Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Aulas de cozinha na capital mineira

De Camila, publicado em 17/04/2018 Blog > Artes e Lazer > Culinária > Curso de culinária em Belo Horizonte

Apesar de BH ser conhecida como a capital dos botecos, aqui também temos restaurantes de altíssimo nível, preparados para receber turistas do mundo inteiro
Ivo Faria, chef do restaurante Vecchio Sogno em BH

Você é amador de uma boa cozinha, mas na hora de preparar seus pratos favoritos, se considera um zero à esquerda?

Você adora cozinhar em casa, já fez alguns cursos de culinária básicos e agora deseja ganhar mais desenvoltura para preparar pratos mais complexos?

Você domina a arte culinária dentro da sua casa e sonha em virar um profissional do ramo e, quem sabe, até mesmo um chef?

Seja qual for o seu objetivo diante do forno, fogão, eletrodomésticos e ingredientes presentes na cozinha, existe em Belo Horizonte a solução ideal para você conseguir alcançar a tão sonhada  e almejada habilidade culinária.

Seja você total amador, um conhecedor intermediário ou um expert em gastronomia, a capital mineira oferece cursos que poderão te dar aquela mãozinha para desenvolver ainda mais seus conhecimentos na arte de cozinhar.

Confira algumas dicas de locais onde você pode fazer cursos de culinária em BH.

Para iniciantes

Espaço Júlia Martins

A chef Júlia Martins oferece aulas para iniciantes e amantes da culinária em seu espaço gastronômico.

A profissional da cozinha define o cardápio e o aluno escolhe o dia que gostaria de participar.

Ideal para quem quer aprender novas receitas e conhecer outras pessoas que também amam cozinhar!

A programação é sempre divulgada no primeiro dia do mês e corresponde ao mês seguinte.

O endereço é enviado de maneira privada aos alunos inscritos e o contato direto com o espaço pode ser feito através do telefone (31) 99555-2121

Centro Culinário por Eduardo Maya

Quando o assunto é gastronomia em BH, é difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido o nome de Eduardo Maya.

Formado em catering pela famosa Cordon Bleu, em Paris, e autodidata na arte das panelas, Eduardo Maya é o responsável para  criação do famoso Comida di Buteco na capital mineira.

Todos os seus projetos ganham forma no seu centro culinário, onde são oferecidos cursos divididos em vários módulos.

Iniciantes interessados em culinária básica ou amadores avançados desejosos em aprender mais sobre a cozinha contemporânea: todos eles possuem seu lugar nas diversas turmas que frequentam o centro.

Em dez sessões, turmas de até 14 alunos recebem aulas teóricas e participam de um jantar com, no mínimo, três pratos.

O Centro Culinário Eduardo Maya fica na rua Antônio de Albuquerque, 626, loja 1, Savassi. O telefone para contato é o (31) 3287-6028.

Nada como fazer aula com quem entende no assunto. Prepare seu caderninho de notas na hora das aulas de culinária!

Mercado Central

O Mercado Central, em parceria com a Nestlé, oferece cursos de gastronomia de alto nível inteiramente gratuitos. As aulas são direcionadas para alunos que se interessem em aprender técnicas e receitas de pratos elaborados para montarem ou aprimorarem seus negócios nesta área.

Centro Culinário ou Cozinha Escola disponibiliza todos os ingredientes gratuitamente, além de possuir um pessoal de apoio para que as aulas aconteçam sem custo aos interessados.

Amadores que não possuem objetivos profissionais também podem integrar as turmas, coordenadas pelo prestigiado chef Eduardo Maya.

O Centro Culinário Nestlé Mercado Central funciona de segunda à sexta, de 9:00 às 13:00 e de 14:00 às 17:30 e aos sábados de 9:00 às 13:00.

Ele se encontra na avenida Augusto de Lima, 744, Centro e o telefone é o (31) 2127-4336

Senac

O Senac MG oferece um curso de graduação tecnológica em Gastronomia com duração de 2 anos.

A formação proporciona ao aluno conceber, planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias, atuando nas diferentes fases dos serviços de alimentação.

O aluno termina o curso pronto para se tornar um profissional com competências para atuar em diversos estabelecimentos, como empresas de hospedagem, restaurantes, clubes, bufês, etc.

O técnico em gastronomia aprende ainda conteúdos como a história dos alimentos, os aspectos culturais da gastronomia em diversos países, a ciência dos ingredientes.

O curso no Campus Belo Horizonte do Senac nos turnos da manhã (7:50 à 11:30) ou da noite (19:00 à 22:40). Ele fica na rua Guajajaras, 40, 15º e 16º andares, Centro. Os telefones para contato são (31) 3048-9414 e 3048-9447.

Um curso tecnológico ensina muito mais do que simplesmente a cozinhar. Alunos de cursos técnicos aprendem também a gerenciar restaurantes.

Com chefs conhecidos

Chácara Chiari

O chef Carlos Chiari entusiasmou-se com o aprendizado das  técnicas da preparação do prosciutto crudo, que aconteceu através de uma amiga italiana descendente de produtores de presunto.

Empolgado com a descoberta, ele foi para a Itália com o objetivo de aperfeiçoar seus conhecimentos culinários ligados à especiaria.

Atualmente, além de estar à frente de um dos buffets mais conhecidos da capital mineira, ele ainda oferece cursos que ensinam, através de uma visita guiada, todas as técnicas e informações sobre a produção dos famosos embutidos italianos.

As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, às 19:00 na rua Vital Brasil, 500, Liberdade. O telefone de contato com Carlos Chiari é o (31) 3427-1006.

Chef Ivo Faria

Ivo Faria é, sem dúvidas, um dos mais conhecidos chefs da capital mineira. Há mais de duas décadas ele se encontra à frente da cozinha do famoso restaurante Vecchio Sogno.

Sua rica trajetória permitiu que, em 1995, ele trouxesse para Belo Horizonte um novo conceito em restaurantes: uma casa em que a cozinha é chefiada pelo próprio dono do estabelecimento.

Eleito por mais de dez vezes como chef do ano em BH, ele se tornou referência gastronômica na capital.

Semanalmente, ele promove em seu restaurante concorridas aulas para turmas de até 10 alunos.

No menu, o aprendizado da arte da culinária franco-italiana com atenção especial aos produtos brasileiros, que surgem em receitas de combinações delicadas e harmônicas.

Os cursos acontecem no bairro Santo Agostinho, na rua Martim de Carvalho, 75. O telefone para contato é o (31) 3292-5251.

Anna Lúcia Gourmet

Formada na prestigiada escola francesa Cordon Bleu em Paris, Anna Lúcia Dantas Paulino dá aulas de gastronomia há vários anos na capital mineira.

Com base na escola francesa, a chef oferece cursos de introdução a técnicas básicas da arte culinária, assim como aulas de aperfeiçoamento para aqueles que já dominam os principais fundamentos da cozinha.

Além de pratos simples para os iniciantes e mais elaborados para os amadores, Anna Lúcia Dantas oferece ainda aulas temáticas, contendo como foco, por exemplo, crepes, cremes e enologia.

As turmas são constituídas de no máximo 12 alunos, e as aulas são finalizadas com um delicioso jantar.

Para maiores informações, como endereço das aulas e valores, o melhor é fazer contato pelo telefone (31) 3221-8161.

Os crepes fazem parte de uma das aulas temáticas da professora Anna Lúcia. Alguns professores oferecem aulas temáticas, ensinando os alunos a fazerem, por exemplo, crepes.

Com professores particulares

Você já pensou na possibilidade de fazer aulas de culinária com um profissional dentro da sua própria casa?

Vários professores particulares oferecem este tipo de serviço em Belo Horizonte.

Ao contratar profissionais com este perfil, você pode ainda convidar amigos e vizinhos para participarem das sessões com você.

O ponto positivo deste tipo de aula é que o professor pode preparar as aulas de acordo com o os pratos que você deseja aprender, ou seja, com um atendimento personalizado aos seus desejos gastronômicos.

Ficou interessado, mas não faz a menor ideia de onde encontrar tal tipo de profissional?

O Superprof.com.br está aqui para te ajudar. Existem vários chefs e cozinheiros de alto calibre disponíveis em nosso site à espera do contato de alunos amantes das artes culinárias. Basta acessar nossa plataforma e escolher aquele que atenda na sua região!

Faculdades de gastronomia

Faculdade Estácio de Sá

A Faculdade Estácio de Sá oferece um Bacharelado em Gastronomia com foco em formar o aluno para exercer funções no mercado de trabalho.

O curso superior de Gastronomia visa à capacitação do aluno, assim como ao desenvolvimento de habilidades dentro da área ao longo dos 4 anos de formação.

Ao se formar, caso seja de seu interesse, o especialista gastronômico pode, além de cozinhar profissionalmente, ministrar aulas no Ensino Superior. Para tal, no entanto, é preciso que ele possua ainda uma pós-graduação.

Centro Universitário Una

O curso de graduação em Gastronomia do Centro Universitário Una em Belo Horizonte está situado no Campus da Praça da Liberdade.

Ele tem como objetivo proporcionar ao futuro profissional a capacidade de compreender e transformar as realidades organizacionais, sempre atentos na evolução da vida cultural, social e econômica regionais, nacionais e internacionais, podendo então prever as consequências dos impactos do desenvolvimento do setor gastronômico.

O curso visa ainda formar cidadãos aptos a atuar profissionalmente em empresas do ramo de alimentação e/ou a empreender seus próprios negócios no mercado de alimentos e bebidas, de forma responsável e sustentável.

O curso de Gastronomia da Una possui caráter técnico e tem duração de 2 anos.

 Faculdade Pitágoras

O curso de Gastronomia da Faculdade Pitágoras possui igualmente caráter tecnólogo. Com aulas presenciais, o aluno precisa seguir várias matérias durante os 4 semestres de aprendizado, tais como:

  • administração aplicada à gastronomia
  • confeitaria
  • cozinha brasileira
  • cozinha fria
  • cozinha internacional
  • cozinha nutricional
  • cozinha oriental
  • enologia e enogastronomia
  • história da alimentação e da gastronomia brasileira
  • história e cultura da gastronomia internacional e oriental
  • planejamento de cardápio, etc.

Os cursos técnicos de gastronomia também ensinam o aprendiz a criar cardápios. Desenvolver um menu não é assim tão fácil quanto parece.

Com foco especial

Chef Patricia Pádua

Além de chef, Patrícia Pádua, além de cozinheira de mão cheia, é ainda terapeuta ayurveda e aromaterapia e professora de yoga hatha vinyasa.

Sua cozinha é especializada em Culinária Natural, assim como seus cursos. Ela oferece aulas focadas ainda em Culinária Funcional.

Alguns exemplos de assuntos abordados na hora de desenvolver as receitas ensinadas são:

  • culinária Low Carb (com baixo teor de carboidratos)
  • laticínios veganos (leites, queijos fermentados, iogurtes e cheesecake veganos com ingredientes substitutos)

A chef Patrícia Pádua pode ser contactada através do telefone (031) 99702-0703

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar