Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

É possível estudar bem a língua espanhola com a ajuda do Youtube?

Blog > Idiomas > Espanhol > Vídeos no Youtube para aprender o idioma de Cervantes

A ignorância é a mãe de todos os males“, François Rabelais (1494-1553).

Esta citação diz tudo: qualquer conhecimento aumenta o nível cognitivo de quem o cultiva.

Por acaso você curte a cultura ibérica ou a sul-americana? Ou está apaixonado pelas sonoridades da língua de Cervantes?

Caso você queira aprender espanhol bem, é perfeitamente possível começar seus estudos em casa, como autodidata, no seu próprio ritmo. Basta estudar com regularidade e ser disciplinado.

Para ajudá-lo, vários recursos estão disponíveis na internet: sites especializados, fóruns, chats online, aulas particulares via Skype…

Entre todas essas dicas, uma em especial nos chama a atenção: estudar línguas pelo Youtube.

Desde sua criação em 2005 e sua aquisição pelo Google em 2006, muitos vídeos interessantes foram publicados on-line para você melhorar o seu espanhol gratuitamente.

Melhorar, sim. Mas o que exatamente podemos fazer em espanhol com ajuda de vídeos?

  • Como aprender espanhol no YouTube?
  • Como evitar os maus hábitos?
  • Como avançar efetivamente nos estudos?
  • Como identificar seus próprios erros de pronúncia, gramática, ortografia?

O Superprof traz tudo que você precisa saber para melhorar seu espanhol e de graça!

Pode-se aprender espanhol com a ajuda de vídeos?

Obviamente, o primeiro benefício que vem à mente de qualquer um que queira aprender pelo Youtube é o fato de ser uma ferramenta gratuita: os vídeos educativos estão disponíveis em streaming, são grátis e de acesso ilimitado.

Como aprender espanhol via youtube? Descubra a língua espanhola de outro jeito…

Pelo fato de os vídeos permitirem acesso ilimitado, você pode avançar no seu próprio ritmo e quando quiser: ao acordar, no ônibus, durante o almoço, no café da manhã, num parque, à noite antes de dormir…

Assistir a vídeos que trabalham a memória auditiva e visual – pelas legendas – e a pronúncia – pela repetição de frases ouvidas – é um exercício ideal para trabalhar a compreensão e a expressão oral.

Nos vídeos do YouTube, podemos:

  • Encontrar aulas gratuitas com exercícios;
  • Aprender com os famosos tutoriais (elaborados por professores e especialistas nativos)
  • Aprender a língua de Cervantes se divertindo: a metodologia dos vídeos é totalmente dinâmica e estimulante!
  • Descobrir o vocabulário básico espanhol com vídeos divertidos (números, cores, alfabeto, nomes…)

Faça aulas de espanhol no Youtube

Quem decide começar a estudar espanhol no YouTube, sabe que o caminho a percorrer não é tão fácil assim.

Difícil, sim, mas não impossível. É um desafio bastante semelhante (e também complementar) ao de aprender espanhol por meio de podcasts.

O aluno ouve e aprende a falar espanhol por imitação, reproduzindo o que ouve.

Esta é uma experiência de imersão no idioma que acontece na sua própria casa. Você pode muito bem fazer isso para se preparar para uma viagem a Espanha, um país da América Latina, para uma revisão de prova…

Mas saiba que nada substitui a interação que acontece com um professor ao vivo, na sua frente.

Infelizmente, contratar um professor particular não é serviço acessível a todas as famílias, devido ao orçamento necessário.

Mas acompanhar um canal no YouTube para aprender espanhol grátis parece ser uma ótima alternativa nesses casos.

Alguns vídeos para aprender espanhol no Youtube

Nossa primeira dica de vídeo é o canal Educação Ativa. Há vídeos para todos os níveis iniciante (50 vídeos) e intermediário (22 vídeos). Exercícios com saudações, verbos e alfabeto.

A segunda dica é o Tio Spanish, um canal bem divertido e que mostra de maneira lúdica situações cotidianas e que abordam todos os aspectos da língua (gramática, pronúncia, melhorar a conversação em espanhol e cultura) – do nível iniciante ao avançado.

Por fim, recomendamos o canal Aula De, um espaço didático com dicas sobre vocabulário, compreensão textual, aulas para o ENEM e muito mais!

Desenhos em espanhol: ideal para rever o básico!

Outra super boa dica para aprender espanhol é assistir aos vídeos para crianças. Para fazer isso, basta digitar “desenhos / animações espanhol.” Mais uma vez, milhares de resultados são exibidos.

Os desenhos e as animações possuem a grande vantagem de serem bem úteis para assimilar os conceitos mais básicos.

É claro, esses vídeos são para crianças e para iniciantes. Mas não são proibidos para adultos! Existem animações divertidas e que podem ajudar muito na hora de ilustrar situações cotidianas em espanhol.

Qualquer pessoa consegue aprender espanhol de forma rápida e eficiente as noções básicas da língua (números, cores, o vocabulário básico mais importante…).

É bom saber: em espanhol, o termo para “desenhos animados” é “dibujos animados“. Por isso, sinta-se à vontade e procure seus desenhos e animações favoritos, até aqueles do tempo de infância!!

É ideal para estudar de uma forma lúdica, e com muita diversão.

Melhore o espanhol no YouTube através do poder da música!

Quando o estudante passa a compreender os desenhos animados em espanhol, ele já pode pular para o próximo nível: aprender a cantar em espanhol!

Quando você se sentir pronto (e bem cansado dos desenhos animados), mergulhe fundo no universo musical hispanófono!

Aprenda a falar espanhol com música. Qual é o seu cantor espanhol favorito? Navegue à vontade no Youtube e explore toda as potencialidades do seu ouvido musical!!

Para os fãs de cantores espanhóis é mais fácil. Basta ouvir as suas canções e investir na compreensão das palavras e expressões.

Os ritmos do universo hispanófono são múltiplos: tango, eletrotango, salsa, flamenco, pop, rock, merengue, conga, rumba, mambo, chá-chá-chá, cumbia… Aqui, quanto maior for a diversidade de nacionalidades, mais você vai aprender: Argentina, Chile, Cuba, Espanha, Colombia… Uma riqueza de gêneros, instrumentos, vozes e sensibilidade para dar e vender!

Nenhum artista hispanófono em mente? Aqui estão algumas sugestões:

  • Julio Iglesias e seu filho Enrique Iglesias,
  • Shakira,
  • Alejandro Sanz,
  • David Bisbal,
  • Pablo Alboran
  • Melendi,
  • Dani Martín,
  • Aventura e Romeo Santos,
  • Manu Chao (é francês, mas muitas vezes ele canta em espanhol)
  • Ska-P (ajuda palavras escritas desde o cantor tem uma velocidade de fala rápida)
  • Compay Segundo e Buena Vista Social Club (um famoso grupo de músicos cubano)
  • Gotan Project (um grupo francês do argentino electro-tango, mas a maioria das letras são em espanhol)
  • Muitas canções de Cumbia, referência de ritmo colombiano,
  • David Bustamente.

Esta lista não é, obviamente, exaustiva.

O bom da música é que não há limites para nada. Podemos ouvir no carro, no trabalho, no banho, no parque, na praia…. Só o fato de deixar o som ligado ao fundo já treina seus ouvidos, sabia? Portanto, liberte-se!

Deezer, Spotify, Itunes que se preparem! A onde latina está chegando ;P

Assista a filmes e séries de Youtube em espanhol

Depois da música, podemos aumentar ainda mais um pouquinho o nível de dificuldade: que tal treinar seu espanhol através de filmes e séries em versão original?

Este é um método que certamente vai atrair muitos fãs do Netflix!!

A vantagem de praticar a língua espanhola com a ajuda de filmes é que os recursos audiovisuais são extremamente estimulantes! Ainda mais sabendo que você pode escolher aquela sua série predileta, ou aquele episódio que estava esperando há meses para ser lançado!

Graças a essas sessões de filmes hispanófono, você vai ser capaz de usar com confiança a gramática, como se você tivesse frequentado uma aula de espanhol online gratuitas. E, na verdade, você utilizou um método alternativo e divertido para aprender. Um passo essencial para rumo ao bilinguismo espanhol!

Como entender o diálogo em espanhol?Que tal encarar uma temporada toda da super série “House of Cards” em espanhol?

Você pode começar suas sessões com filmes de curta duração, curtas ou com séries. Dessa maneira, é bem mais fácil de acompanhar os diálogos e o sentido do enredo. Não ultrapasse vinte minutos de treino nas primeiras vezes para não se cansar e desmotivar.

Aí vai uma dica quente para aprender espanhol: que tal assistir uma série de televisão produzida pela Netflix e que está fazendo o maior sucesso em todo o mundo desde 2016? Ela se chama Narcos.

É uma série histórica que traça a história do tráfico de drogas na Colômbia e suas consequências, incluindo a vida de Pablo Escobar, a guerra civil travada pelo governo colombiano, os EUA – FBI, DEA e da CIA – e os grupos paramilitares de extrema direita contra os cartéis de tráfico de cocaína (o certel de Medellín contra o cartel de Cali) entre 1980-1990.

Esta é uma série perfeita para aprimorar o que aprendeu no seu curso de espanhol, uma vez que ela é filmada em espanhol, mas a voz off – a que faz narrativa histórica dos acontecimentos – é em inglês.

Além disso, você pode treinar sua pronúncia – repetindo as falas dos atores – e assim explorar um sotaque diferente do da Espanha, além de descobrir mais sobre a situação econômica, social e política da Colômbia.

Você também consegue encontrar alguns trechos de alguns episódios da série gratuitamente no Youtube.

Depois que tiver praticado bastante com suas séries prediletas, pode passar para os longa-metragens. Eles são um belo desafio para estudantes de nível inicial. Por isso, caso você deseje se lançar nessa diversão, procure encontrar seus filmes favoritos em espanhol. Isso porque fica muito mais fácil de decifrar as palavras e as expressões quando você já conhece o enredo do filme.

Enfim, opções de filme não faltam no Youtube. Infelizmente, nem sempre você encontra tudo em HD. Mas é relativamente fácil encontrar trailers de filmes e, com sorte, alguns filmes inteiros.

Dicas para aprender espanhol no youtube

  1. Escolha coisas que realmente te interessem
  2. Repita o vídeo para entender melhor, quantas vezes forem necessárias
  3. Perceba as particularidades, os sotaques, as pronúncias, as gírias, as expressões.
  4. Assista aos vídeos do youtube com frequência: use e abuse, é gratuito!
  5. Seja persistente, não desista: tudo bem, pode ser de graça e de acesso ilimitado, mas crie uma rotina, seja disciplinado. Nenhum estudo tem êxito se for levado no oba-oba!
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar