Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Dicas para você mesmo fazer a afinação do seu piano

De Fernanda, publicado em 10/10/2017 Blog > Música > Piano > Como afinar um piano?

“Um ator é como um piano. Ele precisa estar bem afinado, mas não o pressione demais”, Monica Bellucci.

Se você tem um piano ou um piano de cauda, ​​afinar o instrumento é uma tarefa impossível se você não tiver o equipamento adequado e não tomar os cuidados necessários.

Depois de comprar o seu piano, você geralmente não pensa nos fatores que vão fazê-lo desafinar: a umidade, as variações de temperatura, os deslocamentos, o tempo (este instrumento musical desafina rapidamente, é preciso afiná-lo pelo menos uma vez por ano).

E é comum dizer ao aprendiz que para afinar um piano é necessário chamar um profissional, um técnico chamado afinador de piano.

No entanto, realizar esta tarefa por si só está ao alcance de todos, mas será complicado para os pianistas novatos que não possuem treinamento musical anterior.

De fato, afinar exige tempo, paciência, agilidade, prática, boas ferramentas e, acima de tudo, um ouvido absoluto.

Neste artigo, a equipe do Superprof oferece a vocês, aprendizes do piano, as informações necessárias para que consigam afinar o instrumentos sozinhos!

Marcela

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

É necessário recorrer a um afinador de piano?

Na era da Web 2.0, a necessidade de contratar um profissional especialista, em qualquer área, torna-se cada vez menos obrigatória.

Porque você pode estudar (e tentar fazer) tudo graças aos tutoriais, vídeos e sites especializados disponíveis na internet. Você pode aprender tudo online e de graça: inglês, chinês, árabe, gastronomia, tricô, yoga, encanamento, mecânica, etc…

Qual a manutenção necessária ao piano? Será que é possível afinar seu piano em casa?

Na tela, também encontramos vários métodos disponíveis para os estudantes de piano conseguirem afinar o seu próprio instrumento.

No entanto, isso requer no mínimo um ouvido absoluto, um bom conhecimento de harmonia, das oitavas e dos acordes de um piano acústico, e até mesmo um pouco de prática.

Na verdade, regular seu próprio piano sozinho é mais um desafio pessoal do que uma economia no orçamento, pois o investimento pessoal será mais importante do que solicitar os serviços de um especialista.

Será necessário comprar as ferramentas apropriadas, e elas não são nem um pouco baratas.

Além disso, um custo intangível deve ser contabilizado: o tempo gasto para afinar as 220 cordas e 88 notas do piano!

O pianista iniciante que deseja começar a afinar um piano como autodidata certamente irá gastar, no mínimo, umas boas três horas, porque ele precisa conhecer o intervalo das notas e a teoria musical – acordes menores e maiores, primeiro e terceiro grau, nota fundamental, terça, quinta, nona, e assim por diante. – Haja conteúdo, caramba!

Os professores de piano vão adorar essa dica: se for chamar um profissional, por que não pedir ao afinador de piano que compartilhe um pouco dos seus valiosos conhecimentos, como numa aula de teclado ou piano? 😉

Quais ferramentas necessárias para afinar um piano?

Nós não afinamos um piano do mesmo jeito que afinamos um violão: o piano tem 220 cordas para 88 teclas, enquanto um violão tem apenas seis, doze no máximo (violão de doze cordas) …

Para encarar o desafio, procure a loja de música mais próxima e compre o equipamento de afinação especializado.

Atenção: nunca utilize ferramentas caseiras!

Não afine o instrumento com notas falsas. Para afinar um piano, o diapasão é essencial para encontrar o Lá!

Usar uma chave de fenda inadequada pode danificar seriamente a mecânica e as cravelhas do instrumento.

Aqui estão as ferramentas que você deve adquirir na loja de música para afinar seu piano quando você for pianista iniciante:

  • Uma ferramenta intangível e crucial: o tempo! Manusear as cravelhas requer uma atenção especial;
  • Um afinador eletrônico: melhor do que um diapasão, o afinador eletrônico dá uma frequência perfeita em A440,
  • Um diapasão,
  • Uma chave de afinação com ponta e diâmetro correspondentes às cravelhas do piano (quadrada, retangular ou estrela). Existem também diferentes medidas de cravelhas, certifique-se que adquire a medida correta de cabeça da chave de afinação.
  • Surdinas de plástico, cunhas ou tiras de feltro ou de borracha: para silenciar as cordas das demais notas vizinhas durante a afinação,
  • Uma boa fonte de luz para iluminar as muitas sombras do interior do piano.

Saiba que as ferramentas de afinação são difíceis de encontrar. Muitas vezes leva tempo encomendá-las.

Quando todos esses acessórios estiverem reunidos, você estará pronto para começar… ou não! É preciso ainda preparar o trabalho para afinar seu piano.

Descubra também como fazer improvisação no piano

Que precauções devem ser tomadas ao ajustar um piano?

Para conseguir afinar corretamente, uma série de precauções devem ser tomadas e seguidas rigorosamente para não se ferir, não danificar as cravelhas, o mecanismo ou as cordas do seu piano.

Aqui estão algumas delas:

  • Proteja seu piano da luz solar, da umidade ou de uma fonte de calor, como um aquecedor,
  • Esvazie a sala, feche as portas e as janelas: não deve haver ninguém ao redor, o menor ruído possível, sem distração perturbando a concentração,
  • Use luvas para evitar lesões: algumas partes metálicas da caixa e do quadro do piano podem ser afiadas e até cortar,
  • Faça uma preparação antes de iniciar a afinação: coloque os cunhas ou tiras de feltro entre as cordas, observe os mecanismos,
  • Não estique as cordas demais: é raro uma corda se romper, mas pode acontecer em um piano antigo; se muita tensão for dada à corda, ela pode quebrar e causar lesões sérias,
  • Tenha cuidado para não danificar martelos, cravelhas, feltros e mecânica,
  • Seja cuidadoso e concentrado: movimentos repentinos podem ser contraproducentes; querer ir rápido demais pode fazer com que você afine mal uma corda ou outra (Lá bemol em vez de bequadro).
  • Saiba como girar as cravelhas: para a direita, você aumenta o tom. Para a esquerda, diminui,
  • Não confunda as cordas.

Mas por que tomar todas essas precauções?

Se não se sentir completamente seguro do que está fazendo, não afine o seu piano por conta própria e contrate um afinador experiente. Antes de qualquer coisa, afine com cuidado.

Além disso, não é porque você tem conhecimento e as  ferramentas necessárias que pode dispensar um profissional. Você também ajuda a valorizar a importância deste segmento.

Para descobrir também: os melhores livros de metodologia de ensino de piano…

Afinando um piano em poucos passos

Agora que você tem tudo que precisa para regular um piano, é hora de começar!

Aqui estão 10 passos para afinar um piano:

  • Aperte o pedal de ressonância “sustain” (o do lado direito, o pedal que levanta todos os abafadores de uma vez) e repita a operação antes de colocar cada cunha entre as cordas,
  • Coloque duas cunhas ou um grampo de plástico para abafar as cordas adjacentes,
  • Comece afinando o Lá central do instrumento, o A440,
  • Gire as cravelhas em um movimento seco, mas lento (cuidado: os movimentos serão sempre minúsculos, quase nem se pode falar em rodar a cravelha)
  • Reproduza a nota desejada soltando o pedal de ressonância “sustain” (para evitar que as outras cordas vibrem e entrem em harmonia),
  • Identifique o tom usando o afinador eletrônico: a nota está muito alta ou muito baixa?
  • Desta forma, afine todas as notas da oitava do meio, no centro do teclado,
  • Mude para a oitava superior, depois para a oitava inferior,
  • Para comparar as notas afinadas de uma oitava para a outra: mi grave e mi agudo não podem emitir mi grave e fá ou sol agudo,
  • Afine as oitavas seguintes de ouvido.

Algumas dicas para a afinação:

Antes de esticar uma corda para modificar o tom de uma nota, relaxe a corda um pouco: se por acaso você errar de corda, não corre o risco de romper pela tensão excessiva!

Pressionar fortemente a tecla congela a afinação: uma reprodução muito suave irá desafinar o instrumento logo que um pianista tocar a primeira tecla.

Alguns especialistas dizem que você deve afinar o seu piano uma vez por trimestre, cerca de quatro vezes por ano.

Outros defendem a afinação de uma ou duas cordas a cada dois meses.

De qualquer forma, uma coisa é certa: a meticulosidade é a chave para ter uma tessitura perfeita e adquirir uma afinação exata!

Descubra também como aprender piano se você for adulto ou como encontrar boas aulas de teclado para iniciantes.

Quais as condições necessárias para afinar seu piano.Muita atenção na hora de cuidar do seu instrumento! Afinação não é brincadeira!

É possível estourar uma corda de piano?

Estourar uma corda de piano acontece raramente, mas é possível. E isso pode acontecer em um piano antigo, caso sua corda estiver muito gasta.

Se a cravelha foi girada muito para a direita, então a corda, muito apertada, pode estourar. A tensão é então tão forte que existe o risco de ferir a mão ou o rosto do afinador.

Muito cuidado!

Antes de isso acontecer, não pense duas vezes e confie o instrumento a um afinador de piano.

Para aqueles que querem continuar com a aventura autodidata até o fim, também é possível aprender a trocar uma corda na internet.

Quer uma boa aula de teclado em São Paulo e redondezas? Pois está no lugar certo!

Mas é um trabalho delicado e longo.

E do mesmo jeito que com um violão, você vai ter um instrumento que desafina completamente em poucos segundos depois de trocar as cordas. Para manter o acorde, a melhor solução é tocar, tocar e tocar.

Descubra também como aprender o piano depressa…

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
Ordem:   Mas recentes | Mais antigos | Mais populares
Moura
Convidado
Moura

Estou querendo saber mais sobre afinação de piano. Acho que devo começar a procurar as ferramentas necessárias, certo?

Isaacks Kastersky
Convidado
Isaacks Kastersky

Pra começar afinar um piano vc precisará de uma chave de afinar piano (cravo), um diapasão 440hz, e treinar bem o ouvido, existem alguns exercícios pra isso e temos hoje grátis na Google Play store; Apps como o (Easy Piano Tuner) que facilitam muito o processo de afinação, mesmo sem experiência poderá afinar um piano, demora mais que um profissional; claro, mas conseguirá ter resultados impressionantes com as ferramentas certas, espero ter ajudado.
Isaacks Kastersky (Afinador de Piano)

Isaacks Kastersky
Convidado
Isaacks Kastersky

Afinador de piano em Brasília e aulas de afinação particulares em Brasília DF ou outros estados; manda um zap pra – (61)98144-6450 “Isaacks Kastersky SA”
CNPJ: 29.489.269/0001-65