacional para compartilhar seus olhares e vivências diante o mundo da cozinha com os presentes.

EGAS

O sonho de aprender a cozinhar de maneira informal, simplesmente pelo amor à culinária, ronda o dia a dia de vários brasileiros e, consequentemente, muitos dos habitantes de Porto Alegre.

Com o objetivo de ensinar o aluno a executar diferentes pratos a nível doméstico para a confraternização com amigos e familiares – ou simplesmente para renovar seu cardápio – a EGAS oferece cursos de curta duração que são ministrados em até 4 encontros e divididos por temas específicos.

Ficou curioso? Então veja só algumas das temáticas abordadas em sessões distintas:

  • boteco italiano
  • risotos
  • cozinha brasileira – feijoada
  • técnicas de corte e cocção de carnes
  • cozinha mexicana
  • massas e molhos
  • hambúguer artesanal
  • cremes e sopas
  • tapas e paella
  • massas recheadas coloridas
  • etc.

Cursos de gastronomia são desenvolvidos para todos os níveis e todos os tipos de interesse. Não é preciso ter a pretensão de ser um grande chef para começar a fazer cursos de culinária.

Confira algumas dicas de locais onde você pode fazer cursos de culinária em SP.

Com professores particulares

Já passou pela sua cabeça ter um professor de culinária só para você? Um chef que vá na sua casa e te ensina a cozinhar na sua própria cozinha, com todos aqueles utensílios que você comprou ou ganhou, mas nunca soube muito bem como manejá-los?

Parece um sonho, mas isso é super possível: basta contratar um professor particular de gastronomia ao invés de se inscrever em uma escola de cozinha para iniciantes!

Isso sem falar que você ainda pode convidar amigos e vizinhos para participarem das sessões de aprendizado na sua casa!

Outro ponto positivo deste tipo de aula é que o profissional prepara o curso de acordo com o seu perfil, ou seja, com um atendimento personalizado aos seus desejos gastronômicos.

Ficou interessado, mas não faz a menor ideia de onde encontrar tal tipo de serviço?

Superprof.com.br está aqui para te dar aquela mão amiga! Ao se dirigir à nossa plataforma, você só precisa buscar por “culinária” e “Porto Alegre” para se deleitar com o monte de opções que aparecerão na sua tela.

Você vai encontrar vários chefs e cozinheiros de alto calibre à espera do contato de alunos amantes das artes culinárias. Basta acessar nossa plataforma e escolher aquele que atenda na sua região!

Quer um exemplo? Então confira o que alguns dos profissionais que se deslocam até a residência do aluno na capital gaúcha têm a dizer sobre eles e suas sessões de ensino:

Professor de gastronomia com 20 anos de experiência Senai e Senac de aula de técnicas de cozinha. Minhas aulas são destinadas a qualquer pessoa que seja encantada pela gastronomia, desde quem apenas gosta de cozinhar e quer tirar dúvidas sobre receitas que pretenda executar, até alunos de cursos técnicos ou de graduação que necessitem de reforço teórico ou prático sobre técnicas de gastronomia. Eu baseio minhas aulas em competências técnicas, que são formadas pelo conhecimento, habilidades e atitudes.” – Marcus, POA

Disponível para aulas de Gastronomia Vegana, Vegetariana, Raw. Cozinha japonesa e italiana! Formada em Gastronomia pela Universidade Federal de Pelotas. Com experiência em restaurantes de cozinhas do mundo, japonesa, italiana, indiana, raw food e plant based, vegetariana, vegana. Aulas 100% práticas a domicílio, com receitas impressas. Práticas, fáceis e divertidas! Aprenda cozinhando e provando!“- Angélica, POA

Aulas de Culinária em Porto Alegre – Técnicas básicas e foco em receitas. Você pode escolher iniciar o aprendizado da cozinha por técnicas básicas, preparos básicos, como massas e molhos ou focar em receitas específicas do seu interesse. As aulas ocorrem na cozinha da residência do aluno, a fim de que ele se sinta confortável com suas ferramentas.” – Luísa, POA

Confira a breve lista que Superprof preparou para os moradores de Fortaleza desejosos em aprender a dominar diversas habilidades gastronômicas.

Nada melhor do que aprender a cozinhar no conforto da sua casa! Os professores particulares de culinária são uma ótima opção para aqueles que não podem se deslocar até as escolas.

Cursos profissionalizantes

EGAS

Além de cursos rápidos voltados para amadores – e amantes – de uma boa gastronomia e todas as técnicas envolvidas na preparação de receitas, a Escola de Gastronomia Aires Scavone oferece ainda uma formação profissionalizante na área.

Várias especialidades podem ser escolhidas por aqueles que pretendem se lançar nos estudos a fim de seguir uma carreira profissional no mundo das artes culinárias.

Os cursos profissionalizantes oferecidos pela EGAS são:

  • gastronomia funcional
  • pizza profissional
  • cozinheiro
  • gestão de bares e restaurantes
  • alta gastronomia contemporânea
  • mestre em harmonização
  • alta gastronomia clássica
  • gastronomia asiática
  • master em alta gastronomia
  • gastronomia funcional – ciclos de vida
  • cozinheiro avançado
  • gastronomia para eventos.

Depois de tantas opções, agora você não tem mais desculpas para adiar o início daquela tão sonhada aula de culinária!

Dê uma olhada na lista com algumas das várias opções de cursos presentes em Brasília que poderão te ajudar nesta “missão mestre cuca”!

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar