Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra onde encontrar orientação profissional nas instituições de Ensino Superior em São Paulo e região metropolitana

De Fernanda, publicado dia 26/03/2018 Blog > Apoio Escolar > Orientação Vocacional > Orientação Vocacional em SP: universidades

Um dos períodos mais delicados da vida de um jovem é o momento em que ele precisa tomar uma decisão sobre seu curso superior e – consequentemente – fazer a escolha da sua profissão. Mas nem tudo deve ser encarado como drama. Atualmente, quase todas as instituições de ensino superior oferecem um serviço especializado para jovens e adolescentes que buscam orientação profissional.

São Paulo é a cidade onde os negócios acontecem. Megalópole empresarial, é o lugar de referência no país quando o assunto é carreira. Atrai pessoas de todo o Brasil em busca de emprego e agrega oportunidades em todos os setores e áreas de conhecimento.

Além disso, Sp também reune universidades bem conceituadas no país e no mundo. E muitas delas possuem núcleos especializados em orientação vocacional e psicológica, cujo objetivo principal é orientar, capacitar e favorecer a integração de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de onde você encontra esse tipo de atendimento na capital paulista e na região metropolitana.

Universidade de São Paulo

Onde encontrar apoio vocacional em SP. São Paulo é sinônimo de agito cultural mas também de formação e carreiras. E você, já sabe o que escolher?

A Universidade de São Paulo (USP) é a maior instituição de Ensino Superior e de pesquisa do Brasil e uma das maiores do mundo. É reconhecida pela busca de excelência no ensino, na pesquisa, na extensão universitária e pela contribuição para os avanços da ciência e da tecnologia no país, além de exercer um papel de vanguarda no pensamento crítico brasileiro. A USP é responsável por 28% da produção científica nacional; na América Latina, é a primeira colocada em produtividade em pesquisa e a 19ª no ranking mundial segundo dados do SIR World Report 2010, da SCImago Research Group.

É uma universidade pública e gratuita, com acesso aberto aos alunos que cursaram o Ensino Médio na rede pública ou particular e que foram selecionados pelo vestibular realizado pela FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular), um dos mais concorridos do país. Deste modo, o vestibular tem por objetivo a seleção de candidatos à matrícula em, aproximadamente, 11 mil vagas distribuídas nos cursos de graduação da USP.

Abrangendo todas as áreas da atividade humana, a USP oferece 874 cursos regulares. São 247 cursos de graduação (incluindo habilitações), com mais de 9.600 disciplinas ministradas, formando aproximadamente 7.400 alunos por ano. Sua pós-graduação, com 239 programas e 627 cursos oferecidos, é referência internacional na geração de ciência e tecnologia.

As oportunidades que a USP oferece aos seus alunos são inúmeras, o que permite a formação de profissionais capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Além de bolsas, ampla infraestrutura e grandes especialistas nas diversas áreas do saber, a universidade possui diversos programas de estágio e de intercâmbio internacional com importantes empresas e instituições.

Atendimento em Orientação Vocacional e Profissional

O Instituto de Psicologia da USP promove o serviço de orientação profissional. É gratuito e destinado a pessoas, a partir de 14 anos de idade, que buscam orientação para suas carreiras. São pessoas que estão em dúvida quanto à melhor faculdade ou curso técnico, procurando desenvolver um novo projeto profissional ou outras atividades ocupacionais.

As inscrições ocorrem  todas as sextas-feiras no horário das 11h00 às 16h00, de março a junho.

Há um limite de 30 vagas por dia de inscrição e o interessado deve comparecer pessoalmente, pois ele participará de uma primeira entrevista no próprio dia de inscrição.

Geralmente o público atendido pode ser:

Estudantes de 8ª série e 9ª séries
Para quem está no final do ensino fundamental e começa a preocupação sobre como ingressar no mercado de trabalho, ou questões sobre qual curso técnico seguir.

Estudantes de Ensino Médio
Atendimento voltado para quem está concluindo o ensino médio, e necessita desenvolver um novo projeto profissional, escolhendo um curso superior ou buscando outras alternativas para ingresso no mercado de trabalho.

Reescolha
Voltado para estudantes universitários que já fizeram a escolha por um curso superior, mas que estão abandonando esta opção e buscam uma nova alternativa. Voltado também para quem está concluindo o curso e quer questionar sua escolha, ou pensar em formas para ingressar no mercado de trabalho.

Orientação de Carreira
Destinado a quem já possui uma profissão mas passa por um momento de saturação, sem perspectivas de desenvolvimento, ou que estejam desempregadas, aposentadas procurando desenvolver um novo projeto.

Núcleo de Orientação Profissional – NOP
Atendimento destinado para alunos regularmente matriculados na Universidade de São Paulo, tanto de graduação quanto de pós-graduação.

Palestras
Entre as atividades realizadas pelo Serviço de Orientação Profissional estão as palestras feitas em colégios e empresas públicas, visando atender às populações anteriormente descritas, caso esteja interessado escreva para nós e analisaremos a solicitação.

Programa “USP e as Profissões”

É um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da Universidade de São Paulo (USP) e tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional.

O programa compreende três eixos de ações:

  • o catálogo USP e as Profissões (nas versões impressa e on-line);
  • as Feiras de Profissões, realizadas duas vezes por ano, uma no campus da capital e outra, em sistema de rodízio, em um dos campi do interior;
  • as visitas monitoradas às Escolas, Faculdades, Institutos, Museus e Órgãos da USP.

Dessa forma, o programa oferece aos pré-vestibulandos diversas oportunidades de acesso às informações necessárias à escolha mais consciente da área de formação dentre aquelas existentes na USP, permitindo, também, a redução do índice de evasão na Universidade.

No começo do ano é divulgado o calendário das atividades, que vão de março a novembro. As inscrições são gratuitas e efetuadas online. As vagas são limitadas, portanto, é necessário observar os períodos de inscrições.

Nessas visitas, é dada uma visão geral dos cursos oferecidos pelas Unidades. Alunos de graduação, pós-graduação, docentes e funcionários expõem suas opiniões não apenas a respeito dos cursos, mas também sobre a Unidade de Ensino a que pertencem, mostrando as diferentes atividades que nela se desenvolvem, tais como cursos de extensão, prestação de serviços à comunidade, promoção de eventos culturais, científicos, tecnológicos e esportivos. Os visitantes conhecem salas de aula, laboratórios e toda a infraestrutura disponível para a formação dos alunos.

Informações sobre inscrições, prazos, e outras, estão no site do Programa ou entrando em contato com a Divisão de Ação Cultural da PRCEU.

Aconselhamento vocacional via web. Por que consultar um especialista em orientação vocacional online?

Você tem entre 14 e 24 anos, é estudante e deseja trabalhar em uma grande empresa? Descubra como você pode se tornar um aprendiz!

PUC-SP – Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”  

A Clínica propõe vários serviços, entre eles:

1. Orientação Vocacional, cujos objetivos são:

  • Acompanhar o orientando em suas reflexões, de modo que ele possa, no final do processo, ser capaz de tomar uma decisão sobre a profissão a seguir;
  • Compreender as dificuldades que impedem esta decisão;
  • Promover a elaboração das ansiedades e conflitos que envolvem a decisão de uma carreira;
  • Promover informações a respeito das carreiras.

O atendimento é realizado por meio de sessões individuais ou em grupo, dependendo do preparo e do interesse do aprimorando, mas sempre acontecem na clínica “Ana Maria Poppovic”, com os adolescentes que procuram pelo serviço individualmente. O processo ocorre em cerca de 10 atendimentos. Supervisão semanal. Relato semanal dos atendimentos e relatório final dos atendimentos realizados.

2. Orientação Profissional em Grupo:

Tem como proposta auxiliar o jovem a realizar uma escolha profissional consciente, a partir da reflexão sobre si mesmo, do acesso à informação atualizada, da construção de um projeto de futuro.

Objetivos: propiciar uma reflexão sobre o processo de escolha profissional e planejar a continuidade da formação acadêmica, discutindo e trocando ideias sobre os elementos que interferem nas escolhas.
Esse processo procura oferecer ao jovem a oportunidade de desenvolver uma ação crítica e reflexiva, a fim de realizar uma síntese, conhecendo seus medos, incertezas, sonhos, desejos, valores, projetos de vida.

Metodologia: o trabalho é realizado através de um processo dinâmico, de curta duração e em grupo.  A proposta é oferecer um espaço de reflexão e sensibilização para as temáticas relacionadas à escolha profissional. A partir do autoconhecimento, da reflexão sobre o “mundo do trabalho”, pode-se planejar, a continuidade da formação acadêmica e o futuro profissional – construir um “projeto de vida futura”.
O serviço atende jovens das fases conclusivas do Ensino Médio que desejam realizar a sua escolha profissional, certificar-se da escolha feita ou ampliar a informação sobre as profissões.
O trabalho também oferece ao jovem a possibilidade de se informar sobre: cursos de formação técnica, cursos superiores de curta duração (Tecnólogos e Sequenciais) e superiores de longa duração; mercado de trabalho, valor social da profissão.
Grupo de até 20 jovens.
Doze encontros de uma hora e meia de duração.

Rua Monte Alegre, 961, Perdizes, São Paulo
Tel.: (11) 3670-8040

Onde fazer uma avaliação da orientação escolar? Eventos como Universidade de portas abertas é uma boa maneira de ter uma ideia do seu caminho universitário.

E você, já sabe como elaborar um plano de carreira?

Outras Universidades e Faculdades

Serviço-escola de Psicologia do Curso de Psicologia da Universidade Anhembi
Instituição mantenedora: Universidade Anhembi Morumbi
Endereço: R. Casa do Ator, 275 – Vila Olimpia
Telefone: (11) 2790-4561

Clínica Psicológica Universidade Ibirapuera
R. dos Chanés, 563, Moema, São Paulo, CEP 04087-032, tel. (11) 5044-0183
Inscrições: Durante o período letivo.
Valor: R$ 15,00

Uniban – Clínica de Psicologia 
Campo Limpo
Estrada do Campo Limpo, 3.677, São Paulo
Tel.: (11) 5843-4429
Vila Guilherme
Rua Maria Cândida, 1.813 – Vila Guilherme
Tel.: (11) 2967-9035 / 9036
Osasco
Avenida dos Autonomistas, 1.325, Osasco
Tel.: (11) 3699-9046 / 9047
Morumbi
Rua Cancioneiro Popular, 28 – Morumbi
Tel.: (11) 5180-9022

Clínica de Psicologia da Universidade São Francisco
R. Hannemann, 352, Pari, São Paulo, CEP 03031-040, tel. (11) 3315-2052
Valor: Gratuito.

USJT – Centro de Psicologia Aplicada (CENPA) 
Rua Marcial, 45, Mooca, São Paulo
Tel.: (11) 2799-1831
e-mail: cpa@usjt.br

UnG – Clínica de Psicologia
Praça Tereza Cristina, 1, Centro, Guarulhos,
Tel.: (11) 2464-2720

UniABC – Clínica de Psicologia
Rua Pedro Américo, 850, Homero Thon, Santo André
Tel.: (11) 4458-2572
e-mail: clinica.psicologia@uniabc.br

UniA – Clínica Escola
Rua Senador Fláquer, 456/459, Centro, Santo André
Tel.: (11) 4990-0460/4435-8899 ramal 261

Clínica de Psicologia – Metodista
R. Dom Jaime de Barros Câmara, 1000, Planalto, São Bernardo do Campo, CEP 09895-400, tel. (11) 4366-5358
Valor: R$ 20,00 (Triagem); de R$ de R$ 6,00 a 10,00 cada sessão e conforme o caso. Caso o paciente não possa pagar R$ 6,00, é encaminhado para a entrevista com Assistente Social.

Você sabia que existem associações em SP com programas de Orientação Vocacional? Descubra aqui!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar